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Serie nordica 2154

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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_salarial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os profissionais que por inerência das suas funções necessitem de adquirir ou aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão de remunerações. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre as técnicas básicas de análise, estruturação e implementação de um plano remunerações, com a finalidade de integrar o sistema de gestão de Recursos Humanos. 3. Objetivos Específicos - Compreender a remuneração como componente fundamental às estratégias de recursos humanos; - Adquirir conhecimentos e conceitos relacionados à remuneração variável, participação nos lucros e remuneração por competências e funções; - Conhecer e identificar os princípios base para implementação e manutenção de uma estrutura de salários; - Identificar ferramentas e modelos de remuneração; - Identificar e corrigir discrepâncias salariais; - Realizar uma análise salarial (interna e externa); - Estruturar um Plano de Remunerações; - Estabelecer remunerações adequadas para a atração e retenção de talentos; - Elaborar tabelas e definir níveis salariais; - Desenvolver uma Política Salarial. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Conceitos (4 horas) Princípios da gestão de remunerações Importância da estrutura salarial Módulo 2 - Recolha de dados para análise (13 horas) Análise da Estrutura Organizacional Levantamento de informações: estrutura de funções e salários Análise e classificação das responsabilidades por funções Pesquisa salarial: critérios, análise e aplicabilidade Módulo 3 - Definição do Sistema de Remuneração (10 horas) Remuneração por competências e responsabilidades Distribuição de lucros Remuneração variável Remuneração indireta Módulo 4 - Construção e divulgação do plano (13 horas) Nova estrutura e plano de remunerações Definição da matriz Definição de áreas funcionais Definição dos níveis e amplitudes salariais Definição dos critérios de mudança de nível Distribuição das funções pela matriz Análise do novo plano e definição de estratégias de equidade salarial Divulgação do plano Discussão do plano com as chefias Aprovação do plano Divulgação do plano aos trabalhadores Módulo 5 - Política Salarial (10 horas) Elaboração da Política Salarial 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
160,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Epidemiologia do cancro Fisiopatologia Classificação e nomenclatura das neoplasias Etiologia do cancro Manifestações clínicas do cancro Diagnóstico Estratégias terapêuticas para o cancro Cuidados de suporte na terapêutica do cancro Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências comunicacionais Como comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização Oncologia - Definição Psicologia - Definição Contributos da Psicologia da Saúde Psico-Oncologia - Definição Psico-Oncologia Pediátrica Oncologia Cancro – Etiologia da palavra Cancro – Definição Causas do Cancro Principais tipos de cancro Tipos de Cancro Cancro do Pulmão Cancro da Mama Cancro da Próstata Cancro do Cólon-Rectal Leucemias Principais tratamentos da Doença Oncológica Quimioterapia Radioterapia Cirurgia Hormonoterapia Imunoterapia Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro Ações de prevenção primária contra o cancro Ações de prevenção secundária contra o cancro Rastreio Diagnóstico precoce Ações de prevenção terciária Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas Cancro e aspetos psicossociais Adaptação à doença oncológica Implicações psicossociais da Doença Oncológica Principais implicações psicossociais para o doente Principais implicações psicossociais para a família Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Cancro Qualidade de vida nas crianças com cancro Psicopatologia e Cancro Psicopatologia Psicopatologia e Cancro Depressão Ansiedade Pós-Traumático stress Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Psico-Oncologia: Bases Históricas Abordagem sócio-histórica do cancro da luta contra o Cancro em Portugal História Científica do Cancro História Social do Cancro História do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) Liga Portuguesa Contra o Cancro Um exemplo da representação social acerca do cancro Era uma vez…a Psico-Oncologia! Psico-Oncologia nos IPOFG e LPCC Bases Teóricas na Psico-Oncologia Modelos importantes para a Psicologia no âmbito da doença oncológica O comportamento Humano Modelos que servem de base na Psico-Educação, área inserida na Psico-Oncologia Modelo ecológico de Bronfenbrenner como marco teórico para a Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia Modelo de Kübler Ross Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Avaliação em Psico-Oncologia Avaliação Psicológica Avaliação da depressão em doentes oncológicos Avaliação de estados depressivos em crianças Avaliação da ansiedade em adultos Avaliação da ansiedade em crianças Avaliação da Qualidade de Vida em adultos Avaliação QDV em crianças Avaliação da Dor em Adultos Avaliação da Dor em Crianças Intervenção em Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia A Consulta Psicológica Intervenção psicológica na doença oncológica Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh Principais intervenções com a criança com cancro Intervenção com familiares de doentes oncológicos Intervenção psico-oncológica em Grupos Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) A história dos cuidados paliativos A história dos cuidados paliativos em Portugal Filosofia e fundamentos éticos de cuidados paliativos Definição e princípios de cuidados paliativos Avaliação do doente em cuidados paliativos Especificidades dos Cuidados Paliativos em Oncologia Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Equipas Multidisciplinares - Contextualização A Maturidade das equipas O Psicólogo na Equipa de Psico - Oncologia Objetivos e Reunião da Equipa Multidisciplinar Burnout: Abordagem Histórica Conceito de Burnout Causas de Burnout Sinais e Sintomas de Burnout Prevenção e tratamento Modelos de Burnout Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Definição de bioética Ética e Moral Bioética Tipos de teorias éticas Ética do carácter – virtudes - Aristóteles Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes Kantismo – obrigação – Immanuel Kant Utilitarismo – consequências – Stuart Mill Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena Teoria da Bioética Principialista National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research Belmont Report Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress) Obrigação Prima Facie Princípio da beneficência Princípio da não maleficiência Princípio da autonomia Princípio da justiça e ou equidade A bioética aplicada à oncologia O que é a oncologia O que é o cancro O que é a psico-oncologia A ética aplicada Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia Filme que problematiza questões oncológicas Módulo 9- Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psico-Oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Faro Faro (Faro)
vendo grelhador quase novo usado uma ou duas vezes e o motivo é por falta de espaço. Bom para grelhados e fumeiro.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_violencia_domestica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nas áreas relacionadas com o apoio social e intervenção comunitária ao nível da violência doméstica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de definir os fatores associados à violência doméstica nos seus diversos contextos, identificar as estratégias de prevenção e de intervenção e, reconhecer as suas limitações. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica; - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que atuam neste domínio; - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica; - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal; - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objetivo de detetar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção; - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas; - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de apoio no domínio da violência doméstica; - Conhecer a legislação e proteção jurídica no domínio da violência doméstica. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de Assistência Social e Psicológica em entidades Públicas e/ou Privadas. Integrar equipas de Casas de Apoio e Abrigo. Coordenar projetos e atividades de Prevenção e Intervenção no domínio da violência doméstica. 5. Plano Curricular Módulo 1- Violência Doméstica: Contextualizacão e reflexão (6 horas) Violência Doméstica: perspetiva geral e enquadramento Vítimas de Crimes Vítimas de Violência Doméstica Mulheres Vítimas de Violência Doméstica Módulo 2 - Dinânicas e processos associados à Violência Conjugal (10 horas) Perspetiva histórica da Violência Conjugal Modelos teóricos de Abordagem da Violência Conjugal Impacto da Vitimação Conjugal Ciclo da Violência Conjugal Violência Conjugal: fatores de risco e fatores protetores Violência Conjugal: perfil da vítima e do agressor Módulo 3 - As vítimas da Violência Doméstica (4 horas) Pessoas Idosas Definição e conceptualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Crianças, Adolescentes e Mulheres Violência contra a criança e adolescentes Violência contra a mulher Homens e Pessoas portadoras de deficiência Violência contra homens Violência contra pessoas portadoras de deficiência Módulo 4 - Questões legais no combate à Violência Doméstica (12 horas) O que diz a Lei Declaração Universal dos Direitos do Homem Constituição da República Portuguesa Convenção de Istambul Declaração dos Direitos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas Código Penal O Bem Jurídico Protegido O Concurso de Crimes O Fundamento da Natureza Pública do Crime O Suicídio da Vítima Violência na Idade Maior Questões de Direito Adjetivo (Processual) A vítima e a centralidade do arguido Flagrante delito Recolha de prova Declarações para memória futura O silêncio Módulo 5 - Princípios de intervenção na Violência Doméstica (10 horas) Intervenção Multidisciplinar/Intervenção na Crise Os diferentes profissionais da intervenção Intervenção na crise e estado de crise: conceitos e significados Intervenção na crise: triagem/rastreamento Intervenção na crise: princípios reguladores Avaliação do risco O Processo de Apoio O 1º atendimento Particularidades no atendimento/apoio Diagnóstico Planos de segurança Módulo 6 - Reinserção e prevenção da Revitimização (8 horas) Modelo Transteorético da Mudança Acompanhamento do caso Respostas de apoio 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado). 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação; - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas; - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE; - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5; - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas) O que é a avaliação psicológica? Entrevista com a criança: particularidades Preparar o contexto Receber a criança Estratégias de comunicação não-verbal Comunicação direta com a criança Exame físico da criança Recapitulando Entrevista com o adolescente: particularidades Administração de testes psicológicos Críticas ao método dos testes Vantagens do uso de testes psicológicos Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica Instrumentos de Avaliação Psicológica Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas) As Funções executivas Funções executivas – enquadramento teórico Funções executivas – modelos Funções executivas – anatomia Principais funções cognitivas Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes Funções Executivas – avaliação Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação Perturbações Globais do Desenvolvimento Dificuldades de Aprendizagem: conceito Dificuldades de Aprendizagem: etiologia Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas) Instrumentos na avaliação psicológica A entrevista Observação Testes psicológicos Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional Instrumentos de Avaliação Educacional Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional Instrumentos de Avaliação de Aptidões Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Instrumentos de Avaliação da Inteligência Instrumentos de Avaliação da Personalidade Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas) Conceito e respetiva evolução Intervenção Precoce: o que é? Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família Ciclo de intervenção Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas) Evolução Histórica da CIF Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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