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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais Módulo 4 - Serviços Sociis para Idosos: Higiene,segurança e qualidade (20 horas) Definições Fatores que contribuem para as condições de trabalho Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade Identificação dos riscos associados à atividade Riscos físicos Riscos químicos Riscos Biológicos Riscos Ergonómicos Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 5 - Políticas sociais aplicadas ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) Módulo 6 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 7 - Aspetos Jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária Módulo 9 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_pcalimentar.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, dietistas, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e/ou obesidade e seus familiares. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas no âmbito das Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade – Vertente Psíquica, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes às Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade, bem como as temáticas respeitantes à vertente psíquica destas tipologias de perturbações. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases neurológicas e psicofisiológicas da alimentação; - Compreender a importância e funcionamento do auto-conceito, auto-imagem e auto-estima, em pacientes com perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psiquiátrica e psicológica no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Auto-conceito, auto-imagem e auto-estima (25 horas) Módulo 2- Diagnóstico diferencial das perturbações do comportamento alimentar (40 horas) Módulo 3- Compreensão psiquiátrica e psicológica das perturbações do comportamento alimentar (40 horas) Módulo 4- Bases neurobiológicas e psicofisiológicas da alimentação (30 horas) Módulo 5- Obesidade e obesidade mórbida (25 horas) Módulo 6- Intervenção psiquiátrica e psicológica ( 40 horas) Módulo 7- Intervenção nutricional (40 horas) Módulo 8- Projeto final (60 horas) 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
820,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Epidemiologia do cancro Fisiopatologia Classificação e nomenclatura das neoplasias Etiologia do cancro Manifestações clínicas do cancro Diagnóstico Estratégias terapêuticas para o cancro Cuidados de suporte na terapêutica do cancro Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências comunicacionais Como comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização Oncologia - Definição Psicologia - Definição Contributos da Psicologia da Saúde Psico-Oncologia - Definição Psico-Oncologia Pediátrica Oncologia Cancro – Etiologia da palavra Cancro – Definição Causas do Cancro Principais tipos de cancro Tipos de Cancro Cancro do Pulmão Cancro da Mama Cancro da Próstata Cancro do Cólon-Rectal Leucemias Principais tratamentos da Doença Oncológica Quimioterapia Radioterapia Cirurgia Hormonoterapia Imunoterapia Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro Ações de prevenção primária contra o cancro Ações de prevenção secundária contra o cancro Rastreio Diagnóstico precoce Ações de prevenção terciária Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas Cancro e aspetos psicossociais Adaptação à doença oncológica Implicações psicossociais da Doença Oncológica Principais implicações psicossociais para o doente Principais implicações psicossociais para a família Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Cancro Qualidade de vida nas crianças com cancro Psicopatologia e Cancro Psicopatologia Psicopatologia e Cancro Depressão Ansiedade Pós-Traumático stress Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Psico-Oncologia: Bases Históricas Abordagem sócio-histórica do cancro da luta contra o Cancro em Portugal História Científica do Cancro História Social do Cancro História do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) Liga Portuguesa Contra o Cancro Um exemplo da representação social acerca do cancro Era uma vez…a Psico-Oncologia! Psico-Oncologia nos IPOFG e LPCC Bases Teóricas na Psico-Oncologia Modelos importantes para a Psicologia no âmbito da doença oncológica O comportamento Humano Modelos que servem de base na Psico-Educação, área inserida na Psico-Oncologia Modelo ecológico de Bronfenbrenner como marco teórico para a Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia Modelo de Kübler Ross Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Avaliação em Psico-Oncologia Avaliação Psicológica Avaliação da depressão em doentes oncológicos Avaliação de estados depressivos em crianças Avaliação da ansiedade em adultos Avaliação da ansiedade em crianças Avaliação da Qualidade de Vida em adultos Avaliação QDV em crianças Avaliação da Dor em Adultos Avaliação da Dor em Crianças Intervenção em Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia A Consulta Psicológica Intervenção psicológica na doença oncológica Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh Principais intervenções com a criança com cancro Intervenção com familiares de doentes oncológicos Intervenção psico-oncológica em Grupos Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) A história dos cuidados paliativos A história dos cuidados paliativos em Portugal Filosofia e fundamentos éticos de cuidados paliativos Definição e princípios de cuidados paliativos Avaliação do doente em cuidados paliativos Especificidades dos Cuidados Paliativos em Oncologia Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Equipas Multidisciplinares - Contextualização A Maturidade das equipas O Psicólogo na Equipa de Psico - Oncologia Objetivos e Reunião da Equipa Multidisciplinar Burnout: Abordagem Histórica Conceito de Burnout Causas de Burnout Sinais e Sintomas de Burnout Prevenção e tratamento Modelos de Burnout Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Definição de bioética Ética e Moral Bioética Tipos de teorias éticas Ética do carácter – virtudes - Aristóteles Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes Kantismo – obrigação – Immanuel Kant Utilitarismo – consequências – Stuart Mill Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena Teoria da Bioética Principialista National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research Belmont Report Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress) Obrigação Prima Facie Princípio da beneficência Princípio da não maleficiência Princípio da autonomia Princípio da justiça e ou equidade A bioética aplicada à oncologia O que é a oncologia O que é o cancro O que é a psico-oncologia A ética aplicada Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia Filme que problematiza questões oncológicas Módulo 9- Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psico-Oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
640,0 €
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Abrunheira Coimbra (Coimbra)
Trabalhos de amarração e separação de casais e amantes tudo dentro da alta magias,faça ele(A) que te fez sofrer , correr atras de voce como u m cachorro no cio, como uma cobra rastejante e todos vendo, trabalhos fortes com resultados, gravados passo a passo e enviado por e-mail a você, onde você realmente assiste o'que foi feito para você no seu trabalho, ! não acredite em quem diz que você não pode assistir , pode sim , afinal o trabalho é seu e você tem que ver oque realmente foi feito! dispenso curiosos e pessoas que querem criticar o trabalho e o método usado, cada um sabe de si e a dor e que está passando, em ver a pessoa amada com outra pessoa ,além de ser abandonada (O), entao nao critique um trabalho tão complexo e bem feito com finalidades de amor , pois só quem sofre sabe a dor! tem gastos pois não trabalho com magias de esquinas e sim com trabalhos pesados e sérios como você verá caso faça, ! watssapp portugal 351-965652413 brasil : 55-21-967815006 todos trabalhos gravados passo a passo para voce ver oque foi feito! entre em contato e tire suas duvidas!
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Almada (Setúbal)
Linda mobília de quarto de estilo, anos 60, cinza claro e lacado dourado. Para jovem menina. Composto por : cama de casal com 135 de largura+ 1 mesa de cabeceira, cómoda, espelho, guarda-fatos. Tem colchão Pikolin à medida semi-novo. 1 proprietário. Oportunidade de adquirir quarto em muito bom estado. Motivo da venda: apartamento a ter que ser entregue.
300,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
Fazemos trabalho de acabamento e embalamento têxtil. Por favor contate-nos através do telefone-917737022.Obrigada
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_nutricao_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas no âmbito da Nutrição Clínica que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Nutrição Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes à Nutrição e Dietoterapia na doença e casos clínicos oncológicos. A presente formação pretende promover a aquisição de conhecimentos no âmbito da nutrição clínica, não permitindo o exercício da profissão de Nutricionista e/ou Dietista, estando esta profissão devidamente regulamentada. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar conhecimentos sobre as noções básicas clínicas da alimentação e nutrição; - Compreender a importância de uma correta avaliação nutricional e metabólica nas diferentes etapas do ciclo de vida; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica como terapia em diferentes patologias; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional em situações específicas de doença e/ou doença oncológica; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica materno-infantil; - Conhecer as diferentes interações medicamentosas com os alimentos; - Demonstrar conhecimentos sobre os diversos fármacos nutricionais e suplementos dietéticos existentes; - Planear e orientar intervenções nutricionais individualizadas e coletivas; - Orientar, aconselhar, programar, implementar e monitorizar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação e Nutrição: Noções clínicas básicas (14 horas) Evolução da História Alimentar Roda Alimentar e a Pirâmide dos alimentos Princípios Nutricionais Bases Fisiológicas e Metabólicas Macronutrientes Proteínas Hidratos de Carbono Lípidos Fibras Água Princípios da Nutrição Clínica Interpretação De Exames Laboratoriais Módulo 2 - Necessidades nutricionais no ciclo de vida (27 horas) Necessidades nutricionais no ciclo de vida Importância das recomendações nutricionais Desenvolvimento das recomendações nutricionais Nutrição na Gravidez Nutrição na Infância Nutrição na Adolescência Nutrição na Idade Adulta Nutrição na Pessoa Idosa Recomendações alimentares na população portuguesa Módulo 3 - Nutrição entérica e parentérica (14 horas) Suporte nutricional: nutrição entérica VS nutrição parentérica Critérios para a seleção do suporte nutricional Nutrição entérica Vias de acesso entérico Nutrição entérica de curta duração Nutrição entérica de longa duração Conteúdo e escolha da fórmula Administração da nutrição entérica Monitorização e complicações Nutrição entérica no domicílio Nutrição Parentérica Vias de acesso e osmolaridade Formas de administração Tempo de infusão Soluções parentéricas Monitorização Complicações Avaliação do estado nutricional dos pacientes Módulo 4 - Farmacologia nutricional e suplementos dietéticos (20 horas) Noções Básicas de Farmacologia Farmacologia de nutrientes Vitaminas Vitaminas Lipossolúveis Vitamina A e Carotenoides Vitamina D Vitamina E Vitamina K Vitaminas Hidrossolúveis Vitamina C Vitamina B1 (Tiamina) Vitamina B2 (Riboflavina) Vitamina B6 (Piridoxina) Niacina Ácido fólico Vitamina B12 (Cobalamina) Biotina Ácido Pantoténico Minerais Sódio, Cloro e Potássio Cálcio Cobre Ferro Fósforo Iodo Magnésio Selénio Zinco Manganês Crómio Boro Molibdénio Proteínas Suplementos Alimentares Suplementos Ergogénicos Exemplos de Suplementos Alimentares Exemplos de Medicamentos constituídos por nutrientes Módulo 5 - Interação medicamentos-alimentos (20 horas) Aspetos gerais da cinética dos alimentos Influência dos alimentos na ação dos medicamentos Interações de natureza farmacocinética Influência dos alimentos no processo de absorção dos fármacos Influência dos alimentos no processo de distribuição de fármacos Influência dos alimentos no processo de metabolização dos fármacos Influência dos alimentos no processo de excreção dos fármacos Interações de natureza farmacodinâmica Interações que implicam uma diminuição do efeito farmacológico Interações que implicam um aumento do efeito farmacológico Estado Nutricional VS Biodisponibilidade dos Fármacos Interferência do fármaco no estado nutricional Grupos populacionais de risco Interações medicamento-nutriente Módulo 6 - Avaliação nutricional e metabólica no ciclo de vida (27 horas) Avaliação do estado nutricional Anamnese História de saúde e medicamentosa Dados socioeconómicos Exame físico Avaliação da ingestão alimentar Parâmetros bioquímicos e imunitários Antropometria Peso Comprimento/Estatura Índices Antropométricos Avaliação da massa gorda Avaliação da massa não gorda Avaliação da composição corporal por bioimpedância bioelétrica Força de preensão da mão Avaliação do Risco Nutricional Ferramentas de identificação do risco nutricional Módulo 7 - Nutrição e dietoterapia na doença (37 horas) Nutrição em oncologia Nutrição na obesidade Nutrição na diabetes Nutrição na doença cardiovascular Nutrição na doença gastrenterológica Doenças do trato gastrointestinal superior Doenças do trato gastrointestinal inferior Doença Hepática Doença Pancreática Nutrição na doença renal Insuficiência Renal Aguda Insuficiência Renal Crónica Hemodiálise Nutrição na doença pulmonar Doença pulmonar obstrutiva crónica Fibrose quística Módulo 8 - Nutrição e dietoterapia oncológica (27 horas) Cancro: definição e contextualização Estado nutricional do doente oncológico Processos metabólicos alterados no doente oncológico Relação entre os tratamentos oncológicos e estado nutricional do doente Principais fatores que contribuem para perda de apetite Acompanhamento nutricional do doente oncológico Suplementação Princípios de uma alimentação saudável a adotar pelo doente oncológico Desafios na alimentação no doente oncológico Dietas anti-cancro Módulo 9 - Nutrição materno-infantil (27 horas) Necessidades energéticas e nutricionais na gravidez Programação da saúde futura Fatores externos capazes de programar saúde futura Défice micronutrientes na dieta materna Distinguir conceitos Efeitos epigenéticos Os primeiros 1000 dias de vida Alimentação na pré-conceção Ganho de peso ponderal na gravidez Macronutrientes Proteína Hidratos de Carbono Lípidos Micronutrientes Ácido Fólico Ferro Iodo, Cálcio, Vitamina D, Magnésio e Zinco Prevenção de Toxinfeções Alimentares Toxoplasmose Listeriose Lactação Influência da dieta materna no leite materno Monitorização do crescimento da criança Aleitamento materno: prevenção da obesidade? Aleitamento materno: prevenção da diabetes tipo 2? Situação em Portugal Introdução Alimentar na infância A introdução alimentar Módulo 10 - Elaboração de regimes nutricionais especiais (27 horas) Prescrição de plano alimentar personalizado – fatores a considerar Anamnese Alimentar Regimes nutricionais em contexto hospitalar Geral Cremosa Líquida/Líquida reforçada Regimes nutricionais especiais Ovolactovegetariana/Vegan Baixo teor microbiano Isenta de glúten Isenta de lactose Restrita em sal Restrita em potássio Restrita em Hidratos de carbono Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Nutrição Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_neuropsicologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, neurociências, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas da Neuropsicologia que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem. 3. Objetivos Específicos - Reconhecer os principais quadros neuropsicológicos resultantes de perturbações das Funções Nervosas Superiores; - Demonstrar conhecimentos sobre a relação entre cérebro e comportamento; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação neuropsicológicas; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Bases históricas e teóricas da Neuropsicologia (10 horas) As neurociências e o seu desenvolvimento A neuropsicologia: síntese dos principais marcos históricos Definição e objetivos da neuropsicologia Neuropsicologia clínica- passado, presente e futuro Módulo 2 - Neuroanatomia e Neurofisiologia Clínica (23 horas) Organização celular do Sistema Nervoso Os neurónios As células gliais Proteção do Sistema Nervoso Crânio Líquido cefalorraquidiano Meninges Barreia hematoencefálica Vascularização cerebral Sistema nervoso central Medula espinal Cerebelo Diencéfalo Mesencéfalo Telencéfalo Sistema límbico Sistema Nervoso Periférico As lesões ao nível do SNC Módulo 3 - Neuropsicologia Cognitiva (10 horas) A neuropsicologia cognitiva Reconhecimento de objetos A atenção A memória A linguagem A memória O funcionamento executivo Cognição e emoção Módulo 4 - Neuropsicologia infantil e do adolescente (20 horas) Neurodesenvolvimento Modelos de desenvolvimento em neuropsicologia infantil e seus transtornos Perfis neuropsicológicos em crianças e adolescentes Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes Intervenção neuropsicológica em crianças e adolescentes Reabilitação neuropsicológica da criança e do adolescente Módulo 5 - Neuropsicologia do envelhecimento e demências (22 horas) Noções básicas da Neuropsicologia do Envelhecimento Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e Plasticidade Neuronal Demência(s) Défice cognitivo ligeiro Doença de Alzheimer Demência Frontotemporal Demência com Corpos de Levy e Demência da Doença de Parkinson Módulo 6 - Avaliação neuropsicológica (25 horas) O Exame Neuropsicológico Os Testes Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica As Etapas da Avaliação Neuropsicológica Avaliação Neuropsicológica Geral Avaliação da Eficiência Cognitiva Atual e a sua Avaliação Pré-Mórbida Atenção Exame Neuropsicológico da Memória A Memória Anterógrada A Memória Episódica do Passado: Os Acontecimentos A Memória Autobiográfica A Memória dos Acontecimentos Públicos A Memória Semântica do Passado: Os Factos A Memória Semântica: Conhecimentos Gerais A Semântica Pessoal A Memória Implícita Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Oral Linguagem Espontânea Eficiência Linguística Afasias Disartria Apraxia da Linguagem Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Escrita Alexia Pura Dislexia de Leitura Letra a Letra Dislexias Centrais Dislexia de Superfície Agrafias Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Cálculo Avaliação Neuropsicológica das Perturbações Sensoriais e Motoras Agnosias Visuais Agnosias Apercetivas Agnosias Associativas Prosopagnosia Acromatopsia Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoespaciais Desorientação Visual Análise do Espaço Desorientação Topográfica Negligência Unilateral Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoconstrutivas Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Gesto Voluntário Gestos Voluntários Apropriados Ataxia Cinestésica Apraxia Bucofacial Apraxia dos Gestos e de Utilização de Objetos Apraxia Calosa Módulo 7 - Reabilitação neuropsicológica (20 horas) Um Modelo de Reabilitação Expressões Usadas na Reabilitação Ocupações Sistemática da Reabilitação Encaminhamento Avaliação Identificação e Negociação dos Objetivos Seleção de Abordagens e Métodos de Intervenção Abordagem Remediativa - treino cognitivo Abordagem Adaptativa ou Compensatória Abordagem Mista Estabelecimento de um Cronograma Estabelecimento de um Plano de Ação Implementação das Intervenções de Reabilitação Avaliação dos Resultados Encaminhamento Módulo 8 - Neuropsicofarmacologia (10 horas) Grupos de Fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) Organização Funcional do SNC Transmissão Neuronal Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC Principais Transmissores Centrais Psicofármaco e Psicofarmacologia Doenças Mentais, segundo com a OMS Princípios Gerais da clínica do dia-a-dia Principais psicofármacos, nomeadamente as suas indicações, normas de utilização, efeitos secundários, contra-indicações, interações, sintomas de hiperdosagem Tratamento Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Neuropsicologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/curso-faltas-licencas.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Diretores de RH, técnicos e administrativos da área de gestão e desenvolvimento de RH, advogados e solicitadores, gestores, técnicos superiores e outros profissionais que exerçam funções na área de recursos humanos e apoio à gestão. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos da legislação aplicável às situações de ausência ao serviço - férias, faltas e licenças - do trabalhador que exerce funções públicas e do trabalhador afeto ao regime laboral comum, no âmbito da Gestão de Recursos Humanos. 3. Objetivos Específicos - Assinalar os pontos divergentes e convergentes do regime laboral público e privado; - Elencar os princípios fundamentais do Direito do Trabalho em funções públicas; - Identificar o âmbito de aplicação subjetivo e objetivo do regime das férias, faltas e licenças dos trabalhadores do setor público e do setor privado; - Conhecer o regime das férias e suas implicações; - Distinguir o regime dos vários tipos de faltas e licenças com e sem remuneração; - Identificar os conceitos de assiduidade e pontualidade e suas implicações no exercício de funções; - Dominar as consequências da não justificação das faltas; - Analisar os reflexos das faltas e licenças na situação funcional; - Compreender as regras da parentalidade previstas no Código do Trabalho; - Sinalizar os preceitos normativos relevantes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e do Código do Trabalho. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Direito Loboral Público e direito Laboral Comum (12 horas PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - O trabalho público em Portugal - O vínculo jurídico de Emprego Público na Administração Pública - Antiguidade - Âmbito da aplicação do regime jurídico de Férias, Faltas e Licenças PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Direito do trabalho (Comum) - Contrato de trabalho - O Direito e a atividade empresarial - Principais direitos e deveres dos trabalhadores e dos empregadores Módulo 2 - As Férias (12 horas) PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - Caraterização e objetivos do direito a Férias - Âmbito subjetivo e objetivo do Regime Jurídico das Férias dos trabalhadores em funções públicas - Período de férias dos trabalhadores em funções públicas - Formalidades - Efeitos PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Regime (Comum) das férias - Duração do período de férias - Marcação e alteração de férias - Cúmulo de férias - Férias em caso de encerramento do estabelecimento da empresa - Retribuição de férias e Subsídio de férias Módulo 3 - As Faltas (14 horas) PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - Noções - As faltas justificadas - As faltas injustificadas PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Noção de falta - Tipos e efeitos das faltas Módulo 4 - As Licenças (12 horas) PARTE I - Regime Laboral Público - Noção e modalidades - Licença sem remuneração de longa duração para frequência de cursos de formação - Licença sem remuneração para acompanhamento do cônjuge no estrangeiro - Licença sem remuneração para exercício de funções em organismos internacionais - Outras licenças sem remuneração de longa duração fundadas em circunstâncias de interesse público PARTE II - Regime Laboral Comum - Enquadramento - Modalidades - Gozo de licença e direito a férias - Subsídios de férias e de Natal correspondentes aos períodos de licença 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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