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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_burnout.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir competências que lhes permitam conhecer e identificar a síndrome de burnout, bem como as estratégias e tratamentos existentes, que permitem prevenir e minimizar as consequências negativas sobre o trabalho, saúde e vida familiar e social. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam conhecer e identificar a síndrome de burnout, bem como as estratégias e tratamentos existentes, que permitem prevenir e minimizar as consequências negativas sobre o trabalho, saúde e vida familiar e social. 3. Objetivos Específicos - Compreender a síndrome de burnout e respetivos modelos explicativos; - Reconhecer o impacto da síndrome de burnout na qualidade de vida e na saúde; - Reconhecer o impacto da síndrome de burnout na qualidade do trabalho desempenhado; - Conhecer os instrumentos de avaliação da síndrome de burnout; - Desenvolver competências que permitam prevenir a síndrome de burnout; - Operacionalizar estratégias de autoajuda e de tratamento, para uma melhor gestão individual e organizacional da síndrome. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Compreensão da síndrome de burnout (10 horas) Introdução ao tema Surgimento e evolução histórica do conceito de Burnout Burnout na atualidade e direções futuras Índices de prevalência de Burnout na europa, no mundo e em Portugal Módulo 2 - Consequências e avaliação da síndrome de burnout (10 horas) Consequências da Síndrome de Burnout Fatores de risco associados ao desenvolvimento de Burnout Profissões particularmente vulneráveis ao Burnout Instrumento de avaliação da Síndrome de Burnout Módulo 3 - Prevenção e estratégias de auto-ajuda (15 horas) Programas de prevenção e suas valências Níveis de prevenção: primária, secundária e terciária Estratégias de prevenção nos contextos de trabalho e contextos pessoais de vida Importância do suporte social O conceito de coping Módulo 4 - Tratamento da síndrome de burnout (15 horas) Síndrome de Burnout: Quando parar? Formas de tratamento e principais modelos de intervenção na síndrome de burnout Direções futuras da investigação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_medicao_ruido_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam utilizar corretamente as metodologias e instrumentos de medição do ruído. 3. Objetivos Específicos - Enumerar os parâmetros e unidades de medição; - Utilizar adequadamente os equipamentos de leitura; - Efetuar corretamente as medições de ruído nos locais de trabalho; - Selecionar os equipamentos de proteção coletiva e individual em função do ruído analisado. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Parâmetros e Unidades de Medição (6 horas) Caracterização da Onda Sonora Pressão Sonora Frequência do Som Comprimento de Onda Caracterização das Fontes Intensidade Sonora Tipo de sons em relação ao tempo Módulo 2 - Equipamentos de Leitura e Princípios de Fucionamento (8 horas) Instrumentos de Medição Descrição no Tempo do Nível de Pressão Sonora Módulo 3 - Ruído: Efeitos da exposição (4 horas) Efeitos do Ruído Excessivo Audibilidade Humana Fatores que Influenciam a Lesão Auditiva Consequências do ruído Principais alterações associadas ao risco do ruído Alteração temporária do limiar auditivo (fadiga auditiva) Alteração permanente do limiar auditivo Trauma acústico Doença vibro-acústica A Surdez como Doença Profissional Vigilância Médica Módulo 4 - Valores Limites de Exposição e Nível de Ação (10 horas) Cálculo da Exposição Diária ao Ruído Módulo 5 - Metodologia e Estratégia de Amostragem (10 horas) Medição e Amostragem Análise do Posto de Trabalho Medição baseada na Tarefa Medição baseada na Função Cálculo de Incertezas (ISO 9612) Cálculo da Incerteza da Medição Módulo 6 - Medidas de Prevenção, Proteção Coletiva e Individual (6 horas) Medidas de Prevenção e Proteção Exemplo de Medidas a Aplicar para o Controlo do Risco Proteção Individual Módulo 7 - Legislação e Normas Técnicas (6 horas) Enquadramento Legal e Normativo Normalização Aplicável 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_rvcc_efa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de jovens e adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação e validação de competências na formação de jovens e adultos, essenciais para exercer funções como Técnico de ORVC em Centros Qualifica 3.Objetivos Específicos - Indicar as funções de um Técnico de ORVC; - Aplicar técnicas de Avaliação de Competências; - Desenvolver estratégias de trabalho da autonomia e construção do Portefólio Reflexivo; - Conhecer dinâmicas de grupo motivacionais para jovens e adultos. 4.Saídas Profissionais Integrar equipas de Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão, através do exercício de funções como Técnico de ORVC. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Centros Qualifica (4 horas) Enquadramento dos Centros Qualifica enquanto prioridade na área de educação e formação de adultos em Portugal Público-Alvo Centro Qualifica Objetivos Centro Qualifica Etapas Centro Qualifica Módulo 2 - Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (ORVC) (16 horas) Perfil do TORVC Responsabilidades do TORVC Desafios da atividade profissional Estratégias, técnicas e atividades do TORVC Módulo 3 - Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) (20 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Escolaridade de acesso Perfil do Candidato Reconhecimento de competências escolares e profissionais Processo de certificação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_relatorios_psicologicos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes de Psicologia e Psicólogos. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam elaborar relatórios de avaliação psicológica. 3. Objetivos Específicos - Conhecer os vários tipos e níveis de elaboração dos relatórios de avaliação psicológica; - Compreender de que forma um relatório de avaliação psicológica influencia quem o lê; - Estruturar um relatório de avaliação psicológica; - Saber como agir no momento de devolver um relatório de avaliação psicológica ao paciente. 4. Plano Curricular Módulo 1- Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica ( 10 horas) Avaliação Psicológica Quem realiza? Qual o objetivo? Em que situações é fundamental? Como é realizada? Relatórios de Avaliação Psicológica Módulo 2 - Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica (5 horas) Análise pormenorizada da Estrutura de um Relatório Psicológico Módulo 3 - Relatórios de Avaliação Psicológica na prática (5 horas) Instrumentos de Avaliação Psicológica utilizados na Avaliação de Crianças e Jovens 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3. Objetivos Específicos - Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças; - Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres; - Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas; - Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares; - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação. 4. Saídas Profissionais O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL's, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos Módulo 2 - Comunicação e relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espáciotemporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 3 - História da educação- o papel do auxiliar de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar Funções do Auxiliar de Ação Educativa Módulo 4 - Primeiro socorros - tipos de acidentes e forma de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade Prevenir a queda com bebés Prevenção de Queimaduras Asfixia Afogamento Intoxicações A criança do Pré-escolar Tipos de Acidentes A criança em idade escolar Tipos de Acidentes Acidentes Rodoviários Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios básicos de primeiros socorros Sistema Integrado de Emergência Médica O que é o Suporte Básico de Vida Compressões Torácicas no Lactente Obstrução da via aérea na idade pediátrica Feridas e Hemorragias Definição de Feridas Epistaxe - Sangramento Nasal Queimaduras Quanto à profundidade Extensão da Queimadura Mordedelas e Picadas Afogamento Afogamento Secundário Lesões Músculo-Esqueléticas Entorses e luxações Fraturas Exemplos de Imobilização Traumatismos Traumatismo abdominal Traumatismo craniano Traumatismo do tórax Doenças Súbitas na Criança Desmaio/perda súbita de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e de Frio Golpe de Frio/Enregelamento Crise Asmática Convulsões Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais/ Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 6 - Expressão plástica e musical ( 10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 7 - Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância (7 horas) Funções do auxiliar de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 9 - Higiene, saúde e segurança da criança (10 horas) Higiene pessoal Saúde e higiene das crianças Dos 2 aos 6 anos Maiores de 6 anos Vigilância da saúde oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais A alimentação na infância A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos Para que precisamos de uma alimentação saudável? Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais Cuidados básicos de saúde Principais doenças infeciosas da infância Administração de medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Estudantes e profissionais que exerçam atividades na área da geriatria. Outros profissionais que se interessem pelo tema e que pretendam adquirir/aperfeiçoar conhecimentos e práticas do dia-a-dia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de trabalhar com pessoas idosas parcialmente dependentes e dependentes em contexto profissional, no âmbito dos cuidados relacionados com a sua alimentação e da prestação dos cuidados relativos à sua higiene e vestuário. 3.Objetivos Específicos - Identificar e aplicar os procedimentos relativos à alimentação em pessoas parcialmente dependentes e dependentes; - Compreender a importância dos cuidados humanos básicos com a pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos relativos à higiene da pessoa idosa, nomeadamente os dependentes ou parcialmente dependentes. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…). 5.Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação da pessoa Idosa (8 horas) Alimentação Alimentação da pessoa idosa parcialmente dependente Posicionamento Alimentação da pessoa idosa dependente Nutrição Parentérica Nutrição Entérica Procedimentos, para ambos os tipos de nutrição/alimentação Módulo 2 - Higiene da Pessoa Idosa (8 horas) Vestuário Norma do primeiro levante Procedimento sem a colaboração da pessoa Procedimento com a colaboração da pessoa Cuidados de Higiene Totais Etapas dos cuidados de higiene a idosos dependentes Banho no leito Eliminações intestinais e urinárias – cuidados principais Resumo dos aspetos importantes na higiene da pessoa idosa 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Alcanede (Santarém)
Semi.reboque basculante com 2 caixas, em bom estado e com pouco uso. Foi usado principalmente como transporte de calçadas e lancis. Só teve um proprietário. A marca é Carsul. É do ano de 1989. Está guardado dentro dum barracão, não se encontrando exposto às condições climatéricas. I
10.000,0 €
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_mobilizacao_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Estudantes e profissionais que exerçam atividades na área da geriatria; - Outros profissionais que se interessem pelo tema, que pretendam adquirir/aperfeiçoar conhecimentos e práticas do dia-a-dia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a importância dos cuidados de mobilização e transferência da pessoa idosa e aplicação dos procedimentos relativos: - aos tipos de posicionamentos adotados perante a situação da pessoa idosa; - às técnicas de transferência e respetivas ajudas técnicas existentes. 3. Objetivos Específicos - Identificar e diferenciar os tipos de posicionamentos a adotar mediante a situação da pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos necessários à aplicação dos diferentes tipos de posicionamentos; - Identificar e diferenciar as várias técnicas de transferência a adotar mediante a situação da pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos necessários à aplicação das técnicas de transferência; - Identificar as diversas ajudas técnicas existentes. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social e clínico na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…). 5. Plano Curricular Módulo 1 - Mobilização e posicionamentos (10 horas) Movimento Humano Mobilidade Consequências da imobilidade Tipos de mobilizações Perigo associado às mobilizações Posicionamentos Fatores de complicação Procedimentos Mobilização no leito Posicionamento Decúbito Dorsal Posicionamento Decúbito Lateral Posicionamento Decúbito Ventral e Semi-Ventral Posicionamento Sentado Módulo 2 - Transferências e ajudas técnicas ( 10 horas) Transferências – Conceitos Gerais Transferências: o que se deve fazer Seleção do tipo de transferência Tipologias de pegas, para as transferências Elevador de pessoas Transferência e mobilização: deitado para sentado Transferência: cadeira de rodas – cama Transferência: cadeira de rodas – sanita Transferência: cadeira de rodas – banheira Transferência: pessoa idosa para o carro Ajudas Técnicas Definição Destinatários Exemplos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_peritos%20qualificados_pq1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. - Arquitetos; - Engenheiros civis; - Engenheiros técnicos civis; - Engenheiros mecânicos; - Engenheiros técnicos mecânicos; - Engenheiros eletrotécnicos; - Engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência; - Especialistas em engenharia de climatização; Desde que, sejam detentores de cinco anos de experiência profissional em atividade de projeto ou construção de edifícios. Para efeitos de reconhecimento profissional de PQI deverá consultar os requisitos junto da ADENE. 3. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão estar preparados para a realização do exame junto da entidade gestora do SCE (Sistema de Certificação Energética) ADENE, de acordo com os conteúdos programáticos definidos na legislação em vigor. 4. Objetivos Específicos - Identificar a legislação aplicável, compreender a importância da certificação energética e identificar o âmbito de aplicação do SCE; - Identificar o tipo de envolvente, desenhar envolventes e identificar os dados climáticos de um edifício/fração; - Identificar requisitos mínimos da envolvente opaca e envidraçada e identificar requisitos energéticos; - Quantificar a Inércia Térmica e calcular massa superficial útil; - Identificar a eficiência dos sistemas técnicos, calcular sistemas de ventilação natural, verificar requisitos mínimos dos sistemas técnicos e identificar sistemas de energias renováveis; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Aquecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Arrefecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Primária e Necessidades Nominais Anuais Máximas de Energia Primária; - Efetuar o levantamento dimensional de um edifício existente, identificar e aplicar as simplificações permitidas e identificar Medidas de Melhoria; - Identificar envolvente, identificar e Calcular Eficiência de Sistemas e calcular Classe Energética – PES; - Demonstrar os conhecimentos necessários ao acesso à categoria de Perito Qualificado PQ-I, atribuída pela entidade certificadora (ADENE). 4. Plano Curricular Módulo 1 - Sistema de Certificação Energética (2 horas) Consumo de Energia Enquadramento Legal – Evolução Legislativa Sistema de certificação Energética Objetivos da Certificação Intervenientes da Certificação Introdução ao REH Módulo 2 - Envolvente (2 horas) Cumprimento Regulamentar - REH Definição de Envolvente Definição da Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Dados Climáticos Módulo 3 - Comportamento Térmico (4 horas) Requisitos De Qualidade Térmica Coeficiente de Transmissão Térmica (U) Envolvente opaca em zona corrente Pontes Térmicas Planas Elementos em Contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Vãos Envidraçados Verificação de Requisitos Mínimos – Vãos Envidraçados Eficiência dos Sistemas em Edifícios Existentes Metodologia X Metodologia Tipo Y Metodologia Z Módulo 4 - Inércia Térmica (4 horas) Quantificação da Inércia Térmica Massa Superficial Útil de Elementos de Construção Factor de Redução da Massa Superficial Módulo 5 - Eficiência de Sistemas Técnicos (4 horas) Requisitos de Renovação de Ar Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos de Sistemas Técnicos Isolamento das Tubagens Bombas de Calor Caldeiras a gás Termoacumuladores Sistemas a Biomassa Soluções de Referência Energias Renováveis Sistema Solar Térmico Requisitos de Eficiência Requisitos de qualidade e manutenção Tipos de Instalação Distribuição da Energia Solar Sistema Fotovoltaico Biomassa Necessidades de Energia para AQS Módulo 6 - Cálculo das Necessidades de Energia para Aquecimento (Nic e Ni) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Aquecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Aquecimento - Nic Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Aquecimento - Ni. Módulo 7 - Cálculo das Necessidades de Energia para Arrefecimento (Nvc e Nv) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Arrefecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Arrefecimento - Nv Módulo 8 - Cálculo das Necessidades Globais de Energia Primária (Ntc e Nt) ( 6 horas) Necessidades de Energia Primária Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Parcela das Necessidades de Aquecimento Parcela das Necessidades de Arrefecimento Parcela das Necessidades de Produção de Água Quente Sanitárias (AQS) Parcela das Necessidades de Ventilação Mecânica Contribuições de Fontes de Energia Renovável Fatores de Conversão Valor Máximo de Necessidade de Energia Primária – Nt Valores de referência – Tabela I.03 da Portaria 349-B/2013 Eficiência dos Equipamentos de Referência Emissões de CO2 Classificação Energética Módulo 9 - Metodologia para Edifícios Existentes (4 horas) Metodologia para Edifícios Existentes Regras de Simplificação Envolvente Levantamento dimensional Coeficiente de Redução de Perdas Parâmetros Térmicos Transferência de Calor por transmissão através da envolvente Zona Corrente da Envolvente Zona Não corrente da Envolvente Elementos em contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Classe de Inércia Térmica Ganhos Solares Brutos Ventilação Eficiência dos Sistemas Técnicos Sistemas Solares Térmicos Medidas de Melhoria Identificação e Hierarquia Metodologia Avaliação do Custo de Exploração Módulo 10 - PES (Pequenas Edifícios de Serviços) (4 horas) RECS – PES – Pequeno Edifício de Serviços e Comércio Enquadramento Legislativo Âmbito de aplicação Definição de PES Conceitos RECS Definição de Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Classificação Energética Indicador de Eficiência Energética Cálculo do IEE Consumos Tipo S e Tipo T Cálculo Tipos De Indicador De Eficiência Energética Métodos de Determinação Comportamento Térmico Requisitos a aplicar Envolvente Opaca Vãos Envidraçados Sistemas Técnicos Sistemas de Iluminação Elevadores Requisitos de Ventilação e Qualidade do Ar Interior Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos dos Caudais de Ar Novo Módulo 11 - Preparação para o exame da Adene (0 horas) Informações sobre Exame PQ1 – Adene Material Disponível para Consulta no Exame Material Necessário Obrigatório (da Responsabilidade do Candidato a Exame) Exemplo de Questões de Exame 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_plano_autoprotecao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a legislação e metodologias, associadas à implementação eficaz de medidas de auto-proteção. 3. Objetivos Específicos - Compreender os principais requisitos legais de segurança contra incêndios; - Implementar Medidas de Auto-proteção; - Conceber, preparar, executar, e analisar os resultados de simulacros. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Organização da Emergência: Importânia e necessidade (4 horas) Utilizações - Tipo de edifícios e recintos Entidades com responsabilidade na Segurança contra Incêndios Módulo 2 - Enquadramento legal e legislação em vigor (4 horas) Regulamentação em vigor Notas Técnicas da ANEPC Módulo 3 - Plano de Emergência face a sinistros: Conteúdo e elaboração (10 horas) Implementação do Plano de Emergência Interno Plano de Atuação Plano de Evacuação Módulo 4 - Medidas de auto-proteção: Implementação (6 horas) Equipa de Segurança Módulo 5 - Simulacros (8 horas) Etapas de um Simulacro Módulo 6 - Análise de oportunidades de melhoria (8 horas) Simulacro Auditoria Inspeções 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_avaliacao_cognitiva_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas que pretendam investir nesta área. Estudantes das áreas de formação referidas anteriormente. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática da avaliação e estimulação cognitiva dos idosos. 3.Objetivos Específicos - Demonstrar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos ao nível da estimulação da memória, atenção, concentração, compreensão verbal, abstração lógica, visualização espacial e coordenação psicomotora; - Realizar práticas terapêuticas que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos e manutenção da sua capacidade funcional, a autonomia e independência; - Identificar, construir e planear atividades que permitam aos idosos exercitarem as suas funções cognitivas. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Avaliação Cognitiva e funcional do idoso (10 horas) Conceito de Envelhecimento Aptidões Cognitivas Domínios da Cognição Perceção e atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Avaliação Cognitiva da pessoa idosa Avaliação Funcional da pessoa idosa Módulo 2 - Alterações cognitivas inerente ao envelhecimento (6 horas) Alterações Cognitivas associadas ao Processo de Envelhecimento As relações cérebro-comportamento Memória Interações da memória com outras funções cognitivas A memória e a linguagem A memória e a atenção A memória e a perceção Quando a memória falha Módulo 3 - Treino de memória e estimulação cognitiva do idoso (20 horas) A Estimulação Cognitiva/Reabilitação Cognitiva A Cognição A Reabilitação Cognitiva Treino da Memória Métodos e Técnicas de Reabilitação O cérebro e as suas capacidades preferenciais Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Treino da Memória Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Linguagem Módulo 4 - Instrumentos/ atividades de estimulação cognitiva, física e social (16 horas) Estimulação Física Estimulação Cognitiva Estimulação Social Módulo 5 - Estimulação cognitiva com idosos portadores de demências (14 horas) Estimulação Cognitiva para idosos com demência Exercícios de Estimulação Cognitiva Memória Atenção Agnosias Apraxias Linguagem Funções Executivas Módulo 6 - Redução do stress para cuidadores de idosos dependentes (4 horas) Redução de stress para cuidadores de idosos dependentes Exemplos de sessões com cuidadores de idosos dependentes 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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A da Gorda (Leiria)
Filhotes Shiba inu com origens de prestígio: Uma ninhada de 5 fêmeas e 3 machos: nascida há algumas semanas Os pais são testados contra doenças hereditárias recomendadas pelo clube da raça (HD A/A para ambos os pais, PL 0, MHOC: OK). Os filhotes são: -identificado com o chip eletrônico -vacinado -desparasitado Você receberá: -um certificado de boa saúde do veterinário -um certificado de transferência -um documento informativo sobre as características e necessidades do cachorro. -um certificado de identificação -um registro de saúde ou passaporte -uma certidão de nascimento (LOF) Envoyer des commentaires Panneaux latéraux Historique Enregistrées
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psicopatologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Auxiliares de Geriatria, Psicólogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas, Técnicos de Intervenção Comunitária e potenciais interessados na temática. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão obter um maior conhecimento e compreensão da psicopatologia no adulto idoso. 3. Objetivos Específicos - Identificar as perturbações mentais no adulto idoso - manifestação clínica e diagnóstico diferencial; - Identificar e aplicar estratégias de intervenção psicossocial no adulto idoso com patologia mental; - Aplicar técnicas de animação com o adulto idoso doente. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, empresas de apoio ao domicílio, etc…) e equipas clínicas na área da saúde. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Perturbações Mentais no Adulto Idoso - Manisfestação clínica e diagnóstico diferencial (16 horas) Conceito de envelhecimento Demência Perfil cognitivo-comportamental Défice Cognitivo ligeiro Doença de Alzheimer Perturbações de Ansiedade Perturbação Cognitiva: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Perturbação Síndrome de Diógenes Módulo 2 - Modelos de Intervençaõ Psicossocial no Adulto Idos com Patologia Mental ( 10 horas) Psicoterapia Modelos de Intervenção Psicossociais Cognitivo-comportamental Terapia interpessoal Terapia de Grupo Terapia Familiar Biblioterapia Planos de Intervenção Módulo 3 - Técnicas de Animação com o Idoso Doente Mental (8 horas) Animação Planificação de Atividades de Animação Técnicas de Animação com idosos com doença mental Estimulação Cognitiva – Atividades Módulo 4 - Análise e discussão de casos (6 horas) Apresentação e análise de casos clínicos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_arqueologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que no âmbito da sua atividade profissional necessitem de desenvolver competências na área da metodologia arqueológica, métodos de datação e cronologia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de identificar os principais métodos de investigação arqueológica de campo, bem como os métodos de datação relativa e absoluta de materiais arqueológicos. 3. Objetivos Específicos - Obter um conhecimento geral e atualizado sobre os métodos de prospeção territorial; - Obter um conhecimento geral e atualizado sobre os principais métodos e técnicas de escavação arqueológica; - Conhecer de forma geral as principais técnicas de registo arqueológico de campo: registos escritos; registo fotográfico e registo gráfico (desenho de campo); - Perceber a importância de uma correta contextualização cronológica dos vestígios arqueológicos; - Indicar os principais métodos de datação relativa; - Indicar os principais métodos de datação absoluta; - Perceber, em traços gerais, de que forma funcionam e de que forma se aplicam os principais métodos de datação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Métodos de Prospeção Arqueológica (12 horas) Preparação de uma Intervenção Arqueológica/Trabalho Arqueológico de Campo Métodos de Prospeção Arqueológica Prospeção de Superfície ou de Reconhecimento Cartografia Instrumentos de Localização Módulo 2 - Métodos de Escavação Arqueológica (15 horas) Métodos de Escavação Arqueológica Equipamento de Escavação Sondagens Arqueológicas ou Diagnóstico Escavação em Área Módulo 3 - Técnicas de Registo Arqueológico de Campo (8 horas) Registo Fotográfico Registo Gráfico Módulo 4 - Métodos de datação e Cronologia (15 horas) Métodos de Datação – Introdução A importância da contextualização cronológica dos vestígios arqueológicos Principais Métodos de Datação Relativa Principais Métodos de Datação Absoluta 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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