CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ABORDAGENS E MODELOS DE INTERVENÇÃO NA ADOLESCÊNCIA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_abordagens_adolescencia.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação /intervenção na adolescência, ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre conceitos, atitudes e instrumentos que possibilitem aos formandos uma compreensão global e integrada do adolescente, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam uma escolha refletida de estratégias educacionais adequadas à resolução de problemas nos diversos contextos em que possam vir a intervir.
3. Objetivos Específicos
- Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;
- Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;
- Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Concetualização da Adolescência e do Adolescente (30 horas)
Adolescência – enaquadramento teórico
Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
Mudanças fisiológicas na adolescência por sexo
Efeitos psicológicos decorrentes das transformações físicas
Desenvolvimento cognitivo na adolescência
Desenvolvimento da personalidade na adolescência
Desenvolvimento social na adolescência
Módulo 2 - Adolescência e Família (20 horas)
Família -conceito, relações e dinâmicas familiares
Perfis de pais e personalidade dos adolescentes
As preciosas ajudas da família na adolescência: positivas consoante a etapa da adolescência
O papel do grupo de pares
A influência da cultura
Módulo 3 - Adolescência e Sexualidade (15 horas)
O adolescente e o desenvolvimento psicossexual
Estádios de Erikson
A crise de identidade do adolescente – implicações
A educação sexual na escola e o papel dos professores
Doenças de transmissão sexual
Módulo 4 - Adolescência e Dependência (15 horas)
Adolescência e comportamentos de risco
Adolescência e o álcool – uma relação perigosa
Efeitos do uso de álcool na vida familiar e social
Adolescência e as drogas – uma relação perigosa
Efeitos do uso de drogas na vida familiar e social
Principais tipos de drogas usadas na adolescência
Módulo 5 - Adolescência, Escola e Comunidade (20 horas)
A Escola na Vida do Adolescente
O que significa a Escola na vida do Adolescente
O papel do professor como novo modelo de autoridade para o adolescente
O Adolescente e a Comunidade
Módulo 6 - Fundamentos de Intervenção Educativa e Psicossocial na Adolêscencia (30 horas)
Intervenção Educativa na Adolescência
Fundamentos teóricos
Aplicações práticas
Intervenção Psicossocial na Adolescência
Fundamentos teóricos
Aplicações práticas
Módulo 7 - Modelos de Intervenção na Adolescência - Cenários Práticos
Problemáticas mais frequentes na Adolescência
Depressão na Adolescência
Gravidez na Adolescência
Drogas na Adolescência
Suicídio na Adolescência
Perturbações Alimentares na Adolescência
Problemas de Comportamento na Adolescência
Módulo 8 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito das Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_abordagens_adolescencia.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação /intervenção na adolescência, ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre conceitos, atitudes e instrumentos que possibilitem aos formandos uma compreensão global e integrada do adolescente, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam uma escolha refletida de estratégias educacionais adequadas à resolução de problemas nos diversos contextos em que possam vir a intervir.
3. Objetivos Específicos
- Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;
- Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;
- Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Concetualização da Adolescência e do Adolescente (30 horas)
Adolescência – enaquadramento teórico
Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
Mudanças fisiológicas na adolescência por sexo
Efeitos psicológicos decorrentes das transformações físicas
Desenvolvimento cognitivo na adolescência
Desenvolvimento da personalidade na adolescência
Desenvolvimento social na adolescência
Módulo 2 - Adolescência e Família (20 horas)
Família -conceito, relações e dinâmicas familiares
Perfis de pais e personalidade dos adolescentes
As preciosas ajudas da família na adolescência: positivas consoante a etapa da adolescência
O papel do grupo de pares
A influência da cultura
Módulo 3 - Adolescência e Sexualidade (15 horas)
O adolescente e o desenvolvimento psicossexual
Estádios de Erikson
A crise de identidade do adolescente – implicações
A educação sexual na escola e o papel dos professores
Doenças de transmissão sexual
Módulo 4 - Adolescência e Dependência (15 horas)
Adolescência e comportamentos de risco
Adolescência e o álcool – uma relação perigosa
Efeitos do uso de álcool na vida familiar e social
Adolescência e as drogas – uma relação perigosa
Efeitos do uso de drogas na vida familiar e social
Principais tipos de drogas usadas na adolescência
Módulo 5 - Adolescência, Escola e Comunidade (20 horas)
A Escola na Vida do Adolescente
O que significa a Escola na vida do Adolescente
O papel do professor como novo modelo de autoridade para o adolescente
O Adolescente e a Comunidade
Módulo 6 - Fundamentos de Intervenção Educativa e Psicossocial na Adolêscencia (30 horas)
Intervenção Educativa na Adolescência
Fundamentos teóricos
Aplicações práticas
Intervenção Psicossocial na Adolescência
Fundamentos teóricos
Aplicações práticas
Módulo 7 - Modelos de Intervenção na Adolescência - Cenários Práticos
Problemáticas mais frequentes na Adolescência
Depressão na Adolescência
Gravidez na Adolescência
Drogas na Adolescência
Suicídio na Adolescência
Perturbações Alimentares na Adolescência
Problemas de Comportamento na Adolescência
Módulo 8 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito das Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO