CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_intervencao_psicologica.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito das Crianças e Adolescentes, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm com crianças e adolescentes.
3. Objetivos Específicos
- Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança;
- Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens;
- Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção;
- Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Avaliação psicológica (10 horas)
O que é a avaliação psicológica
Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
Críticas ao método dos testes
Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
Antecedentes históricos
Os testes como método de avaliação psicológica
Módulo 2 - Instrumento na avaliação psicológica (25 horas)
Instrumentos na avaliação psicológica
A entrevista
Observação
Testes psicológicos
Módulo 3 - Relatório psicológicos (15 horas)
Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática
Módulo 4 - Classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde - cif como instrumentos de avaliaçõ psicológica (25 horas)
Modelos de Incapacidade
Modelo Médico
Modelo Sociomédico
Modelo Biopsicossocial
Abordagens de Classificação
Classificação da Funcionalidade
CIF - Características globais
CIF – Rede concetual
CIF - Fundamentação
CIF – Estrutura e componentes
CIF – Codificação
CIF – Contextos de aplicação
CIF - Análise Crítica
Módulo 5 - Psicopatologia da criança e do adolescente (20 horas)
Classificação e etiologia das psicopatologias
Avaliação e Diagnóstico
O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
Integração da informação e formulação do diagnóstico
Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
Perturbações da primeira infância
Perturbações de Eliminação
Perturbações de Alimentação
Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
Transtorno da Ansiedade de Separação
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
Depressão Infantil
Transtorno distímico
Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
Perturbação de Conduta (CD)
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
Anorexia
Bulimia
Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP)
Perturbações globais do desenvolvimento
Síndrome de Rett
Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
Perturbação de Asperger
Módulo 6 - Psicoterapia infantil (20 horas)
Objetivos da psicoterapia infantil
O psicoterapeuta infantil – perfil
Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
A ludoterapia
A ludoterapia aplicada a diversos contextos
Sala de ludoterapia
Técnicas de ludoterapia
Módulo 7 - Adolescência e intervenção psicológica (25 horas)
Adolescência e desenvolvimento
Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
Desenvolvimento cognitivo na adolescência
Desenvolvimento da personalidade na adolescência
Auto-conceito e auto-estima
Identidade e desenvolvimento
Contributos de Erikson e Marcia
Desenvolvimento social na adolescência
Contextos de socialização
Família e estilos parentais
Papel do grupo de pares
Influência da cultura
Desenvolvimento psicossexual na adolescência
Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual
Módulo 8 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_intervencao_psicologica.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito das Crianças e Adolescentes, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm com crianças e adolescentes.
3. Objetivos Específicos
- Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança;
- Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens;
- Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção;
- Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Avaliação psicológica (10 horas)
O que é a avaliação psicológica
Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
Críticas ao método dos testes
Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
Antecedentes históricos
Os testes como método de avaliação psicológica
Módulo 2 - Instrumento na avaliação psicológica (25 horas)
Instrumentos na avaliação psicológica
A entrevista
Observação
Testes psicológicos
Módulo 3 - Relatório psicológicos (15 horas)
Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática
Módulo 4 - Classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde - cif como instrumentos de avaliaçõ psicológica (25 horas)
Modelos de Incapacidade
Modelo Médico
Modelo Sociomédico
Modelo Biopsicossocial
Abordagens de Classificação
Classificação da Funcionalidade
CIF - Características globais
CIF – Rede concetual
CIF - Fundamentação
CIF – Estrutura e componentes
CIF – Codificação
CIF – Contextos de aplicação
CIF - Análise Crítica
Módulo 5 - Psicopatologia da criança e do adolescente (20 horas)
Classificação e etiologia das psicopatologias
Avaliação e Diagnóstico
O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
Integração da informação e formulação do diagnóstico
Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
Perturbações da primeira infância
Perturbações de Eliminação
Perturbações de Alimentação
Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
Transtorno da Ansiedade de Separação
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
Depressão Infantil
Transtorno distímico
Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
Perturbação de Conduta (CD)
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
Anorexia
Bulimia
Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP)
Perturbações globais do desenvolvimento
Síndrome de Rett
Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
Perturbação de Asperger
Módulo 6 - Psicoterapia infantil (20 horas)
Objetivos da psicoterapia infantil
O psicoterapeuta infantil – perfil
Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
A ludoterapia
A ludoterapia aplicada a diversos contextos
Sala de ludoterapia
Técnicas de ludoterapia
Módulo 7 - Adolescência e intervenção psicológica (25 horas)
Adolescência e desenvolvimento
Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
Desenvolvimento cognitivo na adolescência
Desenvolvimento da personalidade na adolescência
Auto-conceito e auto-estima
Identidade e desenvolvimento
Contributos de Erikson e Marcia
Desenvolvimento social na adolescência
Contextos de socialização
Família e estilos parentais
Papel do grupo de pares
Influência da cultura
Desenvolvimento psicossexual na adolescência
Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual
Módulo 8 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO