CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA/NEE EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros).
3. Objetivos Específicos
- Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;
- Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;
- Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas)
Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas)
Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
Educação inclusiva vs Educação especial
Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas)
Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
Práticas pedagógicas e didáticas
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas)
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas)
O que é a avaliação psicológica?
Entrevista com a criança: particularidades
Preparar o contexto
Receber a criança
Estratégias de comunicação não-verbal
Comunicação direta com a criança
Exame físico da criança
Recapitulando
Entrevista com o adolescente: particularidades
Administração de testes psicológicos
Críticas ao método dos testes
Vantagens do uso de testes psicológicos
Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
Instrumentos de Avaliação Psicológica
Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas)
As Funções executivas
Funções executivas – enquadramento teórico
Funções executivas – modelos
Funções executivas – anatomia
Principais funções cognitivas
Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
Funções Executivas – avaliação
Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação
Perturbações Globais do Desenvolvimento
Dificuldades de Aprendizagem: conceito
Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação
Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas)
Instrumentos na avaliação psicológica
A entrevista
Observação
Testes psicológicos
Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
Instrumentos de Avaliação Educacional
Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
Instrumentos de Avaliação de Aptidões
Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
Instrumentos de Avaliação da Inteligência
Instrumentos de Avaliação da Personalidade
Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas)
Conceito e respetiva evolução
Intervenção Precoce: o que é?
Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
Ciclo de intervenção
Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção
Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas)
Evolução Histórica da CIF
Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas)
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
Medidas Universais
Medidas Seletivas
Medidas Adicionais
Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
Plano de Saúde Individual
Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Módulo 11 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros).
3. Objetivos Específicos
- Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;
- Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;
- Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas)
Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas)
Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
Educação inclusiva vs Educação especial
Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas)
Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
Práticas pedagógicas e didáticas
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas)
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas)
O que é a avaliação psicológica?
Entrevista com a criança: particularidades
Preparar o contexto
Receber a criança
Estratégias de comunicação não-verbal
Comunicação direta com a criança
Exame físico da criança
Recapitulando
Entrevista com o adolescente: particularidades
Administração de testes psicológicos
Críticas ao método dos testes
Vantagens do uso de testes psicológicos
Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
Instrumentos de Avaliação Psicológica
Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas)
As Funções executivas
Funções executivas – enquadramento teórico
Funções executivas – modelos
Funções executivas – anatomia
Principais funções cognitivas
Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
Funções Executivas – avaliação
Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação
Perturbações Globais do Desenvolvimento
Dificuldades de Aprendizagem: conceito
Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação
Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas)
Instrumentos na avaliação psicológica
A entrevista
Observação
Testes psicológicos
Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
Instrumentos de Avaliação Educacional
Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
Instrumentos de Avaliação de Aptidões
Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
Instrumentos de Avaliação da Inteligência
Instrumentos de Avaliação da Personalidade
Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas)
Conceito e respetiva evolução
Intervenção Precoce: o que é?
Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
Ciclo de intervenção
Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção
Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas)
Evolução Histórica da CIF
Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas)
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
Medidas Universais
Medidas Seletivas
Medidas Adicionais
Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
Plano de Saúde Individual
Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Módulo 11 - Projeto Final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO