CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_esp_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão;
- Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
4. Saídas Profissionais
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares;
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial;
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros;
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.
Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.
NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação Inclusiva (Enquadramento legal) (20 horas)
Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (20 horas)
Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
Educação inclusiva vs Educação especial
Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
Módulo 3 - Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas)
Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
Práticas pedagógicas e didáticas
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas)
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)
Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
acomodações curriculares
adaptações curriculares não significativas
adaptações curriculares significativas
Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
medidas universais
medidas seletivas
medidas adicionais
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
Módulo 6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas)
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
Medidas Universais
Medidas Seletivas
Medidas Adicionais
Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
Plano de Saúde Individual
Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Módulo 7 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)
A Declaração de Salamanca
Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação
Módulo 8 - Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas)
A comunidade interveniente
Família e comunidade na educação inclusiva
Sugestões para os Pais
Módulo 9 - Projeto Final (70 horas)
Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_esp_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão;
- Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
4. Saídas Profissionais
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares;
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial;
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros;
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.
Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.
NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação Inclusiva (Enquadramento legal) (20 horas)
Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (20 horas)
Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
Educação inclusiva vs Educação especial
Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
Módulo 3 - Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas)
Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
Práticas pedagógicas e didáticas
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas)
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)
Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
acomodações curriculares
adaptações curriculares não significativas
adaptações curriculares significativas
Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
medidas universais
medidas seletivas
medidas adicionais
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
Módulo 6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas)
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
Medidas Universais
Medidas Seletivas
Medidas Adicionais
Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
Plano de Saúde Individual
Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Módulo 7 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)
A Declaração de Salamanca
Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação
Módulo 8 - Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas)
A comunidade interveniente
Família e comunidade na educação inclusiva
Sugestões para os Pais
Módulo 9 - Projeto Final (70 horas)
Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO