CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO SOCIAL E INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA EM PORTUGAL

INSCRIÇÕES ABERTAS

Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_educacao_social.html
Em qualquer parte em formato e-Learning

1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.

3. Objetivos Específicos
- Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;

- Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;

- Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.

4. Plano Curricular

Módulo 1 - Cidadania e risco social (10 horas)
Direitos político, civil e social
Fragmentação social
Individualização
Genes egoístas e empatia
Globalização
Risco social
Globalização solidária

Módulo 2 - Exclusão e inclusão social (20 horas)
Globalização e exclusão social
Tipos de exclusão social
Identidades e inclusão social
Fatores de inclusão e exclusão social
Lugares da exclusão social
GapMinder

Módulo 3 - Políticas de ação social e intervenção comunitária (10 horas)
O modelo Social Europeu
O modelo Mediterrâneo
Ações sociais portuguesas
Conceito de comunidade
Modelos de intervenção social
Projetos sociais de sucesso
Legitimações para intervir

Módulo 4 - Psicologia da família/ Relações familiares (25 horas)
Psicologia da Família
Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica
Família como Sistema – Perspetiva Sistémica
Família como Agente de Socialização
Caracterização das Interações Familiares
Vinculação
Vinculação na Infância
Vinculação na Idade Adulta
Conflitualidade na Família
Parentalidade
Famílias Monoparentais
Famílias Adotivas
Famílias de Acolhimento
Famílias Reconstruídas

Módulo 5 - Intervenção sócio-educativa comunitário em adultos (15 horas)
A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
Intervenção Familiar
Critérios de Funcionalidade Familiar
Intervenção Familiar: porquê?
Avaliação Diagnóstica Familiar
Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
Modelos de Intervenção Comunitária
Prevenção
Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
Contextos de Intervenção Comunitária

Módulo 6 - Intervenção sócio -educativa comunitária em crianças e jovens (15 horas)
Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
O Desenvolvimento da Criança
A Importância do Jogo
Fases de Desenvolvimento da Criança
A entrada para a escola
A importância da organização dos tempos livres
O Adolescente e o Jovem Adulto
Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
Alteração da relação com os pares
A construção da identidade
Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
Desenvolvimento Familiar

Módulo 7 - Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (25 horas)
Educação Social
Pedagogia Social
Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
A Pedagogia Social na Alemanha
Estado Providência e Educação Social
Marco jurídico e educação social
Conceito de Educação Social
Diferentes Perspetivas da Educação Social
Eixos da Educação Social
Conclusões
Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
Contextualização teórica da Exclusão Social
Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
O Rendimento Social de Inserção - RSI
Desenvolvimento Comunitário
Desenvolvimento Comunitário vs Educação
O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
A escola como promotora de desenvolvimento local
O papel do educador
Desenvolvimento local
Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal

Módulo 8 - Psicologia comunitária (20 horas)
As origens históricas da Psicologia Comunitária
Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade
Definição e objetivos da psicologia comunitária
Definição de comunidade
Fundamentos da Psicologia Comunitária
Psicologia Comunitária e Ecologia
Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
Psicologia Comunitária e Suporte Social
Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
Psicologia Comunitária e intervenção social
Desenvolvimento e participação comunitária
Empowerment e Comunidade

Módulo 9 - Projeto final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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