CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOGERONTOLOGIA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.
3. Objetivos Específicos
- Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;
- Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;
- Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;
- Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;
- Identificar situações de maus-tratos;
- Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;
- Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;
- Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas)
Breve concetualização histórica da Gerontologia
Conceito de envelhecimento
Envelhecimento, Velhice, Velho
Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais
Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas)
Relações Sociais na velhice
Envelhecimento demográfico
Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão
Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas)
Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas
Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas)
Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia
Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas)
Espiritualidade na velhice
Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental
Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas)
Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
Envelhecimento e plasticidade neuronal
Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas)
Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
Abordagem da terapêutica farmacológica
Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas)
Conceitos básicos
Perturbação de Ansiedade
Perturbação Cognitivas: Delirium
Perturbação do estado de ânimo: Depressão
Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas)
Perda do parceiro e suas consequências
Manifestações afetivas
Manifestações comportamentais e cognitivas
Módulo 10 - Maus tratos (24 horas)
Definição e concetualização de maus tratos
Tipologia dos maus tratos
Características da vítima e do agressor
Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
Avaliação: Instrumentos existentes
Intervenção multidisciplinar
Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas)
Ser-se cuidador
O processo de iniciação
O perfil do cuidador
As características das tarefas desempenhadas
Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
Relação família, idosos e instituições/profissionais
Triângulo comunicacional
Relações entre família e profissionais
Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
Promover boas relações
Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
Cuidados institucionalizados
Institucionalização temporária – hospitalização
Relação com os profissionais de saúde
Institucionalização permanente: lares de idosos
O processo de institucionalização
O relacionamento entre lar, idoso e família
Módulo 12 - Intervenção (32 horas)
Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
Grupos psicoeducativos para cuidadores
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.
3. Objetivos Específicos
- Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;
- Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;
- Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;
- Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;
- Identificar situações de maus-tratos;
- Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;
- Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;
- Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas)
Breve concetualização histórica da Gerontologia
Conceito de envelhecimento
Envelhecimento, Velhice, Velho
Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais
Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas)
Relações Sociais na velhice
Envelhecimento demográfico
Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão
Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas)
Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas
Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas)
Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia
Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas)
Espiritualidade na velhice
Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental
Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas)
Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
Envelhecimento e plasticidade neuronal
Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas)
Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
Abordagem da terapêutica farmacológica
Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas)
Conceitos básicos
Perturbação de Ansiedade
Perturbação Cognitivas: Delirium
Perturbação do estado de ânimo: Depressão
Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas)
Perda do parceiro e suas consequências
Manifestações afetivas
Manifestações comportamentais e cognitivas
Módulo 10 - Maus tratos (24 horas)
Definição e concetualização de maus tratos
Tipologia dos maus tratos
Características da vítima e do agressor
Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
Avaliação: Instrumentos existentes
Intervenção multidisciplinar
Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas)
Ser-se cuidador
O processo de iniciação
O perfil do cuidador
As características das tarefas desempenhadas
Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
Relação família, idosos e instituições/profissionais
Triângulo comunicacional
Relações entre família e profissionais
Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
Promover boas relações
Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
Cuidados institucionalizados
Institucionalização temporária – hospitalização
Relação com os profissionais de saúde
Institucionalização permanente: lares de idosos
O processo de institucionalização
O relacionamento entre lar, idoso e família
Módulo 12 - Intervenção (32 horas)
Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
Grupos psicoeducativos para cuidadores
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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