CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_psicologia_escolar.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à prática do exercício da psicologia no âmbito escolar e intervenção socioeducativa, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia). Complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da psicologia escolar e intervenção socioeducativa (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, Educadores Sociais, entre outros).
3. Objetivos Específicos
- Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;
- Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;
- Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;
- Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;
- Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;
- Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;
- Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;
- Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção socioeducativa;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
4. Saídas Profissionais
Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia:
- Psicólogo escolar;
- Reinserção Social;
- Elaboração de programas educativos;
- Orientação vocacional;
- Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil;
- Integração em equipas dos Centros Qualifica.
Para outras áreas de formação superior:
- Reinserção Social;
- Elaboração de programas educativos;
- Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil;
- Integração em equipas dos Centros Qualifica.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Psicologia da educação escolar (20 horas)
A Psicologia da Educação Escolar
Abordagem Concetual
Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual
Origem Concetual
A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico
Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar
Consulta Vocacional em Contexto Escolar
Locais, Espaços de Intervenção
Domínios de Intervenção
Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar
Tipos de Intervenção
Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo
Avaliação na Psicologia da Educação Escolar
Os objetivos da Avaliação Psicológica
Competências do psicólogo da Educação Escolar
Funções do psicólogo da Educação Escolar
Tarefas do Psicólogo Escolar
Intervenção no Contexto Escolar
Módulo 2 - Orientação vocacional jovem e adultos (30 horas)
Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional
História da Orientação Vocacional
Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal
Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional
Definição de Orientação Vocacional
O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico
Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF
O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo
O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário
Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional
Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)?
Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo?
Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida?
Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade?
A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola
Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade
Módulo 3 - Bullying (25 horas)
A agressividade
O bullying
O bullying na escola
O cyberbullying
Dos estudos às linhas para a intervenção
Debate e criação de plano de intervenção
Módulo 4 - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (25 horas)
Evolução histórica da CIF
Estrutura, organização e funcionamento da CIF
Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
Módulo 5 - Dificuldades de aprendizagem (40 horas)
Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem
Os antecedentes históricos no estudo das DA
A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica
Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem
Os problemas à volta da definição de DA
A classificação das DA
Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem
Os principais fatores etiológicos das DA
A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA
Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem
As várias perspetivas diagnósticas
Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA
Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem
A importância das adaptações curriculares nas DA
Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem
A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas
Módulo 6 - Treino de competências de estudo (30 horas)
Desenvolvimento e aprendizagem na criança
Programas de desenvolvimento de competências de estudo
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais
Métodos de estudo
Programas de promoção cognitiva
Módulo 7 - Programas de ação educacional e escolar (30 horas)
Promoção de competências pessoais e sociais
Métodos de estudo
Estimulação cognitiva
Gestão emocional
Educação sexual
Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...)
Educação parental
Módulo 8 - Delinquência juvenil (20 horas)
O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno
Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade
Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo
A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil
Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes
O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente
Módulo 9 - Prevenção do crime e da delinquência (20 horas)
Crime, Sociedade e Segurança Interna
Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação
Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica
Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores
Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying
Intervenção para Agressores e Delinquentes
Módulo 10 - Projeto final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_psicologia_escolar.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à prática do exercício da psicologia no âmbito escolar e intervenção socioeducativa, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia). Complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da psicologia escolar e intervenção socioeducativa (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, Educadores Sociais, entre outros).
3. Objetivos Específicos
- Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;
- Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;
- Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;
- Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;
- Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;
- Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;
- Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;
- Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção socioeducativa;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
4. Saídas Profissionais
Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia:
- Psicólogo escolar;
- Reinserção Social;
- Elaboração de programas educativos;
- Orientação vocacional;
- Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil;
- Integração em equipas dos Centros Qualifica.
Para outras áreas de formação superior:
- Reinserção Social;
- Elaboração de programas educativos;
- Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil;
- Integração em equipas dos Centros Qualifica.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Psicologia da educação escolar (20 horas)
A Psicologia da Educação Escolar
Abordagem Concetual
Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual
Origem Concetual
A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico
Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar
Consulta Vocacional em Contexto Escolar
Locais, Espaços de Intervenção
Domínios de Intervenção
Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar
Tipos de Intervenção
Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo
Avaliação na Psicologia da Educação Escolar
Os objetivos da Avaliação Psicológica
Competências do psicólogo da Educação Escolar
Funções do psicólogo da Educação Escolar
Tarefas do Psicólogo Escolar
Intervenção no Contexto Escolar
Módulo 2 - Orientação vocacional jovem e adultos (30 horas)
Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional
História da Orientação Vocacional
Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal
Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional
Definição de Orientação Vocacional
O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico
Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF
O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo
O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário
Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional
Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)?
Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo?
Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida?
Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade?
A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola
Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade
Módulo 3 - Bullying (25 horas)
A agressividade
O bullying
O bullying na escola
O cyberbullying
Dos estudos às linhas para a intervenção
Debate e criação de plano de intervenção
Módulo 4 - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (25 horas)
Evolução histórica da CIF
Estrutura, organização e funcionamento da CIF
Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
Módulo 5 - Dificuldades de aprendizagem (40 horas)
Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem
Os antecedentes históricos no estudo das DA
A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica
Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem
Os problemas à volta da definição de DA
A classificação das DA
Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem
Os principais fatores etiológicos das DA
A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA
Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem
As várias perspetivas diagnósticas
Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA
Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem
A importância das adaptações curriculares nas DA
Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem
A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas
Módulo 6 - Treino de competências de estudo (30 horas)
Desenvolvimento e aprendizagem na criança
Programas de desenvolvimento de competências de estudo
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais
Métodos de estudo
Programas de promoção cognitiva
Módulo 7 - Programas de ação educacional e escolar (30 horas)
Promoção de competências pessoais e sociais
Métodos de estudo
Estimulação cognitiva
Gestão emocional
Educação sexual
Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...)
Educação parental
Módulo 8 - Delinquência juvenil (20 horas)
O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno
Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade
Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo
A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil
Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes
O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente
Módulo 9 - Prevenção do crime e da delinquência (20 horas)
Crime, Sociedade e Segurança Interna
Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação
Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica
Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores
Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying
Intervenção para Agressores e Delinquentes
Módulo 10 - Projeto final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO