CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE VERTENTE CLÍNICA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Em qualquer parte em formato e-Learning
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_psicomotricidade_clinica.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida;
- Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;
- Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
4. Saídas Profissionais
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas com respostas Multidisciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade (30 horas)
Psicomotricidade
Neuropsicologia
Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
Fatores psicomotores
Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
Relatório de Observação Psicomotora
Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
Módulo 2 - Desenvolvimento Psicomotor e Pertubações Psicomotoras (25 horas)
Conceito de desenvolvimento psicomotor
Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
Conceito de perturbações psicomotoras
EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
Principais perturbações psicomotoras
Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
Módulo 3 - Psicomotricidade - Bases Fisiológicas e Orgânicas ( 20 horas)
Sistema Psicomotor Humano
Fatores Psicomotores
Tonicidade
Equilíbrio
Esquema Corporal e Noção do Corpo
Orientação Espacial
Orientação Temporal
Coordenação Motora Global e Fina
Sistema Esquelético
Conceitos-Base
Funções do Sistema
Componentes do Sistema
Principais Ossos do Esqueleto
Alterações no Sistema Esquelético
Sistema Muscular
Conceitos-Base
Classificação dos Músculos
Componentes do Sistema
Contração Muscular
Alterações no Sistema Muscular
Módulo 4 - Neurofisiologia do Movimento (30 horas)
Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Autónomo
Resposta Motora Voluntária
Unidades Funcionais de Luria
Módulo 5 - Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas)
Desenvolvimento Humano
Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
Princípios da Aprendizagem
Teoria Psicanalítica
Teoria Maturacionista
Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Behaviorismo ou Teoria Comportamental
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Sociocultural
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
A contribuição de Wallon
Aspetos do Desenvolvimento
O período pré-natal
O desenvolvimento embrionário mês a mês
O período pós-natal
Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento Motor
Fatores de risco e de oportunidade
A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
Fatores de risco após o nascimento
A Intervenção Psicomotora
A importância do jogo
Conceito de período sensível
O papel do Psicomotricista
Módulo 6 - Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas)
Deficiência e tipos de deficiência
Deficiência Intelectual
Deficiência Motora
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Módulo 7 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desnvolvimento (30 horas)
Perturbações de Desenvolvimento
Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
Tiques o Perturbação da oposição e desafio
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
Módulo 8 - Gerontopsicomotricidade e Qualidade de Vida (20 horas)
População Idosa
A população idosa em Portugal
As Teorias do Envelhecimento
Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
As alterações psicomotoras no envelhecimento
Alterações cognitivas no envelhecimento
Alterações sensoriais no envelhecimento
Alterações socioemocionais no envelhecimento
Envelhecimento Patológico
Demência
Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Qualidade de Vida
Qualidade de Vida dos idosos
Alguns princípios de atuação terapêutica
A avaliação em Gerontopsicomotricidade
Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
As sessões de Gerontopsicomotricidade
Módulo 9 - Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas)
Enquadramento da avaliação psicomotora
Entrevista e observação psicomotora
Avaliação psicomotora
Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Módulo 10 - Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas)
Enquadramento da terapia psicomotora
Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
Terapia psicomotora na infância
Terapia psicomotora na idade adulta
Gerontopsicomotricidade
Módulo 11 - Psicomotricidade Hospitalar (20 horas)
Psicomotricidade
Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
Psicomotricidade Relacional
A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
Saúde Mental
Saúde Mental Infantil e Juvenil
As perturbações do neurodesenvolvimento
Como é efetuado o encaminhamento de casos
Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
Perturbação Disruptiva do Comportamento
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Atraso Global do Desenvolvimento
Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
Perturbação de Ansiedade
Perturbações da Personalidade
Perturbações Depressivas
Atividades na intervenção terapêutica
Relaxação e consciencialização corporal
Atividades expressivas através das artes
Atividades motoras
Outras atividades lúdicas
Módulo 12 - Psicomotricidade e Família (20 horas)
A Família
As práticas centradas na Família
A Intervenção Precoce em Portugal
A importância dos contextos naturais
A família como mediadora da aprendizagem
Fatores de risco e de proteção
Fatores de risco
Fatores de proteção
A avaliação
Etapas do processo de avaliação
Instrumentos a utilizar
O contacto com a família na intervenção psicomotora
Impacto da notícia de um diagnóstico
O processo de luto
Fontes de stress para as famílias
Quando o doente já é adulto
Módulo 13 - Projeto final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida;
- Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;
- Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
4. Saídas Profissionais
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas com respostas Multidisciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade (30 horas)
Psicomotricidade
Neuropsicologia
Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
Fatores psicomotores
Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
Relatório de Observação Psicomotora
Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
Módulo 2 - Desenvolvimento Psicomotor e Pertubações Psicomotoras (25 horas)
Conceito de desenvolvimento psicomotor
Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
Conceito de perturbações psicomotoras
EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
Principais perturbações psicomotoras
Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
Módulo 3 - Psicomotricidade - Bases Fisiológicas e Orgânicas ( 20 horas)
Sistema Psicomotor Humano
Fatores Psicomotores
Tonicidade
Equilíbrio
Esquema Corporal e Noção do Corpo
Orientação Espacial
Orientação Temporal
Coordenação Motora Global e Fina
Sistema Esquelético
Conceitos-Base
Funções do Sistema
Componentes do Sistema
Principais Ossos do Esqueleto
Alterações no Sistema Esquelético
Sistema Muscular
Conceitos-Base
Classificação dos Músculos
Componentes do Sistema
Contração Muscular
Alterações no Sistema Muscular
Módulo 4 - Neurofisiologia do Movimento (30 horas)
Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Autónomo
Resposta Motora Voluntária
Unidades Funcionais de Luria
Módulo 5 - Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas)
Desenvolvimento Humano
Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
Princípios da Aprendizagem
Teoria Psicanalítica
Teoria Maturacionista
Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Behaviorismo ou Teoria Comportamental
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Sociocultural
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
A contribuição de Wallon
Aspetos do Desenvolvimento
O período pré-natal
O desenvolvimento embrionário mês a mês
O período pós-natal
Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento Motor
Fatores de risco e de oportunidade
A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
Fatores de risco após o nascimento
A Intervenção Psicomotora
A importância do jogo
Conceito de período sensível
O papel do Psicomotricista
Módulo 6 - Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas)
Deficiência e tipos de deficiência
Deficiência Intelectual
Deficiência Motora
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Módulo 7 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desnvolvimento (30 horas)
Perturbações de Desenvolvimento
Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
Tiques o Perturbação da oposição e desafio
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
Módulo 8 - Gerontopsicomotricidade e Qualidade de Vida (20 horas)
População Idosa
A população idosa em Portugal
As Teorias do Envelhecimento
Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
As alterações psicomotoras no envelhecimento
Alterações cognitivas no envelhecimento
Alterações sensoriais no envelhecimento
Alterações socioemocionais no envelhecimento
Envelhecimento Patológico
Demência
Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Qualidade de Vida
Qualidade de Vida dos idosos
Alguns princípios de atuação terapêutica
A avaliação em Gerontopsicomotricidade
Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
As sessões de Gerontopsicomotricidade
Módulo 9 - Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas)
Enquadramento da avaliação psicomotora
Entrevista e observação psicomotora
Avaliação psicomotora
Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Módulo 10 - Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas)
Enquadramento da terapia psicomotora
Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
Terapia psicomotora na infância
Terapia psicomotora na idade adulta
Gerontopsicomotricidade
Módulo 11 - Psicomotricidade Hospitalar (20 horas)
Psicomotricidade
Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
Psicomotricidade Relacional
A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
Saúde Mental
Saúde Mental Infantil e Juvenil
As perturbações do neurodesenvolvimento
Como é efetuado o encaminhamento de casos
Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
Perturbação Disruptiva do Comportamento
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Atraso Global do Desenvolvimento
Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
Perturbação de Ansiedade
Perturbações da Personalidade
Perturbações Depressivas
Atividades na intervenção terapêutica
Relaxação e consciencialização corporal
Atividades expressivas através das artes
Atividades motoras
Outras atividades lúdicas
Módulo 12 - Psicomotricidade e Família (20 horas)
A Família
As práticas centradas na Família
A Intervenção Precoce em Portugal
A importância dos contextos naturais
A família como mediadora da aprendizagem
Fatores de risco e de proteção
Fatores de risco
Fatores de proteção
A avaliação
Etapas do processo de avaliação
Instrumentos a utilizar
O contacto com a família na intervenção psicomotora
Impacto da notícia de um diagnóstico
O processo de luto
Fontes de stress para as famílias
Quando o doente já é adulto
Módulo 13 - Projeto final (60 horas)
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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