CURSO DE FORMAÇÃO BULLYING E VIOLÊNCIA ESCOLAR EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_bullying.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying.
3.Objetivos Específicos
- Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade;
- Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente;
- Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores;
- Contribuir para a intervenção no contexto escolar.
4.Plano Curricular
Módulo 1 - A agressividade (6 horas)
A Agressividade
Conceito de Agressividade
Teorias Explicativas da Agressividade
Teoria Catártica da Agressão
Teoria Etológica
Hipótese da Frustração-Agressão
Teoria da Aprendizagem Social
Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge
Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade
A Família
Práticas Parentais
Relacionamento Entre Irmãos
O Grupo de Pares
Módulo 2 - O bullying (7 horas)
Bullying
Definição
Vítimas e Agressores
Caracterização das Vítimas
Caracterização dos Agressores
Efeitos do Bullying para as Vítimas
Efeitos do Bullying para os Agressores
Bullying na Escola
Bullying e o recreio
Bullying e a Indisciplina
Cyberbullying
Formas de Cyberbullying
Tipos de Cyberbullying
Cyberbullying em Contexto Escolar
Cyberbullying: Estratégias de Defesa
Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying
Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas)
Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional
Estudos Efetuados no Contexto Português
Contributos de um Estudo Qualitativo
Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas
Interpretação e Discussão dos Resultados
Estudos Internacionais
Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas)
Proposta de Intervenção em Contexto Escolar
Escola
Direção da Escola (Conselho Executivo)
Professores em Geral
Diretores de Turma
Funcionários
Alunos
Recreios e outros Espaços da Escola
Família
Restante comunidade
Programa de Desenvolvimento Narrativo
Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_bullying.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying.
3.Objetivos Específicos
- Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade;
- Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente;
- Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores;
- Contribuir para a intervenção no contexto escolar.
4.Plano Curricular
Módulo 1 - A agressividade (6 horas)
A Agressividade
Conceito de Agressividade
Teorias Explicativas da Agressividade
Teoria Catártica da Agressão
Teoria Etológica
Hipótese da Frustração-Agressão
Teoria da Aprendizagem Social
Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge
Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade
A Família
Práticas Parentais
Relacionamento Entre Irmãos
O Grupo de Pares
Módulo 2 - O bullying (7 horas)
Bullying
Definição
Vítimas e Agressores
Caracterização das Vítimas
Caracterização dos Agressores
Efeitos do Bullying para as Vítimas
Efeitos do Bullying para os Agressores
Bullying na Escola
Bullying e o recreio
Bullying e a Indisciplina
Cyberbullying
Formas de Cyberbullying
Tipos de Cyberbullying
Cyberbullying em Contexto Escolar
Cyberbullying: Estratégias de Defesa
Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying
Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas)
Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional
Estudos Efetuados no Contexto Português
Contributos de um Estudo Qualitativo
Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas
Interpretação e Discussão dos Resultados
Estudos Internacionais
Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas)
Proposta de Intervenção em Contexto Escolar
Escola
Direção da Escola (Conselho Executivo)
Professores em Geral
Diretores de Turma
Funcionários
Alunos
Recreios e outros Espaços da Escola
Família
Restante comunidade
Programa de Desenvolvimento Narrativo
Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO