CURSO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE CONFLITOS EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_gestao_conflitos.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Todos os potenciais interessados cuja a área de atividade dependa do trabalho em equipa, colaboradores da área comercial e administrativa, cargos de chefias, gestão de recursos humanos, coordenadores pedagógicos, responsáveis de equipas, entre outros.
2. Saídas Profissionais
Coordenação e gestão de recursos humanos, equipas de trabalho e/ou grupos de alunos/formandos.
3. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de gestão de conflitos.
4. Objetivos Específicos
- Definir conflito e as estratégias para o prevenir;
- Diagnosticar a situação conflituosa;
- Identificar as estratégias mais adequadas para a resolução do conflito;
- Adquirir competências na área da gestão de pessoas relativamente à situação de conflito;
- Construir relações de confiança com os parceiros para facilitar a obtenção de soluções.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Introdução à temática da gestão de conflitos (4 horas)
Conceptualização do conflito
Distinção entre conflito e desacordo
Estilos comunicacionais
Consequências do conflito
Vantagens e desvantagens do conflito
Módulo 2 - Natureza dos Conflitos (10 horas)
Natureza dos conflitos
Tipos de conflitos
Modelo de conflito
Fases de desenvolvimento do conflito
A escalada do conflito
Módulo 3 - Conflito Organizacional (10 horas)
Os conflitos nas organizações
A origem dos conflitos organizacionais
Os conflitos organizacionais e a relação com os stakeholders
Causas dos conflitos organizacionais
Vantagens e desvantagens dos conflitos nas organizações
A importância da gestão de conflitos nas organizações
Módulo 4 - Estratégias para a gestão de conflitos (10 horas)
Estratégias de gestão e resolução de conflitos
As cinco posições de conflito
Estratégias para lidar com o conflito
O papel dos gestores na gestão e resolução de conflitos
A mediação na gestão de conflitos
A assertividade na gestão de conflitos
A negociação na gestão de conflitos
Tipos de negociação
Elementos e etapas do processo de negociação
Módulo 5 - Exercícios e casos práticos (6 horas)
Casos práticos
Exercícios de aplicação
5.Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_gestao_conflitos.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Todos os potenciais interessados cuja a área de atividade dependa do trabalho em equipa, colaboradores da área comercial e administrativa, cargos de chefias, gestão de recursos humanos, coordenadores pedagógicos, responsáveis de equipas, entre outros.
2. Saídas Profissionais
Coordenação e gestão de recursos humanos, equipas de trabalho e/ou grupos de alunos/formandos.
3. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de gestão de conflitos.
4. Objetivos Específicos
- Definir conflito e as estratégias para o prevenir;
- Diagnosticar a situação conflituosa;
- Identificar as estratégias mais adequadas para a resolução do conflito;
- Adquirir competências na área da gestão de pessoas relativamente à situação de conflito;
- Construir relações de confiança com os parceiros para facilitar a obtenção de soluções.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Introdução à temática da gestão de conflitos (4 horas)
Conceptualização do conflito
Distinção entre conflito e desacordo
Estilos comunicacionais
Consequências do conflito
Vantagens e desvantagens do conflito
Módulo 2 - Natureza dos Conflitos (10 horas)
Natureza dos conflitos
Tipos de conflitos
Modelo de conflito
Fases de desenvolvimento do conflito
A escalada do conflito
Módulo 3 - Conflito Organizacional (10 horas)
Os conflitos nas organizações
A origem dos conflitos organizacionais
Os conflitos organizacionais e a relação com os stakeholders
Causas dos conflitos organizacionais
Vantagens e desvantagens dos conflitos nas organizações
A importância da gestão de conflitos nas organizações
Módulo 4 - Estratégias para a gestão de conflitos (10 horas)
Estratégias de gestão e resolução de conflitos
As cinco posições de conflito
Estratégias para lidar com o conflito
O papel dos gestores na gestão e resolução de conflitos
A mediação na gestão de conflitos
A assertividade na gestão de conflitos
A negociação na gestão de conflitos
Tipos de negociação
Elementos e etapas do processo de negociação
Módulo 5 - Exercícios e casos práticos (6 horas)
Casos práticos
Exercícios de aplicação
5.Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
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