CURSO DE FORMAÇÃO ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_orientacao.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
- Estudantes/ Licenciados no campo das Ciências Sociais e Humanas (Psicólogos, Ciências da Educação, etc;
- Técnicos Pedagógicos e Professores;
- Profissionais que colaborem em atividades desta área educacional ou pretendam investir nesta área.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação Escolar e Profissional de jovens e adultos.
3.Objetivos Específicos
- Implementar Programas de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação;
- Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
- Contextualizar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como, a educação e formação de jovens e adultos nas novas políticas Europeias de aprendizagem ao longo da vida.
4. Saídas Profissionais
Inserção em equipas de serviços de psicologia e orientação escolar/profissional, em escolas, CQEP`s (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional) e empresas de formação/serviços de psicologia e orientação escolar; gestão de recursos humanos ao nível de gestão de carreiras.
5.Plano Curricular
Módulo 1 - Orientação Escolar e Profissional - História, definição e caracterização (4 horas)
História da Orientação Escolar e Profissional
Definição da Orientação Escolar e Profissional
Caraterização da Orientação Escolar e Profissional
Módulo 2 - Papel dos diversos agentes educativos (Psicólogia e Professores) em contexto escolar na Orientação Escolar e Profissional (4 horas)
Competências dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) nas Escolas
Papel do Psicólogo Escolar Algumas Questões Importantes sobre a Orientação
Algumas questões Importantes sobre orientação
Módulo 3 - Implementação de um programa de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação (8 horas)
Conceção e implementação de um Programa de Orientação Escolar e Profissional
Objetivos e finalidades do Programa
Módulo 4 - Orientação Profissional de Adultos - Processo de RVCC (8 horas)
Enquadramento – Educação de Adultos
A Educação de Adultos e o Programa Qualifica
Centro Qualifica - Etapas
Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_orientacao.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
- Estudantes/ Licenciados no campo das Ciências Sociais e Humanas (Psicólogos, Ciências da Educação, etc;
- Técnicos Pedagógicos e Professores;
- Profissionais que colaborem em atividades desta área educacional ou pretendam investir nesta área.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação Escolar e Profissional de jovens e adultos.
3.Objetivos Específicos
- Implementar Programas de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação;
- Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
- Contextualizar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como, a educação e formação de jovens e adultos nas novas políticas Europeias de aprendizagem ao longo da vida.
4. Saídas Profissionais
Inserção em equipas de serviços de psicologia e orientação escolar/profissional, em escolas, CQEP`s (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional) e empresas de formação/serviços de psicologia e orientação escolar; gestão de recursos humanos ao nível de gestão de carreiras.
5.Plano Curricular
Módulo 1 - Orientação Escolar e Profissional - História, definição e caracterização (4 horas)
História da Orientação Escolar e Profissional
Definição da Orientação Escolar e Profissional
Caraterização da Orientação Escolar e Profissional
Módulo 2 - Papel dos diversos agentes educativos (Psicólogia e Professores) em contexto escolar na Orientação Escolar e Profissional (4 horas)
Competências dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) nas Escolas
Papel do Psicólogo Escolar Algumas Questões Importantes sobre a Orientação
Algumas questões Importantes sobre orientação
Módulo 3 - Implementação de um programa de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação (8 horas)
Conceção e implementação de um Programa de Orientação Escolar e Profissional
Objetivos e finalidades do Programa
Módulo 4 - Orientação Profissional de Adultos - Processo de RVCC (8 horas)
Enquadramento – Educação de Adultos
A Educação de Adultos e o Programa Qualifica
Centro Qualifica - Etapas
Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO