CURSO DE FORMAÇÃO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E FORMAS RELACIONAIS E PEDAGÓGICAS DA CRIANÇA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c-processo-comunicacao-crianca.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os processos de comunicação em situação pedagógica e, importância dos fatores relacionais e pedagógicos na educação da criança.
3.Objetivos Específicos
- Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;
- Compreender a importância da comunicação com a criança;
- Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;
- Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;
- Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.
4.Plano Curricular
Módulo 1 - Processo de Comunicação (15 horas)
O Conceito de Comunicação
Elementos do Processo de Comunicação
Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
Estilos Comunicacionais
Barreiras à Comunicação
Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares
Módulo 2 - Aquisição, Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (15 horas)
A Linguagem – Conceito e Definição
A Fala
Componentes da Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Perturbações da Linguagem
Módulo 3 - Relacionamento Interpessoal na Infância (10 horas)
Relacionamento da Criança
A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
O Fenómeno da “Base segura”
Modelos Internos de Vinculação
Separação e Rutura de Vinculação
Relações Interpessoais e de Amizade
Cooperação entre Crianças
Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
Interações entre Idades Diferentes
As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança
Módulo 4 - Relação Pedagócica e Relevância do Envolvimento Parental (10 horas)
Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
Educação Parental
Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
Programas de Intervenção
Estilos Parentais e Consequências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c-processo-comunicacao-crianca.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os processos de comunicação em situação pedagógica e, importância dos fatores relacionais e pedagógicos na educação da criança.
3.Objetivos Específicos
- Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;
- Compreender a importância da comunicação com a criança;
- Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;
- Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;
- Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.
4.Plano Curricular
Módulo 1 - Processo de Comunicação (15 horas)
O Conceito de Comunicação
Elementos do Processo de Comunicação
Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
Estilos Comunicacionais
Barreiras à Comunicação
Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares
Módulo 2 - Aquisição, Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (15 horas)
A Linguagem – Conceito e Definição
A Fala
Componentes da Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Perturbações da Linguagem
Módulo 3 - Relacionamento Interpessoal na Infância (10 horas)
Relacionamento da Criança
A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
O Fenómeno da “Base segura”
Modelos Internos de Vinculação
Separação e Rutura de Vinculação
Relações Interpessoais e de Amizade
Cooperação entre Crianças
Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
Interações entre Idades Diferentes
As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança
Módulo 4 - Relação Pedagócica e Relevância do Envolvimento Parental (10 horas)
Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
Educação Parental
Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
Programas de Intervenção
Estilos Parentais e Consequências
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO