CURSO DE FORMAÇÃO SECRETARIADO CLÍNICO EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_secretariado_clinico.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Saídas Profissionais
Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
- Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
- Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
- Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
- Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
- Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
- Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Sistema Nacional de Saúde (SNS): Definição e organização (6 horas)
Sistema Nacional de Saúde: Contextualização Histórica
Definição e objetivos do SNS
Avaliação do Sistema Nacional de Saúde
Organização do SNS
SNS e Serviço Nacional de Saúde
Módulo 2 - Suporte Básico de Vida (SBV) (10 horas)
Cadeia de Sobrevivência
Suporte Básico de Vida - Definição
Abordar uma Vítima – condições de segurança
Abordar uma Vítima - ver se responde
Abordar uma Vítima – ver se respira
Abordar uma Vítima - Posição Lateral de Segurança
Obstrução da Via Aérea – pancadas interescapulares
Obstrução da Via Aérea – manobra de Heimlich
Obstrução da Via Aérea – nos Bebés
Módulo 3 - Ética e Deontologia Profissional no âmbito da Saúde (6 horas)
A Ética
A Deontologia
Código de Conduta
O Segredo Profissional
A Ética vs. Deontologia
A importância da Ética e da Deontologia na saúde
Módulo 4 - Comunicação, Relações Interpessoais e Atendimentos ao Público ( 24 horas)
Comunicação
Relacionamento Interpessoal
Atendimento ao Público
Módulo 5- Terminologia médica: Compreensão e redação (10 horas)
A Terminologia
A Terminologia - um meio de comunicação em Saúde
Formação da Terminologia Científica
Terminologia em exames Médicos
Módulo 6- Comunicação Escrita (20 horas)
Comunicação
Relacionamento Interpessoal
Atendimento ao Público
Módulo 7- Atendimento Telefónica (14 horas)
Princípios da Comunicação
Importância do Atendimento Telefónico
Comportamentos e Atitudes ao Telefone
Técnicas de conduta verbal e relacionamento ao telefone
Módulo 8 - Organização e Gestão do Tempo (20 horas)
Princípios e Leis de Gestão do Tempo
Cronófagos ou desperdiçadores de Tempo
Sintomas da má gestão do Tempo
Como gerir o seu Tempo
Organização do Posto de Trabalho
Seis fatores para melhor gerir o seu Tempo
Módulo 9 - Técnicas de Secretariado e Gestão de Processos Clínicos (30 horas)
Enquadramento da função do Secretariado
Evolução da profissão do Secretariado
Funções básicas do Secretariado
Código deontológico
Mitos da Profissão
Perfil Profissional desejado
Responsabilidades e recomendações para um(a) Secretário(a)
Características pessoais de um(a) bom(boa) Secretário(a)
Arquivo
Receção, registo e circuito da Correspondência
Módulo 10 - Inglês Técnico e conversação na Área da Saúde (20 horas)
Revisão linguística
O ambiente hospitalar
Admissões clínicas
Documentação clínica (admissão e alta)
Conversação em ambiente clínico
Sintomas
Dor
Medicação
Sangue
Sinais vitais
Nutrição
Higiene
Envelhecimento
Morte
Trabalho linguístico de consolidação
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_secretariado_clinico.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Saídas Profissionais
Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
- Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
- Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
- Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
- Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
- Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
- Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Sistema Nacional de Saúde (SNS): Definição e organização (6 horas)
Sistema Nacional de Saúde: Contextualização Histórica
Definição e objetivos do SNS
Avaliação do Sistema Nacional de Saúde
Organização do SNS
SNS e Serviço Nacional de Saúde
Módulo 2 - Suporte Básico de Vida (SBV) (10 horas)
Cadeia de Sobrevivência
Suporte Básico de Vida - Definição
Abordar uma Vítima – condições de segurança
Abordar uma Vítima - ver se responde
Abordar uma Vítima – ver se respira
Abordar uma Vítima - Posição Lateral de Segurança
Obstrução da Via Aérea – pancadas interescapulares
Obstrução da Via Aérea – manobra de Heimlich
Obstrução da Via Aérea – nos Bebés
Módulo 3 - Ética e Deontologia Profissional no âmbito da Saúde (6 horas)
A Ética
A Deontologia
Código de Conduta
O Segredo Profissional
A Ética vs. Deontologia
A importância da Ética e da Deontologia na saúde
Módulo 4 - Comunicação, Relações Interpessoais e Atendimentos ao Público ( 24 horas)
Comunicação
Relacionamento Interpessoal
Atendimento ao Público
Módulo 5- Terminologia médica: Compreensão e redação (10 horas)
A Terminologia
A Terminologia - um meio de comunicação em Saúde
Formação da Terminologia Científica
Terminologia em exames Médicos
Módulo 6- Comunicação Escrita (20 horas)
Comunicação
Relacionamento Interpessoal
Atendimento ao Público
Módulo 7- Atendimento Telefónica (14 horas)
Princípios da Comunicação
Importância do Atendimento Telefónico
Comportamentos e Atitudes ao Telefone
Técnicas de conduta verbal e relacionamento ao telefone
Módulo 8 - Organização e Gestão do Tempo (20 horas)
Princípios e Leis de Gestão do Tempo
Cronófagos ou desperdiçadores de Tempo
Sintomas da má gestão do Tempo
Como gerir o seu Tempo
Organização do Posto de Trabalho
Seis fatores para melhor gerir o seu Tempo
Módulo 9 - Técnicas de Secretariado e Gestão de Processos Clínicos (30 horas)
Enquadramento da função do Secretariado
Evolução da profissão do Secretariado
Funções básicas do Secretariado
Código deontológico
Mitos da Profissão
Perfil Profissional desejado
Responsabilidades e recomendações para um(a) Secretário(a)
Características pessoais de um(a) bom(boa) Secretário(a)
Arquivo
Receção, registo e circuito da Correspondência
Módulo 10 - Inglês Técnico e conversação na Área da Saúde (20 horas)
Revisão linguística
O ambiente hospitalar
Admissões clínicas
Documentação clínica (admissão e alta)
Conversação em ambiente clínico
Sintomas
Dor
Medicação
Sangue
Sinais vitais
Nutrição
Higiene
Envelhecimento
Morte
Trabalho linguístico de consolidação
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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