CURSO DE FORMAÇÃO SECRETARIADO E ASSESSORIA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_secretariado_assessoria.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Saídas Profissionais
Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
- Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
- Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
- Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
- Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
- Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
- Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Noções gerais de secretariado (8 horas)
Introdução
A Evolução da profissão de Secretária
Funções básicas do Secretariado
Código Deontológico
Mitos da Profissão
Perfil Profissional Desejado
Responsabilidades e Recomendações para uma Secretária
Características Pessoais de uma boa Secretária
Módulo 2 - O ser e o parecer (9 horas)
Importância da Imagem Profissional para a Imagem da empresa/organização
Requisitos para uma Boa Imagem
Acolhimento e Atendimento
Apresentações e Cumprimentos
Formas corretas de cumprimentar
Módulo 3 - Escrever e responder - a comunicação escrita (9 horas)
Breve história da Comunicação Escrita
Redigir
Organizar Ideias
Para escrever bem
Tipos de Comunicação Escrita
Comunicação Escrita Empresarial
Os Dez Mandamentos da Arte de Escrever
Qualidades da Escrita
Defeitos da Escrita
Dicas para Escrever Melhor
Técnicas essenciais para a Redação
Módulo 4 - Fala e escutar - a comunicação oral (8 horas)
A importância da comunicação
Elementos do processo de comunicação
Barreiras e fatores da comunicação
A importância do silêncio
Fatores Facilitadores da Comunicação
Quatro fatores facilitadores da comunicação
Atendimento Telefónico
Regras para um atendimento telefónico adequado
Elementos essenciais para um desempenho de excelência no atendimento telefónico
Módulo 5- Automatização do escritório (8 horas)
O impacto do computador na empresa
Impacto da automatização na função do secretariado
Serviços mais comuns de automatização do escritório
Correio eletrónico / E-mail
Processador de texto
Módulo 6- Organização ( 8 horas)
Reuniões – Organização de Reuniões
Dicas para organizar uma reunião
Funções do profissional de secretariado na preparação da reunião
Eventos – Organização de Eventos
Passo a passo para organizar eventos
Viagens de Negócios – Organização
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_secretariado_assessoria.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Saídas Profissionais
Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
- Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
- Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
- Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
- Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
- Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
- Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Noções gerais de secretariado (8 horas)
Introdução
A Evolução da profissão de Secretária
Funções básicas do Secretariado
Código Deontológico
Mitos da Profissão
Perfil Profissional Desejado
Responsabilidades e Recomendações para uma Secretária
Características Pessoais de uma boa Secretária
Módulo 2 - O ser e o parecer (9 horas)
Importância da Imagem Profissional para a Imagem da empresa/organização
Requisitos para uma Boa Imagem
Acolhimento e Atendimento
Apresentações e Cumprimentos
Formas corretas de cumprimentar
Módulo 3 - Escrever e responder - a comunicação escrita (9 horas)
Breve história da Comunicação Escrita
Redigir
Organizar Ideias
Para escrever bem
Tipos de Comunicação Escrita
Comunicação Escrita Empresarial
Os Dez Mandamentos da Arte de Escrever
Qualidades da Escrita
Defeitos da Escrita
Dicas para Escrever Melhor
Técnicas essenciais para a Redação
Módulo 4 - Fala e escutar - a comunicação oral (8 horas)
A importância da comunicação
Elementos do processo de comunicação
Barreiras e fatores da comunicação
A importância do silêncio
Fatores Facilitadores da Comunicação
Quatro fatores facilitadores da comunicação
Atendimento Telefónico
Regras para um atendimento telefónico adequado
Elementos essenciais para um desempenho de excelência no atendimento telefónico
Módulo 5- Automatização do escritório (8 horas)
O impacto do computador na empresa
Impacto da automatização na função do secretariado
Serviços mais comuns de automatização do escritório
Correio eletrónico / E-mail
Processador de texto
Módulo 6- Organização ( 8 horas)
Reuniões – Organização de Reuniões
Dicas para organizar uma reunião
Funções do profissional de secretariado na preparação da reunião
Eventos – Organização de Eventos
Passo a passo para organizar eventos
Viagens de Negócios – Organização
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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