CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.
3.Objetivos Específicos
- Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado;
- Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares;
- Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL);
- Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres;
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados;
- Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
4.Saídas Profissionais
O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
5.Plano Curricular
Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas)
Psicologia do desenvolvimento
Conceito
Objeto
Etapas do desenvolvimento humano
Gravidez / nascimento / suas condicionantes
Desenvolvimento intra-uterino
Desenvolvimento pós-natal
Desenvolvimento, crescimento e maturação
Fases do desenvolvimento da criança
Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos
Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas)
Modelos psicológicos
Teoria psicanalítica (Freud)
Teoria da maturação (Gesell)
Teoria do ciclo vital (Erikson)
Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
Teoria cognitiva-social (Vygotsky)
Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas)
Evolução histórica da educação em Portugal
A educação pré-escolar
O ensino básico
Funções do Técnico de Ação Educativa
Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas)
Processo de comunicação
Conceito
Elementos do processo de comunicação
Feedback/Empatia
Barreiras à comunicação
Comportamentos comunicacionais
Atitudes ineficazes
Comunicação assertiva
Relacionamento interpessoal
Complexidade e riqueza da personalidade
Dinâmica do relacionamento humano
Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
Tensões do relacionamento humano
Comunicação e relação pedagógica
Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal
Relacionamento e educação na infância
Relação da criança com outras crianças
Relação da criança com adultos
Impacto das relações entre adultos na criança
Importância do envolvimento parental
Abordagem sistémica da família
Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa
Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas)
Noções de alimentos, seus constituintes e funções
A alimentação nos primeiros dois anos de vida
Tipos de aleitamento
Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons
Introdução da alimentação diversificada
A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação
Ementas saudáveis
Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição
Alimentação infantil em idade escolar
Hábitos alimentares na escola
Como alimentar uma criança que está doente
Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos
Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos
Manutenção dos alimentos à temperatura adequada
Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas)
Prevenção de Acidentes na Infância
Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção
A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes
A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção
Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
Princípios Gerais do Socorrismo
Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
Paragem cardiorrespiratória
Suporte Básico de Vida
Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico
Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica
Situações de emergência médica infantil
Feridas
Hemorragias/Epistaxis
Queimaduras
Mordidelas e Picadas
Afogamento
Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas
Traumatismos
Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência
Crise hipoglicémica em Criança Diabética
Golpe de Calor e Golpe de frio
Crise Asmática em Criança com Asma
Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas)
Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
Caracterização das necessidades educativas da educação
Crianças com imaturidade de desenvolvimento
Crianças hiperativas
Dificuldades de aprendizagem
Crianças com deficiência
Motora
Mental
Visual
Auditiva
Crianças com doenças crónicas
Papel da família
Papel da equipa educativa
Deficiência e agressividade
Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas)
Expressão plástica
Fundamentos da expressão plástica
Técnicas de expressão plástica
Organização dos espaços
Considerações finais sobre a expressão plástica
Expressão musical
Fundamentos da expressão musical
Atividades de canto e movimento
Atividades rítmicas
Instrumentos musicais
Considerações finais sobre a expressão musical
Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas)
Expressão dramática
Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
Expressão dramática - Jogo simbólico
Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
Expressão corporal
Expressão vocal e verbal
Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas)
Observação e conhecimento das crianças
Planear, agir, avaliar, comunicar e articular
Brincar – atividades livres
Atividades pedagógicas – orientadas
Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas)
Funções do técnico de ação educativa
Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
Refeições e sestas
Atividades pedagógicas
Acompanhamento de refeições
Participação nas sestas e na higiene
Sesta/ repouso
Higiene
Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas)
Saúde e higiene pessoal
Higiene oral
Alterações cutâneas
Despiste de alterações visuais
Dietas alimentares
Alimentação nos primeiros dois anos de vida
Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida
Alimentação no período escolar
Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
Conceitos fundamentais
Cuidados básicos de saúde
Principais doenças da infância
Vacinação
Ministrar medicamentos
Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados
Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas)
Estratégias de procura de emprego
Pesquisa de informação para procura de emprego
Medidas ativas de emprego e formação
Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
Rede de contactos
Curriculum vitae
Funções do CV
Regras da elaboração do CV
Tipos de CV
Anúncios de emprego
Candidatura espontânea
Entrevista de emprego
Tipos de entrevista
Fases da entrevista
Aspetos a abordar
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.
2. Objetivo Geral
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.
3.Objetivos Específicos
- Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado;
- Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares;
- Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL);
- Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres;
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados;
- Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
4.Saídas Profissionais
O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
5.Plano Curricular
Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas)
Psicologia do desenvolvimento
Conceito
Objeto
Etapas do desenvolvimento humano
Gravidez / nascimento / suas condicionantes
Desenvolvimento intra-uterino
Desenvolvimento pós-natal
Desenvolvimento, crescimento e maturação
Fases do desenvolvimento da criança
Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos
Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas)
Modelos psicológicos
Teoria psicanalítica (Freud)
Teoria da maturação (Gesell)
Teoria do ciclo vital (Erikson)
Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
Teoria cognitiva-social (Vygotsky)
Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas)
Evolução histórica da educação em Portugal
A educação pré-escolar
O ensino básico
Funções do Técnico de Ação Educativa
Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas)
Processo de comunicação
Conceito
Elementos do processo de comunicação
Feedback/Empatia
Barreiras à comunicação
Comportamentos comunicacionais
Atitudes ineficazes
Comunicação assertiva
Relacionamento interpessoal
Complexidade e riqueza da personalidade
Dinâmica do relacionamento humano
Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
Tensões do relacionamento humano
Comunicação e relação pedagógica
Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal
Relacionamento e educação na infância
Relação da criança com outras crianças
Relação da criança com adultos
Impacto das relações entre adultos na criança
Importância do envolvimento parental
Abordagem sistémica da família
Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa
Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas)
Noções de alimentos, seus constituintes e funções
A alimentação nos primeiros dois anos de vida
Tipos de aleitamento
Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons
Introdução da alimentação diversificada
A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação
Ementas saudáveis
Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição
Alimentação infantil em idade escolar
Hábitos alimentares na escola
Como alimentar uma criança que está doente
Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos
Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos
Manutenção dos alimentos à temperatura adequada
Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas)
Prevenção de Acidentes na Infância
Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção
A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes
A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção
Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
Princípios Gerais do Socorrismo
Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
Paragem cardiorrespiratória
Suporte Básico de Vida
Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico
Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica
Situações de emergência médica infantil
Feridas
Hemorragias/Epistaxis
Queimaduras
Mordidelas e Picadas
Afogamento
Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas
Traumatismos
Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência
Crise hipoglicémica em Criança Diabética
Golpe de Calor e Golpe de frio
Crise Asmática em Criança com Asma
Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas)
Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
Caracterização das necessidades educativas da educação
Crianças com imaturidade de desenvolvimento
Crianças hiperativas
Dificuldades de aprendizagem
Crianças com deficiência
Motora
Mental
Visual
Auditiva
Crianças com doenças crónicas
Papel da família
Papel da equipa educativa
Deficiência e agressividade
Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas)
Expressão plástica
Fundamentos da expressão plástica
Técnicas de expressão plástica
Organização dos espaços
Considerações finais sobre a expressão plástica
Expressão musical
Fundamentos da expressão musical
Atividades de canto e movimento
Atividades rítmicas
Instrumentos musicais
Considerações finais sobre a expressão musical
Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas)
Expressão dramática
Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
Expressão dramática - Jogo simbólico
Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
Expressão corporal
Expressão vocal e verbal
Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas)
Observação e conhecimento das crianças
Planear, agir, avaliar, comunicar e articular
Brincar – atividades livres
Atividades pedagógicas – orientadas
Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas)
Funções do técnico de ação educativa
Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
Refeições e sestas
Atividades pedagógicas
Acompanhamento de refeições
Participação nas sestas e na higiene
Sesta/ repouso
Higiene
Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas)
Saúde e higiene pessoal
Higiene oral
Alterações cutâneas
Despiste de alterações visuais
Dietas alimentares
Alimentação nos primeiros dois anos de vida
Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida
Alimentação no período escolar
Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
Conceitos fundamentais
Cuidados básicos de saúde
Principais doenças da infância
Vacinação
Ministrar medicamentos
Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados
Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas)
Estratégias de procura de emprego
Pesquisa de informação para procura de emprego
Medidas ativas de emprego e formação
Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
Rede de contactos
Curriculum vitae
Funções do CV
Regras da elaboração do CV
Tipos de CV
Anúncios de emprego
Candidatura espontânea
Entrevista de emprego
Tipos de entrevista
Fases da entrevista
Aspetos a abordar
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO