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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_bullying.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying. 3.Objetivos Específicos - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade; - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente; - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores; - Contribuir para a intervenção no contexto escolar. 4.Plano Curricular Módulo 1 - A agressividade (6 horas) A Agressividade Conceito de Agressividade Teorias Explicativas da Agressividade Teoria Catártica da Agressão Teoria Etológica Hipótese da Frustração-Agressão Teoria da Aprendizagem Social Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade A Família Práticas Parentais Relacionamento Entre Irmãos O Grupo de Pares Módulo 2 - O bullying (7 horas) Bullying Definição Vítimas e Agressores Caracterização das Vítimas Caracterização dos Agressores Efeitos do Bullying para as Vítimas Efeitos do Bullying para os Agressores Bullying na Escola Bullying e o recreio Bullying e a Indisciplina Cyberbullying Formas de Cyberbullying Tipos de Cyberbullying Cyberbullying em Contexto Escolar Cyberbullying: Estratégias de Defesa Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas) Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional Estudos Efetuados no Contexto Português Contributos de um Estudo Qualitativo Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas Interpretação e Discussão dos Resultados Estudos Internacionais Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas) Proposta de Intervenção em Contexto Escolar Escola Direção da Escola (Conselho Executivo) Professores em Geral Diretores de Turma Funcionários Alunos Recreios e outros Espaços da Escola Família Restante comunidade Programa de Desenvolvimento Narrativo Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_mobbing_assedio_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária; - Outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a dimensão global do Mobbing, as situações, as causas e métodos mais usados, bem como as consequências e aspetos jurídicos. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de mobbing e aspetos teóricos relacionados; - Identificar situações de mobbing nos locais de trabalho; - Identificar as causas e métodos de mobbing mais usados; - Compreender as consequências do mobbing; - Conhecer os aspetos jurídicos do mobbing. 5. Plano Curricular Módulo 1- Mobbing: Enquadramento Teórico (5 horas) Mobbing – Enquadramento Teórico Conceito de Mobbing Comportamentos de Mobbing Diagnóstico diferencial Incidência Contextualização legal Módulo 2 - Causas, Métodos e Protagonistas (15 horas) Fases do Assédio Moral no trabalho Causas e Protagonistas de Mobbing Características do Ambiente de trabalho Características do Agressor Características da Vítima Os “cúmplices” Módulo 3 - Diferentes Tipos de Mobbing ( 8 horas) Tipos de Mobbing em função da hierarquia laboral Mobbing ou assédio moral vertical descendente Mobbing ou assédio moral horizontal Mobbing ou assédio moral ascendente Mobbing ou assédio moral misto Tipos de Mobbing em função dos objetivos Módulo 4 - Consequências do Mobbing (8 horas) Consequências do Mobbing para a Vítima Consequências do Mobbing para os Observadores Consequências do Mobbing para a Organização Módulo 5 - Aspetos Jurídicos do Mobbing ( 4 horas) Enquadramento Geral Da Moléstia ao Assédio Moral A identificação atual do assédio Caraterísticas distintivas do fenómeno Manifestações: a tipologia do assédio O Assédio no Ordenamento Jurídico Português Conformação: Código do Trabalho Revisão: a alteração legislativa de 2017 O assédio nas relações laborais públicas: unicidade ou dualidade? Da norma à aplicação: a prática jurisprudencial Os bens jurídicos tutelados Vicissitudes do Assédio no Contrato de Trabalho Meios extintivos Meios preventivos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_rvcc_efa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de jovens e adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação e validação de competências na formação de jovens e adultos, essenciais para exercer funções como Técnico de ORVC em Centros Qualifica 3.Objetivos Específicos - Indicar as funções de um Técnico de ORVC; - Aplicar técnicas de Avaliação de Competências; - Desenvolver estratégias de trabalho da autonomia e construção do Portefólio Reflexivo; - Conhecer dinâmicas de grupo motivacionais para jovens e adultos. 4.Saídas Profissionais Integrar equipas de Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão, através do exercício de funções como Técnico de ORVC. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Centros Qualifica (4 horas) Enquadramento dos Centros Qualifica enquanto prioridade na área de educação e formação de adultos em Portugal Público-Alvo Centro Qualifica Objetivos Centro Qualifica Etapas Centro Qualifica Módulo 2 - Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (ORVC) (16 horas) Perfil do TORVC Responsabilidades do TORVC Desafios da atividade profissional Estratégias, técnicas e atividades do TORVC Módulo 3 - Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) (20 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Escolaridade de acesso Perfil do Candidato Reconhecimento de competências escolares e profissionais Processo de certificação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_recrutamento_selecao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Estudantes Finalistas destas áreas e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Saídas Profissionais Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. 3. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de competências, ao nível dos procedimentos e recursos envolvidos num processo de recrutamento e selecção de colaboradores nas organizações. 4. Objetivos Específicos - Promover competências de elaboração e realização de um processo eficaz de recrutamento e selecção; - Distinguir os vários tipos de métodos de selecção e escolha dos mais adequados a cada situação; - Seleccionar o candidato com as técnicas adequadas e avaliá-lo tendo em conta um mapa de competências e perfil pré-definido; - Promover atitudes eficazes na condução dos métodos de selecção. 4. Plano Curricular Módulo 1 - O Processo do Recrutamento (7 horas) Gestão de pessoas Gestão estratégica Definição de recrutamento Lei da oferta e da procura do mercado de trabalho Etapas do processo de recrutamento Necessidades de recrutamento Análise do pedido de recrutamento Definição da função Módulo 2 - Tipo de Recrutamento (9 horas) Recrutamento interno Fontes de recrutamento Vantagens e desvantagens Recrutamento externo Fontes de recrutamento Vantagens e desvantagens Recrutamento misto Módulo 3 - Triagem de candidaturas (8 horas) Conceito de triagem Processo de triagem Questionários Triagem telefónica Módulo 4 - Seleção (8 horas) Conceito de seleção Processo de seleção Seleção por competências Definição Seleção tradicional vs. Seleção por competências Vantagens e desvantagens Módulo 5 - Técnicas de Seleção ( 8 horas) Entrevista telefônica Entrevista Tipos de entrevista Formas de entrevista Fases de entrevista Tipos de perguntas Aspetos a avaliar Responsabilidades do recrutador Regras a cumprir Dinâmicas Testes Teste de aptidão Teste de personalidade Teste de simulação Tomada de decisão Boas práticas – Regulamento Geral sobre Proteção de Dados 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_pdi_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Psicólogos; - Enfermeiros; - Médicos; - Assistentes sociais; - Educadores sociais; - Terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais); - Gerontólogos; - Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, gerontologia, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de proceder à avaliação funcional do idoso, identificando os procedimentos a adotar pelas instituições, na prestação de serviços para um idoso, de acordo com os requisitos da Segurança Social (Ex: Entrevista de Avaliação Diagnóstica, Instrumentos de Avaliação Funcional, PDI, etc…). 3.Objetivos Específicos - Compreender a importância da avaliação funcional do idoso; - Identificar e utilizar os diferentes instrumentos de avaliação funcional do idoso; - Identificar e implementar os procedimentos a adotar pelas instituições, na prestação de serviços para um idoso, de acordo com os requisitos da Segurança Social; - Compreender a importância do PDI do idoso e realizar a sua respetiva elaboração. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social e clínico na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, clínicas geriátricas, etc…). 5.Plano Curricular Módulo 1 - Avaliação Funcional do idoso (6 horas) Avaliação funcional do idoso Instrumentos de avaliação Módulo 2 - Procedimentos a adotar no contexto institucional (6 horas) Etapas da institucionalização do idoso Procedimentos a adotar num contexto institucional Módulo 3 - Plano de Desenvolvimentos individual do Idoso (8 horas) Plano de Desenvolvimento Individual Equipa multidisciplinar Dados de entrada Estrutura Monitorização, avaliação e revisão do PDI 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_estrategias_delinquencia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária, estudantes finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a criminologia, delinquência e intervenção social. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de definir os fatores associados à vitimação, nos seus diversos contextos, identificar as estratégias de prevenção da criminalidade e da delinquência e reconhecer as suas limitações. 3. Objetivos Específicos - Identificar situações de risco que conduzem à vitimação; - Especificar fatores que podem prevenir comportamentos de risco; - Reconhecer as estratégias de prevenção do abuso e do mau trato; - Analisar as limitações da segurança e controlo da delinquência; - Propor medidas de prevenção da criminalidade e da reincidência. 4. Saídas Profissionais Cooperar com instituições públicas e privadas no âmbito de projetos de intervenção multidisciplinar, nas áreas da criminalidade e delinquência. 4. Plano Curricular Módulo 1- Crime, Sociedade e Segurança Interna ( 3 horas) Sistema de Justiça Criminal Análise Sociológica do Crime Definição do Conceito de Crime Categorização do Ato Criminoso O Crime e a Atividade Policial Incidências Territoriais da Criminalidade Intervenção das Autarquias Locais Equipa Multidisciplinar Módulo 2 - Pervenção dos comportamentos de risco e da vitimação (4 horas) Comportamentos de Risco na Fase da Adolescência Prevenção da Delinquência Juvenil Encaminhamento de Casos de Risco A Criminologia e o Delinquente A Personalidade do Delinquente O Estatuto de Vítima Direitos Sociais da Vítima A Perspetiva da Vítima na Explicação do Crime O Crime e o Contexto Habitacional Fatores de Risco na Passagem ao Ato Suicídio em Contexto Prisional Módulo 3 - Avaliação e prevenção da Violência Doméstica (5 horas) Ocorrências Criminais em Portugal A Polícia na Prevenção da Violência Doméstica Conceito de Violência Doméstica Abuso Emocional A Violência Conjugal O Impacto da Vitimação Familiar Perturbação do Stress Pós-Traumático Avaliação Psicológica no Contexto da Violência Doméstica Filhos das Vítimas de Violência Doméstica Plano Nacional contra a Violência Doméstica Apoio à Vítima de Violência Doméstica Módulo 4 - Despiste do mau trato e abuso sexual de menores (4 horas) Maltrato Infantil Conceção face ao Maltrato Infantil Violência Contra as Crianças Os Direitos da Criança Violência Interparental Exposição à Violência Familiar Impacto Psicológico do Abuso Sinais de Alerta na Criança Abusada Prevenção do Mau Trato na Infância Módulo 5 - Estratégias de prevenção para casos de Bullying ( 2 horas) O Conceito de Bullying Impacto Psicológico nas Vítimas de Bullying Violência no Contexto Escolar Prevenção da Violência na Escola Estratégias de Prevenção Política Anti-Bullying Módulo 6 - Intervenção para agressores e delinquentes (2 horas) Criminologia e Prevenção do Crime Estudos Longitudinais sobre a Conduta Desviante A Componente Biológica e o Crime Comportamento de Tendência Antissocial Agressão e Predação Tipologia da Agressão Humana Prevenir Casos de Violência Direitos Humanos na Prevenção da Violência Vitimação em Contexto Prisional Psicopatas em Contexto Prisional Bullying em Contexto Prisional Tratamento Penitenciário Tratamento de Agressores Sexuais Operações de Prevenção da Criminalidade Capacidade de Resposta na Prevenção da Criminalidade 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-processo-comunicacao-crianca.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os processos de comunicação em situação pedagógica e, importância dos fatores relacionais e pedagógicos na educação da criança. 3.Objetivos Específicos - Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças; - Compreender a importância da comunicação com a criança; - Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança; - Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância; - Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Processo de Comunicação (15 horas) O Conceito de Comunicação Elementos do Processo de Comunicação Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal Estilos Comunicacionais Barreiras à Comunicação Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares Módulo 2 - Aquisição, Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (15 horas) A Linguagem – Conceito e Definição A Fala Componentes da Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Perturbações da Linguagem Módulo 3 - Relacionamento Interpessoal na Infância (10 horas) Relacionamento da Criança A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança O Fenómeno da “Base segura” Modelos Internos de Vinculação Separação e Rutura de Vinculação Relações Interpessoais e de Amizade Cooperação entre Crianças Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos Interações entre Idades Diferentes As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança Módulo 4 - Relação Pedagócica e Relevância do Envolvimento Parental (10 horas) Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores) Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo Educação Parental Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais Programas de Intervenção Estilos Parentais e Consequências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_geriatria.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de técnico de geriatria. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar e zelar pelo bem-estar geral do idoso, no seu próprio domicílio e em contexto institucional, mediante orientação de profissionais qualificados na área da Geriatria. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar competências e atitudes teórico-práticas que lhe permitem o exercício da profissão como técnico de geriatria; - Reconhecer o quadro concetual básico que caracteriza o envelhecimento na sociedade atual e diferentes contextos sociais; - Cuidar e vigiar pessoas idosas, selecionando e realizando atividades de animação/ocupação com os mesmos, no seu próprio domicílio e em contexto institucional; - Planificar, desenvolver e acompanhar atividades de animação e ocupação relacionando-as com o quotidiano do idoso; - Zelar pelo bem-estar geral do idoso, vigiar a sua alimentação e garantir o cumprimento das prescrições médicas. 4. Saídas Profissionais Técnico(a) de Geriatria, Ajudante de Acão Direta em Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas, Casas de Repouso e exercer a profissão a título privado. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do Envelhecimento (14 horas) Definição de Geriatria e Gerontologia Tipos de Idades Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Psicopatologias mais prevalentes nos idosos Módulo 2 - Ética e Deontologia ( 14 horas) Ética e Deontologia Profissional Conceito de responsabilidade. Segredo Profissional Direito do idoso Eutanásia Cuidados Paliativos Breve enquadramento jurídico Módulo 3 - Saúde do Idoso - Cuidados básicos (14 horas) Saúde do Idoso – Cuidados Básicos Conceitos de Promoção da Saúde nas Pessoas Idosas Apresentação pessoal e de higiene do técnico de geriatria Doenças associadas ao idoso Módulo 4 - Mobilização da Pessoa Idosa (14 horas) Cuidados Humanos Básicos – Alimentação, Vestuário, Higiene Mobilidade: Transferências e Posicionamentos Ajudas Técnicas Módulo 5 - Noçoes básicas de Primeiros Socorros (13 horas) Princípios Gerais de Socorrismo Noções e Conceitos Noções de Primeiros Socorros Assistência Primária Avaliação da situação Precauções Universais Avaliação Primária Ventilação de socorro Reanimação Cardio-Pulmonar Desobstrução da via aérea Controlo de hemorragia grave Controlo de estado de choque Assistência Secundária Avaliação de lesões Avaliação de enfermidades Sinais e sintomas de Gravidade Módulo 6 - Animação Sócio - cultural e Planificação de Atividades (14 horas) Animação Planificação de atividades Métodos pedagógicos utilizados na planificação de atividades Recursos Avaliação Módulo 7 - Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (9 horas) Apoios formais – a família, o idoso e o cuidador profissional Relação família, idoso e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissional Relação cuidador profissional e cuidador familiar Cuidados comunitários: Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário Cuidados institucionalizados: Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lar de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 8 - A Morte ( 8 horas) Morte Pessoa em fim de vida O Profissional A Família Luto Viuvez Perda do parceiro e suas consequências. Manifestações afetivas, comportamentais e cognitivas 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_reconstituicao_cientifica_atropelamentos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de investigação, para a reconstituição científica de atropelamentos. 3. Objetivos Específicos - Definir e identificar criminalística e o seu objeto; - Definir o objetivo da investigação criminal e suas estratégias; - Identificar a materialização como prova; - Levar a cabo todos procedimentos para o julgamento como “ultimo ato da peça”; - Identificar as ciências afins e auxiliares da investigação criminal; - Perceber a importância e para que serve o Laboratório de Polícia Científica; - Enquadrar a problemática das passadeiras em relação ao Código da estrada; - Identificar o conceito de acidente; - Desenvolver competências para a investigação, salvo as particularidades próprias de cada acidente, e os aspetos relativos ao contacto, impacto e projeção do peão (cinemática e dinâmica); - Reconhecer e identificar os diferentes danos corporais nos peões e suas consequências legais em relação, nomeadamente ao dano; - Identificar o melhor método a utilizar numa reconstituição científica de atropelamento, assim como ter capacidade através desse mesmo método de resolver a reconstituição e apresenta-la a quem de direito. 5. Plano Curricular Módulo 1- Criminalística, Gestão e Local do crime (18 horas) Criminalística Finalidade da investigação criminal Meios de prova e obtenção da mesma Ciências em que a Investigação Criminal se apoia Laboratório de Polícia Científica Gestão Local do Crime Processamento do local do crime Princípio de Locard Tipo de vestígios analisados Preservação e recolha de vestígios Módulo 2 - Passadeiras, Acidentes e Consequências Legais (16 horas) A problemática das passadeiras Conceito de acidente Consequências legais Cinemática dos peões Impacto veículo peões Cinemática pós-impacto Trajetórias típicas do atropelamento Princípio da quantidade de movimento Módulo 3 - Danos corporais nos Peões (16 horas) Danos corporais Projeção de pedestres atropelados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_seguranca_construcao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, inerentes à Higiene e Segurança no Trabalho no setor da Construção Civil, com vista à atualização científica e técnica dos conhecimentos inerentes a esta área de formação. 3. Objetivos Específicos - Interpretar os principais diplomas legais sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como as normas de legislação complementar e específica; - Identificar as causas de acidentes de trabalho, respetivas consequências e custos associados; - Identificar os riscos inerentes à execução de obras em estaleiro, assim como as respetivas medidas para a sua eliminação ou redução; - Reconhecer a importância do Manual de Segurança do Estaleiro e do Plano de Sinalização; - Caraterizar o Plano de Segurança e Saúde (PPS) e os processos da sua implementação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento Teórico (4 horas) Conceitos Fundamentais de Higiene e Segurança no Trabalho Módulo 2 - Enquadramento legl da Segurança, Higiene e saúde no Trabalho (8 horas) Enquadramento Legal da SHT Módulo 3 - Acidentes de trabalho (10 horas) Enquadramento Legal Índices de Sinistralidade Laboral Comunicação de Acidentes/Incidentes Graves à ACT Módulo 4 - Segurança nos estaleiros temporário e móvies (10 horas) Medidas de Prevenção na Montagem/Organização e Desmontagem de Estaleiro Trabalhos de Demolições Movimento de Terras Trabalhos em Altura Operações com Gruas Móveis Medidas de Proteção Coletivo (EPC) Módulo 5 - Plano de Segurança e Saúde (10 horas) Intervenientes Dono de Obra Autor de Projeto Coordenador de Segurança Entidade Executante Módulo 6 - Proteção do Trabalhador (8 horas) Equipamento de Proteção Individual Enquadramento Legal 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3.Objetivos Específicos - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado; - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares; - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL); - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres; - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados; - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. 4.Saídas Profissionais O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas) Modelos psicológicos Teoria psicanalítica (Freud) Teoria da maturação (Gesell) Teoria do ciclo vital (Erikson) Teoria cognitiva (Piaget, Brunner) Teoria cognitiva-social (Vygotsky) Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar O ensino básico Funções do Técnico de Ação Educativa Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas) Noções de alimentos, seus constituintes e funções A alimentação nos primeiros dois anos de vida Tipos de aleitamento Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons Introdução da alimentação diversificada A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação Ementas saudáveis Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição Alimentação infantil em idade escolar Hábitos alimentares na escola Como alimentar uma criança que está doente Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos Manutenção dos alimentos à temperatura adequada Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios Gerais do Socorrismo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Paragem cardiorrespiratória Suporte Básico de Vida Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica Situações de emergência médica infantil Feridas Hemorragias/Epistaxis Queimaduras Mordidelas e Picadas Afogamento Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas Traumatismos Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e Golpe de frio Crise Asmática em Criança com Asma Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas) Observação e conhecimento das crianças Planear, agir, avaliar, comunicar e articular Brincar – atividades livres Atividades pedagógicas – orientadas Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas) Funções do técnico de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas) Saúde e higiene pessoal Higiene oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais Dietas alimentares Alimentação nos primeiros dois anos de vida Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida Alimentação no período escolar Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais Conceitos fundamentais Cuidados básicos de saúde Principais doenças da infância Vacinação Ministrar medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas) Estratégias de procura de emprego Pesquisa de informação para procura de emprego Medidas ativas de emprego e formação Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) Rede de contactos Curriculum vitae Funções do CV Regras da elaboração do CV Tipos de CV Anúncios de emprego Candidatura espontânea Entrevista de emprego Tipos de entrevista Fases da entrevista Aspetos a abordar 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Lisboa Lisboa (Lisboa)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3. Objetivos Específicos - Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças; - Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres; - Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas; - Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares; - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação. 4. Saídas Profissionais O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL's, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos Módulo 2 - Comunicação e relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espáciotemporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 3 - História da educação- o papel do auxiliar de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar Funções do Auxiliar de Ação Educativa Módulo 4 - Primeiro socorros - tipos de acidentes e forma de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade Prevenir a queda com bebés Prevenção de Queimaduras Asfixia Afogamento Intoxicações A criança do Pré-escolar Tipos de Acidentes A criança em idade escolar Tipos de Acidentes Acidentes Rodoviários Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios básicos de primeiros socorros Sistema Integrado de Emergência Médica O que é o Suporte Básico de Vida Compressões Torácicas no Lactente Obstrução da via aérea na idade pediátrica Feridas e Hemorragias Definição de Feridas Epistaxe - Sangramento Nasal Queimaduras Quanto à profundidade Extensão da Queimadura Mordedelas e Picadas Afogamento Afogamento Secundário Lesões Músculo-Esqueléticas Entorses e luxações Fraturas Exemplos de Imobilização Traumatismos Traumatismo abdominal Traumatismo craniano Traumatismo do tórax Doenças Súbitas na Criança Desmaio/perda súbita de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e de Frio Golpe de Frio/Enregelamento Crise Asmática Convulsões Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais/ Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 6 - Expressão plástica e musical ( 10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 7 - Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância (7 horas) Funções do auxiliar de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 9 - Higiene, saúde e segurança da criança (10 horas) Higiene pessoal Saúde e higiene das crianças Dos 2 aos 6 anos Maiores de 6 anos Vigilância da saúde oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais A alimentação na infância A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos Para que precisamos de uma alimentação saudável? Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais Cuidados básicos de saúde Principais doenças infeciosas da infância Administração de medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_cif.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Finalistas de Psicologia, Psicólogos, Professores, Educadores, Terapeutas, Assistentes Sociais, Técnicos de Segurança Social e outros profissionais que pretendam adquirir e/ou consolidar conhecimentos nesta componente. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF nas diferentes áreas. 3.Objetivos Específicos - Conhecer a evolução histórica da CIF; - Compreender e definir os modelos explicativos da CIF; - Diferenciar as várias abordagens de classificação da CIF; - Conhecer a estrutura da CIF; - Compreender a organização e funcionamento da CIF; - Elaborar todo o processo inerente à referenciação de um caso por referência à CIF. 4. Saídas Profissionais - Prática Clínica de Psicologia Clínica e Escolar em Clínicas, Hospitais e Serviços de Psicologia e Orientação Escolar; - Apoio educativo no âmbito das necessidades educativas especiais (NEE); - Inserção em equipas de apoio/acompanhamento das NEE. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Evolução histórica da CIF (3 horas) Modelos de Incapacidade Modelo Médico Modelo Sociomédico Modelo Biopsicossocial Abordagens de Classificação Módulo 2 - Estrutura, organzação e funcionamento da CIF (16 horas) Introdução às classificações Avaliar, Definir e Classificar CIF - Características globais CIF - Rede conceptual CIF - Fundamentação CIF - Estrutura e componentes CIF - Codificação CIF - Contextos de aplicação CIF - Análise Crítica Módulo 3 - Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF (6 horas) Descrição e Estudo de um caso 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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