FORMAÇÃO AVANÇADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/fa_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a educação inclusiva ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Este curso surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas)
Análise do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei nº54/2018 – o que mudou?
Módulo 2 - Objetivos da educação inclusiva ( 32 horas)
Ideias-chave da Educação Inclusiva
Princípios orientadores
Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva
Modelo psicoeducativo e multidisciplinar
Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva
Educação Especial VS Educação Inclusiva
Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença
Módulo 3 - Público - alvo da educação inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (30 horas)
Novas tendências na Educação Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento
Princípios, Visão e Valores
Áreas de Competência
Práticas pedagógicas e didáticas (Professores)
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva ( 8 horas)
Conceito de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis)
Competências de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)
Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno
Acomodações curriculares
Adaptações curriculares não significativas
Adaptações curriculares significativas
Acesso ao currículo e flexibilidade curricular
Abordagem multinível em educação
Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Como é realizado o processo da Identificação da necessidade de medidas?
Módulo 6 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)
Declaração de Salamanca
Participação dos pais ou encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)?
Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres
Reflexão sobre envolvimento dos pais na escola
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/fa_nee.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a educação inclusiva ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Este curso surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
3. Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas)
Análise do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei nº54/2018 – o que mudou?
Módulo 2 - Objetivos da educação inclusiva ( 32 horas)
Ideias-chave da Educação Inclusiva
Princípios orientadores
Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva
Modelo psicoeducativo e multidisciplinar
Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva
Educação Especial VS Educação Inclusiva
Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença
Módulo 3 - Público - alvo da educação inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (30 horas)
Novas tendências na Educação Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento
Princípios, Visão e Valores
Áreas de Competência
Práticas pedagógicas e didáticas (Professores)
Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva ( 8 horas)
Conceito de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis)
Competências de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)
Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno
Acomodações curriculares
Adaptações curriculares não significativas
Adaptações curriculares significativas
Acesso ao currículo e flexibilidade curricular
Abordagem multinível em educação
Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Como é realizado o processo da Identificação da necessidade de medidas?
Módulo 6 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)
Declaração de Salamanca
Participação dos pais ou encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)?
Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres
Reflexão sobre envolvimento dos pais na escola
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
4,00/5
1 reviews
⟩
Foto 1 / 2
CONTATO