FORMAÇÃO AVANÇADA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PORTUGAL
INSCRIÇÕES ABERTAS
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/fa_gestao_recursoshumanos.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a gestão de empresas ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos que pretendam proporcionar uma visão pragmática sobre a gestão de recursos humanos nas organizações. Apresenta as principais práticas de gestão de recursos humanos, com uma forte componente prática. Pretende-se que o formando aprenda as mais importantes técnicas de recrutamento e seleção, como avaliar e gerir competências, como gerir equipas de forma eficaz.
3. Objetivos Específicos
- Coordenar atividades de gestão de recursos humanos, como por exemplo, recrutamento e seleção, gestão da formação, desenvolvimento de competências;
- Desenvolver a atividade de assistente de gestão de recursos humanos, no departamento de recursos humanos de uma instituição;
- Compreender o que é a cultura organizacional e a sua relação com as práticas de recursos humanos;
- Reconhecer a importância da formação no desenvolvimento de novas competências.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - As Técnicas de Recrutamento e Seleção (30 horas)
O processo de seleção com base no mapa de competências
Elaboração do perfil de exigências
Principais fontes de recrutamento
A conceção do anúncio eficaz
A pré-seleção de candidaturas
Tipos de entrevista
Os testes e provas de seleção
Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão
Acolhimento e Integração do novo colaborador
Módulo 2 - O Direito do Trabalho e os Recursos Humanos (22 horas)
O Direito do Trabalho
Conceito e fontes
O Contrato de Trabalho
Noção, elementos essenciais e forma
Período experimental
Contrato de trabalho a termo
O Tempo de Trabalho
Tempo de trabalho e período normal de trabalho
Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado
Isenção do horário de trabalho
Períodos de descanso
Trabalho noturno
Trabalho suplementar
Os Feriados, as Férias e as Faltas
Regime dos feriados
Regime das férias
Noção, tipos e efeitos das faltas
Cessação do Contrato de Trabalho
Caducidade
Revogação
Denúncia durante o período experimental
Despedimento com justa causa “subjetiva”
Despedimento coletivo
Despedimento por extinção do posto de trabalho
Despedimento por inadaptação do trabalhador
Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho
Módulo 3 - Recurso Humanos e Gestão de Competências (34 horas)
As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável
Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos
Importância e limitações das políticas de recursos humanos
Políticas de recursos humanos e cultura organizacional
Gestão de recursos humanos e modelo estrutural
Conceito de competências
Modelos de competências
Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos
Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas
Módulo 4 - Liderança e Gestão de Conflitos (30 horas)
Liderança
Definição de conceitos
Tipos de liderança
Motivação nas equipas
Elogio e crítica
Líder ou liderado
Eficácia da liderança
Gestão de conflitos
O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal
A visão tradicional e atual do conflito
O conflito intra e interpessoal
O conflito organizacional
A resolução de problemas através da administração de conflitos
Módulo 5 - Comunicação Interpessoal e Assertividade (28 horas)
Elementos do processo de comunicação
Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal
Barreiras à Comunicação
Escuta Ativa
Atitudes Comunicacionais
Assertividade
Estratégias para desenvolver a Assertividade
Módulo 6 - Gestão do Tempo e de Equipas de Trabalho (30 horas)
Gestão do tempo
Planeamento do Tempo
Diferenciar tarefas segundo prioridades
Agendamento de atividades
Construir agenda e registos diários
Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo
Bases de uma comunicação eficaz
A importância do trabalho em equipa
Definição e alcance de objetivos
Gestão de reuniões
Criatividade nas equipas
A importância da criatividade nas equipas
Predominância dos hemisférios
Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas
Gestão de ideias – Soluções criativas
Módulo 7 - Igualdade de Oportunidades (10 horas)
Evolução histórica da igualdade de género
História do género feminino no mundo laboral
Conceitos de igualdade e não discriminação
Legislação de igualdade de género
Igualdade de género e responsabilidade social das organizações
Boas práticas em igualdade de género
Módulo 8 - Avaliação do desempenho (10 horas)
Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização
Implementação
O que deve ser avaliado
Fatores de avaliação
Responsabilidades dos Avaliadores
Responsabilidades dos Avaliados
Vantagens
Dificuldades
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/fa_gestao_recursoshumanos.html
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. Destinatários
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a gestão de empresas ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos que pretendam proporcionar uma visão pragmática sobre a gestão de recursos humanos nas organizações. Apresenta as principais práticas de gestão de recursos humanos, com uma forte componente prática. Pretende-se que o formando aprenda as mais importantes técnicas de recrutamento e seleção, como avaliar e gerir competências, como gerir equipas de forma eficaz.
3. Objetivos Específicos
- Coordenar atividades de gestão de recursos humanos, como por exemplo, recrutamento e seleção, gestão da formação, desenvolvimento de competências;
- Desenvolver a atividade de assistente de gestão de recursos humanos, no departamento de recursos humanos de uma instituição;
- Compreender o que é a cultura organizacional e a sua relação com as práticas de recursos humanos;
- Reconhecer a importância da formação no desenvolvimento de novas competências.
4. Plano Curricular
Módulo 1 - As Técnicas de Recrutamento e Seleção (30 horas)
O processo de seleção com base no mapa de competências
Elaboração do perfil de exigências
Principais fontes de recrutamento
A conceção do anúncio eficaz
A pré-seleção de candidaturas
Tipos de entrevista
Os testes e provas de seleção
Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão
Acolhimento e Integração do novo colaborador
Módulo 2 - O Direito do Trabalho e os Recursos Humanos (22 horas)
O Direito do Trabalho
Conceito e fontes
O Contrato de Trabalho
Noção, elementos essenciais e forma
Período experimental
Contrato de trabalho a termo
O Tempo de Trabalho
Tempo de trabalho e período normal de trabalho
Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado
Isenção do horário de trabalho
Períodos de descanso
Trabalho noturno
Trabalho suplementar
Os Feriados, as Férias e as Faltas
Regime dos feriados
Regime das férias
Noção, tipos e efeitos das faltas
Cessação do Contrato de Trabalho
Caducidade
Revogação
Denúncia durante o período experimental
Despedimento com justa causa “subjetiva”
Despedimento coletivo
Despedimento por extinção do posto de trabalho
Despedimento por inadaptação do trabalhador
Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho
Módulo 3 - Recurso Humanos e Gestão de Competências (34 horas)
As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável
Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos
Importância e limitações das políticas de recursos humanos
Políticas de recursos humanos e cultura organizacional
Gestão de recursos humanos e modelo estrutural
Conceito de competências
Modelos de competências
Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos
Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas
Módulo 4 - Liderança e Gestão de Conflitos (30 horas)
Liderança
Definição de conceitos
Tipos de liderança
Motivação nas equipas
Elogio e crítica
Líder ou liderado
Eficácia da liderança
Gestão de conflitos
O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal
A visão tradicional e atual do conflito
O conflito intra e interpessoal
O conflito organizacional
A resolução de problemas através da administração de conflitos
Módulo 5 - Comunicação Interpessoal e Assertividade (28 horas)
Elementos do processo de comunicação
Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal
Barreiras à Comunicação
Escuta Ativa
Atitudes Comunicacionais
Assertividade
Estratégias para desenvolver a Assertividade
Módulo 6 - Gestão do Tempo e de Equipas de Trabalho (30 horas)
Gestão do tempo
Planeamento do Tempo
Diferenciar tarefas segundo prioridades
Agendamento de atividades
Construir agenda e registos diários
Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo
Bases de uma comunicação eficaz
A importância do trabalho em equipa
Definição e alcance de objetivos
Gestão de reuniões
Criatividade nas equipas
A importância da criatividade nas equipas
Predominância dos hemisférios
Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas
Gestão de ideias – Soluções criativas
Módulo 7 - Igualdade de Oportunidades (10 horas)
Evolução histórica da igualdade de género
História do género feminino no mundo laboral
Conceitos de igualdade e não discriminação
Legislação de igualdade de género
Igualdade de género e responsabilidade social das organizações
Boas práticas em igualdade de género
Módulo 8 - Avaliação do desempenho (10 horas)
Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização
Implementação
O que deve ser avaliado
Fatores de avaliação
Responsabilidades dos Avaliadores
Responsabilidades dos Avaliados
Vantagens
Dificuldades
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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