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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_proteccao_criancas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários - Estudantes ou Licenciados no domínio das Ciências Sociais e Humanas, Direito; - Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2.Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da proteção de crianças e jovens; inserção em equipas de comissões de proteção de crianças e jovens. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão aprofundar conhecimentos sobre o enquadramento e funcionamento das C.P.C.J.`s e impacto dos maus-tratos no desenvolvimento psico-emocional da criança e do jovem. 4. Objetivos Específicos - Conhecer a perspetiva histórica da proteção de menores; - Compreender e definir maus-tratos de menores; - Identificar os diferentes modelos explicativos dos maus-tratos a menores; - Compreender a importância da prática dos programas de prevenção de maus-tratos; - Conhecer a perspetiva histórica das CPM e CPCJ; - Compreender os princípios orientadores legislativos na área da proteção de crianças e jovens; - Identificar os diferentes princípios da Lei de Proteção da Criança e Jovem em Perigo (LPCJP).; - Compreender a importância da aplicação ao nível das CPCJ, dos princípios referidos no objetivo específico anterior; - Conhecer os meios de apoio ao funcionamento das CPCJ; - Compreender as diferenças entre o funcionamento das CPCJ em modalidade alargada e modalidade restrita; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na proteção de crianças e jovens; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção inter e multidisciplinar na área da proteção de crianças e jovens. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Maus-tratos de Menores (10 horas) Resenha histórica do tema Algumas definições de maus-tratos a menores Modelo de explicação dos maus-tratos a menores Tipologias de maus-tratos a menores Consequências dos maus-tratos a menores Programas de prevenção de maus-tratos a menores Módulo 2 - Enquadramento Histórico - Legal das C.P.C.J`s (15 horas) Enquadramento histórico das CPCJ Enquadramento legal das CPCJ Análise da legislação aplicável no âmbito da atividade das CPCJ e da Proteção de crianças e jovens em perigo. Módulo 3 - Funcionamento e composição das C.P.C.J`s (20 horas) Funcionamento das CPCJ CPCJ – comissão alargada CPCJ – comissão restrita Módulo 4 - Casos práticos de articulação dos serviços de psicologia e assistência social dos estabelecimentos de ensino com as C.P.C.J`s (15 horas) Níveis de intervenção Casos práticos no âmbito das CPCJ 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Lisboa Lisboa (Lisboa)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_lgp_a1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os interessados que pretendam desenvolver as suas competências de comunicação em Língua Gestual Portuguesa e obter alguns conhecimentos sobre a Comunidade Surda e a sua cultura. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de desenvolver competências para eficaz comunicação gestual e reconhecer aspetos que se ligam à cultura surda. Executar, com perfeito domínio motor e expressivo, léxicos gestuais e, aprofundar o conhecimento de processos de formação de gestos. Este curso tem como objetivo proporcionar aos formandos competências linguísticas e psicolinguísticas em LGP nível A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de Cultura Surda, onde importa ressaltar a importância da comunicação; - Realizar com êxito a tradução contextualizada em situações formais e informais; - Dominar a datilologia em Língua Gestual Portuguesa; - Distinguir estruturas gramaticais das duas línguas: LGP e LP; - Comunicar com correção ao nível dos parâmetros simatosémicos e utiliza-os adequadamente nas produções gestuais; - Desenvolver progressivamente o vocabulário gestual, adequado às diferentes temáticas propostas em cada módulo. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas multidisciplinares de apoio às necessidades educativas especiais. 5. Plano Curricular Módulo 1 - A Língua Gestual Portuguesa como língua natural (4 horas) Breve introdução à Língua Gestual Portuguesa Língua Natural Mitos sobre a Língua Gestual Portuguesa Módulo 2 - Alfabeto gestual (5 horas) Datilologia Características do abecedário gestual Módulo 3 - Numeração (2 horas) Datilologia Características dos números de 0 a 9 Módulo 4 - Configurações (1 horas) Introdução às configurações Configurações descritas Módulo 5 - Saudações (2 horas) Frases curtas em Língua Gestual Portuguesa Frases de saudação e despedida Módulo 6 - Pronomes (2 horas) Pronomes Pessoais Possessivos Módulo 7 - Identificação pessoal (1 horas) Perguntas sobre o nome e idade Conceito de nome gestual Nº telemóvel Dia de nascimento Morada Módulo 8 - Questões Temporais (2 horas) Estrutura gramatical da Língua Gestual Portuguesa Língua Gestual Portuguesa vs Língua Portuguesa Pontos em comum Questões Temporais Módulo 9 - Calendário (2 horas) Dias da semana Meses do ano Estações do ano Módulo 10 - Cores (2 horas) Cores básicas Cores primárias Cores neutras Módulo 11 - Família (2 horas) Graus de parentesco Módulo 12 - Habilitação (2 horas) Divisões de casa Módulo 13 - Meios de transporte (2 horas) Meios de transporte Módulo 14 - Animais (2 horas) Animais de Estimação Módulo 15 - Hábitos diários (2 horas) Hábitos comuns do dia-a-dia Módulo 16 - Estado Civil (2 horas) Casado Solteiro Divorciado Módulo 17 - Vestuário (2 horas) Peças de roupa superiores Peças de roupa inferiores Calçado Acessórios Módulo 18 - Alimentação (2 horas) Carne Peixe Fruta Legumes Bebidas Doces Alimentos Básicos Temperos Módulo 19 - Autoscopia Final (1 horas) Realização de uma Autoscopia final, por videoconferência com o(a) Formador(a) do curso, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do curso de Formação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-norma-iso-22000.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades no fabrico e/ou manuseamento de produtos alimentares e interessados em adquirir conhecimentos sobre a nova Norma ISO 22000:2018, nomeadamente: Responsáveis pela Qualidade e Segurança Alimentar; Coordenadores de Equipa HACCP; Quadros Superiores e Médios de organizações da cadeia de fornecimento de produtos alimentares e fornecedores de ingredientes, embalagens e produtos de higienização e limpeza; Técnicos com funções de elaboração, implementação e atualização do sistema de gestão de segurança alimentar; Consultores na área alimentar; Todos os interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam interpretar e aplicar eficazmente a Norma ISO 22000:2018 relativa à segurança alimentar. 3. Objetivos Específicos - Conhecer o contexto da ISO 22000:2018, o seu âmbito e estrutura; - Compreender as principais diferenças estruturais entre a versão da Norma de 2005 e a versão de 2018; - Familiarizar os formandos com os termos e definições da norma. 4. Plano Curricular Módulo 1 - A Norma NP EN ISO 22000:2018 - Estrutura (7 horas) Contexto histórico da ISO:22000 Estrutura da norma ISO 22000:2018 e as principais diferenças para a anterior versão O duplo ciclo PDCA Conceito do pensamento baseado no risco Termos e definições da ISO 22000:2018 Módulo 2 - Norma ISO 22000:2018 - Planeamento de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (8 horas) Contexto de uma organização Liderança, responsabilidades e autoridades Pensamento em risco e planeamento da mudança Recursos de suporte ao sistema de gestão de Segurança Alimentar Módulo 3 - Norma Iso 22000:2018 - Opreacionalização de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (15 horas) Requisitos para a um Programa de Pré-Requisitos Sistema de rastreabilidade Avaliação e controlo de perigos Monitorização de PPR, PPRO e PCC Tratamento de produtos não conformes Módulo 4 - Norma ISO 22000:2018 - Verificação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (6 horas) Avaliação de desempenho do sistema de gestão pela análise de resultados de monitorizações e medições Verificação da adequação e da eficácia do sistema de gestão através de auditorias Verificação da adequação e da eficácia do sistema de gestão na revisão pela gestão Módulo 5 - Norma ISO 22000:2018 - Melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (4 horas) Tratamento de não conformidades e ações corretivas Melhoria contínua do SGSA Atualização de um SGSA Comparação de conteúdos entre a atual versão da norma e a ISO 22000:2005 Abordagem sobre o processo de transição 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_mobilizacao_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Estudantes e profissionais que exerçam atividades na área da geriatria; - Outros profissionais que se interessem pelo tema, que pretendam adquirir/aperfeiçoar conhecimentos e práticas do dia-a-dia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a importância dos cuidados de mobilização e transferência da pessoa idosa e aplicação dos procedimentos relativos: - aos tipos de posicionamentos adotados perante a situação da pessoa idosa; - às técnicas de transferência e respetivas ajudas técnicas existentes. 3. Objetivos Específicos - Identificar e diferenciar os tipos de posicionamentos a adotar mediante a situação da pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos necessários à aplicação dos diferentes tipos de posicionamentos; - Identificar e diferenciar as várias técnicas de transferência a adotar mediante a situação da pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos necessários à aplicação das técnicas de transferência; - Identificar as diversas ajudas técnicas existentes. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social e clínico na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…). 5. Plano Curricular Módulo 1 - Mobilização e posicionamentos (10 horas) Movimento Humano Mobilidade Consequências da imobilidade Tipos de mobilizações Perigo associado às mobilizações Posicionamentos Fatores de complicação Procedimentos Mobilização no leito Posicionamento Decúbito Dorsal Posicionamento Decúbito Lateral Posicionamento Decúbito Ventral e Semi-Ventral Posicionamento Sentado Módulo 2 - Transferências e ajudas técnicas ( 10 horas) Transferências – Conceitos Gerais Transferências: o que se deve fazer Seleção do tipo de transferência Tipologias de pegas, para as transferências Elevador de pessoas Transferência e mobilização: deitado para sentado Transferência: cadeira de rodas – cama Transferência: cadeira de rodas – sanita Transferência: cadeira de rodas – banheira Transferência: pessoa idosa para o carro Ajudas Técnicas Definição Destinatários Exemplos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
50,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_novo_acordo_ortografico.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam aplicar a nova ortografia, de forma informada e correta. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e regras que lhes permitam aplicar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa no seu quotidiano pessoal e profissional. 3.Objetivos Específicos - Esclarecer dúvidas relativas às alterações previstas no Novo Acordo Ortográfico; - Compreender as alterações de modo a saber utilizá-las em diferentes contextos; - Utilizar corretamente as novas regras do acordo ortográfico; - Aplicar as novas regras através da resolução de exercícios. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Novo Acordo Ortográfico: Enquadramento (2 horas) Pertinência do Novo Acordo Ortográfico Países envolvidos Dificuldades na adesão ao Acordo Aplicação do Novo Acordo Ortográfico Módulo 2 - Alfabeto da Língua Portuguesa (1 horas) Alfabeto da Língua Portuguesa As letras K, W, Y Vocábulos que se escrevem com as letras K, W, Y Módulo 3 - O uso de minúsculas e maiúsculas (1 horas) A utilização de maiúsculas ou minúsculas Opção de usar letra maiúscula ou minúscula inicial Módulo 4 - Supressão de consoantes mudas (2 horas) Supressão de Consoantes Conservação de Consoantes Módulo 5 - O uso do H (1 hora) Utilização do “H” inicial em virtude da etimologia da palavra Supressão do “H” Uso do “H” final Módulo 6 - Dupla grafia (2 horas) Definição de dupla grafia Casos de dupla grafia Associação de vocábulos com dupla grafia associados ao respetivo país Módulo 7 - Acentos gráficos (2 horas) A acentuação em palavras proparoxítonas A acentuação em vocábulos paroxítonos A acentuação em palavras oxítonas Supressão de acentos gráficos em vocábulos esdrúxulos, graves e agudos Módulo 8 - Alterações na hifenização (2 horas) A utilização do hífen Conservação ou supressão do hífen A aglutinação de palavras Módulo 9 - Instrumentos oficiais de aplicação do Acordo Ortográfico ( 1 horas) O Vocabulário Ortográfico Português (VOP) LINCE, conversor para a nova ortografia Módulo 10 - Exercício de sistemtização (10 horas) A utilização correta de maiúsculas e minúsculas A supressão de consoantes mudas O uso do H A dupla grafia Os acentos gráficos A hifenização 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_relatorios_psicologicos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes de Psicologia e Psicólogos. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam elaborar relatórios de avaliação psicológica. 3. Objetivos Específicos - Conhecer os vários tipos e níveis de elaboração dos relatórios de avaliação psicológica; - Compreender de que forma um relatório de avaliação psicológica influencia quem o lê; - Estruturar um relatório de avaliação psicológica; - Saber como agir no momento de devolver um relatório de avaliação psicológica ao paciente. 4. Plano Curricular Módulo 1- Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica ( 10 horas) Avaliação Psicológica Quem realiza? Qual o objetivo? Em que situações é fundamental? Como é realizada? Relatórios de Avaliação Psicológica Módulo 2 - Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica (5 horas) Análise pormenorizada da Estrutura de um Relatório Psicológico Módulo 3 - Relatórios de Avaliação Psicológica na prática (5 horas) Instrumentos de Avaliação Psicológica utilizados na Avaliação de Crianças e Jovens 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
120,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_criminologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os domínios de aplicação da Criminologia e, adquirir conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses. 3. Objetivos Específicos - Indicar os domínios de aplicação da Criminologia; - Definir Personalidade Criminal e Vitimologia; - Explicar as diferentes perspetivas sobre a noção de crime; - Identificar o método e o objeto de estudo da Criminologia; - Realizar a análise criminal de estudos de caso, através da aplicação de conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; - Formação, ensino e investigação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Criminologia e enquadramento teórico ( 4 horas) Criminologia – Enquadramento Teórico Conceito, Método e Objeto Evolução Histórica da Criminologia Importância do estudo da Criminologia Módulo 2 - Personalidade criminal e comportamento desviante (12 horas) Personalidade Criminal Avaliação Psicológica Forense Associação entre Crime e Psicopatologia Módulo 3 - Sociologia criminal (8 horas) Introdução à Sociologia Criminal Teorias e modelos do comportamento violento Módulo 4 - Direito penal (10 horas) Conceito de Direito Penal Fins do Direito Penal e das Sanções Penais Secção I – Fins do direito penal Secção II – Natureza e fins das sanções penais Caraterísticas Essenciais do Direito Penal Classificações do Direito Penal As Ciências Penais. A Dogmática Jurídico-Penal Módulo 5 - Crime organizado e criminologia económica ( 8 horas) O crime organizado Introdução Globalização e sociedade de risco Conceito e estrutura do crime organizado O crime organizado no nosso ordenamento jurídico-penal A criminologia económica Introdução Cenário da política criminal económica Direito penal económico: é legítimo? É necessário? A autorregulação regulada. Corporate governance e compliance O branqueamento Módulo 6 - Vitimologia (10 horas) Definição de conceitos Vitimologia Forense Módulo 7 - Casos práticos de análise criminal (8 horas) O crime e a mente humana Apresentação de dois casos reais de assassinos em série 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_avancado_hst.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, com exercício profissional inferior a dois anos, num período de 5 anos. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para controlo e eliminação dos riscos profissionais. 3. Objetivos Específicos - Realizar o enquadramento legal referente à higiene e segurança no trabalho; - Proceder ao controlo de riscos, de âmbito geral e específico, associados às condições de trabalho; - Implementar medidas preventivas e de proteção; - Implementar sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal e normativo (4 horas) Perfil Profissional Regime de acesso à profissão Enquadramento Histórico da Segurança do Trabalho Conceitos SHT Módulo 2 - Legislação, normas e regulamentos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho ( 12 horas) Diretiva-Quadro Princípios gerais da prevenção Enquadramento público de SST Normalização Principal legislação de SST Conceitos jurídicos Instituições e organizações internacionais Legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais Enquadramento Legal Legislação nacional e comunitária de higiene e segurança do trabalho Módulo 3 - Ergonomia e organização do trabalho (24 horas) Ergonomia Dimensionamento do posto de trabalho Organização do trabalho Módulo 4 - Exposição a agentes físicos e químicos (20 horas) Ruído Vibrações Radiações Iluminação Ambiente Térmico Agentes químicos Módulo 5 - Avaliação e controlo de riscos (16 horas) Etapas do processo de avaliação dos riscos Métodos de análise de riscos Métodos qualitativos Métodos semi – quantitativos Módulo 6 - Sistemas de gestão da Segurnaça e Saúde no Trabalho (24 horas) Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho Modalidades de Organização Avaliação da Prevenção 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
340,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3. Objetivos Específicos - Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças; - Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres; - Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas; - Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares; - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação. 4. Saídas Profissionais O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL's, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos Módulo 2 - Comunicação e relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espáciotemporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 3 - História da educação- o papel do auxiliar de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar Funções do Auxiliar de Ação Educativa Módulo 4 - Primeiro socorros - tipos de acidentes e forma de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade Prevenir a queda com bebés Prevenção de Queimaduras Asfixia Afogamento Intoxicações A criança do Pré-escolar Tipos de Acidentes A criança em idade escolar Tipos de Acidentes Acidentes Rodoviários Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios básicos de primeiros socorros Sistema Integrado de Emergência Médica O que é o Suporte Básico de Vida Compressões Torácicas no Lactente Obstrução da via aérea na idade pediátrica Feridas e Hemorragias Definição de Feridas Epistaxe - Sangramento Nasal Queimaduras Quanto à profundidade Extensão da Queimadura Mordedelas e Picadas Afogamento Afogamento Secundário Lesões Músculo-Esqueléticas Entorses e luxações Fraturas Exemplos de Imobilização Traumatismos Traumatismo abdominal Traumatismo craniano Traumatismo do tórax Doenças Súbitas na Criança Desmaio/perda súbita de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e de Frio Golpe de Frio/Enregelamento Crise Asmática Convulsões Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais/ Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 6 - Expressão plástica e musical ( 10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 7 - Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância (7 horas) Funções do auxiliar de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 9 - Higiene, saúde e segurança da criança (10 horas) Higiene pessoal Saúde e higiene das crianças Dos 2 aos 6 anos Maiores de 6 anos Vigilância da saúde oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais A alimentação na infância A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos Para que precisamos de uma alimentação saudável? Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais Cuidados básicos de saúde Principais doenças infeciosas da infância Administração de medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_espanhol_a1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os interessados que pretendam adquirir conhecimentos elementares (Nível A1 e A2) de Língua Espanhola. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos elementares de Língua Espanhola, ao nível da gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita. 3. Objetivos Específicos QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS - A1 Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. - A2 Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. 5. Plano Curricular Módulo 1 - iBienvenidos al Español! (10 horas) O espanhol no mundo Comunidades autónomas Países hispanohablantes Idiomas de Espanha Portugal e Espanha Dias da semana Meses do ano Alfabeto Letras e sons do espanhol Falsos amigos Ir a + Infinitivo Sinais de pontuação Módulo 2 - Me presento (15 horas) Saudações e despedidas Países e nacionalidades Números Descrição física e psicológica Artigos definidos e indefinidos Presente do Indicativo (regular) Módulo 3 - Día a día (15 horas) As horas Atividades/Rotinas diárias Tarefas domésticas Membros da família Partes da casa Móveis e objetos Conjunções y / o / pero Possessivos Presente do Indicativo (verbos irregulares) Módulo 4 - Del ocio a la mesa (15 horas) Atividades de ócio Desportos Comidas Alimentos e bebidas Produtos Expressões para pedir Estar + gerundio Sí/No/También/Tampoco Muy vs. Mucho Pretérito Perfecto Módulo 5 - El consumo (15 horas) Profissões Lojas e produtos Preços Compras e prendas Espaços de consumo Apócope do adjetivo Demonstrativos Pronomes de OD e OI Pretérito Imperfeito 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_violencia_domestica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nas áreas relacionadas com o apoio social e intervenção comunitária ao nível da violência doméstica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de definir os fatores associados à violência doméstica nos seus diversos contextos, identificar as estratégias de prevenção e de intervenção e, reconhecer as suas limitações. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica; - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que atuam neste domínio; - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica; - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal; - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objetivo de detetar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção; - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas; - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de apoio no domínio da violência doméstica; - Conhecer a legislação e proteção jurídica no domínio da violência doméstica. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de Assistência Social e Psicológica em entidades Públicas e/ou Privadas. Integrar equipas de Casas de Apoio e Abrigo. Coordenar projetos e atividades de Prevenção e Intervenção no domínio da violência doméstica. 5. Plano Curricular Módulo 1- Violência Doméstica: Contextualizacão e reflexão (6 horas) Violência Doméstica: perspetiva geral e enquadramento Vítimas de Crimes Vítimas de Violência Doméstica Mulheres Vítimas de Violência Doméstica Módulo 2 - Dinânicas e processos associados à Violência Conjugal (10 horas) Perspetiva histórica da Violência Conjugal Modelos teóricos de Abordagem da Violência Conjugal Impacto da Vitimação Conjugal Ciclo da Violência Conjugal Violência Conjugal: fatores de risco e fatores protetores Violência Conjugal: perfil da vítima e do agressor Módulo 3 - As vítimas da Violência Doméstica (4 horas) Pessoas Idosas Definição e conceptualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Crianças, Adolescentes e Mulheres Violência contra a criança e adolescentes Violência contra a mulher Homens e Pessoas portadoras de deficiência Violência contra homens Violência contra pessoas portadoras de deficiência Módulo 4 - Questões legais no combate à Violência Doméstica (12 horas) O que diz a Lei Declaração Universal dos Direitos do Homem Constituição da República Portuguesa Convenção de Istambul Declaração dos Direitos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas Código Penal O Bem Jurídico Protegido O Concurso de Crimes O Fundamento da Natureza Pública do Crime O Suicídio da Vítima Violência na Idade Maior Questões de Direito Adjetivo (Processual) A vítima e a centralidade do arguido Flagrante delito Recolha de prova Declarações para memória futura O silêncio Módulo 5 - Princípios de intervenção na Violência Doméstica (10 horas) Intervenção Multidisciplinar/Intervenção na Crise Os diferentes profissionais da intervenção Intervenção na crise e estado de crise: conceitos e significados Intervenção na crise: triagem/rastreamento Intervenção na crise: princípios reguladores Avaliação do risco O Processo de Apoio O 1º atendimento Particularidades no atendimento/apoio Diagnóstico Planos de segurança Módulo 6 - Reinserção e prevenção da Revitimização (8 horas) Modelo Transteorético da Mudança Acompanhamento do caso Respostas de apoio 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_medicao_ruido_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam utilizar corretamente as metodologias e instrumentos de medição do ruído. 3. Objetivos Específicos - Enumerar os parâmetros e unidades de medição; - Utilizar adequadamente os equipamentos de leitura; - Efetuar corretamente as medições de ruído nos locais de trabalho; - Selecionar os equipamentos de proteção coletiva e individual em função do ruído analisado. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Parâmetros e Unidades de Medição (6 horas) Caracterização da Onda Sonora Pressão Sonora Frequência do Som Comprimento de Onda Caracterização das Fontes Intensidade Sonora Tipo de sons em relação ao tempo Módulo 2 - Equipamentos de Leitura e Princípios de Fucionamento (8 horas) Instrumentos de Medição Descrição no Tempo do Nível de Pressão Sonora Módulo 3 - Ruído: Efeitos da exposição (4 horas) Efeitos do Ruído Excessivo Audibilidade Humana Fatores que Influenciam a Lesão Auditiva Consequências do ruído Principais alterações associadas ao risco do ruído Alteração temporária do limiar auditivo (fadiga auditiva) Alteração permanente do limiar auditivo Trauma acústico Doença vibro-acústica A Surdez como Doença Profissional Vigilância Médica Módulo 4 - Valores Limites de Exposição e Nível de Ação (10 horas) Cálculo da Exposição Diária ao Ruído Módulo 5 - Metodologia e Estratégia de Amostragem (10 horas) Medição e Amostragem Análise do Posto de Trabalho Medição baseada na Tarefa Medição baseada na Função Cálculo de Incertezas (ISO 9612) Cálculo da Incerteza da Medição Módulo 6 - Medidas de Prevenção, Proteção Coletiva e Individual (6 horas) Medidas de Prevenção e Proteção Exemplo de Medidas a Aplicar para o Controlo do Risco Proteção Individual Módulo 7 - Legislação e Normas Técnicas (6 horas) Enquadramento Legal e Normativo Normalização Aplicável 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/curso-procurement.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Gestores, Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística. Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de avaliar a dimensão do Procurement para as Organizações que se querem apresentar como competitivas nos mercados onde atuam, de conhecer todas as fases do processo de Procurement, desde a identificação da necessidade até à receção do produto e, de utilizar o Procurement na otimização de todas as compras efetuadas, bem como na melhoria contínua da Cadeia de Fornecimento. 3. Objetivos Específicos - Introduzir o conceito de Procurement; - Estabelecer as diferenças entre Sourcing e Procurement; - Descrever a importância do Procurement para a competitividade das Empresas; - Caraterizar as diferentes atividades inerentes à Função Compras; - Explicar a importância das relações com os fornecedores; - Confirmar a relevância dos Sistemas de Informação em todo o processo de Procurement; - Descrever o processo de negociação e sistematizar diferentes técnicas deste processo; - Distinguir diferentes conceitos de Eletronic Procurement; - Utilizar diferentes tipos de E-Procurement; - Diferenciar E-Procurement e E-Commerce. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Introdução do Procurement (10 horas) A Cadeia de Valor e o Procurement; O Procurement e o seu impacto nas organizações; Procurement: Sourcing versus Purchasing; Procurement Sustentável. Módulo 2 - Organização da Função Compras (10 horas) Função Compras; Evolução da Função Compras; Gestão Estratégica de Compras; Indicadores de Desempenho; Sistemas de Informação. Módulo 3 - Negociação no Procurement (15 horas) A negociação e a sua natureza; Etapas da negociação; Estratégias e táticas da negociação. Módulo 4 - Electronic Procurement ( E- Procurement) (15 horas) E-Procurement: Introdução; Diferentes tipos de E-Procurement; Benefícios e barreiras do E-Procurement; Desafios na implementação do E-Procurement. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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