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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Cidadania e risco social (10 horas) Direitos político, civil e social Fragmentação social Individualização Genes egoístas e empatia Globalização Risco social Globalização solidária Módulo 2 - Exclusão e inclusão social (20 horas) Globalização e exclusão social Tipos de exclusão social Identidades e inclusão social Fatores de inclusão e exclusão social Lugares da exclusão social GapMinder Módulo 3 - Políticas de ação social e intervenção comunitária (10 horas) O modelo Social Europeu O modelo Mediterrâneo Ações sociais portuguesas Conceito de comunidade Modelos de intervenção social Projetos sociais de sucesso Legitimações para intervir Módulo 4 - Psicologia da família/ Relações familiares (25 horas) Psicologia da Família Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica Família como Sistema – Perspetiva Sistémica Família como Agente de Socialização Caracterização das Interações Familiares Vinculação Vinculação na Infância Vinculação na Idade Adulta Conflitualidade na Família Parentalidade Famílias Monoparentais Famílias Adotivas Famílias de Acolhimento Famílias Reconstruídas Módulo 5 - Intervenção sócio-educativa comunitário em adultos (15 horas) A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família Intervenção Familiar Critérios de Funcionalidade Familiar Intervenção Familiar: porquê? Avaliação Diagnóstica Familiar Modelo Sistémico na Intervenção Familiar Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar Modelos de Intervenção Comunitária Prevenção Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária Contextos de Intervenção Comunitária Módulo 6 - Intervenção sócio -educativa comunitária em crianças e jovens (15 horas) Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família O Desenvolvimento da Criança A Importância do Jogo Fases de Desenvolvimento da Criança A entrada para a escola A importância da organização dos tempos livres O Adolescente e o Jovem Adulto Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores Alteração da relação com os pares A construção da identidade Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência Desenvolvimento Familiar Módulo 7 - Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (25 horas) Educação Social Pedagogia Social Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social A Pedagogia Social na Alemanha Estado Providência e Educação Social Marco jurídico e educação social Conceito de Educação Social Diferentes Perspetivas da Educação Social Eixos da Educação Social Conclusões Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes Contextualização teórica da Exclusão Social Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho” As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho” O Rendimento Social de Inserção - RSI Desenvolvimento Comunitário Desenvolvimento Comunitário vs Educação O Desenvolvimento Comunitário e/ou local A escola como promotora de desenvolvimento local O papel do educador Desenvolvimento local Que modelos de desenvolvimento local para a escola? Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal Módulo 8 - Psicologia comunitária (20 horas) As origens históricas da Psicologia Comunitária Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade Definição e objetivos da psicologia comunitária Definição de comunidade Fundamentos da Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária e Ecologia Psicologia Comunitária e Teoria da Crise Psicologia Comunitária e Suporte Social Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção Psicologia Comunitária e intervenção social Desenvolvimento e participação comunitária Empowerment e Comunidade Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_cuidados_continuados.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, auxiliares de ação médica, nutricionistas, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente crónico e terminal, bem como familiares, viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível da rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Reconhecer os princípios e valores dos cuidados continuados integrados no sistema de saúde; - Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família e controlo sintomático; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção em cuidados continuados e paliativos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação, nos cuidados continuados integrados; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Contextualização e princípios dos cuidados continuados e paliativos (8 horas) Cuidados Continuados e os Sistemas de Saúde Conceito de Cuidados Continuados, continuidade de cuidados e cuidados paliativos Modelo de Rede dos Cuidados Continuados, respetivos princípios e direitos Cuidado Integral da pessoa, promoção da autonomia e dignidade do doente O papel da Família A intervenção multidisciplinar Módulo 2 - Organização e gestão dos serviços de cuidados continuados integrados no sistema de saúde (12 horas) Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) Marcos históricos e legislativos da RNCCI A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI Implementação e Financiamento da RNCCI Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI Módulo 3 - Equipas multidisciplinares nos serviços de cuidados continuados integrados (10 horas) Filosofia dos cuidados continuados em saúde Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar Papel do médico de família na equipa de saúde Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação Módulo 4 - Ética nos cuidados continuados integrados (14 horas) Noções Básicas de Bioética e Ética Médica O que é a Bioética Diferentes momentos da Bioética Princípios da Bioética Princípio da autonomia Princípio da beneficência Princípio da não maleficência Princípio da justiça Princípio da proporcionalidade O que é Ética Médica Aplicação dos princípios de Bioética e de ética em Saúde, nas situações concretas de cuidados continuados e paliativos Questões controversas nos cuidados continuados e paliativos Testamento Vital, Consentimento Informado, Eutanásia e Suicídio Assistido Módulo 5 - Relação terapêutica e comunicação (14 horas) A importância da Comunicação nos cuidados continuados A comunicação enquanto fenómeno social: a comunicação Emocional e Assertiva A competência comunicacional em cuidados paliativos integrados Fundamentos Teóricos da relação de Ajuda Competências de base para a relação de ajuda com o doente e a sua família Atitudes de escuta empática, aceitação incondicional e congruência Treino de técnicas de entrevista clínica Grupos de encontro Módulo 6 - Envelhecimento:Aspetos biológicos, sociais e psicológicos (20 horas) Conceito de Envelhecimento Causas de Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Abordagem de algumas teorias: Teorias Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémicas, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Teorias Biológicas do Envelhecimento Envelhecimento Biológico Aspetos Sociais do Envelhecimento Relações Sociais na velhice Envelhecimento Demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias Atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Apreendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 7 - Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados (25 horas) Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados Abordagem específica e individualizada das patologias mais frequentes em Cuidados Continuados Integrados, boas práticas e estratégias de intervenção com vista à promoção e funcionalidade para uma melhor qualidade de vida Estados vegetativos Patologias ortopédicas Gestão de doença crónica Doença cardíaca Doença Pulmonar Demências Doenças Oncológicas - Cancro Síndromes geriátricos AVC Doença hepática Doença Renal Módulo 8 - Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados (16 horas) Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados Princípios gerais, fisiológicos e avaliação da dor Controlo da dor por meios farmacológicos e não farmacológicos Controlo da dor e qualidade de vida Tratamento de feridas e úlceras de pressão Nutrição Sintomas específicos de doenças não oncológicas Módulo 9 - Reabilitação e dependências (20 horas) Modelo de Cuidados dirigidos à independência das pessoas idosas Avaliação Multidimensional Avaliação Funcional Estrutura Organizacional, Conceitos, Tipologias e Critérios de referenciação Equipas de Apoio Domiciliário Unidades Sócio-Ocupacionais Unidades Residenciais Unidades de Convalescência Tipologias de utentes e Critérios de admissão Objetivos das Unidades de Convalescença Tipologia dos Serviços Metodologia de Trabalho Preparação do membro da família e/ou prestador de cuidados informais Envolvimento nos cuidados ao doente Instrumento de Avaliação Psicossocial Módulo 10 - Cuidados paliativos (25 horas) Revisão histórica dos cuidados paliativos Cuidados paliativos em Portugal - Do Programa Nacional de Cuidados Paliativos ao Plano Estratégico para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Doentes a que se destina – Cuidados Paliativos Organização dos cuidados paliativos Humanização e cuidados paliativos Módulo 11 - Família, morte e apoio no luto (16 horas) A Família - Noção de família; Família(s): definição de família em função da sua constituição. Espaço e Tempo da família Psicologia da morte: a visão existencialista da morte; uma perspetiva psicológica da morte; influência da morte na perceção da vida O processo de morrer: reações face à morte; a consciência de estar a morrer O luto: teorias do luto; o processo de luto; intervenção terapêutica no luto A perda do familiar e suas consequências. Manifestações afetivas. Manifestações comportamentais e cognitivas Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção; comunicar as más notícias Os profissionais de saúde perante a morte: programas psicoeducativos sobre a morte; prevenção de burnout Módulo 12 - Assistência social e psicológica nos cuidados continuados integrados (20 horas) Intervenção do serviço social numa equipa interdisciplinar de cuidados paliativos Serviço social nos cuidados continuados Objeto de intervenção e metodologia usada pelo serviço social As redes de suporte social Intervenção do serviço social na família - aplicações práticas Fatores psicológicos, socioculturais, interpessoais e espirituais na doença crónica e terminal Metodologia de avaliação do indivíduo e da sua família com doença grave e terminal Avaliação de questões específicas comuns em doentes graves e terminais: psicopatologia, respostas de luto, dor, desesperança, capacidade de tomada de decisões Exemplos de intervenções específicas: dignity therapy, terapia de apoio, terapia cognitivo-comportamental Especificidades da intervenção clínica: limites, estrutura, setting Módulo 13 - Projeto final (80 horas) Elaboração de um projeto no âmbito dos Cuidados Continuados e Paliativos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Epidemiologia do cancro Fisiopatologia Classificação e nomenclatura das neoplasias Etiologia do cancro Manifestações clínicas do cancro Diagnóstico Estratégias terapêuticas para o cancro Cuidados de suporte na terapêutica do cancro Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências comunicacionais Como comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização Oncologia - Definição Psicologia - Definição Contributos da Psicologia da Saúde Psico-Oncologia - Definição Psico-Oncologia Pediátrica Oncologia Cancro – Etiologia da palavra Cancro – Definição Causas do Cancro Principais tipos de cancro Tipos de Cancro Cancro do Pulmão Cancro da Mama Cancro da Próstata Cancro do Cólon-Rectal Leucemias Principais tratamentos da Doença Oncológica Quimioterapia Radioterapia Cirurgia Hormonoterapia Imunoterapia Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro Ações de prevenção primária contra o cancro Ações de prevenção secundária contra o cancro Rastreio Diagnóstico precoce Ações de prevenção terciária Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas Cancro e aspetos psicossociais Adaptação à doença oncológica Implicações psicossociais da Doença Oncológica Principais implicações psicossociais para o doente Principais implicações psicossociais para a família Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Cancro Qualidade de vida nas crianças com cancro Psicopatologia e Cancro Psicopatologia Psicopatologia e Cancro Depressão Ansiedade Pós-Traumático stress Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Psico-Oncologia: Bases Históricas Abordagem sócio-histórica do cancro da luta contra o Cancro em Portugal História Científica do Cancro História Social do Cancro História do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) Liga Portuguesa Contra o Cancro Um exemplo da representação social acerca do cancro Era uma vez…a Psico-Oncologia! Psico-Oncologia nos IPOFG e LPCC Bases Teóricas na Psico-Oncologia Modelos importantes para a Psicologia no âmbito da doença oncológica O comportamento Humano Modelos que servem de base na Psico-Educação, área inserida na Psico-Oncologia Modelo ecológico de Bronfenbrenner como marco teórico para a Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia Modelo de Kübler Ross Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Avaliação em Psico-Oncologia Avaliação Psicológica Avaliação da depressão em doentes oncológicos Avaliação de estados depressivos em crianças Avaliação da ansiedade em adultos Avaliação da ansiedade em crianças Avaliação da Qualidade de Vida em adultos Avaliação QDV em crianças Avaliação da Dor em Adultos Avaliação da Dor em Crianças Intervenção em Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia A Consulta Psicológica Intervenção psicológica na doença oncológica Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh Principais intervenções com a criança com cancro Intervenção com familiares de doentes oncológicos Intervenção psico-oncológica em Grupos Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) A história dos cuidados paliativos A história dos cuidados paliativos em Portugal Filosofia e fundamentos éticos de cuidados paliativos Definição e princípios de cuidados paliativos Avaliação do doente em cuidados paliativos Especificidades dos Cuidados Paliativos em Oncologia Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Equipas Multidisciplinares - Contextualização A Maturidade das equipas O Psicólogo na Equipa de Psico - Oncologia Objetivos e Reunião da Equipa Multidisciplinar Burnout: Abordagem Histórica Conceito de Burnout Causas de Burnout Sinais e Sintomas de Burnout Prevenção e tratamento Modelos de Burnout Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Definição de bioética Ética e Moral Bioética Tipos de teorias éticas Ética do carácter – virtudes - Aristóteles Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes Kantismo – obrigação – Immanuel Kant Utilitarismo – consequências – Stuart Mill Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena Teoria da Bioética Principialista National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research Belmont Report Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress) Obrigação Prima Facie Princípio da beneficência Princípio da não maleficiência Princípio da autonomia Princípio da justiça e ou equidade A bioética aplicada à oncologia O que é a oncologia O que é o cancro O que é a psico-oncologia A ética aplicada Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia Filme que problematiza questões oncológicas Módulo 9- Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psico-Oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_avaliacao_forense.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e outros Profissionais de Comissões de Proteção de Menores, Centros Educativos de Apoio, Sistema de Saúde, Segurança Social e de Reabilitação, Emprego, Sistema Prisional e Tribunais, Enfermeiros. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos de Avaliação Clínica Forense de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder a avaliações clínicas forenses e consultadoria forense. 3. Objetivos Específicos - Conhecer a Legislação Portuguesa no âmbito forense; - Identificar os domínios da avaliação; - Identificar os contextos de intervenção/áreas de atuação do psicólogo forense; - Adquirir competências de avaliação psicológica no âmbito da perícia judicial; - Reconhecer a validade e credibilidade do testemunho; - Redigir Relatórios Forenses; - Identificar propostas e programas de intervenção e prevenção. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Organização do sistema médico-legal em portugal (10 horas) Contextualização histórica Medicina Legal e Ciências Forenses Organização médico-legal portuguesa Intervenção médico-legal: a Vítima Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) Química e Toxicologia Forense Genética e Biologia Forense Clínica e Patologia Forense Tecnologias Forenses e Criminalística Serviços ao Cidadão Módulo 2 - Psicologia forense e psiquiatria forense (10 horas) Psicologia Forense Perspetiva Histórica Princípios éticos Psicologia Clínica Vs. Psicologia Forense Âmbito da Psicologia Forense atual Especificidades dos diversos tipos de perícia Psiquiatria Forense Perspetiva Histórica Princípios éticos Intervenção da Psiquiatria frente ao Direito Âmbito Psiquiatria Forense atual A Psicopatologia em sede forense Módulo 3 - A atividade pericial (10 horas) O Perito A prova A perícia A Perícia Médico-legal Forense Competências periciais dos serviços médico-legais A perícia médico-legal como meio de prova Os peritos – direitos, deveres e causas de cessação de exercício do cargo A perícia Psicológica Forense O processo pericial O relatório pericial O perito em tribunal Módulo 4 - Imputabilidade vs inimputabilidade e perigosidade (10 horas) O Direito e a Psicologia Forense Noções de Crime, Imputabilidade, Inimputabilidade e Perigosidade As inter-relações entre a Psicologia Forense e os conceitos de «Imputabilidade», «Inimputabilidade» e «Perigosidade» Módulo 5 - Avaliação clínica em contexto forense (60 horas) A Psicologia Forense e o Direito A avaliação psicológica em contexto forense A avaliação psicológica forense: questões éticas e deontológicas A perícia psicológica forense: caracterização e enquadramento legal Relatórios de avaliação psicológica forenses Metodologias usadas na elaboração dos relatórios forenses Módulo 6 - Instrumentos de avaliação clínica em contexto forense (25 horas) A Avaliação Psicológica em Contexto Forense – Enquadramento Avaliação Psicológica em Processo Penal Instrumentos de Avaliação Psicológica de Vítimas de abuso sexual Instrumentos Avaliação Psicológica da Negligência e dos Maus Tratos Físicos e Psicológicos à Criança Instrumentos Avaliação Psicológica de Vítimas de Violência Doméstica Instrumentos Avaliação Psicológica de Agressores Conjugais Instrumentos Avaliação Psicológica de Jovens Ofensores A Avaliação Psicológica em Processo Cível Instrumentos na Avaliação Psicológica das Responsabilidades Parentais nos Casos de Separação e Divórcio Descrição de alguns dos Instrumentos de Avaliação Clínica mais utilizados no contexto forense Listagem de Instrumentos de Avaliação Clínica mais utilizados no contexto forense Módulo 7 - Relatórios de avaliação clínica em contexto forense (15 horas) Definição de Relatório de Avaliação Psicológica (RAP) Modelo, Estrutura e Seções do Relatório de Avaliação Psicológica Identificação de seções de um RAP Princípios orientadores na redação dos RAP Conselhos práticos para a redação dos RAP Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação Clínica Forense, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_intervencao_psicologica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito das Crianças e Adolescentes, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm com crianças e adolescentes. 3. Objetivos Específicos - Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança; - Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas; - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5; - Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens; - Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção; - Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Avaliação psicológica (10 horas) O que é a avaliação psicológica Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência Críticas ao método dos testes Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica Antecedentes históricos Os testes como método de avaliação psicológica Módulo 2 - Instrumento na avaliação psicológica (25 horas) Instrumentos na avaliação psicológica A entrevista Observação Testes psicológicos Módulo 3 - Relatório psicológicos (15 horas) Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática Módulo 4 - Classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde - cif como instrumentos de avaliaçõ psicológica (25 horas) Modelos de Incapacidade Modelo Médico Modelo Sociomédico Modelo Biopsicossocial Abordagens de Classificação Classificação da Funcionalidade CIF - Características globais CIF – Rede concetual CIF - Fundamentação CIF – Estrutura e componentes CIF – Codificação CIF – Contextos de aplicação CIF - Análise Crítica Módulo 5 - Psicopatologia da criança e do adolescente (20 horas) Classificação e etiologia das psicopatologias Avaliação e Diagnóstico O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes Integração da informação e formulação do diagnóstico Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes Perturbações da primeira infância Perturbações de Eliminação Perturbações de Alimentação Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes Transtorno da Ansiedade de Separação Transtorno de Ansiedade Generalizada Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social Depressão Infantil Transtorno distímico Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes Perturbação Oposicional Desafiante (ODD) Perturbação de Conduta (CD) Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes Anorexia Bulimia Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) Perturbações globais do desenvolvimento Síndrome de Rett Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância Perturbação de Asperger Módulo 6 - Psicoterapia infantil (20 horas) Objetivos da psicoterapia infantil O psicoterapeuta infantil – perfil Obstáculos e dificuldades no exercício profissional A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança A ludoterapia A ludoterapia aplicada a diversos contextos Sala de ludoterapia Técnicas de ludoterapia Módulo 7 - Adolescência e intervenção psicológica (25 horas) Adolescência e desenvolvimento Desenvolvimento biológico e físico na adolescência Desenvolvimento cognitivo na adolescência Desenvolvimento da personalidade na adolescência Auto-conceito e auto-estima Identidade e desenvolvimento Contributos de Erikson e Marcia Desenvolvimento social na adolescência Contextos de socialização Família e estilos parentais Papel do grupo de pares Influência da cultura Desenvolvimento psicossexual na adolescência Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_salarial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os profissionais que por inerência das suas funções necessitem de adquirir ou aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão de remunerações. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre as técnicas básicas de análise, estruturação e implementação de um plano remunerações, com a finalidade de integrar o sistema de gestão de Recursos Humanos. 3. Objetivos Específicos - Compreender a remuneração como componente fundamental às estratégias de recursos humanos; - Adquirir conhecimentos e conceitos relacionados à remuneração variável, participação nos lucros e remuneração por competências e funções; - Conhecer e identificar os princípios base para implementação e manutenção de uma estrutura de salários; - Identificar ferramentas e modelos de remuneração; - Identificar e corrigir discrepâncias salariais; - Realizar uma análise salarial (interna e externa); - Estruturar um Plano de Remunerações; - Estabelecer remunerações adequadas para a atração e retenção de talentos; - Elaborar tabelas e definir níveis salariais; - Desenvolver uma Política Salarial. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Conceitos (4 horas) Princípios da gestão de remunerações Importância da estrutura salarial Módulo 2 - Recolha de dados para análise (13 horas) Análise da Estrutura Organizacional Levantamento de informações: estrutura de funções e salários Análise e classificação das responsabilidades por funções Pesquisa salarial: critérios, análise e aplicabilidade Módulo 3 - Definição do Sistema de Remuneração (10 horas) Remuneração por competências e responsabilidades Distribuição de lucros Remuneração variável Remuneração indireta Módulo 4 - Construção e divulgação do plano (13 horas) Nova estrutura e plano de remunerações Definição da matriz Definição de áreas funcionais Definição dos níveis e amplitudes salariais Definição dos critérios de mudança de nível Distribuição das funções pela matriz Análise do novo plano e definição de estratégias de equidade salarial Divulgação do plano Discussão do plano com as chefias Aprovação do plano Divulgação do plano aos trabalhadores Módulo 5 - Política Salarial (10 horas) Elaboração da Política Salarial 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais Módulo 4 - Serviços Sociis para Idosos: Higiene,segurança e qualidade (20 horas) Definições Fatores que contribuem para as condições de trabalho Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade Identificação dos riscos associados à atividade Riscos físicos Riscos químicos Riscos Biológicos Riscos Ergonómicos Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 5 - Políticas sociais aplicadas ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) Módulo 6 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 7 - Aspetos Jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária Módulo 9 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicomotricidade_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. 3. Objetivos Específicos - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida; - Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes; - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores; - Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital; - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas com respostas Multidisciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade (30 horas) Psicomotricidade Neuropsicologia Bases neuropsicológicas da psicomotricidade Fatores psicomotores Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca Relatório de Observação Psicomotora Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores Módulo 2 - Desenvolvimento Psicomotor e Pertubações Psicomotoras (25 horas) Conceito de desenvolvimento psicomotor Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso Conceito de perturbações psicomotoras EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves Principais perturbações psicomotoras Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras Módulo 3 - Psicomotricidade - Bases Fisiológicas e Orgânicas ( 20 horas) Sistema Psicomotor Humano Fatores Psicomotores Tonicidade Equilíbrio Esquema Corporal e Noção do Corpo Orientação Espacial Orientação Temporal Coordenação Motora Global e Fina Sistema Esquelético Conceitos-Base Funções do Sistema Componentes do Sistema Principais Ossos do Esqueleto Alterações no Sistema Esquelético Sistema Muscular Conceitos-Base Classificação dos Músculos Componentes do Sistema Contração Muscular Alterações no Sistema Muscular Módulo 4 - Neurofisiologia do Movimento (30 horas) Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sistema Nervoso Autónomo Resposta Motora Voluntária Unidades Funcionais de Luria Módulo 5 - Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas) Desenvolvimento Humano Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano Princípios da Aprendizagem Teoria Psicanalítica Teoria Maturacionista Teoria do Desenvolvimento Psicossocial Behaviorismo ou Teoria Comportamental Teoria do Desenvolvimento Cognitivo Teoria Sociocultural Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano A contribuição de Wallon Aspetos do Desenvolvimento O período pré-natal O desenvolvimento embrionário mês a mês O período pós-natal Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Motor Fatores de risco e de oportunidade A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento? Fatores de risco após o nascimento A Intervenção Psicomotora A importância do jogo Conceito de período sensível O papel do Psicomotricista Módulo 6 - Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas) Deficiência e tipos de deficiência Deficiência Intelectual Deficiência Motora Deficiência Visual Deficiência Auditiva Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora Módulo 7 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desnvolvimento (30 horas) Perturbações de Desenvolvimento Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP) Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM) Tiques o Perturbação da oposição e desafio Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA Módulo 8 - Gerontopsicomotricidade e Qualidade de Vida (20 horas) População Idosa A população idosa em Portugal As Teorias do Envelhecimento Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico As alterações psicomotoras no envelhecimento Alterações cognitivas no envelhecimento Alterações sensoriais no envelhecimento Alterações socioemocionais no envelhecimento Envelhecimento Patológico Demência Doença de Alzheimer Doença de Parkinson Qualidade de Vida Qualidade de Vida dos idosos Alguns princípios de atuação terapêutica A avaliação em Gerontopsicomotricidade Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade As sessões de Gerontopsicomotricidade Módulo 9 - Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas) Enquadramento da avaliação psicomotora Entrevista e observação psicomotora Avaliação psicomotora Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras Avaliações complementares à avaliação psicomotora Módulo 10 - Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas) Enquadramento da terapia psicomotora Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora Terapia psicomotora na infância Terapia psicomotora na idade adulta Gerontopsicomotricidade Módulo 11 - Psicomotricidade Hospitalar (20 horas) Psicomotricidade Psicomotricidade Instrumental ou Funcional Psicomotricidade Relacional A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar Saúde Mental Saúde Mental Infantil e Juvenil As perturbações do neurodesenvolvimento Como é efetuado o encaminhamento de casos Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) Perturbação Disruptiva do Comportamento Perturbação do Desenvolvimento Intelectual Atraso Global do Desenvolvimento Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa Perturbação Psicótica – Esquizofrenia Perturbação de Ansiedade Perturbações da Personalidade Perturbações Depressivas Atividades na intervenção terapêutica Relaxação e consciencialização corporal Atividades expressivas através das artes Atividades motoras Outras atividades lúdicas Módulo 12 - Psicomotricidade e Família (20 horas) A Família As práticas centradas na Família A Intervenção Precoce em Portugal A importância dos contextos naturais A família como mediadora da aprendizagem Fatores de risco e de proteção Fatores de risco Fatores de proteção A avaliação Etapas do processo de avaliação Instrumentos a utilizar O contacto com a família na intervenção psicomotora Impacto da notícia de um diagnóstico O processo de luto Fontes de stress para as famílias Quando o doente já é adulto Módulo 13 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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