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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_medicao_ruido_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam utilizar corretamente as metodologias e instrumentos de medição do ruído. 3. Objetivos Específicos - Enumerar os parâmetros e unidades de medição; - Utilizar adequadamente os equipamentos de leitura; - Efetuar corretamente as medições de ruído nos locais de trabalho; - Selecionar os equipamentos de proteção coletiva e individual em função do ruído analisado. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Parâmetros e Unidades de Medição (6 horas) Caracterização da Onda Sonora Pressão Sonora Frequência do Som Comprimento de Onda Caracterização das Fontes Intensidade Sonora Tipo de sons em relação ao tempo Módulo 2 - Equipamentos de Leitura e Princípios de Fucionamento (8 horas) Instrumentos de Medição Descrição no Tempo do Nível de Pressão Sonora Módulo 3 - Ruído: Efeitos da exposição (4 horas) Efeitos do Ruído Excessivo Audibilidade Humana Fatores que Influenciam a Lesão Auditiva Consequências do ruído Principais alterações associadas ao risco do ruído Alteração temporária do limiar auditivo (fadiga auditiva) Alteração permanente do limiar auditivo Trauma acústico Doença vibro-acústica A Surdez como Doença Profissional Vigilância Médica Módulo 4 - Valores Limites de Exposição e Nível de Ação (10 horas) Cálculo da Exposição Diária ao Ruído Módulo 5 - Metodologia e Estratégia de Amostragem (10 horas) Medição e Amostragem Análise do Posto de Trabalho Medição baseada na Tarefa Medição baseada na Função Cálculo de Incertezas (ISO 9612) Cálculo da Incerteza da Medição Módulo 6 - Medidas de Prevenção, Proteção Coletiva e Individual (6 horas) Medidas de Prevenção e Proteção Exemplo de Medidas a Aplicar para o Controlo do Risco Proteção Individual Módulo 7 - Legislação e Normas Técnicas (6 horas) Enquadramento Legal e Normativo Normalização Aplicável 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Estudantes e profissionais que exerçam atividades na área da geriatria. Outros profissionais que se interessem pelo tema e que pretendam adquirir/aperfeiçoar conhecimentos e práticas do dia-a-dia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de trabalhar com pessoas idosas parcialmente dependentes e dependentes em contexto profissional, no âmbito dos cuidados relacionados com a sua alimentação e da prestação dos cuidados relativos à sua higiene e vestuário. 3.Objetivos Específicos - Identificar e aplicar os procedimentos relativos à alimentação em pessoas parcialmente dependentes e dependentes; - Compreender a importância dos cuidados humanos básicos com a pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos relativos à higiene da pessoa idosa, nomeadamente os dependentes ou parcialmente dependentes. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…). 5.Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação da pessoa Idosa (8 horas) Alimentação Alimentação da pessoa idosa parcialmente dependente Posicionamento Alimentação da pessoa idosa dependente Nutrição Parentérica Nutrição Entérica Procedimentos, para ambos os tipos de nutrição/alimentação Módulo 2 - Higiene da Pessoa Idosa (8 horas) Vestuário Norma do primeiro levante Procedimento sem a colaboração da pessoa Procedimento com a colaboração da pessoa Cuidados de Higiene Totais Etapas dos cuidados de higiene a idosos dependentes Banho no leito Eliminações intestinais e urinárias – cuidados principais Resumo dos aspetos importantes na higiene da pessoa idosa 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_bullying.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying. 3.Objetivos Específicos - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade; - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente; - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores; - Contribuir para a intervenção no contexto escolar. 4.Plano Curricular Módulo 1 - A agressividade (6 horas) A Agressividade Conceito de Agressividade Teorias Explicativas da Agressividade Teoria Catártica da Agressão Teoria Etológica Hipótese da Frustração-Agressão Teoria da Aprendizagem Social Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade A Família Práticas Parentais Relacionamento Entre Irmãos O Grupo de Pares Módulo 2 - O bullying (7 horas) Bullying Definição Vítimas e Agressores Caracterização das Vítimas Caracterização dos Agressores Efeitos do Bullying para as Vítimas Efeitos do Bullying para os Agressores Bullying na Escola Bullying e o recreio Bullying e a Indisciplina Cyberbullying Formas de Cyberbullying Tipos de Cyberbullying Cyberbullying em Contexto Escolar Cyberbullying: Estratégias de Defesa Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas) Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional Estudos Efetuados no Contexto Português Contributos de um Estudo Qualitativo Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas Interpretação e Discussão dos Resultados Estudos Internacionais Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas) Proposta de Intervenção em Contexto Escolar Escola Direção da Escola (Conselho Executivo) Professores em Geral Diretores de Turma Funcionários Alunos Recreios e outros Espaços da Escola Família Restante comunidade Programa de Desenvolvimento Narrativo Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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A da Rainha (Lisboa)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_actividade%20pericial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Psicólogos, Criminólogos, Profissionais de Comissões de Proteção de Menores, Profissionais de Carreira Judiciária e outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender o enquadramento legal das Perícias Forenses, bem como as especificidades das Perícias Médico-Legais Forenses e as Perícias Psicológicas Forenses. 3. Objetivos Específicos - Definir o conceito de Perícia Forense; - Compreender o enquadramento legal que regula a atividade pericial; - Identificar as principais características e competências que um Perito deve possuir; - Perceber os objetivos, condicionantes e especificidades das Perícias Médico-Legais Forenses; - Perceber os objetivos, condicionantes e especificidades das Perícias Psicológicas Forenses. 4. Plano Curricular Módulo 1- Peritos, prova e perícia ( 5 horas) O perito A prova A perícia Módulo 2 - Perícia médica-legal forense (10 horas) A Perícia Médico-legal Forense Competências periciais dos serviços médico-legais A perícia médico-legal como meio de prova Os peritos – direitos, deveres e causas de cessação de exercício do cargo Módulo 3 - Perícia psicológica forense (10 horas) A perícia psicológica forense O processo pericial O relatório pericial O perito em tribunal 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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A da Rainha (Lisboa)
Telha partida, as caleiras e algerozes entupidos podem levar a graves problemas de infiltrações ou, em caso de grandes tempestades, provocar inundações. A melhor intervenção é uma manutenção preventiva que evita que essas situações desagradáveis ocorram! Se detetou problemas nestes elementos contacte-nos e solicite uma Vistoria por apenas 50€ ao seu telhado, pelos nossos especialistas e evite problemas futuros! Depois de Vistoria técnica, apresentamos Orçamento Grátis! Nesta área os nossos serviços incluem: - Análise do estado da cobertura existente e estrutura de suporte - Reparação ou Substituição de telhado - Remodelação de Sótão, Aproveitamento de Sótão(transformar num espaço útil, funcional e habitável!) - Limpeza, lavagem com máquina de alta pressão - isolamento, impermeabilização e manutenção de telhados, algerozes e caleiras - Janelas de sótão - Tratamento preventivo ou curativo do aparecimento de microorganismos tais como fungos, bolores, líquenes e algas - Pintura de telhados - Colocações e Reparação de claraboias - Remoção antenas inutilizadas - . etc. Tel: (+351) 964888O62 Execução trabalhos de Demolição, Substituição ou Reparação de Telhado/Coberturas, Alvenaria, Reboco / Estuque, Impermeabilizações, Isolamento Térmico e Isolamento Acústico - Insonorização, Divisórias e Tectos Falso (Pladur, Madeira, PVC, .), Canalização, Electricidade / iluminação, Serralharia, Carpintaria, Pintura, instalação Chão Flutuante entre outros Pavimentos, Montagem Móveis / aparelhos ou qualquer equipamentos, Decoração, Papel de parede, Arranjos / Reparações, Manutenções espaços de habitação e comércio, .. . entre outros serviços mediante solicitação e Orçamento!
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_seguranca_movimentacao_cargas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na movimentação de cargas, bem como a seleção de equipamentos de proteção individual, que lhes permitam reduzir e/ou eliminar o risco de acidentes e/ou doenças profissionais. 3. Objetivos Específicos - Identificar os principais riscos decorrentes do transporte de cargas para a saúde e segurança do trabalhador; - Adotar boas práticas na movimentação de cargas ao nível da postura e da prevenção de acidentes e doenças profissionais; - Cumprir as regras de segurança na movimentação manual de cargas; - Identificar a estrutura, acessórios, mecânica e a física dos equipamentos de elevação e transporte; - Operar e conduzir eficazmente os empilhadores, pontes e monta-cargas, de acordo com as condições de segurança adequadas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Transporte e Movimentação de Cargas: Conceito base (4 horas) Conceitos de SHT Os princípios gerais de prevenção Módulo 2 - Enquadramento Legal (4 horas) Quadro legislativo relativo a movimentação de cargas Módulo 3 - Transporte e Movimentação de Cargas: Acidentes de trabalho e doenças profissionais (10 horas) Fatores de risco Módulo 4 - Princípios de segurança e Boas Práticas (8 horas) Princípios biomecânicos de segurança e economia de esforço Módulo 5 - Movimentação Manual de Cargas (12 horas) Riscos associados à movimentação manual de cargas Fatores de risco resultantes do tipo de carga movimentada Fatores de risco relacionados com as características individuais do trabalhador Fatores de risco resultantes do tipo de ambiente de trabalho Tipos de acidentes de trabalho mais comuns associados à Movimentação Manual de Cargas Módulo 6 - Movimentação Mecânica de Cargas (12 horas) Equipamentos de funcionamento contínuo em percurso pré-estabelecido Equipamentos de funcionamento descontínuo de movimentação limitada Equipamentos móveis de funcionamento descontínuo 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_arqueologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que no âmbito da sua atividade profissional necessitem de desenvolver competências na área da metodologia arqueológica, métodos de datação e cronologia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de identificar os principais métodos de investigação arqueológica de campo, bem como os métodos de datação relativa e absoluta de materiais arqueológicos. 3. Objetivos Específicos - Obter um conhecimento geral e atualizado sobre os métodos de prospeção territorial; - Obter um conhecimento geral e atualizado sobre os principais métodos e técnicas de escavação arqueológica; - Conhecer de forma geral as principais técnicas de registo arqueológico de campo: registos escritos; registo fotográfico e registo gráfico (desenho de campo); - Perceber a importância de uma correta contextualização cronológica dos vestígios arqueológicos; - Indicar os principais métodos de datação relativa; - Indicar os principais métodos de datação absoluta; - Perceber, em traços gerais, de que forma funcionam e de que forma se aplicam os principais métodos de datação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Métodos de Prospeção Arqueológica (12 horas) Preparação de uma Intervenção Arqueológica/Trabalho Arqueológico de Campo Métodos de Prospeção Arqueológica Prospeção de Superfície ou de Reconhecimento Cartografia Instrumentos de Localização Módulo 2 - Métodos de Escavação Arqueológica (15 horas) Métodos de Escavação Arqueológica Equipamento de Escavação Sondagens Arqueológicas ou Diagnóstico Escavação em Área Módulo 3 - Técnicas de Registo Arqueológico de Campo (8 horas) Registo Fotográfico Registo Gráfico Módulo 4 - Métodos de datação e Cronologia (15 horas) Métodos de Datação – Introdução A importância da contextualização cronológica dos vestígios arqueológicos Principais Métodos de Datação Relativa Principais Métodos de Datação Absoluta 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psiquiatria_forense.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância do papel da Psiquiatria e da Psicologia Forense e, respetivas áreas de atuação. 3. Objetivos Específicos - Compreender o âmbito de aplicação da psiquiatria e psicologia forenses; - Explicar a Responsabilidade Profissional em peritagem médica; - Identificar os Exames Periciais Psiquiátricos mais frequentes em Direito Civil; - Distinguir uma Testemunha Fidedigna de uma Testemunha Enganadora; - Descrever a Avaliação da Responsabilidade Criminal; - Distinguir Perícias psiquiátricas de Perícias sobre a personalidade. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Apoio às forças de segurança, tribunais; - Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psiquiatria Forense (24 horas) Definição de Psiquiatria Forense Autópsia Psicológica Responsabilidade Profissional em Peritagem Médica Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar Capacidade Civil Capacidade de Testar e Doar O Poder Paternal Stress Stress Pós-traumático Stress Laboral Acidentes de Viação, Trabalho e Doenças Profissionais Módulo 2 - Psicologia Forense (12 horas) Psicologia Forense e Psicologia Clínica Psicologia Forense e Psiquiatria Forense Definição de Psicologia Forense A psicologia forense é uma função ou um papel? A psicologia forense é uma especialidade profissional? Aplicação da psicologia forense: justiça criminal e justiça cível A prática da Psicologia Forense Módulo 3 - Psicologia do Testemunho (14 horas) História da Psicologia do Testemunho Depoimento de Testemunhas Oculares Memória de testemunhas oculares Fase de observação na memória de testemunhas oculares Fase de armazenamento na memória de testemunhas oculares Fase de recuperação na memória da testemunha ocular Integridade e precisão das descrições Reconhecimento em linhas de identificação Engano e Memória de testemunhas oculares Módulo 4 - Articulação entre Psiquiatria e Psicologia Forense (10 horas) Responsabilidade Criminal Inimputabilidade e Inimputabilidade Diminuída (ou Atenuada) Avaliação de responsabilidade criminal Avaliação das perturbações mentais Instrumentos de avaliação Simulação e minimização Avaliação da relação entre perturbação mental e competência legal O regime legal da prova pericial em processo penal A prova pericial Perícias – quem as realiza? O Sistema Português Realização da Perícia: decisão e iniciativa Consultores técnicos O relatório pericial Renovação da perícia e nova perícia Perícias Médico-legais e Psiquiátricas Noções e traços gerais do regime legal Perícia psiquiátrica e perícias sobre a personalidade Direitos e obrigações dos peritos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_alcoolismo_intervencao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Profissionais das áreas de saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, estudantes finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno do alcoolismo. 2.Saídas Profissionais - Integrar equipas de assistência social e psicológica no âmbito do alcoolismo, em entidades públicas e/ou privadas; - Integrar equipas de casas de apoio e abrigo; - Coordenar projetos e atividades de prevenção e intervenção no domínio do alcoolismo. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam atuar na área do alcoolismo. 4. Objetivos Específicos - Demonstrar competências relativas ao tratamento dos problemas de uso e abuso de álcool; - Reconhecer a importância dos profissionais que trabalham na área do alcoolismo; - Diferenciar a atuação técnica perante os diferentes perfis de pacientes/utentes com problemas de uso e abuso de álcool; - Demonstrar e aplicar conhecimentos ao nível de estratégias, técnicas motivacionais e de intervenção breve junto dos pacientes/utentes com problemas de uso e abuso de álcool. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Intervenção no abuso e dependência de álcool (15 horas) Conceito e evolução do Alcoolismo Definição e Diagnóstico de Abuso e Dependência do Álcool Etiologia da Dependência do álcool Fatores Socio culturais e Ambientais Fatores psicológicos Fatores fisiológicos e consequências orgânicas Sugestões de Intervenção Módulo 2 - Intervenção na família e nos filhos de alcoólicos (15 horas) O que é o Alcoolismo? Como é criada a dependência? Consumo de Risco Consumo Problemático A dependência Falsos conceitos sobre o álcool e o alcoolismo Alcoolismo na Família e Sugestões de Intervenção Como reage a família? Qual o papel de cada um? O alcoolismo é ultrapassável Onde encontrar ajuda? Quem pode ajudar o doente alcoólico? O tratamento E os filhos dos Alcoólicos? Módulo 3 - Motivação para a mudança do comportamento aditivo (10 horas) Motivação para a mudança do comportamento Aditivo Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento Diferenças de Sexo na Motivação ao longo do Processo Terapêutico No tratamento Ao longo do ciclo de recuperação À entrada e manutenção em tratamento Intervenção Psicológica 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-norma-iso-22000.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades no fabrico e/ou manuseamento de produtos alimentares e interessados em adquirir conhecimentos sobre a nova Norma ISO 22000:2018, nomeadamente: Responsáveis pela Qualidade e Segurança Alimentar; Coordenadores de Equipa HACCP; Quadros Superiores e Médios de organizações da cadeia de fornecimento de produtos alimentares e fornecedores de ingredientes, embalagens e produtos de higienização e limpeza; Técnicos com funções de elaboração, implementação e atualização do sistema de gestão de segurança alimentar; Consultores na área alimentar; Todos os interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam interpretar e aplicar eficazmente a Norma ISO 22000:2018 relativa à segurança alimentar. 3. Objetivos Específicos - Conhecer o contexto da ISO 22000:2018, o seu âmbito e estrutura; - Compreender as principais diferenças estruturais entre a versão da Norma de 2005 e a versão de 2018; - Familiarizar os formandos com os termos e definições da norma. 4. Plano Curricular Módulo 1 - A Norma NP EN ISO 22000:2018 - Estrutura (7 horas) Contexto histórico da ISO:22000 Estrutura da norma ISO 22000:2018 e as principais diferenças para a anterior versão O duplo ciclo PDCA Conceito do pensamento baseado no risco Termos e definições da ISO 22000:2018 Módulo 2 - Norma ISO 22000:2018 - Planeamento de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (8 horas) Contexto de uma organização Liderança, responsabilidades e autoridades Pensamento em risco e planeamento da mudança Recursos de suporte ao sistema de gestão de Segurança Alimentar Módulo 3 - Norma Iso 22000:2018 - Opreacionalização de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (15 horas) Requisitos para a um Programa de Pré-Requisitos Sistema de rastreabilidade Avaliação e controlo de perigos Monitorização de PPR, PPRO e PCC Tratamento de produtos não conformes Módulo 4 - Norma ISO 22000:2018 - Verificação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (6 horas) Avaliação de desempenho do sistema de gestão pela análise de resultados de monitorizações e medições Verificação da adequação e da eficácia do sistema de gestão através de auditorias Verificação da adequação e da eficácia do sistema de gestão na revisão pela gestão Módulo 5 - Norma ISO 22000:2018 - Melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (4 horas) Tratamento de não conformidades e ações corretivas Melhoria contínua do SGSA Atualização de um SGSA Comparação de conteúdos entre a atual versão da norma e a ISO 22000:2005 Abordagem sobre o processo de transição 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_domicilio.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de apoio ao domicilio. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar e zelar pelo bem-estar geral do idoso, no seu próprio domicílio. 3.Objetivos Específicos - Demonstrar competências e atitudes teórico-práticas que lhe permitem o exercício da profissão como auxiliar de apoio ao domicílio; - Reconhecer o quadro concetual básico que caracteriza o envelhecimento na sociedade atual e diferentes contextos sociais; - Cuidar e vigiar pessoas idosas, pessoas dependentes e/ou pessoas acamadas, no seu próprio domicílio e em contexto institucional; - Realizar atividades de higiene, mobilização, alimentação, animação e ocupação do idoso, pessoa dependente e/ou pessoa acamada; - Zelar pelo bem-estar geral do idoso, pessoa dependente e/ou acamada, vigiar a sua alimentação e garantir o cumprimento das prescrições médicas. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Importância e perfil do auxiliar de apoio ao domicílio (6 horas) Definição de Cuidar e Cuidador Importância do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Funções do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Competências do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Princípios, Direitos e Valores do Cuidar Registos de atuação do profissional Módulo 2 - Equipas de saúde nos serviços de apoio ao domicílio (6 horas) Conceito de Promoção da Saúde Relações entre cuidadores informais (familiares) e formais Relação do Auxiliar de Apoio ao Domicílio e a equipa de saúde Módulo 3 - Os serviços de apoio ao domicílio (12 horas) Enquadramento Histórico do Serviço de Apoio ao Domicílio Serviço de Apoio Domiciliário – Realidade Portuguesa e Europeia Enquadramento Jurídico do Serviço de Apoio Domiciliário Equipas de Apoio domiciliário nos Cuidados Continuados de Saúde Mental Módulo 4 - Comunicação e relação terapêutica no apoio ao domicílio (10 horas) Definição de Comunicação Formas de comunicação Comunicação na prática gerontológica A importância da Relação Terapêutica no Apoio Domiciliário A relação entre comunicação e processo de cuidar Comunicação com a pessoa idosa portadora de défices Módulo 5 - Envelhecimento e doenças neurológicas (16 horas) Conceito de envelhecimento Identificar as causas de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Doenças Neurológicas: Doença Vascular Cerebral, Demência Neuropsicologia: Funções executivas, memória, atenção e orientação Módulo 6 - Higiene e mobilização (20 horas) Cuidados Humanos Básicos – Alimentação, Vestuário, Higiene Saúde Oral Mobilidade - Transferências e Posicionamentos Ajudas Técnicas Módulo 7 - Princípios de nutrição (8 horas) Nutrição Nutrientes Alimentação Alimentação das pessoas Idosas Problemas de saúde Módulo 8 - Busca da autonomia do paciente, lazer e saúde (10 horas) Envelhecimento e procura de autonomia Animação Planificação de atividades Métodos pedagógicos utilizados na planificação de atividades Recursos Avaliação Módulo 9 - Urgências e primeiros socorros (12 horas) Princípios Gerais de Socorrismo Noções e Conceitos Noções de Primeiros Socorros Assistência Primária Avaliação da situação Precauções Universais Avaliação Primária Ventilação de socorro Reanimação Cardio-Pulmonar Desobstrução da via aérea Controlo de hemorragia grave Controlo de estado de choque Assistência Secundária Avaliação de lesões Avaliação de enfermidades Sinais e sintomas de Gravidade Módulo 10 - A morte e apoio aos familiares ( 8 horas) Morte A Família O Profissional face à morte Pessoa em Fim de Vida Viuvez Luto Módulo 11 - Apoio psicológico (8 horas) Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção; comunicar as más notícias Os profissionais de saúde perante a morte: programas psicoeducativos sobre a morte, prevenção de Burnout 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_mobbing_assedio_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária; - Outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a dimensão global do Mobbing, as situações, as causas e métodos mais usados, bem como as consequências e aspetos jurídicos. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de mobbing e aspetos teóricos relacionados; - Identificar situações de mobbing nos locais de trabalho; - Identificar as causas e métodos de mobbing mais usados; - Compreender as consequências do mobbing; - Conhecer os aspetos jurídicos do mobbing. 5. Plano Curricular Módulo 1- Mobbing: Enquadramento Teórico (5 horas) Mobbing – Enquadramento Teórico Conceito de Mobbing Comportamentos de Mobbing Diagnóstico diferencial Incidência Contextualização legal Módulo 2 - Causas, Métodos e Protagonistas (15 horas) Fases do Assédio Moral no trabalho Causas e Protagonistas de Mobbing Características do Ambiente de trabalho Características do Agressor Características da Vítima Os “cúmplices” Módulo 3 - Diferentes Tipos de Mobbing ( 8 horas) Tipos de Mobbing em função da hierarquia laboral Mobbing ou assédio moral vertical descendente Mobbing ou assédio moral horizontal Mobbing ou assédio moral ascendente Mobbing ou assédio moral misto Tipos de Mobbing em função dos objetivos Módulo 4 - Consequências do Mobbing (8 horas) Consequências do Mobbing para a Vítima Consequências do Mobbing para os Observadores Consequências do Mobbing para a Organização Módulo 5 - Aspetos Jurídicos do Mobbing ( 4 horas) Enquadramento Geral Da Moléstia ao Assédio Moral A identificação atual do assédio Caraterísticas distintivas do fenómeno Manifestações: a tipologia do assédio O Assédio no Ordenamento Jurídico Português Conformação: Código do Trabalho Revisão: a alteração legislativa de 2017 O assédio nas relações laborais públicas: unicidade ou dualidade? Da norma à aplicação: a prática jurisprudencial Os bens jurídicos tutelados Vicissitudes do Assédio no Contrato de Trabalho Meios extintivos Meios preventivos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_peritos%20qualificados_pq1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. - Arquitetos; - Engenheiros civis; - Engenheiros técnicos civis; - Engenheiros mecânicos; - Engenheiros técnicos mecânicos; - Engenheiros eletrotécnicos; - Engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência; - Especialistas em engenharia de climatização; Desde que, sejam detentores de cinco anos de experiência profissional em atividade de projeto ou construção de edifícios. Para efeitos de reconhecimento profissional de PQI deverá consultar os requisitos junto da ADENE. 3. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão estar preparados para a realização do exame junto da entidade gestora do SCE (Sistema de Certificação Energética) ADENE, de acordo com os conteúdos programáticos definidos na legislação em vigor. 4. Objetivos Específicos - Identificar a legislação aplicável, compreender a importância da certificação energética e identificar o âmbito de aplicação do SCE; - Identificar o tipo de envolvente, desenhar envolventes e identificar os dados climáticos de um edifício/fração; - Identificar requisitos mínimos da envolvente opaca e envidraçada e identificar requisitos energéticos; - Quantificar a Inércia Térmica e calcular massa superficial útil; - Identificar a eficiência dos sistemas técnicos, calcular sistemas de ventilação natural, verificar requisitos mínimos dos sistemas técnicos e identificar sistemas de energias renováveis; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Aquecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Arrefecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Primária e Necessidades Nominais Anuais Máximas de Energia Primária; - Efetuar o levantamento dimensional de um edifício existente, identificar e aplicar as simplificações permitidas e identificar Medidas de Melhoria; - Identificar envolvente, identificar e Calcular Eficiência de Sistemas e calcular Classe Energética – PES; - Demonstrar os conhecimentos necessários ao acesso à categoria de Perito Qualificado PQ-I, atribuída pela entidade certificadora (ADENE). 4. Plano Curricular Módulo 1 - Sistema de Certificação Energética (2 horas) Consumo de Energia Enquadramento Legal – Evolução Legislativa Sistema de certificação Energética Objetivos da Certificação Intervenientes da Certificação Introdução ao REH Módulo 2 - Envolvente (2 horas) Cumprimento Regulamentar - REH Definição de Envolvente Definição da Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Dados Climáticos Módulo 3 - Comportamento Térmico (4 horas) Requisitos De Qualidade Térmica Coeficiente de Transmissão Térmica (U) Envolvente opaca em zona corrente Pontes Térmicas Planas Elementos em Contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Vãos Envidraçados Verificação de Requisitos Mínimos – Vãos Envidraçados Eficiência dos Sistemas em Edifícios Existentes Metodologia X Metodologia Tipo Y Metodologia Z Módulo 4 - Inércia Térmica (4 horas) Quantificação da Inércia Térmica Massa Superficial Útil de Elementos de Construção Factor de Redução da Massa Superficial Módulo 5 - Eficiência de Sistemas Técnicos (4 horas) Requisitos de Renovação de Ar Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos de Sistemas Técnicos Isolamento das Tubagens Bombas de Calor Caldeiras a gás Termoacumuladores Sistemas a Biomassa Soluções de Referência Energias Renováveis Sistema Solar Térmico Requisitos de Eficiência Requisitos de qualidade e manutenção Tipos de Instalação Distribuição da Energia Solar Sistema Fotovoltaico Biomassa Necessidades de Energia para AQS Módulo 6 - Cálculo das Necessidades de Energia para Aquecimento (Nic e Ni) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Aquecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Aquecimento - Nic Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Aquecimento - Ni. Módulo 7 - Cálculo das Necessidades de Energia para Arrefecimento (Nvc e Nv) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Arrefecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Arrefecimento - Nv Módulo 8 - Cálculo das Necessidades Globais de Energia Primária (Ntc e Nt) ( 6 horas) Necessidades de Energia Primária Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Parcela das Necessidades de Aquecimento Parcela das Necessidades de Arrefecimento Parcela das Necessidades de Produção de Água Quente Sanitárias (AQS) Parcela das Necessidades de Ventilação Mecânica Contribuições de Fontes de Energia Renovável Fatores de Conversão Valor Máximo de Necessidade de Energia Primária – Nt Valores de referência – Tabela I.03 da Portaria 349-B/2013 Eficiência dos Equipamentos de Referência Emissões de CO2 Classificação Energética Módulo 9 - Metodologia para Edifícios Existentes (4 horas) Metodologia para Edifícios Existentes Regras de Simplificação Envolvente Levantamento dimensional Coeficiente de Redução de Perdas Parâmetros Térmicos Transferência de Calor por transmissão através da envolvente Zona Corrente da Envolvente Zona Não corrente da Envolvente Elementos em contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Classe de Inércia Térmica Ganhos Solares Brutos Ventilação Eficiência dos Sistemas Técnicos Sistemas Solares Térmicos Medidas de Melhoria Identificação e Hierarquia Metodologia Avaliação do Custo de Exploração Módulo 10 - PES (Pequenas Edifícios de Serviços) (4 horas) RECS – PES – Pequeno Edifício de Serviços e Comércio Enquadramento Legislativo Âmbito de aplicação Definição de PES Conceitos RECS Definição de Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Classificação Energética Indicador de Eficiência Energética Cálculo do IEE Consumos Tipo S e Tipo T Cálculo Tipos De Indicador De Eficiência Energética Métodos de Determinação Comportamento Térmico Requisitos a aplicar Envolvente Opaca Vãos Envidraçados Sistemas Técnicos Sistemas de Iluminação Elevadores Requisitos de Ventilação e Qualidade do Ar Interior Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos dos Caudais de Ar Novo Módulo 11 - Preparação para o exame da Adene (0 horas) Informações sobre Exame PQ1 – Adene Material Disponível para Consulta no Exame Material Necessário Obrigatório (da Responsabilidade do Candidato a Exame) Exemplo de Questões de Exame 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auditorias_internas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissionais. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos sobre os procedimentos técnicos e comportamentais, aquando da realização de auditorias de higiene e segurança no trabalho. 3. Objetivos Específicos - Definir os critérios de seleção dos auditores; - Identificar os elementos que compõem a equipa auditora; - Definir as qualificações, as responsabilidades e as funções dos auditores; - Ler e interpretar documentação técnica para a preparação da auditoria; - Definir os objetivos, os procedimentos e o tipo de auditoria que permitam comprovar a adequabilidade do sistema e/ou pôr em evidência as suas deficiências; - Identificar as unidades orgânicas a serem auditadas; - Definir a data e o local da auditoria, assim como o tempo estimado para cada atividade a auditar; - Preparar listas de verificação/comprovação a utilizar no acompanhamento sistemático das atividades e dos procedimentos das auditorias; - Preparar documentos de suporte à conclusão da auditoria; - Avaliar, objetivamente, a conformidade das práticas em uso com o que foi previamente descrito no plano de auditorias; - Definir ações corretivas e de melhoria, de forma a minimizar as não conformidades; - Verificar a eficácia das ações corretivas; - Organizar reuniões com o objetivo de clarificar métodos e procedimentos, apresentar conclusões e resultados obtido. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Quadro normativo: prevenção de riscos profissionais e prescrições mínimas de higiene e segurança no trabalho (8 horas) Noções básicas de Segurança e Saúde no Trabalho A importância da Segurança e Saúde no Trabalho Prescrições mínimas de Segurança e Saúde no Trabalho Gestão da Prevenção dos Riscos Profissionais Princípios Gerais da Prevenção Módulo 2 - Legislação em vigor ( 10 horas) Legislação, Regulamentos e Normas sobre Segurança e Saúde no Trabalho Regime Jurídico de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho Outra Legislação no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) Módulo 3 - Normas ISO 45001: Requisitos (8 horas) A Norma ISO 45001:2018 Benefícios da implementação Estrutura de Alto Nível Ciclo PDCA e a estrutura da Norma Requisitos da Norma ISO 45001:2018 Módulo 4 - Auditorias: objetivos e responsabilidades (12 horas) Conceitos e objetivos de auditoria Tipos de auditoria e seus princípios Características e responsabilidades de um auditor Processo de auditoria interna no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho. Módulo 5 - Auditorias: fases de realização (12 horas) Auditorias Entidades intervenientes Definições Relação auditor – auditado Realização de auditorias – suas etapas Elementos a constar num relatório de auditoria 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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