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Procuramos o serviço de um Assistente de Marketing para realizar as nossas tarefas de marketing em tempo útil. A posição se concentra na melhoria do processo de marketing que impulsionará o crescimento da receita. Esta é uma posição regular e de tempo integral. Responsabilidades: • Fornece suporte administrativo e de marketing pesado para um grupo de profissionais de vendas. • Responsável pela preparação de materiais de marketing e documentação legal da marca do Cliente. • Organiza a preparação e produção de pacotes personalizados de informações de propriedades específicas do cliente em resposta a Solicitações de Informações (RFIs) e Solicitações de Propostas (RFPs). • Coordena a distribuição de informações de marketing internas e externas. • Garante a consistência dos processos, com atenção aos detalhes. • Mantém a marca e as mensagens do cliente, utilizando modelos para produzir materiais de marketing e publicidade, incluindo folhetos, propostas, livros de turismo, mapas, plantas baixas e pacotes de qualificação. • Produzirá materiais internos, como relatórios demográficos, folhetos com resumos executivos e apresentações para clientes, usando software avançado de desktop, publicação, gráficos e mapeamento. • Revisa as especificações do material de marketing e atua como um ponto de contato e ligação com grupos centralizados de marketing, análise e pesquisa para coordenar o preenchimento e envio de dados financeiros, de marketing e de vários dados de propriedade específicos do cliente para incorporar em pacotes de informações de propriedade personalizados. • Pode coordenar cronogramas e veiculações de publicidade com grupos locais de marketing centralizados. • Reúne documentação de apoio para preencher formulários de vouchers e processar pagamentos de comissões dos corretores, respeitando as políticas contábeis da empresa, bem como as leis locais e nacionais. • Rastreia, cola e mantém estoque de materiais de marketing. Qualificações: Para realizar este trabalho com sucesso, um indivíduo deve ser capaz de desempenhar cada função essencial de forma satisfatória. Os requisitos listados abaixo são representativos do conhecimento, habilidade e/ou habilidade necessária. • Mais de 1 ano de experiência em uma função de marketing ou comunicação de marketing • Boas habilidades verbais e escritas • Boas habilidades organizacionais • Forte atenção aos detalhes • Ter conhecimento tecnológico, com Microsoft Office, Power-point e algumas habilidades em Adobe • Capacidade de realizar multitarefas e trabalhar em um ambiente de ritmo acelerado • Capacidade de solucionar problemas e resolver problemas e • Desejo de trabalhar em um ambiente de equipe Indivíduos interessados ​​e qualificados deverão submeter o seu CV/Curriculum Vitae para imediata análise e processamento da candidatura.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Epidemiologia do cancro Fisiopatologia Classificação e nomenclatura das neoplasias Etiologia do cancro Manifestações clínicas do cancro Diagnóstico Estratégias terapêuticas para o cancro Cuidados de suporte na terapêutica do cancro Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências comunicacionais Como comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização Oncologia - Definição Psicologia - Definição Contributos da Psicologia da Saúde Psico-Oncologia - Definição Psico-Oncologia Pediátrica Oncologia Cancro – Etiologia da palavra Cancro – Definição Causas do Cancro Principais tipos de cancro Tipos de Cancro Cancro do Pulmão Cancro da Mama Cancro da Próstata Cancro do Cólon-Rectal Leucemias Principais tratamentos da Doença Oncológica Quimioterapia Radioterapia Cirurgia Hormonoterapia Imunoterapia Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro Ações de prevenção primária contra o cancro Ações de prevenção secundária contra o cancro Rastreio Diagnóstico precoce Ações de prevenção terciária Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas Cancro e aspetos psicossociais Adaptação à doença oncológica Implicações psicossociais da Doença Oncológica Principais implicações psicossociais para o doente Principais implicações psicossociais para a família Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Cancro Qualidade de vida nas crianças com cancro Psicopatologia e Cancro Psicopatologia Psicopatologia e Cancro Depressão Ansiedade Pós-Traumático stress Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Psico-Oncologia: Bases Históricas Abordagem sócio-histórica do cancro da luta contra o Cancro em Portugal História Científica do Cancro História Social do Cancro História do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) Liga Portuguesa Contra o Cancro Um exemplo da representação social acerca do cancro Era uma vez…a Psico-Oncologia! Psico-Oncologia nos IPOFG e LPCC Bases Teóricas na Psico-Oncologia Modelos importantes para a Psicologia no âmbito da doença oncológica O comportamento Humano Modelos que servem de base na Psico-Educação, área inserida na Psico-Oncologia Modelo ecológico de Bronfenbrenner como marco teórico para a Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia Modelo de Kübler Ross Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Avaliação em Psico-Oncologia Avaliação Psicológica Avaliação da depressão em doentes oncológicos Avaliação de estados depressivos em crianças Avaliação da ansiedade em adultos Avaliação da ansiedade em crianças Avaliação da Qualidade de Vida em adultos Avaliação QDV em crianças Avaliação da Dor em Adultos Avaliação da Dor em Crianças Intervenção em Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia A Consulta Psicológica Intervenção psicológica na doença oncológica Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh Principais intervenções com a criança com cancro Intervenção com familiares de doentes oncológicos Intervenção psico-oncológica em Grupos Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) A história dos cuidados paliativos A história dos cuidados paliativos em Portugal Filosofia e fundamentos éticos de cuidados paliativos Definição e princípios de cuidados paliativos Avaliação do doente em cuidados paliativos Especificidades dos Cuidados Paliativos em Oncologia Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Equipas Multidisciplinares - Contextualização A Maturidade das equipas O Psicólogo na Equipa de Psico - Oncologia Objetivos e Reunião da Equipa Multidisciplinar Burnout: Abordagem Histórica Conceito de Burnout Causas de Burnout Sinais e Sintomas de Burnout Prevenção e tratamento Modelos de Burnout Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Definição de bioética Ética e Moral Bioética Tipos de teorias éticas Ética do carácter – virtudes - Aristóteles Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes Kantismo – obrigação – Immanuel Kant Utilitarismo – consequências – Stuart Mill Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena Teoria da Bioética Principialista National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research Belmont Report Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress) Obrigação Prima Facie Princípio da beneficência Princípio da não maleficiência Princípio da autonomia Princípio da justiça e ou equidade A bioética aplicada à oncologia O que é a oncologia O que é o cancro O que é a psico-oncologia A ética aplicada Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia Filme que problematiza questões oncológicas Módulo 9- Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psico-Oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/curso-faltas-licencas.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Diretores de RH, técnicos e administrativos da área de gestão e desenvolvimento de RH, advogados e solicitadores, gestores, técnicos superiores e outros profissionais que exerçam funções na área de recursos humanos e apoio à gestão. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos da legislação aplicável às situações de ausência ao serviço - férias, faltas e licenças - do trabalhador que exerce funções públicas e do trabalhador afeto ao regime laboral comum, no âmbito da Gestão de Recursos Humanos. 3. Objetivos Específicos - Assinalar os pontos divergentes e convergentes do regime laboral público e privado; - Elencar os princípios fundamentais do Direito do Trabalho em funções públicas; - Identificar o âmbito de aplicação subjetivo e objetivo do regime das férias, faltas e licenças dos trabalhadores do setor público e do setor privado; - Conhecer o regime das férias e suas implicações; - Distinguir o regime dos vários tipos de faltas e licenças com e sem remuneração; - Identificar os conceitos de assiduidade e pontualidade e suas implicações no exercício de funções; - Dominar as consequências da não justificação das faltas; - Analisar os reflexos das faltas e licenças na situação funcional; - Compreender as regras da parentalidade previstas no Código do Trabalho; - Sinalizar os preceitos normativos relevantes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e do Código do Trabalho. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Direito Loboral Público e direito Laboral Comum (12 horas PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - O trabalho público em Portugal - O vínculo jurídico de Emprego Público na Administração Pública - Antiguidade - Âmbito da aplicação do regime jurídico de Férias, Faltas e Licenças PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Direito do trabalho (Comum) - Contrato de trabalho - O Direito e a atividade empresarial - Principais direitos e deveres dos trabalhadores e dos empregadores Módulo 2 - As Férias (12 horas) PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - Caraterização e objetivos do direito a Férias - Âmbito subjetivo e objetivo do Regime Jurídico das Férias dos trabalhadores em funções públicas - Período de férias dos trabalhadores em funções públicas - Formalidades - Efeitos PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Regime (Comum) das férias - Duração do período de férias - Marcação e alteração de férias - Cúmulo de férias - Férias em caso de encerramento do estabelecimento da empresa - Retribuição de férias e Subsídio de férias Módulo 3 - As Faltas (14 horas) PARTE I - REGIME LABORAL PÚBLICO - Noções - As faltas justificadas - As faltas injustificadas PARTE II - REGIME LABORAL COMUM - Noção de falta - Tipos e efeitos das faltas Módulo 4 - As Licenças (12 horas) PARTE I - Regime Laboral Público - Noção e modalidades - Licença sem remuneração de longa duração para frequência de cursos de formação - Licença sem remuneração para acompanhamento do cônjuge no estrangeiro - Licença sem remuneração para exercício de funções em organismos internacionais - Outras licenças sem remuneração de longa duração fundadas em circunstâncias de interesse público PARTE II - Regime Laboral Comum - Enquadramento - Modalidades - Gozo de licença e direito a férias - Subsídios de férias e de Natal correspondentes aos períodos de licença 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ciencias_forenses2.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos de Ciências Forenses de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à consultadoria e investigação criminal. 3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos fundamentais, princípios e teorias das Ciências Forenses; - Identificar as áreas fundamentais de intervenção das Ciências Forenses e que exigem sólidas competências científicas, técnicas e éticas, reconhecidas pelo sistema judicial; - Consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação; - Apresentar habilidade crítica e analítica para reconhecer que fatores devem ser pesquisados, testados e que evidências podem/devem ser avaliadas; - Empregar metodologias de estudo forenses e criminais em investigação, no registo e na análise de factos; - Pensar autonomamente, desempenhar tarefas e propor soluções na resolução de problemas no âmbito forense. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Elaboração de programas de politica criminal, programas de apoio a vítimas, programas de prevenção, tratamento e reinserção de delinquentes e programas penitenciários; - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; - Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Ciências Forenses - Enquadramento teórico (12 horas) Definição de ciências forenses História e evolução das ciências forenses Medicina Legal e Ciências Forenses Ciências Forenses em Portugal Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Legislação aplicável Autópsia médico-legal Evidências biológicas e não biológicas Evidências comportamentais Evidências Digitais Análise e processamento da cena de crime Cadeia de custódia Atividade pericial e relatórios periciais Módulo 2 - Antropologia Forense (16 horas) O que é a Antropologia Forense Introdução aos processos da Antropologia Forense Introdução ao estudo do esqueleto humano O esqueleto humano A dentição humana Introdução ao processo de deteção, escavação e exumação de restos humanos Exame de campo Introdução ao estudo da Tafonomia Forense A decomposição Datação da altura da morte Diagnose sexual Estimar a idade à morte Caraterização morfológica Caracteres métricos Caracteres discretos A raça Exame patológico Doenças ósseas Articulações Doenças dentárias Análise de fraturas/lesões traumáticas Lesões ante mortem Lesões post mortem Lesões peri mortem Módulo 3 - Psiquiatria e Psicologia Forense (28 horas) Psiquiatria Forense Definição de Psiquiatria Forense Autópsia Psicológica Analisando as emoções dos falecidos Heranças, Suicídio e Homicídio Os Limites da Ciência Dúvida Razoável Responsabilidade Profissional em Peritagem Médica Leges Artis Pressupostos da responsabilidade no que respeita ao dano Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar Pressupostos da Responsabilidade Capacidade Civil Capacidade de Testar e Doar O Poder Paternal Stress Stress Pós-traumático Desenvolvimento temporal da reação Antecedentes traumáticos Morbilidade anterior Ameaça de extinção – experiência perto da morte Tempo de exposição ao trauma O isolamento da vítima Identificar o agressor Elementos ou acontecimentos específicos Prognóstico das reações pós-traumáticas Stress Laboral Acidentes de Viação, Trabalho e Doenças Profissionais Parecer Clínico Simulação Sinistrose Junta Médica Psicologia Forense Definição de Psicologia Forense A psicologia forense é uma função ou um papel A psicologia forense é uma especialidade profissional A psicologia forense aplica-se à justiça criminal e à justiça cível Quem é o cliente A prática da Psicologia Forense O que se espera do Psicólogo Forense Psicologia do testemunho História da Psicologia do Testemunho Depoimento de Testemunhas Oculares Fase de observação, armazenamento e recuperação na memória de testemunhas oculares Integridade e precisão das descrições Reconhecimento em linhas de identificação Engano e Memória de testemunhas oculares Psiquiatria e Psicologia Forenses Responsabilidade Criminal Inimputabilidade e Inimputabilidade Diminuída (ou Atenuada) Avaliação de responsabilidade criminal Avaliar as perturbações mentais Instrumentos de avaliação Simulação e minimização Avaliação da relação entre perturbação mental e competência legal O regime legal da prova pericial em processo penal Noção – quando tem lugar a prova pericial Quem realiza as perícias O Sistema Português A Realização da Perícia Os consultores técnicos As Perícias Médico-Legais e Psiquiátricas Noções e traços gerais do regime legal Distinção entre perícia psiquiátrica e perícias sobre a personalidade Principais direitos e obrigações dos peritos Módulo 4 - Química Forense (32 horas) Tipos de consumo de drogas e sua interação com o corpo Orlamento Por contacto Aspiração e via sublingual Inalação o Injeção A circulação das drogas Sistema Nervoso Central (SNC) Neurotransmissores o Cérebro Classificação das drogas psicoativas Estimulantes Depressores Alucinógenos Inalantes Tolerância Dependência Abstinência Drogas no desporto O doping Esteroides anabólicos Drogas e gravidez Seleção das amostras em química forense Conservação das amostras Tipos de exames químicos Módulo 5 - Toxicologia Forense (32 horas) Capítulo 1 Toxicologia Forense Tipos de Intoxicação: Agudas, Sub-agudas e Crónicas Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção dos Tóxicos Absorção pelo Pulmões Absorção pela Pele Proteínas Plasmáticas Fígado e Rins Tecido adiposo Tecido ósseo Barreira hemato-encefálica Eliminação/Excreção Excreção Urinária Excreção Fecal Excreção Biliar Exalação Outras vias de eliminação Líquido cefalorraquidiano Leite Suor e Saliva Capítulo 2 Toxicologia analítica A autópsia em casos de suspeita de intoxicação Exame do local de suspeita de morte por intoxicação Informação em casos de suspeita de morte por intoxicação Aspetos relevantes no exame de hábito externo e interno em casos de suspeita de morte por intoxicação Recomendações práticas para a realização de autópsia em que haja suspeita de intoxicação Passos fundamentais do exame toxicológico Seleção de amostras em toxicologia Conservação das amostras Preparação da amostra Rastreio analítico Identificação e Doseamento Interpretação dos resultados analíticos Capítulo 3 Toxicologia alimentar Características nutricionais dos alimentos Tipos de intoxicação alimentar Bactérias Toxinas das Espécies Marinhas - Ciguatera Toxinas do Marisco - PSP, DSP, NSP, ASP Toxinas das Espécies Marinhas - Tetrodotoxina Toxinas de Cogumelos e Outros Vegetais Capítulo 4 Toxicologia ambiental Principais poluentes gasosos do ar Óxido de enxofre (SO2) Ozono (O3) Óxido de azoto (NO2) Aldeídos Monóxido de carbono (CO) Poeiras Solventes e vapores Hidrocarbonetos alifáticos Gasolina e Querosene Hidrocarbonetos halogenados Glicóis Hidrocarbonetos aromáticos Pesticidas Inseticidas Outros inseticidas clorados Rodenticidas Módulo 6 - Biologia Forense (32 horas) Fundamentos de biologia molecular Estrutura dos cromossomas eucarióticos Ciclo celular Ácidos nucleicos Dogma central da biologia molecular Herança dominante e recessiva Fisiologia da reprodução funcional Anomalias congenéticas Anomalias cromossómicas Anomalias numéricas Anomalias estruturais Aconselhamento genético Casais com problemas de fertilidade Diagnóstico Pré-Natal de doenças genéticas Citogenética Origem genética do atraso mental Determinação genética do sexo Módulo 7 - A Importância do DNA (20 horas) Capítulo 1 Marcadores genéticos convencionais Sistema HLA – marcadores MHC Polimorfismos da Molécula de DNA Polimorfismos de Comprimento Short Tandem Repeats – STRS Variable Number of Tandem Repeats – VNTRS Polimorfismos de Sequência Outros Marcadores Capítulo 2 Técnicas Biológicas em Medicina Legal Extração de DNA Genómico de Amostras Biológicas Amplificação de DNA – PCR Aplicações Procedimento Comparação das Dimensões de Fragmentos Específicos de DNA Depois de Digestão Enzimática – RFLP Estudo do Comprimento Variável de Fragmentos Específicos de DNA – Eletroforese Estudo das Sequências (disposições) de Fragmentos Específicos de DNA – Sequenciação Capítulo 3 Variabilidade de Amostras Biológicas DNA Quimera Mosaicismo Microbiologia Forense Aplicações Forenses da Microbiologia Transplantação de Órgãos Compatibilidade Transplante de Medula Módulo 8 - Entomologia Forense (20 horas) Noções Introdutórias sobre Entomologia Forense e suas áreas principais Aplicações da Entomologia Forense Intervalo Pós-Morte (IPM) – o seu cálculo Os Fenómenos Cadavéricos Glossário de Entomologia Forense Insetos de Importância forense Consolidação de Conhecimentos Módulo 9 - Aspetos legais e Éticos das Ciências Forenses (16 horas) As Ciências Forenses e as suas disciplinas Ciências Forenses: realidade atual e caminho futuro Ética Introdução ao conceito Deontologia Consequencialismo Ética Médica Ética das Ciências Forenses Peritagem forense Reflexão final Diplomas Legais 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais. 3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual; - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; - Identificar situações de maus-tratos; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde; - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_abordagens_adolescencia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação /intervenção na adolescência, ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre conceitos, atitudes e instrumentos que possibilitem aos formandos uma compreensão global e integrada do adolescente, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam uma escolha refletida de estratégias educacionais adequadas à resolução de problemas nos diversos contextos em que possam vir a intervir. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Concetualização da Adolescência e do Adolescente (30 horas) Adolescência – enaquadramento teórico Desenvolvimento biológico e físico na adolescência Mudanças fisiológicas na adolescência por sexo Efeitos psicológicos decorrentes das transformações físicas Desenvolvimento cognitivo na adolescência Desenvolvimento da personalidade na adolescência Desenvolvimento social na adolescência Módulo 2 - Adolescência e Família (20 horas) Família -conceito, relações e dinâmicas familiares Perfis de pais e personalidade dos adolescentes As preciosas ajudas da família na adolescência: positivas consoante a etapa da adolescência O papel do grupo de pares A influência da cultura Módulo 3 - Adolescência e Sexualidade (15 horas) O adolescente e o desenvolvimento psicossexual Estádios de Erikson A crise de identidade do adolescente – implicações A educação sexual na escola e o papel dos professores Doenças de transmissão sexual Módulo 4 - Adolescência e Dependência (15 horas) Adolescência e comportamentos de risco Adolescência e o álcool – uma relação perigosa Efeitos do uso de álcool na vida familiar e social Adolescência e as drogas – uma relação perigosa Efeitos do uso de drogas na vida familiar e social Principais tipos de drogas usadas na adolescência Módulo 5 - Adolescência, Escola e Comunidade (20 horas) A Escola na Vida do Adolescente O que significa a Escola na vida do Adolescente O papel do professor como novo modelo de autoridade para o adolescente O Adolescente e a Comunidade Módulo 6 - Fundamentos de Intervenção Educativa e Psicossocial na Adolêscencia (30 horas) Intervenção Educativa na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Intervenção Psicossocial na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Módulo 7 - Modelos de Intervenção na Adolescência - Cenários Práticos Problemáticas mais frequentes na Adolescência Depressão na Adolescência Gravidez na Adolescência Drogas na Adolescência Suicídio na Adolescência Perturbações Alimentares na Adolescência Problemas de Comportamento na Adolescência Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito das Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
750,0 €
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Mala (Porto)
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