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Destinatários: O presente curso destina-se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1+E. Objectivos Gerais: Actualização dos conhecimentos fundamentais para a actividade do Motorista, dando cumprimento à Legislação em vigor (Decreto-Lei 126/2009 de 27 de Maio) e procedimentos do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), em especial destaque para a segurança rodoviária e a racionalização do consumo de combustível. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Curso homologado pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP
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Destinatários: O presente curso destina-se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1+E. Objectivos Gerais: Actualização dos conhecimentos fundamentais para a actividade do Motorista, dando cumprimento à Legislação em vigor (Decreto-Lei 126/2009 de 27 de Maio) e procedimentos do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), em especial destaque para a segurança rodoviária e a racionalização do consumo de combustível. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Curso homologado pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP Duração: 140 H
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A BETTERFORM- Formação Profissional é uma escola Certificada pelo DGERT com o código - C1685 Homologação do IEFP com o código - C0001 SOLICITE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO! *CURSO Nutrição Desportiva 20H de Formação - 49€ ( Isento de IVA ) -Inclui o CERTIFICADO DE CURSO *TEM ACOMPANHAMENTO DO FORMADOR -Esta Formação é por ELEARNING ( ONLINE ), faça o Curso no conforto da sua casa ou no local do seu trabalho! Só necessita de ter um Computador e Internet! Através da nossa PLATAFORMA de ELEARNING! Sucesso Garantido
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CURSO Gestão Comercial 30H de Formação - 65€ ( Isento de IVA ) -Inclui o CERTIFICADO DE CURSO *TEM ACOMPANHAMENTO DO FORMADOR -Esta Formação é por ELEARNING ( ONLINE ), faça o Curso no conforto da sua casa ou no local do seu trabalho! Só necessita de ter um Computador e Internet! Através da nossa PLATAFORMA de ELEARNING! Sucesso Garantido
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CURSO SECRETARIADO EXECUTIVO Inclui Todas as Normas Protocolares 30H de Formação - 65€ ( Isento de IVA ) -Inclui o CERTIFICADO DE CURSO *TEM ACOMPANHAMENTO DO FORMADOR PERSONALIZADO -Esta Formação é por ELEARNING ( ONLINE ), faça o Curso no conforto da sua casa ou no local do seu trabalho! Só necessita de ter um Computador e Internet! Através da nossa PLATAFORMA de ELEARNING! Sucesso Garantido
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Lisboa-Lisboa (Lisboa)
Este curso de introdução é ideal para pessoas que necessitam de uma visão global e funcional das soluções SAP SCM (Supply Chain Management Application). Este curso permite ainda adquirir os conhecimentos do produto de referência (Supply Chain Management Application) necessários para a participação em cursos de SAP mais detalhados. Este curso irá fornecer-lhe uma visão de alto nível do âmbito de aplicação desta solução. É um curso destinado a : Consultores de aplicações Analista de Negócios Business Process Owner / Team Lead / Power User Programadores Gestores de projetos Utilizadores de SAP CRM Conteúdos Os cursos serão ministrados em Português. Os manuais e a documentação de apoio encontram-se em língua inglesa. SAP Supply Chain Management Overview Outlining the Core Processes of SAP Supply Chain Management Supply Chain Planning Modeling a Supply Chain Outlining Demand Planning Performing Demand Planning Outlining Supply Network Planning Performing Supply Network Planning Outlining Production Planning and Detailed Scheduling Performing Production Planning and Detailed Scheduling Supply Chain Execution Outlining External Procurement Performing External Procurement Outlining Manufacturing Performing Manufacturing Outlining the Sales and Distribution (S&D) and Logistics Execution (LE) Applications Performing Sales and Distribution and Logistics Execution Outlining Radio-Frequency Identification Supply Chain Visibility Applying Supply Chain Event Management Outlining Supply Chain Performance Management Supply Chain Collaboration Outlining SAP Supply Network Collaboration SAP Supply Chain Management Functionality Identifying SAP Supply Chain Management Functions Additional SAP Supply Chain Management Solutions Outlining Additional SAP Supply Chain Management Solutions * Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor. Isento de IVA para particulares e estudantes. Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação oficial SAP por formando e 1 Certificado de Participação oficial SAP. Número Mínimo de Formandos A realização dos cursos nas datas previstas está sujeita à existência de quorum mínimode inscritos, dependendo de aprovação da SAP Portugal. Temos Condições especiais para Empresas e Grupos Todos os cursos podem ser realizados em versão Intra-Empresa e também em Horário Pós Laboral. CONTACTE-NOS através do email. geral@peopleandskills.pt ou telef. +351 211 943 454 e solicite uma proposta.
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Lisboa-Lisboa (Lisboa)
Horário: Laboral (09:30 - 12:30 e 13:30 - 17:30) Duração: 3 dias Este curso de introdução é ideal para pessoas que necessitam de uma visão global e funcional das soluções SAP, aplicações e componentes. Este curso permite ainda adquirir os conhecimentos do produto de referência SAP SRM necessários para a participação em cursos de SAP SRM mais detalhados. Tem como objectivo permitir compreender os processos de negócios e componentes da solução SAP SRM. É um curso destinado a : Consultores de aplicações Analista de Negócios Business Process Owner / Team Lead / Power User Programadores Gestores de projetos Conteúdos Os cursos serão ministrados em Português. Os manuais e a documentação de apoio encontram-se em língua inglesa. SAP Procurement Portfolio Overview SRM Architecture Overview Self-Service Procurement Service Procurement Direct/Plan-Driven Procurement Catalog Content Management Central Sourcing Hub RFx/Auctioning Supplier Collaboration Contract Management * Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor. Isento de IVA para particulares e estudantes. Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação oficial SAP por formando e 1 Certificado de Participação oficial SAP. Número Mínimo de Formandos A realização dos cursos nas datas previstas está sujeita à existência de quorum mínimode inscritos, dependendo de aprovação da SAP Portugal. Temos Condições especiais para Empresas e Grupos Todos os cursos podem ser realizados em versão Intra-Empresa e também em Horário Pós Laboral.
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Castelo Branco-Castelo Branco (Castelo Branco)
Destinatários: Todos aqueles que pretendam renovar as suas competências Segurança Privado. A Comunilog Consulting, Lda. tem cursos na área da Segurança Privada: (07VIG) Formação Especifica de Vigilante – [Módulo 4 º] (Reciclagem); (07SPR) Formação Especifica de Segurança - Porteiro – [Módulo 6º] (Reciclagem); Acesso a Certificado de Formação Profissional, reconhecido pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (DNPSP). Possuí a autorização nº07 da Polícia de Segurança Pública para ministrar os cursos de Segurança Privada, válida até 29/12/2019.. Para formalizar a inscrição deve proceder ao pagamento de uma primeira prestação de 50 Euros (a deduzir no valor total do curso). Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300
180 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_proteccao_criancas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários - Estudantes ou Licenciados no domínio das Ciências Sociais e Humanas, Direito; - Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2.Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da proteção de crianças e jovens; inserção em equipas de comissões de proteção de crianças e jovens. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão aprofundar conhecimentos sobre o enquadramento e funcionamento das C.P.C.J.`s e impacto dos maus-tratos no desenvolvimento psico-emocional da criança e do jovem. 4. Objetivos Específicos - Conhecer a perspetiva histórica da proteção de menores; - Compreender e definir maus-tratos de menores; - Identificar os diferentes modelos explicativos dos maus-tratos a menores; - Compreender a importância da prática dos programas de prevenção de maus-tratos; - Conhecer a perspetiva histórica das CPM e CPCJ; - Compreender os princípios orientadores legislativos na área da proteção de crianças e jovens; - Identificar os diferentes princípios da Lei de Proteção da Criança e Jovem em Perigo (LPCJP).; - Compreender a importância da aplicação ao nível das CPCJ, dos princípios referidos no objetivo específico anterior; - Conhecer os meios de apoio ao funcionamento das CPCJ; - Compreender as diferenças entre o funcionamento das CPCJ em modalidade alargada e modalidade restrita; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na proteção de crianças e jovens; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção inter e multidisciplinar na área da proteção de crianças e jovens. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Maus-tratos de Menores (10 horas) Resenha histórica do tema Algumas definições de maus-tratos a menores Modelo de explicação dos maus-tratos a menores Tipologias de maus-tratos a menores Consequências dos maus-tratos a menores Programas de prevenção de maus-tratos a menores Módulo 2 - Enquadramento Histórico - Legal das C.P.C.J`s (15 horas) Enquadramento histórico das CPCJ Enquadramento legal das CPCJ Análise da legislação aplicável no âmbito da atividade das CPCJ e da Proteção de crianças e jovens em perigo. Módulo 3 - Funcionamento e composição das C.P.C.J`s (20 horas) Funcionamento das CPCJ CPCJ – comissão alargada CPCJ – comissão restrita Módulo 4 - Casos práticos de articulação dos serviços de psicologia e assistência social dos estabelecimentos de ensino com as C.P.C.J`s (15 horas) Níveis de intervenção Casos práticos no âmbito das CPCJ 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
280 €
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DESTINATÁRIOS: O presente curso destina-se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1+E. A partir 18 anos – C1 e C1+E A partir 21 anos – C e C+E e D1 e D1+E A partir 23 anos – D e D+E OBJECTIVOS GERAIS: Actualização dos conhecimentos fundamentais para a actividade do Motorista, dando cumprimento à Legislação em vigor (Decreto-Lei 126/2009 de 27 de Maio) e procedimentos do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), em especial destaque para a segurança rodoviária e a racionalização do consumo de combustível. ACESSO A CERTIFICAÇÃO: Certificado de Aptidão de Motorista Curso homologado pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FORMALIZAR CANDIDATURA AO CAM: Formulário Mod 13 do IMTT; Bilhete de Identidade; N.º Contribuinte; Certificado de Formação; Taxa: 80€ para emissão do CAM - emitido na hora, a seguir ao exame, em caso de aprovação; Taxa: 30€ para emissão do CQM; MÓDULOS: I Mecânica e Electrónica II Condução defensiva, económica e ambiental III Regulamentação Laboral IV Regulamentação da Actividade V Sinistralidade VI Prevenção da Criminalidade no Transporte VII Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho VIII Situações de Emergência e Primeiros Socorros
700 €
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DESTINATÁRIOS: O presente curso destina-se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1+E A partir 18 anos – C1 e C1+E A partir 21 anos – C e C+E e D1 e D1+E A partir 23 anos – D e D+E OBJECTIVOS GERAIS: Actualização dos conhecimentos fundamentais para a actividade do Motorista, dando cumprimento à Legislação em vigor (Decreto-Lei 126/2009 de 27 de Maio) e procedimentos do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), em especial destaque para a segurança rodoviária e a racionalização do consumo de combustível. ACESSO A CERTIFICAÇÃO: Certificado de Aptidão de Motorista DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FORMALIZAR CANDIDATURA AO CAM: Formulário Mod 13 do IMTT; Bilhete de Identidade; N.º Contribuinte; Certificado de Formação; Taxa: 80€ para emissão do CAM - emitido na hora, a seguir ao exame, em caso de aprovação; Taxa: 30€ para emissão do CQM; MÓDULOS: I Mecânica e Electrónica II Condução defensiva, económica e ambiental III Regulamentação Laboral IV Regulamentação da Actividade V Sinistralidade VI Prevenção da Criminalidade no Transporte VII Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho VIII Situações de Emergência e Primeiros Socorros
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_marketing.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Empreendedores atuais e potenciais; - Executivos de PMEs; - Gestores e empresários; - Comerciantes; - Vendedores; - Estudantes do ensino médio e superior; - Profissionais que atuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing; - Outros potenciais interessados que pretendem adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão aplicar o marketing aos novos projetos empreendedores e pequenas empresas, proporcionando assim ao formando um conjunto alargado de conceitos e ferramentas que lhe serão diretamente úteis na sua empresa. 3. Objetivos Específicos -Distinguir entre Marketing e Publicidade; - Compreender a importância e benefícios de uma marca forte; - Como realizar uma Campanha de Publicidade; - Compreender o potencial do Retargeting; - Ter perceção objetiva do que atrai clientes; - Ter a perceção objetiva do que atrai clientes e construir estratégias de Branding sólidas; - Distinguir entre o papel do comprador e do vendedor; - Idealizar o Marketing estratégico como o componente fundamental de compreensão estratégica futura das empresas; - Compreender a importância do Produto e da Gestão do Produto e o que é o Marketing-Mix e os seus principais domínios; - Tirar proveito do Marketing Social, do Web Marketing e do Digital Marketing; - Definir planos de Marketing de recurso ("Plano B") e criar ferramentas de Marketing para negócios baseados em casa; - Compreender a importância da Comunicação em Marketing. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Marketing vs Publicidade: Diferenças (4 horas) Definição de Publicidade Definição de Marketing Módulo 2 - Criar uma imagem corporativa (4 horas) Equidade da marca Os benefícios de uma marca Módulo 3 - Criação de uma campanha de publicidade ( 5 horas) O que procurar numa campanha publicitária bem sucedida? Módulo 4 - Retargeting e criação de um Logo (6 horas) O que é o Retargeting? Potencial no Retargeting O que atrai os clientes? O poder do logo marca Características de uma estratégia de Branding sólida Responsabilidade Coerência Personalidade da logo marca Módulo 5 - Marketing: A diferença entre comprar e vender (3 horas) Marketing estratégico O marketing de produtos VS a gestão de produtos Gestão do Produto Marketing do Produto Módulo 6 - Planeamento de marketing: Razões para a sua importância (4 horas) Dicas para traçar um plano de marketing Implementar o plano de marketing Módulo 7 - Marketing Mix, Marketing Social, Web Marketing, Digital Marketing (15 horas) Marketing Mix O que é marketing mix? Os quatro principais domínios do marketing mix Os quatro C’s no marketing mix Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa Marketing Social Os 8 Componentes essenciais do social marketing Web Marketing Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida Tendências do Marketing na Internet Marketing Político Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet Digital Marketing Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital Módulo 8 - Campanha de Marketing: Ações numa situação de falha (6 horas) O que falhou? O que fazer agora? Coloque-se no lugar do seu ‘mercado alvo’ Módulo 9 - Ferramentas de Marketing para negócios baseados em casa (3 horas) 10 maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro Módulo 10 - Software de email marketing para envio das campanhas de email (2 horas) Como enviar o email marketing? Módulo 11 - Definição do orçamento da publicidade (4 horas) Publicidade baseada numa percentagem fixa das vendas Publicidade ao mesmo nível que os concorrentes Publicidade por tarefa ou por objetivos Publicidade Residual Módulo 12 - Importância da comunicação nos negócios (2 horas) Comunicação em Marketing Módulo 13 - Trade Marketing (2 horas) Métodos e fundamentos de Trade Marketing Alvo do Trade Marketing 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
160 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ciencias_forenses.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com as ciências forenses ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos de Ciências Forenses de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à consultadoria e investigação criminal. 3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos fundamentais, princípios e teorias das Ciências Forenses; - Identificar as áreas fundamentais de intervenção das Ciências Forenses e que exigem sólidas competências científicas, técnicas e éticas, reconhecidas pelo sistema judicial; - Consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação; - Apresentar habilidade crítica e analítica para reconhecer que fatores devem ser pesquisados, testados e que evidências podem/devem ser avaliadas; - Empregar metodologias de estudo forenses e criminais em investigação, no registo e na análise de factos; - Pensar autonomamente, desempenhar tarefas e propor soluções na resolução de problemas no âmbito forense. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Elaboração de programas de politica criminal, programas de apoio a vítimas, programas de prevenção, tratamento e reinserção de delinquentes e programas penitenciários; - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; - Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Ciências Forenses - Enquadramento teórico (12 horas) Definição de ciências forenses História e evolução das ciências forenses Medicina Legal e Ciências Forenses Ciências Forenses em Portugal Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Legislação aplicável Autópsia médico-legal Evidências biológicas e não biológicas Evidências comportamentais Evidências Digitais Análise e processamento da cena de crime Cadeia de custódia Atividade pericial e relatórios periciais Módulo 2 - Antropologia Forense (16 horas) O que é a Antropologia Forense Introdução aos processos da Antropologia Forense Introdução ao estudo do esqueleto humano O esqueleto humano A dentição humana Introdução ao processo de deteção, escavação e exumação de restos humanos Exame de campo Introdução ao estudo da Tafonomia Forense A decomposição Datação da altura da morte Diagnose sexual Estimar a idade à morte Caraterização morfológica Caracteres métricos Caracteres discretos A raça Exame patológico Doenças ósseas Articulações Doenças dentárias Análise de fraturas/lesões traumáticas Lesões ante mortem Lesões post mortem Lesões peri mortem Módulo 3 - Psiquiatria e Psicologia Forense (28 horas) Psiquiatria Forense Definição de Psiquiatria Forense Autópsia Psicológica Analisando as emoções dos falecidos Heranças, Suicídio e Homicídio Os Limites da Ciência Dúvida Razoável Responsabilidade Profissional em Peritagem Médica Leges Artis Pressupostos da responsabilidade no que respeita ao dano Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar Pressupostos da Responsabilidade Capacidade Civil Capacidade de Testar e Doar O Poder Paternal Stress Stress Pós-traumático Desenvolvimento temporal da reação Antecedentes traumáticos Morbilidade anterior Ameaça de extinção – experiência perto da morte Tempo de exposição ao trauma O isolamento da vítima Identificar o agressor Elementos ou acontecimentos específicos Prognóstico das reações pós-traumáticas Stress Laboral Acidentes de Viação, Trabalho e Doenças Profissionais Parecer Clínico Simulação Sinistrose Junta Médica Psicologia Forense Definição de Psicologia Forense A psicologia forense é uma função ou um papel A psicologia forense é uma especialidade profissional A psicologia forense aplica-se à justiça criminal e à justiça cível Quem é o cliente A prática da Psicologia Forense O que se espera do Psicólogo Forense Psicologia do testemunho História da Psicologia do Testemunho Depoimento de Testemunhas Oculares Fase de observação, armazenamento e recuperação na memória de testemunhas oculares Integridade e precisão das descrições Reconhecimento em linhas de identificação Engano e Memória de testemunhas oculares Psiquiatria e Psicologia Forenses Responsabilidade Criminal Inimputabilidade e Inimputabilidade Diminuída (ou Atenuada) Avaliação de responsabilidade criminal Avaliar as perturbações mentais Instrumentos de avaliação Simulação e minimização Avaliação da relação entre perturbação mental e competência legal O regime legal da prova pericial em processo penal Noção – quando tem lugar a prova pericial Quem realiza as perícias O Sistema Português A Realização da Perícia Os consultores técnicos As Perícias Médico-Legais e Psiquiátricas Noções e traços gerais do regime legal Distinção entre perícia psiquiátrica e perícias sobre a personalidade Principais direitos e obrigações dos peritos Módulo 4 - Profiling Criminal (64 horas) Criminologia e comportamento criminal Criminologia – conceito geral Evolução histórica da Criminologia Noções de crime e fenómenos criminais Sistemas de controlo (formal e informal) Biopsicossociologia do comportamento desviante Tendências atuais da Criminologia Profiling e domínios de aplicação Profiling Criminal: Conceito História do Profiling Criminal Principais abordagens do Profiling Criminal Avaliação Diagnóstica Análise da Investigação Criminal Psicologia Investigativa Profiling Geográfico Análise de Vestígios Comportamentais Perspetivas atuais do Profiling Criminal Validade do Profiling Criminal e ética profissional Perfis Criminais: da motivação à assinatura Análise das cenas de crime Motivação Criminal Psicopatia e sadismo Modus operandi e assinatura: especificidades Vitimologia forense Mulheres homicidas em série Cyberpatterns: o comportamento criminal na internet Outros crimes em série em análise Casos Práticos Análise de casos práticos Módulo 5 - Toxicologia Forense (24 horas) Capítulo 1 Toxicologia Forense Tipos de Intoxicação: Agudas, Sub-agudas e Crónicas Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção dos Tóxicos Absorção pelo Pulmões Absorção pela Pele Proteínas Plasmáticas Fígado e Rins Tecido adiposo Tecido ósseo Barreira hemato-encefálica Eliminação/Excreção Excreção Urinária Excreção Fecal Excreção Biliar Exalação Outras vias de eliminação Líquido cefalorraquidiano Leite Suor e Saliva Capítulo 2 Toxicologia analítica A autópsia em casos de suspeita de intoxicação Exame do local de suspeita de morte por intoxicação Informação em casos de suspeita de morte por intoxicação Aspetos relevantes no exame de hábito externo e interno em casos de suspeita de morte por intoxicação Recomendações práticas para a realização de autópsia em que haja suspeita de intoxicação Passos fundamentais do exame toxicológico Seleção de amostras em toxicologia Conservação das amostras Preparação da amostra Rastreio analítico Identificação e Doseamento Interpretação dos resultados analíticos Capítulo 3 Toxicologia alimentar Características nutricionais dos alimentos Tipos de intoxicação alimentar Bactérias Toxinas das Espécies Marinhas - Ciguatera Toxinas do Marisco - PSP, DSP, NSP, ASP Toxinas das Espécies Marinhas - Tetrodotoxina Toxinas de Cogumelos e Outros Vegetais Capítulo 4 Toxicologia ambiental Principais poluentes gasosos do ar Óxido de enxofre (SO2) Ozono (O3) Óxido de azoto (NO2) Aldeídos Monóxido de carbono (CO) Poeiras Solventes e vapores Hidrocarbonetos alifáticos Gasolina e Querosene Hidrocarbonetos halogenados Glicóis Hidrocarbonetos aromáticos Pesticidas Inseticidas Outros inseticidas clorados Rodenticidas Módulo 6 - A importância do DNA (20 horas) Capítulo 1 Marcadores genéticos convencionais Sistema HLA – marcadores MHC Polimorfismos da Molécula de DNA Polimorfismos de Comprimento Short Tandem Repeats – STRS Variable Number of Tandem Repeats – VNTRS Polimorfismos de Sequência Outros Marcadores Capítulo 2 Técnicas Biológicas em Medicina Legal Extração de DNA Genómico de Amostras Biológicas Amplificação de DNA – PCR Aplicações Procedimento Comparação das Dimensões de Fragmentos Específicos de DNA Depois de Digestão Enzimática – RFLP Estudo do Comprimento Variável de Fragmentos Específicos de DNA – Eletroforese Estudo das Sequências (disposições) de Fragmentos Específicos de DNA – Sequenciação Capítulo 3 Variabilidade de Amostras Biológicas DNA Quimera Mosaicismo Microbiologia Forense Aplicações Forenses da Microbiologia Transplantação de Órgãos Compatibilidade Transplante de Medula Módulo 7 - Entomologia Forense (20 horas) Noções Introdutórias sobre Entomologia Forense e suas áreas principais Aplicações da Entomologia Forense Intervalo Pós-Morte (IPM) – o seu cálculo Os Fenómenos Cadavéricos Glossário de Entomologia Forense Insetos de Importância forense Consolidação de Conhecimentos Módulo 8 - Aspetos legais Éticos das Ciências Forenses (16 horas) As Ciências Forenses e as suas disciplinas Ciências Forenses: realidade atual e caminho futuro Ética Introdução ao conceito Deontologia Consequencialismo Ética Médica Ética das Ciências Forenses Peritagem forense Reflexão final Diplomas Legais 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Vila Nova de Gaia (Porto)
INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. OBJECTIVO GERAL Pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de compreender o enquadramento legal das Perícias Forenses, bem como as especificidades das Perícias Médico-Legais Forenses e as Perícias Psicológicas Forenses. 2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS a) Definir o conceito de Perícia Forense; b) Compreender o enquadramento legal que regula a atividade pericial; c) Identificar as principais características e competências que um Perito de possuir; d) Perceber os objetivos, condicionantes e especificidades das Perícias Médico-Legais Forenses; e) Perceber as objetivos, condicionantes e especificidades das Perícias Psicológicas Forenses. 3. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: PERITOS, PROVA E PERÍCIA (5 HORAS) MÓDULO 2: PERÍCIA MÉDICO-LEGAL FORENSE (10 HORAS) MÓDULO 3: PERÍCIA PSICOLÓGICA FORENSE (10 HORAS) 4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. Para informação sobre o preço p.f contactar a entidade formadora.
120 €
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Vila Nova de Gaia (Porto)
INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. OBJECTIVO GERAL Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos adquiram um conjunto de conhecimentos e regras que lhes permitam aplicar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa no seu quotidiano pessoal e profissional. 3. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS a) Esclarecer dúvidas relativas às alterações previstas no Novo Acordo Ortográfico; b) Compreender as alterações de modo a saber utilizá-las em diferentes contextos; c) Utilizar correctamente as novas regras do acordo ortográfico; d) Aplicar as novas regras através da resolução de exercícios. 4. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: ENQUADRAMENTO (2 HORAS) MÓDULO 2: ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1 HORA) MÓDULO 3: O USO DE MINÚSCULAS E MAIÚSCULAS (1 HORA) MÓDULO 4: SUPRESSÃO DE CONSOANTES MUDAS (2 HORAS) MÓDULO 5: O USO DO H (1 HORA) MÓDULO 6: DUPLA GRAFIA (2 HORA) MÓDULO 7: ACENTOS GRÁFICOS (2 HORAS) MÓDULO 8: ALTERAÇÕES NA HIFENIZAÇÃO (2 HORAS) MÓDULO 9: INSTRUMENTOS OFICAIS DE APLICAÇÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO (1 HORA) MÓDULO 10: EXERCÍCIOS DE SISTEMATIZAÇÃO (10 HORAS) 5. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada Pela DGERT Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em Qualquer Parte Em Formato E-Learning 1. OBJECTIVO GERAL Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos adquiram um conjunto de conhecimentos e regras que lhes permitam aplicar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa no seu quotidiano pessoal e profissional. 2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS a) Esclarecer dúvidas relativas às alterações previstas no Novo Acordo Ortográfico; b) Compreender as alterações de modo a saber utilizá-las em diferentes contextos; c) Utilizar correctamente as novas regras do acordo ortográfico; d) Aplicar as novas regras através da resolução de exercícios. 3. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: ENQUADRAMENTO (2 HORAS) MÓDULO 2: ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1 HORA) MÓDULO 3: O USO DE MINÚSCULAS E MAIÚSCULAS (1 HORA) MÓDULO 4: SUPRESSÃO DE CONSOANTES MUDAS (2 HORAS) MÓDULO 5: O USO DO H (1 HORA) MÓDULO 6: DUPLA GRAFIA (2 HORA) MÓDULO 7: ACENTOS GRÁFICOS (2 HORAS) MÓDULO 8: ALTERAÇÕES NA HIFENIZAÇÃO (2 HORAS) MÓDULO 9: INSTRUMENTOS OFICAIS DE APLICAÇÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO (1 HORA) MÓDULO 10: EXERCÍCIOS DE SISTEMATIZAÇÃO (10 HORAS) 4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
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Formação Continua de Motoristas de Pesados de Mercadorias / Passageiros - CAM 35h, é uma formação obrigatória para todos os motoristas de pesados. A Comunilog Consulting é uma entidade reconhecida pelo IMTT. Destinatários: O presente curso destina se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1 e C1+E. Objectivos Gerais: O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança, e procedimentos específicos associados à condução de Veículos Pesados (de mercadorias, ou passageiros), com vista à renovação do certificado necessário ao exercício da profissão, o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Curso homologado pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP Visite-nos em: www.comunilog.com
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é uma formação obrigatória para todos os motoristas de pesados. A Comunilog Consulting é uma entidade reconhecida pelo IMTT. Destinatários: O presente curso destina se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1 e C1+E. Objectivos Gerais: O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança, e procedimentos específicos associados à condução de Veículos Pesados (de mercadorias, ou passageiros), com vista à renovação do certificado necessário ao exercício da profissão, o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Curso homologado pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP Locais: Viseu Para obter mais informações: http://www.comunilog.com/ 271 100 017 | 961 544 300
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Destinatários: O presente curso destina se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1 e C1+E. objetivos Gerais: O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança, e procedimentos específicos associados à condução de Veículos Pesados (de mercadorias, ou passageiros), com vista à renovação do certificado necessário ao exercício da profissão, o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Relativamente ao preço, o curso custa 170€. Peça mais informações através do nosso e-mail : comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300.
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Destinatários: O presente curso destina se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1 e C1+E. objetivos Gerais: O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança, e procedimentos específicos associados à condução de Veículos Pesados (de mercadorias, ou passageiros), com vista à renovação do certificado necessário ao exercício da profissão, o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Relativamente ao preço, o curso custa 170€, Peça mais informações através do nosso e-mail : comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300.
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Destinatários: O presente curso destina se a todas as pessoas titulares da carta C e C+E e subcategorias C1 e C1+E. Objetivos Gerais: O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança, e procedimentos específicos associados à condução de Veículos Pesados (de mercadorias, ou passageiros), com vista à renovação do certificado necessário ao exercício da profissão, o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista. Acesso a Certificação: Certificado de Aptidão de Motorista Relativamente ao preço, o curso custa 170€. Data prevista de início: 31-03-2016 Duração: 35 horas. Local: Todo o país. Peça mais informações através do nosso e-mail : comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_avaliacao_condutores.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e estudantes finalistas de Psicologia. Para exercer a função de avaliadores de condutores, o psicólogo tem de estar inscrito na Ordem dos Psicólogos como membro efetivo, no entanto esta formação pode ser obtida anteriormente à sua inscrição. 2.Saídas Profissionais Inserção em equipas de Centros de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP) e/ou instituições devidamente equipadas, para a realização de avaliações psicológicas de condutores. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de proceder à avaliação psicológica de condutores segundo a legislação em vigor, no âmbito da BAPCON (Bateria para Avaliação Psicológica de Condutores). 4. Objetivos Específicos - Proceder à avaliação psicológica de condutores segundo a legislação em vigor; - Demonstrar competências, no âmbito da BAPCON (Bateria para Avaliação Psicológica de Condutores); - Elaborar os relatórios de avaliação psicológica de condutores. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal, aptidões físicas e psicológicas de condutores, instrumentos (10 horas) Enquadramento legal Aptidões físicas e psicológicas de condutores Instrumentos de avaliação psicológica de condutores Módulo 2 - Relatórios de avaliação psicológica de condutores, restrições acessórias (10 horas) Relatório de avaliação psicológica de condutores Certificado de avaliação psicológica Restrições Estudos de caso 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva. Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho. 3. Objetivos Específicos - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental; - Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão; - Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção; - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças. 4. Saídas Profissionais - Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares; - Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial; - Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros; - Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva. Exemplos de UFCD que poderá ministrar: - Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais. NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho). 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva (Enquadramento legal) (20 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (20 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas) Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno: acomodações curriculares adaptações curriculares não significativas adaptações curriculares significativas Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas Níveis de Intervenção do Modelo Multinível medidas universais medidas seletivas medidas adicionais Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão Módulo 6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 7 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas) A Declaração de Salamanca Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º) Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação Módulo 8 - Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas) A comunidade interveniente Família e comunidade na educação inclusiva Sugestões para os Pais Módulo 9 - Projeto Final (70 horas) Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Vila Nova de Gaia (Porto)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_comercio_internacional.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. DESTINATÁRIOS - Empreendedores atuais e potenciais - Comerciantes - Executivos de PMEs - Professores de Gestão e Economia - Gestores e empresários - Estudantes do ensino médio e superior - Outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. OBJETIVO GERAL No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam compreender as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar, avaliando a sua atratividade e o investimento direto estrangeiro, e focando os vários fatores a atender nas economias emergentes. 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender a regulamentação internacional; - Realizar planos de internacionalização de empresas; - Analisar riscos e oportunidades na internacionalização; - Conhecer os mercados internacionais; - Compreender e utilizar termos como Globaltrade, Incoterms, Balança Comercial, etc; - Aplicar modelos de comércio tradicional; - Conhecer os processos logísticos e adaptá-los às suas necessidades; - Selecionar um País-alvo para a internacionalização. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Teorias e modelos do comércio internacional (10 horas) Comércio Internacional - introdução A rota da Seda Teorias e Modelos do comércio internacional Regulamentação do comércio internacional Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país Módulo 2: Globaltrade (6 horas) GlobalTrade Módulo 3: Balança comercial (6 horas) Balança Comercial Porque é a globalização importante para os gestores? Globalização versus Regionalização à escala mundial Formas de regionalização O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano Módulo 4: Incoterms (6 horas) Incoterms: principais características Módulo 5: O ambiente económico mundial após a omc (organização mundial do comércio) (6 horas) Prepare-se para trabalhar lá fora Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais Somos empreendedores? Módulo 6: Distribuição e logística: importância no comércio internacional (6 horas) Importância da Cadeia de Distribuição Processo “Push-pull” Módulo 7: Internacionalização (10 horas) Que Países escolher para localizar unidades produtivas? O que é a dupla tributação internacional? O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) Como preparar a internacionalização de uma empresa Formas de entrada em mercados estrangeiros 5. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_plano_marketing.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Empreendedores atuais e potenciais, Executivos de PMEs, Gestores e empresários, Comerciantes, Vendedores, Estudantes do ensino médio e superior. Profissionais que atuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing. Outros potenciais interessados que pretendem adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender o funcionamento de um plano de marketing e que aspetos são importantes para o conceber. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de plano de marketing; - Entender a importância do plano de marketing nas empresas; - Entender ao pormenor as fases de um plano de marketing; - Construir um plano de marketing. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Diagnóstico da empresa, definição de mercado e de negócio (15 horas) Introdução ao plano de marketing – funções, planeamento, o que define uma empresa, missão, visão e valores da empresa Diagnóstico da empresa (análise externa, interna, swot e modelo de Porter) Definição de mercado e do modelo de negócio Módulo 2 - Posicionamento, segmentação e marketing mix (20 horas) O posicionamento (a identificação, a diferenciação, triângulo de ouro do posicionamento) Segmentação (níveis, padrões, etapas do processo, bases para segmentar os consumidores) Marketing Mix Módulo 3 - Orçamentação e controlo do plano de marketing (15 horas) Amplitude do orçamento de despesas de marketing Tipos de despesas que compõem o orçamento de marketing Formato de apresentação do orçamento de marketing Contabilização das despesas de marketing Responsáveis pela elaboração e aprovação Definição dos custos e da distribuição de verbas Como é feito o controlo e gestão do orçamento de marketing? 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_dinamicas_grupo.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Formadores, Sociólogos, Animadores Sócio-culturais e outros técnicos de educação/formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos, competências e metodologias que lhes permitam desenvolver e aplicar jogos pedagógicos e dinâmicas de grupo capazes de provocar o confronto entre as experiências e os saberes do grupo. 3. Objetivos Específicos - Distinguir as várias fases do processo de construção de um grupo, dando exemplos práticos; - Reconhecer a importância das dinâmicas de grupo, especificando o seu conceito; - Distinguir os vários elementos e processos de comunicação, através de um jogo pedagógico; - Reconhecer e aplicar as distintas dinâmicas de grupo através de casos práticos. 4. Plano Curricular Módulo 1- Dinâmicas de Grupo: Conceitos (3 horas) Conceito de grupo Fases do processo de grupo O papel do dinamizador Módulo 2 - Comunicação e Atitudes Facilitadoras (8 horas) Definição de comunicação Elementos e processos de comunicação Tipos de comunicação Importância da comunicação assertiva Barreira da comunicação Empatia e Escuta Ativa Módulo 3 - Tipos de Dinâmicas de Grupo (14 horas) Dinâmicas de apresentação e de quebra-gelo Dinâmicas de integração Dinâmicas de comunicação Dinâmicas de desenvolvimento pessoal Dinâmicas de desenvolvimento de competências Histórias, fábulas e textos para reflexão Dinâmicas outdoor Dinâmicas de finalização do grupo 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_dinamicas_grupo.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Empreendedores atuais e potenciais: - Executivos de PMEs; - Gestores e empresários; - Comerciantes; - Estudantes do ensino médio e superior; - Outros Potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de conhecer e compreender os principais conceitos de economia e finanças, que permitam auxiliar na gestão de pequenas e médias empresas, comércio e departamentos que exijam conhecimento nesta área. 3. Objetivos Específicos - Conhecer as fases do Risco no ciclo do dinheiro nas empresas e, compreender a relação entre risco e retorno financeiros; - Perceber a importância das Demonstrações Financeiras e, especificar quais os seus documentos; - Conhecer e interpretar a informação das Demonstrações Financeiras; - Perceber a importância dos Instrumentos Financeiros e, especificar quais são os documentos que dão informação à gestão; - Reconhecer a importância de uma Avaliação de Empresas, identificar os seus métodos e, a metodologia mais comum na Avaliação de Empresas; - Identificar Fundo de Maneio e Margem Bruta e, as suas formas de calculo. 4. Plano Curricular Módulo 1 - O Ciclo do Dinheiro nas Empresas, Os Riscos do Ciclo do Dinheiro, Funções do Departamento Financeiro e Relação entre Riscos e Retorno (8 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os Riscos no Ciclo do Dinheiro nas Empresas Logo na primeira fase – Financiamento – surge um fator de risco As fases seguintes – Compras e Custos Operacionais As Fases da Venda e dos Recebimentos Fases de Distribuição de Resultados e Pagamento de Juros Funções do Departamento Financeiro As funções do departamento financeiro de uma empresa incluem: Gestão de Tesouraria Problemas na Gestão de Tesouraria Gestão de Investimentos Gestão de Riscos Financeiros Relações com Investidores Relação entre Risco e Retorno Risco e Retorno Volatilidade Conhecer vários tipos de risco Usar a pirâmide de risco Compreender a relação entre risco e retorno Módulo 2 - Demonstração Financeiras, o que é a Alavancagem? e o Que são Ativos? (10 horas) Demonstrações Financeiras As Demonstrações Financeiras Importância das Demonstrações Financeiras O que é a Alavancagem Diferenças entre a Alavancagem Financeira e Operacional Alavancagem Operacional Alavancagem Financeira Como calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) O que são Ativos O que são Ativos Circulantes Exemplos de ativos circulantes O que são Ativos Não Circulantes Ativo Realizável a Longo Prazo Ativo permanente e os investimentos de longo prazo Investimentos Ativo Imobilizado Ativo Intangível Diferenças entre Ativos e Passivos Módulo 3 - Instrumentos Financeiros I (12 horas) Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira Balanço Demonstração de Resultados Demonstração de Fluxos de Caixa Interligação entre as diferentes demonstrações financeiras KPI – Key Performance Indicators Balanced Scorecard (BSC) Conceito e definição do BSC O BSC como um instrumento de avaliação de desempenho Arquitetura do BSC A articulação das quatro perspetivas em relações de causa e efeito Rácios de Rentabilidade Rentabilidade do Ativo (ROA) Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE) Rácios de Liquidez O ciclo operacional de tesouraria Os juros, os impostos e os dividendos As atividades de financiamento As atividades de investimento Rácio de liquidez geral Rácio de liquidez reduzida Rácio de liquidez imediata Módulo 4 - Instrumentos Financeiros II (12 horas) Instrumentos Financeiros Rácios de Funcionamento Prazo médio de recebimentos Prazo médio de pagamentos Tempo médio de duração das existências Rácios Financeiros Avaliar o endividamento de uma empresa Rácio de autonomia financeira Rácios de avaliação de empresas Valor nominal das ações Valor contabilístico Valor de mercado Price-to-book value Earnings per share (EPS) Price-to-earnings ratio (PER) Price-to-cash flow (PCF) Dividend yield Cálculo e análise do Cash-Flow Módulo 5 - Avaliação de Empresas, Fundo de Maneio, Análise de Margem Bruta e Economic Value Added (EVA) (8 horas) Avaliação de Empresas Cash – flows descontados Avaliação por múltiplos Valor patrimonial Metodologia mais comum para avaliação de uma empresa Fundo de Maneio Como Calcular o Fundo de Maneio Importância do Fundo de Maneio Como Gerir o Fundo de Maneio Análise da Margem Bruta Cálculo da Margem Bruta Para que serve a Margem Bruta? EVA (Economic Value Added) Os quatro pilares do EVA Cálculo prático do EVA Vantagens do EVA Desvantagens do EVA 5.Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_conflitos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados cuja a área de atividade dependa do trabalho em equipa, colaboradores da área comercial e administrativa, cargos de chefias, gestão de recursos humanos, coordenadores pedagógicos, responsáveis de equipas, entre outros. 2. Saídas Profissionais Coordenação e gestão de recursos humanos, equipas de trabalho e/ou grupos de alunos/formandos. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de gestão de conflitos. 4. Objetivos Específicos - Definir conflito e as estratégias para o prevenir; - Diagnosticar a situação conflituosa; - Identificar as estratégias mais adequadas para a resolução do conflito; - Adquirir competências na área da gestão de pessoas relativamente à situação de conflito; - Construir relações de confiança com os parceiros para facilitar a obtenção de soluções. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à temática da gestão de conflitos (4 horas) Conceptualização do conflito Distinção entre conflito e desacordo Estilos comunicacionais Consequências do conflito Vantagens e desvantagens do conflito Módulo 2 - Natureza dos Conflitos (10 horas) Natureza dos conflitos Tipos de conflitos Modelo de conflito Fases de desenvolvimento do conflito A escalada do conflito Módulo 3 - Conflito Organizacional (10 horas) Os conflitos nas organizações A origem dos conflitos organizacionais Os conflitos organizacionais e a relação com os stakeholders Causas dos conflitos organizacionais Vantagens e desvantagens dos conflitos nas organizações A importância da gestão de conflitos nas organizações Módulo 4 - Estratégias para a gestão de conflitos (10 horas) Estratégias de gestão e resolução de conflitos As cinco posições de conflito Estratégias para lidar com o conflito O papel dos gestores na gestão e resolução de conflitos A mediação na gestão de conflitos A assertividade na gestão de conflitos A negociação na gestão de conflitos Tipos de negociação Elementos e etapas do processo de negociação Módulo 5 - Exercícios e casos práticos (6 horas) Casos práticos Exercícios de aplicação 5.Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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