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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Cidadania e risco social (10 horas) Direitos político, civil e social Fragmentação social Individualização Genes egoístas e empatia Globalização Risco social Globalização solidária Módulo 2 - Exclusão e inclusão social (20 horas) Globalização e exclusão social Tipos de exclusão social Identidades e inclusão social Fatores de inclusão e exclusão social Lugares da exclusão social GapMinder Módulo 3 - Políticas de ação social e intervenção comunitária (10 horas) O modelo Social Europeu O modelo Mediterrâneo Ações sociais portuguesas Conceito de comunidade Modelos de intervenção social Projetos sociais de sucesso Legitimações para intervir Módulo 4 - Psicologia da família/ Relações familiares (25 horas) Psicologia da Família Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica Família como Sistema – Perspetiva Sistémica Família como Agente de Socialização Caracterização das Interações Familiares Vinculação Vinculação na Infância Vinculação na Idade Adulta Conflitualidade na Família Parentalidade Famílias Monoparentais Famílias Adotivas Famílias de Acolhimento Famílias Reconstruídas Módulo 5 - Intervenção sócio-educativa comunitário em adultos (15 horas) A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família Intervenção Familiar Critérios de Funcionalidade Familiar Intervenção Familiar: porquê? Avaliação Diagnóstica Familiar Modelo Sistémico na Intervenção Familiar Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar Modelos de Intervenção Comunitária Prevenção Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária Contextos de Intervenção Comunitária Módulo 6 - Intervenção sócio -educativa comunitária em crianças e jovens (15 horas) Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família O Desenvolvimento da Criança A Importância do Jogo Fases de Desenvolvimento da Criança A entrada para a escola A importância da organização dos tempos livres O Adolescente e o Jovem Adulto Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores Alteração da relação com os pares A construção da identidade Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência Desenvolvimento Familiar Módulo 7 - Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (25 horas) Educação Social Pedagogia Social Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social A Pedagogia Social na Alemanha Estado Providência e Educação Social Marco jurídico e educação social Conceito de Educação Social Diferentes Perspetivas da Educação Social Eixos da Educação Social Conclusões Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes Contextualização teórica da Exclusão Social Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho” As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho” O Rendimento Social de Inserção - RSI Desenvolvimento Comunitário Desenvolvimento Comunitário vs Educação O Desenvolvimento Comunitário e/ou local A escola como promotora de desenvolvimento local O papel do educador Desenvolvimento local Que modelos de desenvolvimento local para a escola? Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal Módulo 8 - Psicologia comunitária (20 horas) As origens históricas da Psicologia Comunitária Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade Definição e objetivos da psicologia comunitária Definição de comunidade Fundamentos da Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária e Ecologia Psicologia Comunitária e Teoria da Crise Psicologia Comunitária e Suporte Social Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção Psicologia Comunitária e intervenção social Desenvolvimento e participação comunitária Empowerment e Comunidade Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_dependencias_quimicas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da prevenção e intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação no âmbito das dependências químicas; - Definir dependência química, identificando as suas características e comorbidades associadas; - Compreender as áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas; - Reconhecer os principais aspetos psicossociais das dependências químicas; - Conhecer o contexto normativo legal no âmbito das dependências químicas; - Demonstrar competências ao nível da gestão de programas de prevenção e intervenção/tratamento de dependências químicas; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento histórico e sócio-cultural das dependências químicas (10 horas) Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas Difusão das Drogas Módulo 2 - Uso, abuso e dependência (5 horas) Uso e Abuso O consumo experimental Dependência O consumo casual ou ocasional O consumo regular O consumo elevado ou compulsivo Saliência do consumo Estreitamento do repertório Reinstalação da síndrome de dependência Critérios de Gravidade da Dependência Análise de dois exemplos clínicos Abstinência e alívio dos seus sintomas Vídeos de consolidação dos conhecimentos Módulo 3 - Classificação das principais substâncias psicoativas (15 horas) Introdução Classificação das substâncias/drogas psicoativas Classificação quanto à sua origem Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica Classificação quanto ao status legal das substâncias Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas Mecanismos de ação das substâncias psicoativas Análise das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 4 - Farmacologia/fisiopatologia das substâncias psicoativas (30 horas) Análise das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 5 - Neurobiologia das dependências químicas (15 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Aspetos neuroanatómicos Aspetos neurofisiológicos Os Neurotransmissores Estrutura neuro-emocional do sujeito toxicodependente Algumas reflexões Resultados importantes de estudos Neurotransmissores vs toxicodependência Neurobiologia da ação das substâncias psicoativas Módulo 6 - Aspeto psicossociais das dependências químicas (15 horas) Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade Considerações relevantes de estudos recentes Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas Os locais de consumo atuais na sociedade Consumos problemáticos atuais na sociedade Consumos funcionais atuais na sociedade Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos” Conceções de risco dos consumidores Auto-controlo dos consumidores Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas Carreira de uso de substâncias psicoativas Módulo 7 - Aspetos éticos e legais no âmbito das dependências químicas (10 horas) Aspetos Éticos no âmbito das Dependências Químicas Do que trata a ética A ética e a autonomia da pessoa Dependência química e Projeto Individual da Pessoa Aspetos Legais no âmbito das Dependências Químicas Introdução Principais diplomas legais O consumidor de substâncias psicoativas ilícitas face à lei Modelo criminalizador/proibicionista: o arguido Modelo descriminalizador: o indiciado Detenção de estupefacientes em quantidade superior à necessária para 10 dias de consumo: ainda indiciado ou novamente arguido? As teses em confronto O valor da prova: uma abordagem possível Reflexão crítica Módulo 8 - Intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas (30 horas) Modelos de tratamento Abordagem interdisciplinar Comunidade terapêutica Grupos de mútua-ajuda Psiquiátrico e farmacológico Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…) Módulo 9 - Prevenção no âmbito das dependências químicas (20 horas) Abordagem concetual As drogas e os seus efeitos Sinais de alerta O papel do mediador na prevenção Mediação vs Prevenção Escolher o caminho do diálogo Dinâmicas de grupo – Jogos interativos Ação-Reflexão Promoção das Relações Interpessoais Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão Desenvolvimento e Cooperação Promoção da Saúde – O papel da Escola e da Comunidade Educativa Tabaco e Saúde Problemas ligados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas Módulo 10 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito das Dependências Químicas, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/mba-recursos-humanos.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior. 2. Objetivo Geral A Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Cognos pretende formar profissionais gestores de RH estratégicos, com competências de liderança e, que potenciem o desenvolvimento das pessoas e da organização, com capacidade de intervenção no contexto organizacional de recrutamento e seleção, desenvolvimento pessoal, avaliação e desempenho profissional. 3. Objetivos Específicos Ao concluir a Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Cognos, estará preparado(a) para: Desenvolver uma visão estratégica e sistémica da gestão de recursos humanos, compreendendo seu papel fundamental no sucesso da organização. Dominar as principais práticas e ferramentas de gestão de RH, tais como recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de talentos, compensação e benefícios, relações sindicais e saúde e segurança no trabalho. Liderar equipas de RH de alta performance, motivando e desenvolvendo os colaboradores para alcançarem os objetivos da organização. Tomar decisões estratégicas e assertivas em relação à gestão de pessoas, com base em dados e análises. Implementar soluções inovadoras para os desafios da gestão de RH, utilizando tecnologias e metodologias modernas. Atuar como um agente de mudança na organização, promovendo uma cultura de gestão de pessoas focada no desenvolvimento, na alta performance e no bem-estar dos colaboradores. Desenvolver uma sólida rede de contactos com profissionais da área de RH, expandindo as suas oportunidades de carreira. 4. Plano Curricular Módulo 1 - As Técnicas de Recrutamento e Seleção (30 horas) O processo de seleção com base no mapa de competências Elaboração do perfil de exigências Principais fontes de recrutamento A conceção do anúncio eficaz A pré-seleção de candidaturas Tipos de entrevista Os testes e provas de seleção Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão Acolhimento e Integração do novo colaborador Módulo 2 - O Direito do Trabalho e os Recurso Humanos ( 22 horas) O Direito do Trabalho Conceito e fontes O Contrato de Trabalho Noção, elementos essenciais e forma Período experimental Contrato de trabalho a termo O Tempo de Trabalho Tempo de trabalho e período normal de trabalho Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado Isenção do horário de trabalho Períodos de descanso Trabalho noturno Trabalho suplementar Os Feriados, as Férias e as Faltas Regime dos feriados Regime das férias Noção, tipos e efeitos das faltas Cessação do Contrato de Trabalho Caducidade Revogação Denúncia durante o período experimental Despedimento com justa causa “subjetiva” Despedimento coletivo Despedimento por extinção do posto de trabalho Despedimento por inadaptação do trabalhador Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho Módulo 3 - Recursos Humanos e Gestão de Competências (34 horas) As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos Importância e limitações das políticas de recursos humanos Políticas de recursos humanos e cultura organizacional Gestão de recursos humanos e modelo estrutural Conceito de competências Modelos de competências Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas Módulo 4 - Gestão da Formação (24 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas Técnicas de utilização de equipamentos de formação Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação Módulo 5 - Liderança e Gestão de Conflitos (30 horas) Liderança Definição de conceitos Tipos de liderança Motivação nas equipas Elogio e crítica Líder ou liderado Eficácia da liderança Gestão de Conflitos O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal A visão tradicional e atual do conflito O conflito intra e interpessoal O conflito organizacional A resolução de problemas através da administração de conflitos Módulo 6 - Comunicação Interpessoal e Assertividade (28 horas) Elementos do processo de comunicação Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal Barreiras à Comunicação Escuta Ativa Atitudes Comunicacionais Assertividade Estratégias para desenvolver a Assertividade Módulo 7 - Inteligência Emocional (22 horas) As emoções Inteligência Emocional: conceitos Inteligência Racional e Inteligência Emocional A Inteligência Emocional na Liderança Módulo 8 - Gestão do Tempo e de Equipas de Trabalho (30 horas) Gestão do tempo Planeamento do Tempo Diferenciar tarefas segundo prioridades Agendamento de atividades Construir agenda e registos diários Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo Bases de uma comunicação eficaz A importância do trabalho em equipa Definição e alcance de objetivos Gestão de reuniões Criatividade nas equipas A importância da criatividade nas equipas Predominância dos hemisférios Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas Gestão de ideias – Soluções criativas Módulo 9 - Igualdade de Oportunidades (10 horas) Evolução histórica da igualdade de género História do género feminino no mundo laboral Conceitos de igualdade e não discriminação Legislação de igualdade de género Igualdade de género e responsabilidade social das organizações Boas práticas em igualdade de género Módulo 10 - Avaliação do Desempenho (10 horas) Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização Implementação O que deve ser avaliado Fatores de avaliação Responsabilidades dos Avaliadores Responsabilidades dos Avaliados Vantagens Dificuldades Módulo 11 - Processamento de Salários (50 horas) Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral Assiduidade e Comissões Outros Abonos Sujeitos ou Isentos de TSU e IRS Abonos – Retribuição e Remuneração Remuneração Base, Trabalho Suplementar e Remuneração Bruta Regime de Férias, Feriados e Faltas Mútuo Acordo e Compensação por Caducidade do Contrato Regime de Contribuição para a Segurança Social Impostos e Descontos Facultativos Remuneração Líquida e Emissão de Recibos Diferença entre Remuneração e Retribuição Pagamento de Remunerações Pagamento de Remunerações Recibo de Vencimento Instruções para processamento do Recibo de Vencimento Módulo 12 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Recursos Humanos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais. 3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual; - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; - Identificar situações de maus-tratos; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde; - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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