Curso haccp higiene seguranca
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A Comunilog Consulting vai realizar o curso Higiene e Segurança Alimentar – HACCP – Implementação e Auditorias (36 h) . Público em geral que tenha interesse em melhorar as suas competências técnicas no capítulo da fotografia. Profissionais de todas as áreas que precisem de recorrer à fotografia para o desempenho das suas funções profissionais. Relativamente ao preço, o curso custa 300€, isentos de IVA. Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544243.
300 €
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A Comunilog Consulting vai realizar o cursoHigiene e Segurança Alimentar – HACCP – Implementação e Auditorias(36h) . Destinatários: Público em geral que tenha interesse em melhorar as suas competências técnicas no capítulo da fotografia. Profissionais de todas as áreas que precisem de recorrer à fotografia para o desempenho das suas funções profissionais. Relativamente ao preço, o curso custa 300€, isentos de IVA. Data prevista de início: 31-03-2016 Duração: 36 horas. Local: Todo o país. Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_hst_designado.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Empregadores e trabalhadores de pequenas empresas, com interesse específico nas funções da área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, que lhes permitam o desempenho de funções de prevenção a nível básico. 3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho; - Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho; - Identificar os principais riscos profissionais; - Identificar os principais riscos específicos; - Implementar medidas preventivas de riscos profissionais e específicos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho: Conceitos Básicos (4 horas) Introdução à Prevenção de Riscos Profissionais Quadro Normativo básico em matéria de Prevenção de Riscos Profissionais. Módulo 2 - Riscos Gerais e Prevenção (6 horas) Riscos relacionados com as Condições de Segurança Riscos relacionados com o meio ambiente de Trabalho Carga de trabalho, fadiga e insatisfação laboral Sistemas elementares de controlo de riscos Proteção coletiva e individual Noções básicas de atuação em emergências e evacuação Primeiros socorros Controlo da saúde dos trabalhadores Módulo 3 - Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais: Elementos básicos (15 horas) Organização da Prevenção na Empresa Organismos Públicos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Módulo 4 - Riscos específicos e Prevenção no Setor de Atividade Económica da Empresa (15 horas) Caraterização do Sector Estatísticas de sinistralidade e/ou de morbilidade do setor Legislação aplicável Riscos específicos Prevenção dos riscos específicos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_seguranca_construcao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, inerentes à Higiene e Segurança no Trabalho no setor da Construção Civil, com vista à atualização científica e técnica dos conhecimentos inerentes a esta área de formação. 3. Objetivos Específicos - Interpretar os principais diplomas legais sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como as normas de legislação complementar e específica; - Identificar as causas de acidentes de trabalho, respetivas consequências e custos associados; - Identificar os riscos inerentes à execução de obras em estaleiro, assim como as respetivas medidas para a sua eliminação ou redução; - Reconhecer a importância do Manual de Segurança do Estaleiro e do Plano de Sinalização; - Caraterizar o Plano de Segurança e Saúde (PPS) e os processos da sua implementação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento Teórico (4 horas) Conceitos Fundamentais de Higiene e Segurança no Trabalho Módulo 2 - Enquadramento legl da Segurança, Higiene e saúde no Trabalho (8 horas) Enquadramento Legal da SHT Módulo 3 - Acidentes de trabalho (10 horas) Enquadramento Legal Índices de Sinistralidade Laboral Comunicação de Acidentes/Incidentes Graves à ACT Módulo 4 - Segurança nos estaleiros temporário e móvies (10 horas) Medidas de Prevenção na Montagem/Organização e Desmontagem de Estaleiro Trabalhos de Demolições Movimento de Terras Trabalhos em Altura Operações com Gruas Móveis Medidas de Proteção Coletivo (EPC) Módulo 5 - Plano de Segurança e Saúde (10 horas) Intervenientes Dono de Obra Autor de Projeto Coordenador de Segurança Entidade Executante Módulo 6 - Proteção do Trabalhador (8 horas) Equipamento de Proteção Individual Enquadramento Legal 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Caparica (Setúbal)
curso de tatuagem - 30 horas certificado margem sul - Contéudo Programático: 1 - Higiéne, segurança, contaminação, tratamento pós tatuagem. 2 - Desenho e Decalque - Enquadramento e tamanho do desenho. - Transferência do Desenho para o decalque. - Aplicação do desenho. 3 - Preparação da área de trabalho - Preparação e organização do material e equipamento. 4 - Material e Equipamento 4.1 Máquinas - Conhecer os tipos de máquinas. - Montagem e afinação. - Manutenção e substituição de peças. 4.2 Agulhas - Conhecer os tipos de agulhas e sua função. 4.3 Tips - Conhecer os tipos de Tips e sua função. - Grips - Conhecer os tipos de Grips e sua função. 5 - Tatuagem 5.1 Treino Traço 5.2 Treino Sombreado 5.3 Tatuagem a cor - Tipos de tintas.
730 €
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene%20alimentar%20carnes_reciclagem.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exigem temperatura controlada. Colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das actuais exigências legislativas. 3. Objetivos Específicos - Promover a aquisição das competências básicas e essenciais, para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no setor das carnes e seus derivados, nos termos das atuais exigências legislativas; - Cumprimento do artigo 26º do Decreto-Lei nº 147/2006 republicado pelo Decreto-Lei nº 207/2008, onde se determina que os manipuladores de carnes e seus produtos devem, de três em três anos, frequentar um curso de atualização do curso de Higiene e Segurança Alimentar no Setor das Carnes - Formação Inicial, para efeitos de renovação do cartão de manipulador de carnes. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Técnicas de Higiene (2 horas) Higiene das carnes Perigos Biológicos Perigos Químicos Perigos Físicos Medidas preventivas Microbiologia da Higiene Alimentar Perigos biológicos Higiene dos manipuladores Lavagem das mãos Uniforme O calçado Adornos pessoais Cabelo e uso de toucas Unhas Aparência pessoal Comportamentos pessoais e riscos para a segurança alimentar Cortes e queimaduras Doenças e acompanhamento médico Higiene das instalações, Equipamentos e utensílios Produtos de Limpeza Processo de Higienização Módulo 2 - Acondicionamento/Embalagem de Carnes e seus Produtos (1 horas) Pré-embalados Géneros alimentícios não pré-embalados Acondicionamento e rotulagem de produtos de embalagem do dia Rotulagem específica de carne de bovino Regime de rotulagem obrigatória da carne de bovino – Menções obrigatórias no rótulo Módulo 3 - Condições Higiénicas a Observar na Venda e Distribuição de Carnes e seus Produtos (1 horas) Transporte Receção Armazenamento Higiene durante e após a desmancha e a desossa Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de produção Marca de salubridade Marca de Identificação Controlo de resíduos e subprodutos Módulo 4 - Segurança Alimentar/ Sistema baseado nos Princípios HACCP (1 horas) Introdução ao HACCP Funções e responsabilidades Pré-requisitos do sistema de HACCP Registos HACCP Módulo 5 - Legislação (2 horas) Quadro de legislação afeta à atividade de distribuição e venda de carnes Módulo 6 - Venda-atendimento/ Conselhos práticos ao consumidor (1 horas) Atendimento Conselhos práticos ao consumidor 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3.Objetivos Específicos - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado; - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares; - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL); - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres; - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados; - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. 4.Saídas Profissionais O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas) Modelos psicológicos Teoria psicanalítica (Freud) Teoria da maturação (Gesell) Teoria do ciclo vital (Erikson) Teoria cognitiva (Piaget, Brunner) Teoria cognitiva-social (Vygotsky) Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar O ensino básico Funções do Técnico de Ação Educativa Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas) Noções de alimentos, seus constituintes e funções A alimentação nos primeiros dois anos de vida Tipos de aleitamento Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons Introdução da alimentação diversificada A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação Ementas saudáveis Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição Alimentação infantil em idade escolar Hábitos alimentares na escola Como alimentar uma criança que está doente Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos Manutenção dos alimentos à temperatura adequada Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios Gerais do Socorrismo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Paragem cardiorrespiratória Suporte Básico de Vida Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica Situações de emergência médica infantil Feridas Hemorragias/Epistaxis Queimaduras Mordidelas e Picadas Afogamento Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas Traumatismos Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e Golpe de frio Crise Asmática em Criança com Asma Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas) Observação e conhecimento das crianças Planear, agir, avaliar, comunicar e articular Brincar – atividades livres Atividades pedagógicas – orientadas Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas) Funções do técnico de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas) Saúde e higiene pessoal Higiene oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais Dietas alimentares Alimentação nos primeiros dois anos de vida Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida Alimentação no período escolar Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais Conceitos fundamentais Cuidados básicos de saúde Principais doenças da infância Vacinação Ministrar medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas) Estratégias de procura de emprego Pesquisa de informação para procura de emprego Medidas ativas de emprego e formação Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) Rede de contactos Curriculum vitae Funções do CV Regras da elaboração do CV Tipos de CV Anúncios de emprego Candidatura espontânea Entrevista de emprego Tipos de entrevista Fases da entrevista Aspetos a abordar 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
500 €
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A Comunilog Consulting vai realizar o curso de Higiene e Segurança Alimentar no setor das Carnes (16h) . Formação Inicial. O Curso de Higiene e Segurança Alimentar no setor das Carnes (16h) visa dotar os formandos de competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das atuais exigências legislativas. No final da formação os formandos receberão o certificado de formação profissional em “Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes - Formação Inicial”. Após a entrega do certificado, o cartão de manipuladores de Carnes e seus Produtos é solicitado pelo cliente, junto da entidade certificadora FNACC . Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544243.
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A ComunilogConsulting vai realizar o Curso Online Higiene e Segurança no Trabalho 50h (Formação Aplicável á Medida estimulo) O curso tem a duração total de 50h totalmente à distância. Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet. Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fóruns de discussão ou plataforma de chat. Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas atividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas. O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade A formação é certificada MEDIDA ESTIMULO: A entidade empregadora tem a obrigatoriedade de proporcionar formação profissional ajustada às competências requeridas pelo posto de trabalho: Formação, em entidade formadora certificada, com uma carga horária mínima de 50 horas, e realizada, preferencialmente, durante o período normal de trabalho. Relativamente ao preço, o curso custa 79€, isentos de IVA. Data prevista de início: 31-03-2016 Local: Todo o país. Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544300.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais Módulo 4 - Serviços Sociis para Idosos: Higiene,segurança e qualidade (20 horas) Definições Fatores que contribuem para as condições de trabalho Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade Identificação dos riscos associados à atividade Riscos físicos Riscos químicos Riscos Biológicos Riscos Ergonómicos Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 5 - Políticas sociais aplicadas ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) Módulo 6 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 7 - Aspetos Jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária Módulo 9 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_haccp.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de higiene e segurança alimentar, que desenvolvam a sua atividade em qualquer sector do ramo alimentar: - Restauração; - Hotelaria; - Casas de repouso; - Catering; - Distribuição e indústria; - Todos os interessados nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos necessários à elaboração e implementação de um Sistema Preventivo de Segurança Alimentar de acordo com os princípios do Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). 3. Objetivos Específicos - Integrar conceitos fundamentais de Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar; - Desenvolver e Implementar os pré-requisitos necessários ao sistema HACCP; - Elaborar planos de HACCP; - Realizar auditorias a sistemas de HACCP; - Adotar posturas e modos de trabalho seguros nos postos de trabalho. 4. Saídas Profissionais - Consultoria na elaboração e implementação de um sistema preventivo de Segurança Alimentar, de acordo com os princípios do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points); - Auditoria de sistemas de HACCP. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Noções gerais de segurança alimentar e legislação alimentar (4 horas) Segurança Alimentar Definição Fundamentos da Segurança Alimentar Codex Alimentarius Legislação nacional e europeia Enquadramento do HACCP na legislação europeia Enquadramento do HACCP na ISO 22000:2018 Módulo 2 - Perigos e doenças alimentares (4 horas) Perigos em géneros alimentícios Medidas preventivas Microbiologia alimentar Os perigos biológicos Desenvolvimento de microrganismos Doenças provocadas por microrganismos Alergénios Módulo 3 - Código de boas práticas de higiene alimentar (6 horas) Higiene pessoal Higiene e segurança das instalações, superfícies, equipamentos e utensílios Higiene e segurança dos processos Módulo 4 - Pré-requisitos do HACCP (5 horas) Instalações Seleção de fornecedores Especificações de compra de matérias-primas Controlo de resíduos e sub-produtos Plano de controlo de pragas Higiene das instalações, equipamentos e utensílios Controlo da potabilidade da água Controlo metrológico e manutenção de equipamentos Higiene e sanidade dos trabalhadores Formação/treino do pessoal Rastreabilidade Empenho da administração/direção Módulo 5 - Metodologia HACCP (12 horas) Vocabulário específico Princípios do HACCP Sequência lógica para a implementação do HACCP Vantagens do sistema HACCP Principais problemas ou obstáculos a ultrapassar na implementação do sistema Formação e treino Minas e armadilhas Módulo 6 - A elaboração dos Modelos Genéricos ( Planos HACCP) (6 horas) A equipa HACCP Responsabilidades no Sistema HACCP Pré-requisitos Descrição do produto Identificação dos perigos do processo Fluxograma Identificação dos perigos etapa a etapa Avaliação dos perigos Monitorização dos PCC’s Registos HACCP Módulo 7 - Revisão do Plano HACCP (3 horas) Revisão pela gestão O que motiva a revisão do plano HACCP Módulo 8 - Auditoria de HACCP (12 horas) Termos e definições O auditor Metodologia das auditorias Simulação da auditoria HACCP e pré-requisitos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_alimentar_carnes_inicial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exigem temperatura controlada. Colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das actuais exigências legislativas. 3. Objetivos Específicos - Promover a aquisição das competências básicas e essenciais, para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no setor das carnes e seus derivados, nos termos das atuais exigências legislativas; - Cumprimento do ponto 1 do artigo 26º do Decreto-Lei nº 207/2008, onde se determina que os manipuladores de carnes e seus produtos só podem exercer a sua atividade nos setores de distribuição e venda de carnes, desde que tenham frequentado com aproveitamento um curso de formação em higiene e segurança alimentar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Higiene das Carnes (2 horas) Perigos Biológicos Perigos Químicos Perigos Físicos Medidas preventivas Módulo 2 - Microbiologia da Higiene Alimentar (2 horas) Principais doenças de origem alimentar e a responsabilidade dos operadores na sua prevenção Microrganismos que possam provocar alterações da carne e seus produtos e o seu controlo Módulo 3 - Higiene dos Manipuladores (2 horas) Lavagem das mãos Uniforme O calçado Adornos pessoais Cabelo e uso de toucas Unhas Aparência pessoal Comportamentos pessoais e riscos para a segurança alimentar Cortes e queimaduras Doenças e acompanhamento médico Módulo 4 - Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios (2 horas) Produtos de Limpeza Processo de Higienização Módulo 5 - Acondicionamento/ Embalagem de Carnes e seus Produtos (2 horas) Pré-embalados Géneros alimentícios não pré-embalados Acondicionamento e rotulagem de produtos de embalagem do dia Rotulagem específica de carne de bovino Regime de rotulagem obrigatória da carne de bovino – Menções obrigatórias no rótulo Módulo 6 - Condições Higiénicas a Observarem na venad e Distribuição de Carnes e seus produtos(2 horas) Transporte Receção Armazenamento Higiene durante e após a desmancha e a desossa Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de produção Marca de salubridade Marca de Identificação Controlo de resíduos e subprodutos Módulo 7 - Segurança Alimentar/ HACCP no Setor das Carnes e seus Produtos (2 horas) Introdução ao HACCP Funções e responsabilidades Pré-requisitos do sistema de HACCP Registos HACCP Módulo 8 - Higiene e Segurança no Trabalho - Legislação (1 horas) Quadro de legislação afeta à atividade de distribuição e venda de carnes 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_sensibilizacao_hst.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para controlo e eliminação dos riscos profissionais. 3. Objetivos Específicos - Efetuar o enquadramento legal da higiene e segurança no trabalho; - Enumerar os vários tipos de sinalização de segurança; - Utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual; - Prevenir, proteger e combater incêndios e implementar as normas referentes à higiene e segurança no trabalho. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal da Higiene e Seguranç no trabalho (8 horas) Enquadramento legal da saúde e segurança no trabalho em Portugal Regime do enquadramento jurídico de segurança, higiene e saúde no trabalho Módulo 2 - Fundamentos e noções gerais de Higiene e Segurança no Trabalho (12 horas) Obrigações legais para a organização e funcionamento dos serviços de saúde e segurança nas empresas Vigilância na saúde Conceitos básicos de segurança e saúde no trabalho Definições Descrição do sistema de trabalho Sistema de trabalho Categorias de riscos e sua identificação Avaliação riscos de trabalho Módulo 3 - Sinalização de Segurança (8 horas) Diplomas de âmbito geral e normas Sinalização de segurança e de saúde no trabalho Segurança contra incendio Graphical symbols Equipamentos de segurança e de combate a incendio Diplomas por setor atividade Estabelecimentos comerciais com área total ou superior a 300m2 Edifícios de habitação Parques de estacionamento cobertos Estaleiros temporários ou móveis Empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração e bebidas Recintos de espetáculos e divertimentos Módulo 4 - Equipamentos de Proteçaõ Individual (8 horas) Equipamentos de proteção individual Medidas técnicas e organizacionais Módulo 5 - Prevenção, proteção e combate a Incêndios (8 horas) Segurança contra incêndios e explosão Plano de emergência Módulo 6 - Ruído (4 horas) Riscos Físicos - ruido Ouvido Humano Consequências do ruído Efeitos do ruído no organismo humano Instrumentos utilizados Caraterísticas do sonómetro Importância das medições do ruido Módulo 7 - Iluminação de locais e postos de trabalho (2 horas) Níveis iluminância Tipos iluminância Manutenção dos níveis de iluminação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Destinatários: Licenciados e Bacharéis que pretendam obter a certificação profissional de nível 6, bem como a obtenção do CAP (Certificado de Aptidão Profissional) e que tenham interesse e motivação pelo acesso à profissão subjacente às atividades de Segurança e Higiene no Trabalho. Horário: Pós-Laboral (das 19h00 às 22h30/23h00). Preço: 797€ (+IVA). Este valor poderá ser pago em prestações no decorrer do curso. Objectivos: Objetivos Gerais: Formar profissionais que, de forma autónoma ou integrados em equipa possam planear, organizar, desenvolver, coordenar e controlar o sistema de gestão da Segurança e Higiene que serve de suporte às atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais. Assegurar, aos candidatos que concluam o curso com aproveitamento a Certificação Profissional de Nível 6 e em simultâneo garantir aos formandos a obtenção de competências na área da formação que lhes permita, no final do curso, exercer a profissão de Técnico/a Superior de Segurança no Trabalho, de acordo com o perfil profissional respetivo e em articulação com a Lei n.º 42/2012, de 28 Agosto. Objetivos Específicos: No final do curso os participantes estarão aptos a: Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão; Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais; Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; Coordenar tecnicamente as atividades de segurança e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento e a orientação técnica dos profissionais da área de segurança e higiene do trabalho; Participar na organização global do trabalho; Gerir o processo de utilização de recursos externos nas atividades de prevenção e de proteção; Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa; Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho; Promover a integração a prevenção nos sistemas de comunicação da empresa, preparando e disponibilizando a necessária e subjacente informação especifica; Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores; Desenvolver as relações de empresa com os organismos da rede de prevenção. Conteúdo Programático: 1. Noções de estatística e fiabilidade 2. Legislação, regulamentos e normas de Segurança e Saúde no Trabalho 3. Gestão das Organizações 4. Gestão da Prevenção 5. Avaliação de Riscos Profissionais 6. Controlo de Riscos Profissionais 7. Organização da Emergência 8. Higiene no Trabalho 9. Segurança do Trabalho 10. Ergonomia 11. Psicossociologia do trabalho 12. Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação 13. Conceção e Gestão da Formação 14. A Componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho Mais informações através dos contactos – tlf: 217156428 ou email: fha_depformacao@netcabo.pt
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