Curso intervencao crianca
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CURSO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Prevenção e Intervenção INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT Curso certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 1. OBJECTIVOS - Enquadrar a situação actual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica. - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que actuam neste domínio. - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica. - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal. - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objectivo de detectar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção. - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas. - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projectos de apoio no domínio da violência doméstica. - Conhecer a legislação e protecção jurídica no domínio da violência doméstica. 2. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Violência doméstica: contextualização e reflexão (6 horas) Módulo 2: Dinâmicas e processos associados à violência conjugal (10 horas) Módulo 3: As vítimas da violência doméstica (4 horas) Módulo 4: Questões legais no combate à violência doméstica (12 horas) Módulo 5: Princípios de intervenção na violência doméstica (10 horas) Módulo 6: Reinserção e prevenção da revitimização (8 horas) 3. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Educadores de Infância, Professores, Enfermeiros, Psicólogos, Psicopedagogos, Técnicos de Serviço Social, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, e outros potenciais interessados que pretendam adquirir competências nesta área de formação. 3. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: INTERVENÇÃO PRECOCE: CONCEITO E RESPECTIVA EVOLUÇÃO (20 HORAS) MÓDULO 2: SISTEMA NACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA (5 HORAS) MÓDULO 3: DA ABORDAGEM CENTRADA NA CRIANÇA À ABORDAGEM CENTRADA NA FAMÍLIA (25 HORAS) 4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: -Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; -Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Educadores de Infância, Professores, Enfermeiros, Psicólogos, Psicopedagogos, Técnicos de Serviço Social, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, e outros potenciais interessados que pretendam adquirir competências nesta área de formação. 3. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Intervenção precoce: conceito e respetiva evolução (20 horas) Módulo 2: Sistema nacional de intervenção precoce na infância (5 horas) Módulo 3: Da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família (25 horas) 4. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada Pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Enfermeiros, Auxiliares de Ação Médica, Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática. 3. OBJETIVOS Identificar os conceitos básicos de saúde mental; Desenvolver ações adequadas à promoção da saúde mental; Compreender as perspetivas preventivas em saúde mental; Conhecer situações de risco e compreender as patologias mais relevantes em crianças vulneráveis; Reconhecer a importância da abordagem familiar na saúde mental infantil; Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Fundamentos de Saúde Mental (10 horas) Saúde Mental Doença Mental Ansiedade Depressão Doença Bipolar Problemas de Saúde Mental - Estudos Relevantes Módulo 2: Perspetivas Preventivas em Saúde Mental (15 horas) Cuidados de Saúde Mental Cuidados de Saúde Mental em Contexto Comunitário Prevenção em Saúde Mental Promoção e Prevenção em Saúde Mental Infantil O Modelo Preventivo Fatores de Equilíbrio Fatores de Risco Módulo 3: Situações de Risco e Patologias em Saúde Mental Infantil (15 horas) Criança Vulnerável e em Risco Situações de Risco: Carência afetiva materna Criança prematura Criança hospitalizada Criança de família desmembrada Síndrome da criança negligenciada e batida Criança psicossomática Patologias mais Relevantes em Saúde Mental Infantil Perturbações disruptivas do comportamento Perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) Dificuldades de aprendizagem Perturbações do humor e da ansiedade Recusa escolar Perturbações de expressão somática Perturbações psicóticas Perturbações do espetro do autismo (PEA) Módulo 4: Saúde Mental na Família: A Importância da Abordagem Familiar (10 horas) A Importância da Abordagem Familiar em Saúde Mental Infantil Objetivos da Perspetiva Familiar Influência dos Estilos Parentais em Saúde Mental Infantil Impacto Causado pela Doença Mental na Família Impacto do Contexto Sócio Económico da Família na Saúde Mental Infantil Impacto do Quotidiano Familiar - Práticas de Atividades Familiares como Promoção/Prevenção da Saúde Mental Infantil Programas de Intervenção Família/Reabilitação 5. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação; Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada Pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Enfermeiros, Auxiliares de Ação Médica, Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática. 3. OBJETIVOS Identificar os conceitos básicos de saúde mental; Desenvolver ações adequadas à promoção da saúde mental; Compreender as perspetivas preventivas em saúde mental; Conhecer situações de risco e compreender as patologias mais relevantes em crianças vulneráveis; Reconhecer a importância da abordagem familiar na saúde mental infantil; Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Fundamentos de Saúde Mental (10 horas) Saúde Mental Doença Mental Ansiedade Depressão Doença Bipolar Problemas de Saúde Mental - Estudos Relevantes Módulo 2: Perspetivas Preventivas em Saúde Mental (15 horas) Cuidados de Saúde Mental Cuidados de Saúde Mental em Contexto Comunitário Prevenção em Saúde Mental Promoção e Prevenção em Saúde Mental Infantil O Modelo Preventivo Fatores de Equilíbrio Fatores de Risco Módulo 3: Situações de Risco e Patologias em Saúde Mental Infantil (15 horas) Criança Vulnerável e em Risco Situações de Risco: Carência afetiva materna Criança prematura Criança hospitalizada Criança de família desmembrada Síndrome da criança negligenciada e batida Criança psicossomática Patologias mais Relevantes em Saúde Mental Infantil Perturbações disruptivas do comportamento Perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) Dificuldades de aprendizagem Perturbações do humor e da ansiedade Recusa escolar Perturbações de expressão somática Perturbações psicóticas Perturbações do espetro do autismo (PEA) Módulo 4: Saúde Mental na Família: A Importância da Abordagem Familiar (10 horas) A Importância da Abordagem Familiar em Saúde Mental Infantil Objetivos da Perspetiva Familiar Influência dos Estilos Parentais em Saúde Mental Infantil Impacto Causado pela Doença Mental na Família Impacto do Contexto Sócio Económico da Família na Saúde Mental Infantil Impacto do Quotidiano Familiar - Práticas de Atividades Familiares como Promoção/Prevenção da Saúde Mental Infantil Programas de Intervenção Família/Reabilitação 5. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2.Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia social aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços sociais especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia social; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de programas de intervenção aplicados ao idoso; - Demonstrar conhecimentos sobre os diferentes tipos de programas sociais (ajuda em domicílio, assistência telefónica, serviços comunitários, programas de animação sociocultural, etc.); - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspectos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais Módulo 4 - Serviços Sociais para Idoso (16 horas) Definições Fatores que contribuem para as condições de trabalho Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade Identificação dos riscos associados à atividade Riscos físicos Riscos químicos Riscos Biológicos Riscos Ergonómicos Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 5 - Políticas sociais aplicados ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) Módulo 6 - Bioético aplicado ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 7 - Aspetos jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. OBJECTIVOS • Reconhecer a importância da avaliação psicológica em Psico-oncologia; • Conhecer os principais instrumentos de avaliação dos indicadores psicológicos mais importantes na doença oncológica, nomeadamente depressão, ansiedade, qualidade de vida e dor; • Perceber a influência da mente sobre o corpo (Psiconeuroimunologia); • Identificar as principais necessidades psicossociais do doente oncológico, tendo em conta as deferentes fases da doença oncológica; • Adequar estratégias de intervenção às necessidades do doente oncológico; • Conhecer as diferentes estratégias de intervenção com o doente oncológico pediátrico; • Adequar técnicas e meios de intervenção às necessidades do doente oncológico pediátrico; • Enumerar as diferentes formas de intervenção em grupos em contexto psico-oncológico; • Reconhecer a importância das intervenções em grupo em contexto da Psico-oncologia. 3. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: AVALIAÇÃO EM PSICO-ONCOLOGIA (10 horas) MÓDULO 2: INTERVENÇÃO EM PSICO-ONCOLOGIA (20 horas) MÓDULO 3: INTERVENÇÃO PSICO-ONCOLÓGICA EM GRUPOS (10 horas) 4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. Para informação sobre o preço p.f contactar a entidade formadora.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Caraterização da perturbação hiperativa por défice de atenção (6 horas) A perturbação hiperativa por défice de atenção (PHDA) Definição Enquadramento Histórico da Perturbação Etiologia da PHDA Os Fatores Genéticos/Hereditários Os Fatores Neurobiológicos Os Fatores Ambientais e Psicossociais/Familiares Os Critérios de Diagnóstico para PHDA Os Subtipos Prevalência da PHDA Módulo 2: Realidade portuguesa e co-morbilidade associada à phda (4 horas) Realidade Portuguesa da PHDA Perceção da PHDA estudos portugueses Co-morbilidade associada à PHDA Problemas Psiquiátricos Problemas do Desenvolvimento Módulo 3: Diagnóstico, áreas de intervenção, orientações comportamentais no contexto escolar e prognóstico (15 horas) PHDA -Diagnóstico PHDA -Áreas de Intervenção Intervenção ao nível Escolar Intervenção ao nível Familiar Intervenção ao nível Farmacológico Intervenção ao nível Psicomotor Outras intervenções Orientações comportamentais no contexto escolar Prognóstico da PHDA Síntese da problemática PHDA
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. 3. OBJETIVOS Reconhecer a importância da avaliação psicológica em Psico-oncologia; Conhecer os principais instrumentos de avaliação dos indicadores psicológicos mais importantes na doença oncológica, nomeadamente depressão, ansiedade, qualidade de vida e dor; Perceber a influência da mente sobre o corpo (Psiconeuroimunologia); Identificar as principais necessidades psicossociais do doente oncológico, tendo em conta as diferentes fases da doença oncológica; Adequar estratégias de intervenção às necessidades do doente oncológico; Conhecer as diferentes estratégias de intervenção com o doente oncológico pediátrico; Adequar técnicas e meios de intervenção às necessidades do doente oncológico pediátrico; Enumerar as diferentes formas de intervenção em grupos em contexto psico-oncológico; Reconhecer a importância das intervenções em grupo em contexto da Psico-oncologia. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Avaliação em psico-oncologia (10 horas) Módulo 2: Intervenção em psico-oncologia (20 horas) Módulo 3: Intervenção psico-oncológica em grupos (10 horas) 5. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Caraterização da perturbação hiperativa por défice de atenção (6 horas) A perturbação hiperativa por défice de atenção (PHDA) Definição Enquadramento Histórico da Perturbação Etiologia da PHDA Os Fatores Genéticos/Hereditários Os Fatores Neurobiológicos Os Fatores Ambientais e Psicossociais/Familiares Os Critérios de Diagnóstico para PHDA Os Subtipos Prevalência da PHDA Módulo 2: Realidade portuguesa e co-morbilidade associada à phda (4 horas) Realidade Portuguesa da PHDA Perceção da PHDA estudos portugueses Co-morbilidade associada à PHDA Problemas Psiquiátricos Problemas do Desenvolvimento Módulo 3: Diagnóstico, áreas de intervenção, orientações comportamentais no contexto escolar e prognóstico (15 horas) PHDA -Diagnóstico PHDA -Áreas de Intervenção Intervenção ao nível Escolar Intervenção ao nível Familiar Intervenção ao nível Farmacológico Intervenção ao nível Psicomotor Outras intervenções Orientações comportamentais no contexto escolar Prognóstico da PHDA Síntese da problemática PHDA 3. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT Curso certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Psicólogos, Criminólogos, Profissionais de Comissões de Protecção de Menores, Agentes da PSP e GNR, Profissionais de Carreira Judiciária e outros potenciais interessados que pretendem adquirir conhecimentos nesta área de formação. 3. OBJETIVO GERAL Pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de compreender a estrutura e modelo de organização do Sistema Médico-Legal Português, bem como refletir sobre os seus objetivos e áreas de abrangência. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Compreender os conceitos de Medicina Legal e de Ciências Forenses; b) Definir os pressupostos do alcance da intervenção médico-legal em Portugal; c) Especificar o âmbito de intervenção do INMLCF, I.P.; d) Identificar a legislação que regula o Sistema Médico-Legal português. 5. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Medicina legal e ciências forenses: contextualização histórica (4 horas) Módulo 2: Organização e intervenção médico legal portuguesa (8 horas) Módulo 3: Instituto nacional de medicina legal e ciências forenses (8 horas) 6. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT Curso certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 1. OBJECTIVOS - Enquadrar a situação actual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica. - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que actuam neste domínio. - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica. - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal. - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objectivo de detectar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção. - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas. - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projectos de apoio no domínio da violência doméstica. - Conhecer a legislação e protecção jurídica no domínio da violência doméstica. 2. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Violência doméstica: contextualização e reflexão (6 horas) Módulo 2: Dinâmicas e processos associados à violência conjugal (10 horas) Módulo 3: As vítimas da violência doméstica (4 horas) Módulo 4: Questões legais no combate à violência doméstica (12 horas) Módulo 5: Princípios de intervenção na violência doméstica (10 horas) Módulo 6: Reinserção e prevenção da revitimização (8 horas) 3. CERTIFICADO O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada Pela DGERT Certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a psicologia da justiça. 3. OBJETIVOS Propor a colaboração da psicologia da justiça nos casos que assim se justifique; Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho; Promover a articulação entre a psicologia e o sistema de justiça; Participar na execução das medidas tutelares educativas; Promover a avaliação e o acompanhamento psicológico, em complemento das medidas alternativas ao encarceramento. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Psicologia clínica, criminal e forense (8 horas) Módulo 2: Avaliação psicológica em contexto forense (8 horas) Módulo 3: Intervenção da psicologia na matéria tutelar educativa (2 horas) Módulo 4: A psicologia ao serviço do sistema nacional de justiça (2 horas) 5. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria n 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho. O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para: Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45. Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n. 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente: 1 Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos. O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 1. DESTINATÁRIOS Auxiliares de Geriatria, Psicólogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas, Técnicos de Intervenção Comunitária e potenciais interessados na temática. 2. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Perturbações mentais no adulto idoso - manifestação clínica e diagnóstico diferencial (16 horas) Módulo 2: Modelos de intervenção psicossocial no adulto idoso com patologia mental (10 horas) Módulo 3: Técnicas de animação com o idoso doente mental (8 horas) Módulo 4: Análise e discussão de casos (6 horas) 3. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria n 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho. O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para: Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45. Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n. 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente: 1 Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos. O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
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A Traininghouse Lda vai realizar o curso de Intervenção Familiar - Promoção de Ambientes Positivos, em regime de e-learning. A duração total do curso é de 40 horas. Os formandos podem realizar os módulos consoante a sua disponibilidade sendo avaliados através de questões colocadas no fórum e elaboração de fichas de atividade. No final da Formação, os formandos deverão ser capazes de: Definir família; Compreender o ciclo da família; Identificar novas formas de ser família; Nomear diferentes desafios vivenciados pelas famílias; Identificar diferentes estilos parentais; Compreender a comunicação como essencial em ambientes familiares positivos; Identificar comportamentos das famílias actuais; Compreender o conceito de parentalidade consciente e algumas das suas estratégias e ferramentas. A formação é certificada e confere direito a certificado de formação profissional de acordo com a portaria 474/2010.
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