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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-recompensas-beneficios.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Gestores, Técnicos de Recursos Humanos, Empresários, Assessores de Recursos Humanos, Contabilistas e outros profissionais interessados no processamento de recompensas e benefícios. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam desenvolver e aplicar um sistema de recompensas e benefícios numa organização. 3. Objetivos Específicos - Compreender o papel dos sistemas de remuneração na organização; - Definir os objetivos de um sistema de recompensas; - Identificar os fatores que influenciam os sistemas de recompensas; - Compreender o papel dos sistemas de remuneração em Portugal; - Entender o Salário Mínimo Nacional e os componentes do IRCT; - Compreender o Salário Emocional; - Compreender como se efetua uma pesquisa salarial; - Entender e analisar um sistema de recompensas; - Estruturar uma Política de Remuneração. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento teórico e histórico (8 horas) Em que consiste um Sistema de Remunerações Componentes do Sistema de Recompensas Definição de recompensas intrínsecas e extrínsecas Recompensas Intrínsecas Recompensas Extrínsecas Módulo 2 - Evolução do sistema de recompensas em Portugal (3 horas) Evolução dos salários em Portugal O Salário Mínimo Os IRCT O Conceito de Remuneração Módulo 3 - O sitema de recompensas e benefícios (14 horas) Estrutura de um Sistema de Recompensas Opções para se estruturar um sistema de recompensas Processo para estruturar um sistema de recompensas A construção de uma Estrutura Salarial Salário Emocional A Política Salarial Módulo 4 - Estruturar um sistema de recompensas e benefícios (15 horas) Estrutura de um Sistema de Recompensas Opções para se estruturar um sistema de recompensas Processo para estruturar um sistema de recompensas A construção de uma Estrutura Salarial 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Lisboa Lisboa (Lisboa)
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Portugal (Todas as cidades)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_alimentar_carnes_inicial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exigem temperatura controlada. Colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das actuais exigências legislativas. 3. Objetivos Específicos - Promover a aquisição das competências básicas e essenciais, para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no setor das carnes e seus derivados, nos termos das atuais exigências legislativas; - Cumprimento do ponto 1 do artigo 26º do Decreto-Lei nº 207/2008, onde se determina que os manipuladores de carnes e seus produtos só podem exercer a sua atividade nos setores de distribuição e venda de carnes, desde que tenham frequentado com aproveitamento um curso de formação em higiene e segurança alimentar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Higiene das Carnes (2 horas) Perigos Biológicos Perigos Químicos Perigos Físicos Medidas preventivas Módulo 2 - Microbiologia da Higiene Alimentar (2 horas) Principais doenças de origem alimentar e a responsabilidade dos operadores na sua prevenção Microrganismos que possam provocar alterações da carne e seus produtos e o seu controlo Módulo 3 - Higiene dos Manipuladores (2 horas) Lavagem das mãos Uniforme O calçado Adornos pessoais Cabelo e uso de toucas Unhas Aparência pessoal Comportamentos pessoais e riscos para a segurança alimentar Cortes e queimaduras Doenças e acompanhamento médico Módulo 4 - Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios (2 horas) Produtos de Limpeza Processo de Higienização Módulo 5 - Acondicionamento/ Embalagem de Carnes e seus Produtos (2 horas) Pré-embalados Géneros alimentícios não pré-embalados Acondicionamento e rotulagem de produtos de embalagem do dia Rotulagem específica de carne de bovino Regime de rotulagem obrigatória da carne de bovino – Menções obrigatórias no rótulo Módulo 6 - Condições Higiénicas a Observarem na venad e Distribuição de Carnes e seus produtos(2 horas) Transporte Receção Armazenamento Higiene durante e após a desmancha e a desossa Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de produção Marca de salubridade Marca de Identificação Controlo de resíduos e subprodutos Módulo 7 - Segurança Alimentar/ HACCP no Setor das Carnes e seus Produtos (2 horas) Introdução ao HACCP Funções e responsabilidades Pré-requisitos do sistema de HACCP Registos HACCP Módulo 8 - Higiene e Segurança no Trabalho - Legislação (1 horas) Quadro de legislação afeta à atividade de distribuição e venda de carnes 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/tecnicas_negociacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Gestores, Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística e, outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada. 2. Objetivo Geral - Compreender a importância dos processos de negociação; - Reconhecer os fatores de sucesso e de insucesso inerentes às situações de negociação comercial; - Utilizar diferentes estratégias de negociação, em função dos objetivos previamente definidos; - Participar em processos negociais com elevado sucesso, obtendo, destes, os maiores benefícios possíveis. 3. Objetivos Específicos Analisar o conceito de negociação; - Caraterizar os diferentes estilos e tipos de negociação; - Definir conceitos fundamentais dos processos negociais; - Identificar os diferentes fatores a ter em conta na definição da estratégia negocial; - Identificar e caraterizar as diversas etapas do processo de negociação; - Enumerar diferentes consequências da não preparação dos processos negociais; - Analisar negociações ocorridas, detetar eventuais erros cometidos e identificar os aspetos a melhorar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Negociação (10 horas) Conceito de Negociação; A necessidade de negociar; Estilos de Negociação; Tipos de Negociação; Caraterização dos negociadores; A importância da Comunicação na negociação; Assertividade, Linguagem e Postura; Local de negociação. Módulo 2 - Caraterização do Processo de Negociação (20 horas) Etapas do Processo de Negociação e sua caraterização; Conceitos fundamentais nos Processos negociais: Nível de Aspiração; Oferta Inicial; Efeito de Ancoragem; Amplitude de Negociação; Concessões. Variáveis em negociação; Acordos de contingência. Módulo 3 - Estratégica Negocial (10 horas) Fatores gerais a ter em conta na definição da estratégia negocial; Fatores Individuais; Caraterísticas do outro negociador; Relação entre os negociadores. Módulo 4 - Pós-Negociação (10 horas) Análise do processo negocial ocorrido; Deteção dos erros cometidos; Identificação dos aspetos a melhorar. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psicopatologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Auxiliares de Geriatria, Psicólogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas, Técnicos de Intervenção Comunitária e potenciais interessados na temática. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão obter um maior conhecimento e compreensão da psicopatologia no adulto idoso. 3. Objetivos Específicos - Identificar as perturbações mentais no adulto idoso - manifestação clínica e diagnóstico diferencial; - Identificar e aplicar estratégias de intervenção psicossocial no adulto idoso com patologia mental; - Aplicar técnicas de animação com o adulto idoso doente. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, empresas de apoio ao domicílio, etc…) e equipas clínicas na área da saúde. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Perturbações Mentais no Adulto Idoso - Manisfestação clínica e diagnóstico diferencial (16 horas) Conceito de envelhecimento Demência Perfil cognitivo-comportamental Défice Cognitivo ligeiro Doença de Alzheimer Perturbações de Ansiedade Perturbação Cognitiva: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Perturbação Síndrome de Diógenes Módulo 2 - Modelos de Intervençaõ Psicossocial no Adulto Idos com Patologia Mental ( 10 horas) Psicoterapia Modelos de Intervenção Psicossociais Cognitivo-comportamental Terapia interpessoal Terapia de Grupo Terapia Familiar Biblioterapia Planos de Intervenção Módulo 3 - Técnicas de Animação com o Idoso Doente Mental (8 horas) Animação Planificação de Atividades de Animação Técnicas de Animação com idosos com doença mental Estimulação Cognitiva – Atividades Módulo 4 - Análise e discussão de casos (6 horas) Apresentação e análise de casos clínicos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_secretariado_assessoria.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde. 2. Saídas Profissionais Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade. 3. Objetivos Específicos - Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde; - Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa; - Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde; - Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos; - Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico; - Demonstrar competências de organização e gestão do tempo; - Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Noções gerais de secretariado (8 horas) Introdução A Evolução da profissão de Secretária Funções básicas do Secretariado Código Deontológico Mitos da Profissão Perfil Profissional Desejado Responsabilidades e Recomendações para uma Secretária Características Pessoais de uma boa Secretária Módulo 2 - O ser e o parecer (9 horas) Importância da Imagem Profissional para a Imagem da empresa/organização Requisitos para uma Boa Imagem Acolhimento e Atendimento Apresentações e Cumprimentos Formas corretas de cumprimentar Módulo 3 - Escrever e responder - a comunicação escrita (9 horas) Breve história da Comunicação Escrita Redigir Organizar Ideias Para escrever bem Tipos de Comunicação Escrita Comunicação Escrita Empresarial Os Dez Mandamentos da Arte de Escrever Qualidades da Escrita Defeitos da Escrita Dicas para Escrever Melhor Técnicas essenciais para a Redação Módulo 4 - Fala e escutar - a comunicação oral (8 horas) A importância da comunicação Elementos do processo de comunicação Barreiras e fatores da comunicação A importância do silêncio Fatores Facilitadores da Comunicação Quatro fatores facilitadores da comunicação Atendimento Telefónico Regras para um atendimento telefónico adequado Elementos essenciais para um desempenho de excelência no atendimento telefónico Módulo 5- Automatização do escritório (8 horas) O impacto do computador na empresa Impacto da automatização na função do secretariado Serviços mais comuns de automatização do escritório Correio eletrónico / E-mail Processador de texto Módulo 6- Organização ( 8 horas) Reuniões – Organização de Reuniões Dicas para organizar uma reunião Funções do profissional de secretariado na preparação da reunião Eventos – Organização de Eventos Passo a passo para organizar eventos Viagens de Negócios – Organização 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_peritos%20qualificados_pq1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. - Arquitetos; - Engenheiros civis; - Engenheiros técnicos civis; - Engenheiros mecânicos; - Engenheiros técnicos mecânicos; - Engenheiros eletrotécnicos; - Engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência; - Especialistas em engenharia de climatização; Desde que, sejam detentores de cinco anos de experiência profissional em atividade de projeto ou construção de edifícios. Para efeitos de reconhecimento profissional de PQI deverá consultar os requisitos junto da ADENE. 3. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão estar preparados para a realização do exame junto da entidade gestora do SCE (Sistema de Certificação Energética) ADENE, de acordo com os conteúdos programáticos definidos na legislação em vigor. 4. Objetivos Específicos - Identificar a legislação aplicável, compreender a importância da certificação energética e identificar o âmbito de aplicação do SCE; - Identificar o tipo de envolvente, desenhar envolventes e identificar os dados climáticos de um edifício/fração; - Identificar requisitos mínimos da envolvente opaca e envidraçada e identificar requisitos energéticos; - Quantificar a Inércia Térmica e calcular massa superficial útil; - Identificar a eficiência dos sistemas técnicos, calcular sistemas de ventilação natural, verificar requisitos mínimos dos sistemas técnicos e identificar sistemas de energias renováveis; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Aquecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Útil para Arrefecimento e, identificar ganhos térmicos e transferências de calor; - Calcular Necessidades Nominais Anuais de Energia Primária e Necessidades Nominais Anuais Máximas de Energia Primária; - Efetuar o levantamento dimensional de um edifício existente, identificar e aplicar as simplificações permitidas e identificar Medidas de Melhoria; - Identificar envolvente, identificar e Calcular Eficiência de Sistemas e calcular Classe Energética – PES; - Demonstrar os conhecimentos necessários ao acesso à categoria de Perito Qualificado PQ-I, atribuída pela entidade certificadora (ADENE). 4. Plano Curricular Módulo 1 - Sistema de Certificação Energética (2 horas) Consumo de Energia Enquadramento Legal – Evolução Legislativa Sistema de certificação Energética Objetivos da Certificação Intervenientes da Certificação Introdução ao REH Módulo 2 - Envolvente (2 horas) Cumprimento Regulamentar - REH Definição de Envolvente Definição da Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Dados Climáticos Módulo 3 - Comportamento Térmico (4 horas) Requisitos De Qualidade Térmica Coeficiente de Transmissão Térmica (U) Envolvente opaca em zona corrente Pontes Térmicas Planas Elementos em Contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Vãos Envidraçados Verificação de Requisitos Mínimos – Vãos Envidraçados Eficiência dos Sistemas em Edifícios Existentes Metodologia X Metodologia Tipo Y Metodologia Z Módulo 4 - Inércia Térmica (4 horas) Quantificação da Inércia Térmica Massa Superficial Útil de Elementos de Construção Factor de Redução da Massa Superficial Módulo 5 - Eficiência de Sistemas Técnicos (4 horas) Requisitos de Renovação de Ar Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos de Sistemas Técnicos Isolamento das Tubagens Bombas de Calor Caldeiras a gás Termoacumuladores Sistemas a Biomassa Soluções de Referência Energias Renováveis Sistema Solar Térmico Requisitos de Eficiência Requisitos de qualidade e manutenção Tipos de Instalação Distribuição da Energia Solar Sistema Fotovoltaico Biomassa Necessidades de Energia para AQS Módulo 6 - Cálculo das Necessidades de Energia para Aquecimento (Nic e Ni) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Aquecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Aquecimento - Nic Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Aquecimento - Ni. Módulo 7 - Cálculo das Necessidades de Energia para Arrefecimento (Nvc e Nv) (6 horas) Comportamento Térmico na Estação de Arrefecimento Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Transferência de Calor por Transmissão Transferência de Calor por Ventilação Ganhos Térmicos Úteis Valor Máximo de Necessidade Anual Nominal de Energia Útil para Arrefecimento - Nv Módulo 8 - Cálculo das Necessidades Globais de Energia Primária (Ntc e Nt) ( 6 horas) Necessidades de Energia Primária Necessidade Nominal Anual de Energia Útil para Arrefecimento - Nvc Parcela das Necessidades de Aquecimento Parcela das Necessidades de Arrefecimento Parcela das Necessidades de Produção de Água Quente Sanitárias (AQS) Parcela das Necessidades de Ventilação Mecânica Contribuições de Fontes de Energia Renovável Fatores de Conversão Valor Máximo de Necessidade de Energia Primária – Nt Valores de referência – Tabela I.03 da Portaria 349-B/2013 Eficiência dos Equipamentos de Referência Emissões de CO2 Classificação Energética Módulo 9 - Metodologia para Edifícios Existentes (4 horas) Metodologia para Edifícios Existentes Regras de Simplificação Envolvente Levantamento dimensional Coeficiente de Redução de Perdas Parâmetros Térmicos Transferência de Calor por transmissão através da envolvente Zona Corrente da Envolvente Zona Não corrente da Envolvente Elementos em contacto com o Solo Pontes Térmicas Lineares Classe de Inércia Térmica Ganhos Solares Brutos Ventilação Eficiência dos Sistemas Técnicos Sistemas Solares Térmicos Medidas de Melhoria Identificação e Hierarquia Metodologia Avaliação do Custo de Exploração Módulo 10 - PES (Pequenas Edifícios de Serviços) (4 horas) RECS – PES – Pequeno Edifício de Serviços e Comércio Enquadramento Legislativo Âmbito de aplicação Definição de PES Conceitos RECS Definição de Envolvente Cálculo do Coeficiente de redução de perdas - Btr Classificação Energética Indicador de Eficiência Energética Cálculo do IEE Consumos Tipo S e Tipo T Cálculo Tipos De Indicador De Eficiência Energética Métodos de Determinação Comportamento Térmico Requisitos a aplicar Envolvente Opaca Vãos Envidraçados Sistemas Técnicos Sistemas de Iluminação Elevadores Requisitos de Ventilação e Qualidade do Ar Interior Ventilação Natural Ventilação Mecânica Requisitos dos Caudais de Ar Novo Módulo 11 - Preparação para o exame da Adene (0 horas) Informações sobre Exame PQ1 – Adene Material Disponível para Consulta no Exame Material Necessário Obrigatório (da Responsabilidade do Candidato a Exame) Exemplo de Questões de Exame 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_reinsercao_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária, Estudantes Finalistas; - Outros interessados de áreas relacionadas com a reinserção social e serviços prisionais. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de contribuir para a reinserção social, podendo colaborar na tomada de decisões e aplicação de medidas, no âmbito dos processos penal e tutelar educativo. 3. Objetivos Específicos - Criar um maior envolvimento da comunidade na administração da justiça penal e tutelar educativa; - Promover a articulação entre o sistema de justiça e a comunidade; - Participar na execução das medidas tutelares educativas e promover a aplicação de medidas alternativas ao encarceramento; - Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da prevenção criminal e da reinserção social. 4. Saídas Profissionais Cooperar com instituições públicas e privadas no âmbito de projetos de intervenção multidisciplinar, nas áreas da criminalidade, delinquência e reinserção social. 5. Plano Curricular Módulo 1- Educação para os Direitos Humanos (6 horas) - Declaração Universal dos Direitos Humanos - Amnistia Internacional - Os Direitos da Criança - Direitos Humanos no Contexto Prisional Módulo 2 - Medidas de Promoção e Proteção de Menores (10 horas) - Proteção de Crianças e Jovens - Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco - Inimputáveis em Razão da Idade - Jovens Imputáveis Módulo 3 - Medidas de Segurança e de Privação da Liberdade (10 horas) - Privação da Liberdade - Execução das Medidas Penais - Justiça Restaurativa - Sistema Tradicional de Justiça Criminal VS Justiça Restaurativa Módulo 4 - Reabilitação e Reinserção Psicossocial (14 horas) - Objetivo da Reinserção Social - Reabilitação dos Delinquentes - Reinserção Psicossocial - Bolsa de Trabalho Prisional - Autonomia e Auto-Confiança 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Estudantes e profissionais que exerçam atividades na área da geriatria. Outros profissionais que se interessem pelo tema e que pretendam adquirir/aperfeiçoar conhecimentos e práticas do dia-a-dia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de trabalhar com pessoas idosas parcialmente dependentes e dependentes em contexto profissional, no âmbito dos cuidados relacionados com a sua alimentação e da prestação dos cuidados relativos à sua higiene e vestuário. 3.Objetivos Específicos - Identificar e aplicar os procedimentos relativos à alimentação em pessoas parcialmente dependentes e dependentes; - Compreender a importância dos cuidados humanos básicos com a pessoa idosa; - Aplicar os procedimentos relativos à higiene da pessoa idosa, nomeadamente os dependentes ou parcialmente dependentes. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…). 5.Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação da pessoa Idosa (8 horas) Alimentação Alimentação da pessoa idosa parcialmente dependente Posicionamento Alimentação da pessoa idosa dependente Nutrição Parentérica Nutrição Entérica Procedimentos, para ambos os tipos de nutrição/alimentação Módulo 2 - Higiene da Pessoa Idosa (8 horas) Vestuário Norma do primeiro levante Procedimento sem a colaboração da pessoa Procedimento com a colaboração da pessoa Cuidados de Higiene Totais Etapas dos cuidados de higiene a idosos dependentes Banho no leito Eliminações intestinais e urinárias – cuidados principais Resumo dos aspetos importantes na higiene da pessoa idosa 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_novo_acordo_ortografico.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. - Estudantes/ Licenciados no campo das Ciências Sociais e Humanas (Psicólogos, Ciências da Educação, etc; - Técnicos Pedagógicos e Professores; - Profissionais que colaborem em atividades desta área educacional ou pretendam investir nesta área. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação Escolar e Profissional de jovens e adultos. 3.Objetivos Específicos - Implementar Programas de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação; - Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida; - Contextualizar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como, a educação e formação de jovens e adultos nas novas políticas Europeias de aprendizagem ao longo da vida. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Orientação Escolar e Profissional - História, definição e caracterização (4 horas) História da Orientação Escolar e Profissional Definição da Orientação Escolar e Profissional Caraterização da Orientação Escolar e Profissional Módulo 2 - Papel dos diversos agentes educativos (Psicólogia e Professores) em contexto escolar na Orientação Escolar e Profissional (4 horas) Competências dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) nas Escolas Papel do Psicólogo Escolar Algumas Questões Importantes sobre a Orientação Algumas questões Importantes sobre orientação Módulo 3 - Implementação de um programa de Orientação Escolar e Profissional e respetiva avaliação (8 horas) Conceção e implementação de um Programa de Orientação Escolar e Profissional Objetivos e finalidades do Programa Módulo 4 - Orientação Profissional de Adultos - Processo de RVCC (8 horas) Enquadramento – Educação de Adultos A Educação de Adultos e o Programa Qualifica Centro Qualifica - Etapas Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_vitimologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permita o estudo da vítima no momento do crime, desde a sua ocorrência até às suas consequências. Tem como objetivos evidenciar a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano. 3. Objetivos Específicos - Definir Vitimologia; - Descrever os aspetos específicos do processo de pesquisa em matéria de vitimação; - Identificar a vítima enquanto objeto de estudo e de conhecimento: diferentes classificações, tipologias e definições; - Indicar alguns tipos de violência, de crime, de vitimação, assim como os métodos de estudo da vítima e da vitimação; - Explicar a evolução histórico-teórica da vitimologia e as principais correntes psicossociais e criminológicas explicativas da violência; - Compreender a importância dos direitos humanos das vítimas, bem como a sua aplicação a nível internacional; - Identificar e aplicar medidas de apoio à vítima. 4. Saídas Profissionais Investigação e Consultadoria criminal; Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1- Vitimologia - Enquadramento teórico (4 horas) Diferentes conceções da Vitimologia Breve história da Vitimologia Vitimologia teórica Da Vitimologia do ato à Vitimologia de ação Vitimologia e investigação A atual crise na Vitimologia Módulo 2 - Tipos de vítimas e perfis de vitimação (10 horas) Conceitos e tipos de vítima Vítimas em contexto doméstico Violação - perspetiva vitimológica Violência conjugal Crianças vítimas de violência Módulo 3 - teorias da vitimação (12 horas) Teorias Blaming The Victims Teorias da Oportunidade Perspetivas Sócio-Estruturais, Institucionais e Culturais Módulo 4 - Vitimologia e direitos humanos (8 horas) Vitimologia e Direitos Humanos Direitos das Vítimas no Direito Internacional Direitos Humanos e Vitimologia Módulo 5 - Apoio à vítima - Orientações (6 horas) Orientações globais para o apoio à vítima Impacto do crime na vítima A APAV 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_sindromes%20geriatricos_demencias.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, terapeutas, gerontólogos, técnicos de reabilitação, técnicos de geriatria, animadores sócio – culturais e outros profissionais que pretendam adquirir ou consolidar conhecimentos nesta temática gerontológica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender as síndromes geriátricas mais comuns na população idosa. 3. Objetivos Específicos - Identificar o quadro clínico e de diagnóstico do delirium; - Reconhecer a importância do quadro clínico no diagnóstico da depressão geriátrica; - Compreender o conceito de demência; - Compreender o perfil cognitivo e comportamental na demência; - Diferenciar os quadros clínicos das demências abordadas no curso de formação. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas multidisciplinares de saúde no âmbito da saúde mental, em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, entre outros. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Delirium (5 horas) Conceitos Básicos de Psicopatologia Delirium Sintomatologia Critérios de Diagnóstico para Delirium Módulo 2 - Depressão geriátrica e síndromes demenciais ( 10 horas) Depressão Geriátrica Quadro Clínico e Diagnóstico Causas da Depressão Aspetos Neurobiológicos da Depressão Depressão e Doenças Clínicas Gerais Depressão e Funções Cognitivas Formas de Apresentação Clínica Como atuar Tratamento Tratamento Farmacológico Tratamento Não Farmacológico Síndromes Demenciais Conceitos Básicos de Neuroanatomia e Neurofisiologia Aspetos Neuroanatómicos Aspetos Neurofisiológicos Módulo 3 - Demências (25 horas) Demência: Conceito, Perfis Cognitivos e Comportamentais Demência Perfil Cognitivo e Comportamental Défice Cognitivo Ligeiro Demência de Alzheimer Demência Frontotemporal Quadro Clínico Diagnóstico Demência com Corpos de Lewy Quadro Clínico Diagnóstico Demência Vascular Quadro Clínico Diagnóstico Abordagem da Terapêutica Farmacológica 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_rvcc_efa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de jovens e adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação e validação de competências na formação de jovens e adultos, essenciais para exercer funções como Técnico de ORVC em Centros Qualifica 3.Objetivos Específicos - Indicar as funções de um Técnico de ORVC; - Aplicar técnicas de Avaliação de Competências; - Desenvolver estratégias de trabalho da autonomia e construção do Portefólio Reflexivo; - Conhecer dinâmicas de grupo motivacionais para jovens e adultos. 4.Saídas Profissionais Integrar equipas de Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão, através do exercício de funções como Técnico de ORVC. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Centros Qualifica (4 horas) Enquadramento dos Centros Qualifica enquanto prioridade na área de educação e formação de adultos em Portugal Público-Alvo Centro Qualifica Objetivos Centro Qualifica Etapas Centro Qualifica Módulo 2 - Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (ORVC) (16 horas) Perfil do TORVC Responsabilidades do TORVC Desafios da atividade profissional Estratégias, técnicas e atividades do TORVC Módulo 3 - Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) (20 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Escolaridade de acesso Perfil do Candidato Reconhecimento de competências escolares e profissionais Processo de certificação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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