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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_perturbacoes_alimentar_psicologica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e seus familiares. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de atualizar e aprofundar os conhecimentos em metodologias de intervenção psiquiátrica e psicológica no âmbito das perturbações do comportamento alimentar. 3. Objetivos Específicos - Identificar e especificar os fatores desenvolvimentais associados às perturbações alimentares, nomeadamente a influência parental; - Especificar e compreender o perfil psicológico associado ao espetro das perturbações alimentares; - Identificar e compreender os fatores psicológicos e alterações psiquiátricas que predispõem e propiciam as Perturbações Alimentares; - Identificar e especificar os principais quadros teóricos de intervenção nas perturbações específicas do comportamento alimentar; - Especificar e compreender as especificidades do tratamento em cada um dos diagnósticos específicos de perturbação alimentar; - Reconhecer e enquadrar as estratégias de intervenção na perturbação alimentar mais eficazes; - Estruturar e avaliar um plano de tratamento num quadro de perturbação do comportamento alimentar. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas multidisciplinares na área dos serviços de saúde envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações do comportamento alimentar e familiares. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Influência Parental/ Desenvolvimental (5 horas) Processo Desenvolvimental Influência Parental Padrões Alimentares Parentais Estilo Parental Módulo 2 - Perfil psicológico das Pertubações Alimentares (5 horas) Etiologia Psicológica dos Transtornos Alimentares Módulo 3 - Quadros teóricos de intervenção (20 horas) Intervenção na Anorexia Nervosa Intervenção na Bulimia Nervosa Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva Módulo 4 - Terapia Cognitivo- Comportamental (20 horas) Estrutura Global do Processo Terapêutico Estratégias Cognitivo-Comportamentais Módulo 5 - Os Objetos da casa (3 horas) Modelos Teóricos Estrutura Global do Processo Terapêutico 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning 2. OBJECTIVOS • Identificar e especificar os factores desenvolvimentais associados às perturbações alimentares, nomeadamente a influência parental; • Especificar e compreender o perfil psicológico associado ao espectro das perturbações alimentares; • Identificar e compreender os factores psicológicos e alterações psiquiátricas que predispõem e propiciam as Perturbações Alimentares; • Identificar e especificar os principais quadros teóricos de intervenção nas perturbações específicas do comportamento alimentar; • Especificar e compreender as especificidades do tratamento em cada um dos diagnósticos específicos de perturbação alimentar; • Reconhecer e enquadrar as estratégias de intervenção na perturbação alimentar mais eficazes; • Estruturar e avaliar um plano de tratamento num quadro de perturbação do comportamento alimentar. 3. PLANO CURRICULAR MÓDULO 1: INFLUÊNCIA PARENTAL/ DESENVOLVIMENTAL - Padrões Alimentares Parentais - Estilo Parental MÓDULO 2: PERFIL PSICOLÓGICO DAS PERTURBAÇÕES ALIMENTARES - Etiologia Psicológica MÓDULO 3: QUADROS TEÓRICOS DE INTERVENÇÃO - Intervenção na Anorexia Nervosa - Intervenção na Bulimia Nervosa - Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva MÓDULO 4: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL - Estrutura Global do Processo Terapêutico - Estratégias Cognitivo-Comportamentais MÓDULO 5: TERAPIA FAMILIAR - Modelos Teóricos - Estrutura Global do Processo Terapêutico 4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. Para informação sobre o preço p.f contactar a entidade formadora.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_condominios.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Empresários de administração de condomínios, gestores de condomínios, pessoal técnico da gestão de edifícios em propriedade horizontal, administradores particulares de condomínios, condóminos, proprietários, arrendatários e senhorios, advogados, solicitadores, revisores e técnicos oficiais de contas, vendedores imobiliários, diretores e técnicos de agências de mediação imobiliária, gestores de alojamento local e demais interessados em obter formação ou atualização nesta matéria. 3. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão estar aptos a desenvolver competências de gestão e administração de condomínios e a dar resposta às diversas questões suscitadas pelo quadro legislativo que disciplina esta área de atividade. 4. Objetivos Específicos - Caraterizar o regime jurídico da propriedade horizontal e identificar os diplomas legais que o compõem; - Identificar os direitos e deveres dos condóminos; - Enquadrar as competências dos órgãos condominiais; - Explicitar os procedimentos condominiais; - Analisar os aspetos relacionados com a gestão económico-financeira do condomínio e com a gestão da segurança, manutenção e conservação das áreas comuns; - Compreender as questões suscitadas em torno do tema “Condomínio VS Alojamento Local”; - Especificar o regime aplicável aos diferentes tipos de obras a efetuar em frações autónomas e em áreas comuns de um condomínio. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Propriedade Horizontal, Condomínios (14 horas) Conceitos Gerais Propriedade Horizontal Condomínio Direitos e Deveres Condominiais Módulo 2 - Órgãos e Procedimentos dos Condomínio (13 horas) Órgãos do Condomínio Assembleia dos Condóminos Administrador Administrador provisório Procedimentos do Condomínio Convocatória e Ordem de Trabalhos Funcionamento da Assembleia Quórum Votação Atas Comunicação das deliberações Impugnação das deliberações Compromisso arbitral Regulamento do condomínio Módulo 3 - Gestão Económico - Financeira do Condomínio (13 horas) Despesas e Receitas do Condomínio Contas Bancárias Contencioso Condominial Seguros Módulo 4 - Obras - Frações Autónomas e Área Comuns (10 horas) Obras de Conservação do Edifício Inovações Obras de Acessibilidade e Mobilidade Reparações Indispensáveis e Urgentes Destruição do Edifício 5.Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_violencia_domestica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nas áreas relacionadas com o apoio social e intervenção comunitária ao nível da violência doméstica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de definir os fatores associados à violência doméstica nos seus diversos contextos, identificar as estratégias de prevenção e de intervenção e, reconhecer as suas limitações. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica; - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que atuam neste domínio; - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica; - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal; - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objetivo de detetar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção; - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas; - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de apoio no domínio da violência doméstica; - Conhecer a legislação e proteção jurídica no domínio da violência doméstica. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de Assistência Social e Psicológica em entidades Públicas e/ou Privadas. Integrar equipas de Casas de Apoio e Abrigo. Coordenar projetos e atividades de Prevenção e Intervenção no domínio da violência doméstica. 5. Plano Curricular Módulo 1- Violência Doméstica: Contextualizacão e reflexão (6 horas) Violência Doméstica: perspetiva geral e enquadramento Vítimas de Crimes Vítimas de Violência Doméstica Mulheres Vítimas de Violência Doméstica Módulo 2 - Dinânicas e processos associados à Violência Conjugal (10 horas) Perspetiva histórica da Violência Conjugal Modelos teóricos de Abordagem da Violência Conjugal Impacto da Vitimação Conjugal Ciclo da Violência Conjugal Violência Conjugal: fatores de risco e fatores protetores Violência Conjugal: perfil da vítima e do agressor Módulo 3 - As vítimas da Violência Doméstica (4 horas) Pessoas Idosas Definição e conceptualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Crianças, Adolescentes e Mulheres Violência contra a criança e adolescentes Violência contra a mulher Homens e Pessoas portadoras de deficiência Violência contra homens Violência contra pessoas portadoras de deficiência Módulo 4 - Questões legais no combate à Violência Doméstica (12 horas) O que diz a Lei Declaração Universal dos Direitos do Homem Constituição da República Portuguesa Convenção de Istambul Declaração dos Direitos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas Código Penal O Bem Jurídico Protegido O Concurso de Crimes O Fundamento da Natureza Pública do Crime O Suicídio da Vítima Violência na Idade Maior Questões de Direito Adjetivo (Processual) A vítima e a centralidade do arguido Flagrante delito Recolha de prova Declarações para memória futura O silêncio Módulo 5 - Princípios de intervenção na Violência Doméstica (10 horas) Intervenção Multidisciplinar/Intervenção na Crise Os diferentes profissionais da intervenção Intervenção na crise e estado de crise: conceitos e significados Intervenção na crise: triagem/rastreamento Intervenção na crise: princípios reguladores Avaliação do risco O Processo de Apoio O 1º atendimento Particularidades no atendimento/apoio Diagnóstico Planos de segurança Módulo 6 - Reinserção e prevenção da Revitimização (8 horas) Modelo Transteorético da Mudança Acompanhamento do caso Respostas de apoio 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_reconstituicao_cientifica_atropelamentos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de investigação, para a reconstituição científica de atropelamentos. 3. Objetivos Específicos - Definir e identificar criminalística e o seu objeto; - Definir o objetivo da investigação criminal e suas estratégias; - Identificar a materialização como prova; - Levar a cabo todos procedimentos para o julgamento como “ultimo ato da peça”; - Identificar as ciências afins e auxiliares da investigação criminal; - Perceber a importância e para que serve o Laboratório de Polícia Científica; - Enquadrar a problemática das passadeiras em relação ao Código da estrada; - Identificar o conceito de acidente; - Desenvolver competências para a investigação, salvo as particularidades próprias de cada acidente, e os aspetos relativos ao contacto, impacto e projeção do peão (cinemática e dinâmica); - Reconhecer e identificar os diferentes danos corporais nos peões e suas consequências legais em relação, nomeadamente ao dano; - Identificar o melhor método a utilizar numa reconstituição científica de atropelamento, assim como ter capacidade através desse mesmo método de resolver a reconstituição e apresenta-la a quem de direito. 5. Plano Curricular Módulo 1- Criminalística, Gestão e Local do crime (18 horas) Criminalística Finalidade da investigação criminal Meios de prova e obtenção da mesma Ciências em que a Investigação Criminal se apoia Laboratório de Polícia Científica Gestão Local do Crime Processamento do local do crime Princípio de Locard Tipo de vestígios analisados Preservação e recolha de vestígios Módulo 2 - Passadeiras, Acidentes e Consequências Legais (16 horas) A problemática das passadeiras Conceito de acidente Consequências legais Cinemática dos peões Impacto veículo peões Cinemática pós-impacto Trajetórias típicas do atropelamento Princípio da quantidade de movimento Módulo 3 - Danos corporais nos Peões (16 horas) Danos corporais Projeção de pedestres atropelados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-local-crime.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos relativos à análise comportamental do local do crime. 3. Objetivos Específicos - Definir conceitos associados às cenas de crime, numa investigação criminal; - Enquadrar o papel da Psicologia Forense dentro de uma investigação criminal; - Adquirir conhecimentos relativos à análise comportamental do local do crime. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psicologia forense (5 horas) O papel da Psicologia Forense numa investigação Criminal Módulo 2 - O local do crime (10 horas) Definição de «local do crime» As perícias ao local do crime A Psicologia Forense e as evidências comportamentais numa cena de crime Módulo 3 - Caracterizar o local do crime ( 10 horas) Tipos de localizações das cenas de crime Delimitação e isolamento do local Preservação, recolha de vestígios e documentação da cena Módulo 4 - Reconstituição do crime (8 horas) Análise dos eventos criminais O papel das provas: classificação das evidências para a reconstituição do crime Módulo 5 - Análise comportamental da cena do crime ( 15 horas) Evidências comportamentais Princípios que fundamentam a análise comportamental Indicadores comportamentais nas cenas de crime Módulo 6 - Discussão de casos práticos (2 horas) Estudo de Caso 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_abordagens_adolescencia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação /intervenção na adolescência, ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre conceitos, atitudes e instrumentos que possibilitem aos formandos uma compreensão global e integrada do adolescente, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam uma escolha refletida de estratégias educacionais adequadas à resolução de problemas nos diversos contextos em que possam vir a intervir. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Concetualização da Adolescência e do Adolescente (30 horas) Adolescência – enaquadramento teórico Desenvolvimento biológico e físico na adolescência Mudanças fisiológicas na adolescência por sexo Efeitos psicológicos decorrentes das transformações físicas Desenvolvimento cognitivo na adolescência Desenvolvimento da personalidade na adolescência Desenvolvimento social na adolescência Módulo 2 - Adolescência e Família (20 horas) Família -conceito, relações e dinâmicas familiares Perfis de pais e personalidade dos adolescentes As preciosas ajudas da família na adolescência: positivas consoante a etapa da adolescência O papel do grupo de pares A influência da cultura Módulo 3 - Adolescência e Sexualidade (15 horas) O adolescente e o desenvolvimento psicossexual Estádios de Erikson A crise de identidade do adolescente – implicações A educação sexual na escola e o papel dos professores Doenças de transmissão sexual Módulo 4 - Adolescência e Dependência (15 horas) Adolescência e comportamentos de risco Adolescência e o álcool – uma relação perigosa Efeitos do uso de álcool na vida familiar e social Adolescência e as drogas – uma relação perigosa Efeitos do uso de drogas na vida familiar e social Principais tipos de drogas usadas na adolescência Módulo 5 - Adolescência, Escola e Comunidade (20 horas) A Escola na Vida do Adolescente O que significa a Escola na vida do Adolescente O papel do professor como novo modelo de autoridade para o adolescente O Adolescente e a Comunidade Módulo 6 - Fundamentos de Intervenção Educativa e Psicossocial na Adolêscencia (30 horas) Intervenção Educativa na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Intervenção Psicossocial na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Módulo 7 - Modelos de Intervenção na Adolescência - Cenários Práticos Problemáticas mais frequentes na Adolescência Depressão na Adolescência Gravidez na Adolescência Drogas na Adolescência Suicídio na Adolescência Perturbações Alimentares na Adolescência Problemas de Comportamento na Adolescência Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito das Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Cidadania e risco social (10 horas) Direitos político, civil e social Fragmentação social Individualização Genes egoístas e empatia Globalização Risco social Globalização solidária Módulo 2 - Exclusão e inclusão social (20 horas) Globalização e exclusão social Tipos de exclusão social Identidades e inclusão social Fatores de inclusão e exclusão social Lugares da exclusão social GapMinder Módulo 3 - Políticas de ação social e intervenção comunitária (10 horas) O modelo Social Europeu O modelo Mediterrâneo Ações sociais portuguesas Conceito de comunidade Modelos de intervenção social Projetos sociais de sucesso Legitimações para intervir Módulo 4 - Psicologia da família/ Relações familiares (25 horas) Psicologia da Família Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica Família como Sistema – Perspetiva Sistémica Família como Agente de Socialização Caracterização das Interações Familiares Vinculação Vinculação na Infância Vinculação na Idade Adulta Conflitualidade na Família Parentalidade Famílias Monoparentais Famílias Adotivas Famílias de Acolhimento Famílias Reconstruídas Módulo 5 - Intervenção sócio-educativa comunitário em adultos (15 horas) A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família Intervenção Familiar Critérios de Funcionalidade Familiar Intervenção Familiar: porquê? Avaliação Diagnóstica Familiar Modelo Sistémico na Intervenção Familiar Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar Modelos de Intervenção Comunitária Prevenção Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária Contextos de Intervenção Comunitária Módulo 6 - Intervenção sócio -educativa comunitária em crianças e jovens (15 horas) Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família O Desenvolvimento da Criança A Importância do Jogo Fases de Desenvolvimento da Criança A entrada para a escola A importância da organização dos tempos livres O Adolescente e o Jovem Adulto Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores Alteração da relação com os pares A construção da identidade Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência Desenvolvimento Familiar Módulo 7 - Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (25 horas) Educação Social Pedagogia Social Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social A Pedagogia Social na Alemanha Estado Providência e Educação Social Marco jurídico e educação social Conceito de Educação Social Diferentes Perspetivas da Educação Social Eixos da Educação Social Conclusões Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes Contextualização teórica da Exclusão Social Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho” As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho” O Rendimento Social de Inserção - RSI Desenvolvimento Comunitário Desenvolvimento Comunitário vs Educação O Desenvolvimento Comunitário e/ou local A escola como promotora de desenvolvimento local O papel do educador Desenvolvimento local Que modelos de desenvolvimento local para a escola? Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal Módulo 8 - Psicologia comunitária (20 horas) As origens históricas da Psicologia Comunitária Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade Definição e objetivos da psicologia comunitária Definição de comunidade Fundamentos da Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária e Ecologia Psicologia Comunitária e Teoria da Crise Psicologia Comunitária e Suporte Social Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção Psicologia Comunitária e intervenção social Desenvolvimento e participação comunitária Empowerment e Comunidade Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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