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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_interacao_medicamentos_alimentos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Farmacologia e respetiva interação nutricional, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. - Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências em Farmacologia e respetiva interação nutricional, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. 3. Objetivos Específicos - Compreender os aspetos gerais da cinética dos alimentos; - Identificar e descrever os diferentes tipos de interações que podem ocorrer; - Entender como o estado nutricional pode influenciar a biodisponibilidade dos fármacos e vice-versa; - Identificar os grupos populacionais de risco; - Conhecer os exemplos mais relevantes das interações medicamento-nutriente/alimento. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de intervenção de âmbito farmacológico, em meio hospitalar, clínico, farmacêutico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios em entidades Públicas e/ou Privadas. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Aspetos gerais da cinéticas dos alimentos ( 6 horas) Aspetos gerais da cinética dos alimentos Influência dos alimentos na ação dos medicamentos Módulo 2 - Interações de natureza farmacocinética e farmacodinâmica ( 3 horas) Influência dos alimentos no processo de absorção dos fármacos Influência dos alimentos no processo de distribuição de fármacos Influência dos alimentos no processo de metabolização dos fármacos Influência dos alimentos no processo de excreção dos fármacos Módulo 3 - Interações e efeito farmacológico ( 6 horas) Interações que implicam uma diminuição do efeito farmacológico Interações que implicam um aumento do efeito farmacológico Módulo 4 - Estado nutricional vs biodisponibilidade dos fármacos (6 horas) Interferência do fármaco no estado nutricional Módulo 5 - Grupos populacionais de risco ( 5 horas) Análise e descrição dos principais grupos populacionais de risco e respetivas características a ter em atenção Módulo 6 - Interações medicamento - nutriente (6 horas) Descrição das principais interações possíveis entre medicamentos-nutrientes 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
170,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_medica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de Auxiliar de Ação Médica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam colaborar na prestação de cuidados aos utentes, na manutenção das condições de limpeza e higienização e no apoio, logístico e administrativo, de serviços, em estabelecimentos de cuidados de saúde. 3. Objetivos Específicos - Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício da profissão como auxiliar de ação médica; - Colaborar na prestação de cuidados aos utentes, sob a orientação de técnicos de saúde; - Realizar atividades de higiene, mobilização, alimentação do utente/paciente; - Manter as condições de limpeza e higienização nas instalações e efetuar a esterilização do material, sob a orientação de técnicos de saúde; - Zelar pelo bem-estar geral do utente, garantindo o cumprimento das prescrições médicas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Importância e perfil do Auxiliar de Ação Médica (4 horas) Definição Atividades Competências Formação Profissional – Áreas Temáticas Módulo 2 - Comunicação e relação terapêutica nos serviços de ação médica (10 horas) Comunicação: Definição Tipos de Comunicação Elementos do Processo de Comunicação A Relação Terapêutica Módulo 3 - Anatomia humana e fisiologia (20 horas) Definição Ossos Músculos Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório Sistema Urinário Sistema Reprodutor Módulo 4 - Noções de fisiopatologia (20 horas) Sistema Cardiovascular Sistema Hematopoiético Sistema Respiratório Sistema Renal Sistema Nervoso Autónomo Sistema Digestivo Sistema Endócrino Neoplasias Inflamação Necrose Alterações Circulatórias: Edema e Trombose Módulo 5 - Urgências e primeiros socorros (18 horas) Primeiros Socorros Objetivos Principais Responsabilidades de um Socorrista Avaliação de Sinais Vitais Posição Lateral de Segurança (PLS) Hemorragias Intoxicações Eletrocussão Emergências Médicas Módulo 6 - Higiene e mobilização do utente/paciente (20 horas) Cuidados de Higiene Integridade Cutânea VS Posicionamento Módulo 7 - Noções de farmacologia e farmacoterapia (12 horas) Definição de Farmacologia Medicamento Dose Droga Intoxicação Aguda Uso Nocivo Toxicomania Síndrome de Dependência Formas Farmacêuticas Substâncias Componentes de uma Forma Farmacêutica Classificação das Formas Farmacêuticas Quanto à Forma Física Formas Farmacêuticas Sólidas Formas Farmacêuticas Pastosas Formas Farmacêuticas Líquidas Formas Farmacêuticas Gasosas Formas Farmacêuticas Especiais Módulo 8 - Noções de Nutrição e dietética (10 horas) Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética Nutrição Alimentação Dieta Vias de alimentação Nutrição oral Nutrição Entérica Nutrição Parentérica Classificação dos alimentos A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional Equilíbrio alimentar Alimentação saudável Equilíbrio quantitativo Equilíbrio qualitativo Exemplo de uma alimentação saudável (ementa) Desnutrição Causas Consequências na criança Consequências no adulto Terapêuticas nutricionais Alimentação macrobiótica Alimentação vegetariana Dietas terapêuticas Outras dietas específicas Dieta contra a diarreia Dieta contra a prisão de ventre Dieta em caso de febre Dieta hipossódica Dieta contra o colesterol Importância da Hidratação A Higiene e a sua importância Higiene Corporal Banho Pés, mãos e unhas Vestuário Cabelos Dentes Higiene Oral O posicionamento para alimentação/hidratação O risco e as situações de engasgamento Módulo 9 - Ética nos serviços de ação médica (8 horas) Conceitos de moral ética e bioética A distinção entre ética e moral Controversa entre a ética e a moral Conceitos e fundamentos: moral, a ética e bioética Moral Declaração Universal Sobre Bioética e Direitos Humanos A Conferência Geral Disposições Gerais Princípios Aplicação dos Princípios Promoção da Declaração Considerações Finais A Comissão de Ética para a Saúde (CES) As implicações éticas no desempenho das funções do/a Auxiliar de Ação Médica Acesso à informação e confidencialidade Direitos humanos e humanização na saúde Proteção da intimidade e privacidade dos utentes O segredo profissional Princípios e normas de conduta: distinguir atos lícitos e não lícitos no âmbito da atividade profissional Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 11 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (12 horas) Conceitos básicos relacionados com a SHST Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, prevenção, proteção, perigo, risco Enquadramento Legislativo Nacional da SHST Obrigações gerais do empregador e do trabalhador Acidentes de trabalho Conceito de acidente de trabalho Causas dos acidentes de trabalho Classificação dos acidentes de trabalho Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho Doenças profissionais Conceito Principais doenças profissionais Principais riscos profissionais Riscos físicos Riscos químicos Riscos biológicos Riscos de incêndio ou explosão Riscos elétricos Riscos mecânicos Riscos ergonómicos Riscos psicossociais 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_avaliacao_cognitiva_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas que pretendam investir nesta área. Estudantes das áreas de formação referidas anteriormente. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática da avaliação e estimulação cognitiva dos idosos. 3.Objetivos Específicos - Demonstrar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos ao nível da estimulação da memória, atenção, concentração, compreensão verbal, abstração lógica, visualização espacial e coordenação psicomotora; - Realizar práticas terapêuticas que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos e manutenção da sua capacidade funcional, a autonomia e independência; - Identificar, construir e planear atividades que permitam aos idosos exercitarem as suas funções cognitivas. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Avaliação Cognitiva e funcional do idoso (10 horas) Conceito de Envelhecimento Aptidões Cognitivas Domínios da Cognição Perceção e atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Avaliação Cognitiva da pessoa idosa Avaliação Funcional da pessoa idosa Módulo 2 - Alterações cognitivas inerente ao envelhecimento (6 horas) Alterações Cognitivas associadas ao Processo de Envelhecimento As relações cérebro-comportamento Memória Interações da memória com outras funções cognitivas A memória e a linguagem A memória e a atenção A memória e a perceção Quando a memória falha Módulo 3 - Treino de memória e estimulação cognitiva do idoso (20 horas) A Estimulação Cognitiva/Reabilitação Cognitiva A Cognição A Reabilitação Cognitiva Treino da Memória Métodos e Técnicas de Reabilitação O cérebro e as suas capacidades preferenciais Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Treino da Memória Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Linguagem Módulo 4 - Instrumentos/ atividades de estimulação cognitiva, física e social (16 horas) Estimulação Física Estimulação Cognitiva Estimulação Social Módulo 5 - Estimulação cognitiva com idosos portadores de demências (14 horas) Estimulação Cognitiva para idosos com demência Exercícios de Estimulação Cognitiva Memória Atenção Agnosias Apraxias Linguagem Funções Executivas Módulo 6 - Redução do stress para cuidadores de idosos dependentes (4 horas) Redução de stress para cuidadores de idosos dependentes Exemplos de sessões com cuidadores de idosos dependentes 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_bullying.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying. 3.Objetivos Específicos - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade; - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente; - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores; - Contribuir para a intervenção no contexto escolar. 4.Plano Curricular Módulo 1 - A agressividade (6 horas) A Agressividade Conceito de Agressividade Teorias Explicativas da Agressividade Teoria Catártica da Agressão Teoria Etológica Hipótese da Frustração-Agressão Teoria da Aprendizagem Social Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade A Família Práticas Parentais Relacionamento Entre Irmãos O Grupo de Pares Módulo 2 - O bullying (7 horas) Bullying Definição Vítimas e Agressores Caracterização das Vítimas Caracterização dos Agressores Efeitos do Bullying para as Vítimas Efeitos do Bullying para os Agressores Bullying na Escola Bullying e o recreio Bullying e a Indisciplina Cyberbullying Formas de Cyberbullying Tipos de Cyberbullying Cyberbullying em Contexto Escolar Cyberbullying: Estratégias de Defesa Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas) Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional Estudos Efetuados no Contexto Português Contributos de um Estudo Qualitativo Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas Interpretação e Discussão dos Resultados Estudos Internacionais Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas) Proposta de Intervenção em Contexto Escolar Escola Direção da Escola (Conselho Executivo) Professores em Geral Diretores de Turma Funcionários Alunos Recreios e outros Espaços da Escola Família Restante comunidade Programa de Desenvolvimento Narrativo Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_stress.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir ferramentas práticas para compreender e gerir proactivamente o seu stress, minimizando as consequências negativas sobre o trabalho, saúde e vida familiar e social. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender e gerir proactivamente o seu stress, minimizando as consequências negativas sobre o trabalho, saúde e vida familiar e social. 3. Objetivos Específicos - Compreender a importância da gestão do stress para o equilíbrio da vida pessoal e profissional; - Compreender a natureza e as causas do stress; - Distinguir entre stress positivo (eustress) e negativo (distress); - Reconhecer o impacto do stress na qualidade de vida e na saúde; - Identificar os principais sinais e sintomas de stress; - Identificar as particularidades do stress profissional; - Conhecer a Síndrome de Burnout; - Conhecer e aplicar as medidas anti-stress na organização; - Operacionalizar técnicas e competências para uma melhor gestão individual e organizacional do stress. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Stress: Enquadramento teórico ( 8 horas) Definição de Stress Fases características que permeiam a dinâmica do stress Causas do stress Vulnerabilidade ao stress Identificação dos fatores de stress internos e externos Tipos de stress Stress pessoal e profissional Síndrome geral de adaptação Módulo 2 - Stress: Sinais e sintomas mais frequentes (10 horas) Alertas Físicos, Cognitivos e Emocionais de Stress Sintomas Físicos, Cognitivos e Emocionais de Stress Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Nervoso Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Músculo-Esquelético Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Respiratório Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Cardiovascular Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Endócrino Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Gastrointestinal Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Reprodutivo e Sexualidade Os efeitos do Stress no nosso corpo: Sistema Imunitário Principais doenças provocadas pelo Stress Módulo 3 - Stress Profissional e Organizacional (12 horas) Os conflitos e o stress Tipos de atuação face a conflitos Estilos de gestão de conflitos Medidas anti-stress na organização Dificuldades de comunicação Personalidade e estilos de vida Síndrome de burnout Módulo 4 - Planeamento e organização do trabalho na Gestão do Stress (10 horas) Diferença entre estar Ocupado e Ser Eficaz Eficácia vs Eficiência A importância do planeamento como meio para atingir resultados e evitar o stress: vantagens, obstáculos e planos de ação Planeamento a curto, médio e a longo prazo Organização Pessoal em função dos objetivos pretendidos Metas vs Objetivos Tarefas Importantes vs Urgentes Agrupamento de áreas e estabelecimento de prioridades Módulo 5 - Gestão do Stress: Técnicas e estratégias (10 horas) Técnicas para evitar o Stress e Alteração de Comportamentos Técnicas de Comunicação Eficaz e Assertiva Técnicas de Liderança e Delegação Eficaz Técnicas de Auto-Gestão do Stress 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_substancias_psicoactivas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados na área das substâncias psicoativas e efeitos a si associados. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de enunciar as principais substâncias psicoativas, compreendendo os seus mecanismos de ação e respetivas consequências prejudiciais do seu uso e, compreender de modo holístico a influência das áreas farmacológicas, e fisiopatológicas das substâncias psicoativas principais, nos respetivos usuários. 3. Objetivos Específicos - Classificar as substâncias psicoativas, quanto à sua origem, efeitos farmacológicos ao nível do SNC e potencial de uso nocivo e utilidade clínica; - Classificar as substâncias psicoativas quanto ao seu status legal; - Compreender os mecanismos de ação das substâncias psicoativas e caracterizar as principais substâncias psicoativas, quanto aos efeitos e riscos para a saúde; - Analisar de forma reflexiva a farmacologia das substâncias psicoativas, bem como os respetivos tratamentos farmacológicos disponíveis; - Compreender os fenómenos de tolerância e abstinência das substâncias psicoativas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Classificação das Substâncias Psicoativas (6 horas) Classificação quanto à sua origem Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica Classificação quanto ao status legal das substâncias Módulo 2 - Consequências prejudiciais do onsumo de Substâncias Psicoativas (10 horas) Efeitos crónicos para a saúde Efeitos biológicos, agudos ou a curto prazo Consequências sociais Módulo 3 - Mecanismo de ação dos principai Sustâncias Psicotivas (12 horas) Análise dos Mecanismos de ação das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 4 - Farmacologia/Fisiopatologia das principais Substâncias Psicoativas (12 horas) Mecanismo de ação das substâncias psicoativas Efeitos comportamentais das substâncias psicoativas Tolerância e abstinência das substâncias psicoativas 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Zonho (Viseu)
Adoráveis ​​Filhotes Jack Russell de Raça Pura, Ninhada de 8 Filhotes incluindo 3 Machos e 5 Fêmeas vacinados, microchipados (Chip Eletrônico), desparasitados regularmente, Certificado Veterinário de Boa Saúde. Excelentes cães de companhia, também são cães rústicos e robustos. num apartamento entre a família e também são bons cães de guarda.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-centros-qualifica.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos que lhes possibilitem exercer funções de uma forma mais eficiente e elucidada, como formador, professor ou Técnico de ORVC, em Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão. 3.Objetivos Específicos - Definir quais as etapas de intervenção de um Centro Qualifica; - Especificar os instrumentos a utilizar em cada etapa; - Identificar as metodologias aplicadas nas várias etapas; - Indicar e compreender as principais diferenças entre o funcionamento dos Centros Qualifica e dos seus predecessores CQEP`s e Centros Novas Oportunidades. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Acolhimento (1 horas) Enquadramento - Centros Qualifica Objetivos e Atividades da etapa de Acolhimento Módulo 2 - Diagnóstico (1 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Diagnóstico Construção do Portefólio de Desenvolvimento Vocacional Informação e Orientação Módulo 3 - Encaminhamento (2 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Encaminhamento Plano Individual de Encaminhamento Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Módulo 4 - Formação (2 horas) Formação Complementar Interna Formação Complementar Externa Módulo 5 - Reconhecimento e validação de competências (7 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Os Referenciais de Competências-Chave: estrutura e organização Articulação entre a Abordagem (Auto)Biográfica e o Referencial de Competências-Chave Portefólio Organização da fase de reconhecimento de competências Módulo 6 - Certificação de competências (6 horas) Validação de competências Condições de validação Registo da Sessão de Validação no SIGO Certificação de competências Preparação para a prova Módulo 7 - Júri de certificação e diplomas (6 horas) Sessão de Júri de Certificação (prova) Certificados e Diplomas 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_higiene_alimentar_carnes_inicial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exigem temperatura controlada. Colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das actuais exigências legislativas. 3. Objetivos Específicos - Promover a aquisição das competências básicas e essenciais, para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no setor das carnes e seus derivados, nos termos das atuais exigências legislativas; - Cumprimento do ponto 1 do artigo 26º do Decreto-Lei nº 207/2008, onde se determina que os manipuladores de carnes e seus produtos só podem exercer a sua atividade nos setores de distribuição e venda de carnes, desde que tenham frequentado com aproveitamento um curso de formação em higiene e segurança alimentar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Higiene das Carnes (2 horas) Perigos Biológicos Perigos Químicos Perigos Físicos Medidas preventivas Módulo 2 - Microbiologia da Higiene Alimentar (2 horas) Principais doenças de origem alimentar e a responsabilidade dos operadores na sua prevenção Microrganismos que possam provocar alterações da carne e seus produtos e o seu controlo Módulo 3 - Higiene dos Manipuladores (2 horas) Lavagem das mãos Uniforme O calçado Adornos pessoais Cabelo e uso de toucas Unhas Aparência pessoal Comportamentos pessoais e riscos para a segurança alimentar Cortes e queimaduras Doenças e acompanhamento médico Módulo 4 - Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios (2 horas) Produtos de Limpeza Processo de Higienização Módulo 5 - Acondicionamento/ Embalagem de Carnes e seus Produtos (2 horas) Pré-embalados Géneros alimentícios não pré-embalados Acondicionamento e rotulagem de produtos de embalagem do dia Rotulagem específica de carne de bovino Regime de rotulagem obrigatória da carne de bovino – Menções obrigatórias no rótulo Módulo 6 - Condições Higiénicas a Observarem na venad e Distribuição de Carnes e seus produtos(2 horas) Transporte Receção Armazenamento Higiene durante e após a desmancha e a desossa Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de produção Marca de salubridade Marca de Identificação Controlo de resíduos e subprodutos Módulo 7 - Segurança Alimentar/ HACCP no Setor das Carnes e seus Produtos (2 horas) Introdução ao HACCP Funções e responsabilidades Pré-requisitos do sistema de HACCP Registos HACCP Módulo 8 - Higiene e Segurança no Trabalho - Legislação (1 horas) Quadro de legislação afeta à atividade de distribuição e venda de carnes 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-anatomofisiologia.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos na área da anatomofisiologia. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos, que lhes permitam a compreensão funcional da morfologia e funcionamento dos órgãos e sistemas determinantes no movimento humano. 3. Objetivos Específicos - Descrever os planos anatómicos do corpo humano; - Identificar as camadas da pele e os órgãos dos sentidos; - Descrever os ossos do esqueleto humano; - Identificar tipos de articulações e seus movimentos articulares; - Identificar músculos do corpo humano; - Conhecer o sistema circulatório e linfático; - Conhecer o sistema respiratório e digestivo; - Conhecer o sistema nervoso e endócrino; - Descrever o sistema urinário/excretor e reprodutor. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Anatomofisiologia - Enquadramento teórico (2 horas) Anatomofisiologia – Definição Planos Anatómicos Módulo 2 - A pele e órgãos dos sentidos (5 horas) A Pele Órgãos dos Sentidos Módulo 3 - Sistema locomotor e muscular (6 horas) Sistema Locomotor Sistema Muscular Módulo 4 - Sistema nervoso e endócrino (8 horas) Sistema Nervoso Sistema Endócrino Módulo 5 - Sistema cardíaco e linfático (8 horas) Sistema Cardíaco Sistema Linfático Módulo 6 - Sistemas respiratório e digestivo (6 horas) Sistema Respiratório Sistema Digestivo Módulo 7 - Sistema urinário e reprodutor (5 horas) Sistema Urinário ou Excretor Sistema Reprodutor 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_vitimologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permita o estudo da vítima no momento do crime, desde a sua ocorrência até às suas consequências. Tem como objetivos evidenciar a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano. 3. Objetivos Específicos - Definir Vitimologia; - Descrever os aspetos específicos do processo de pesquisa em matéria de vitimação; - Identificar a vítima enquanto objeto de estudo e de conhecimento: diferentes classificações, tipologias e definições; - Indicar alguns tipos de violência, de crime, de vitimação, assim como os métodos de estudo da vítima e da vitimação; - Explicar a evolução histórico-teórica da vitimologia e as principais correntes psicossociais e criminológicas explicativas da violência; - Compreender a importância dos direitos humanos das vítimas, bem como a sua aplicação a nível internacional; - Identificar e aplicar medidas de apoio à vítima. 4. Saídas Profissionais Investigação e Consultadoria criminal; Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1- Vitimologia - Enquadramento teórico (4 horas) Diferentes conceções da Vitimologia Breve história da Vitimologia Vitimologia teórica Da Vitimologia do ato à Vitimologia de ação Vitimologia e investigação A atual crise na Vitimologia Módulo 2 - Tipos de vítimas e perfis de vitimação (10 horas) Conceitos e tipos de vítima Vítimas em contexto doméstico Violação - perspetiva vitimológica Violência conjugal Crianças vítimas de violência Módulo 3 - teorias da vitimação (12 horas) Teorias Blaming The Victims Teorias da Oportunidade Perspetivas Sócio-Estruturais, Institucionais e Culturais Módulo 4 - Vitimologia e direitos humanos (8 horas) Vitimologia e Direitos Humanos Direitos das Vítimas no Direito Internacional Direitos Humanos e Vitimologia Módulo 5 - Apoio à vítima - Orientações (6 horas) Orientações globais para o apoio à vítima Impacto do crime na vítima A APAV 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_hst_designado.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; - Empregadores e trabalhadores de pequenas empresas, com interesse específico nas funções da área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, que lhes permitam o desempenho de funções de prevenção a nível básico. 3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho; - Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho; - Identificar os principais riscos profissionais; - Identificar os principais riscos específicos; - Implementar medidas preventivas de riscos profissionais e específicos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho: Conceitos Básicos (4 horas) Introdução à Prevenção de Riscos Profissionais Quadro Normativo básico em matéria de Prevenção de Riscos Profissionais. Módulo 2 - Riscos Gerais e Prevenção (6 horas) Riscos relacionados com as Condições de Segurança Riscos relacionados com o meio ambiente de Trabalho Carga de trabalho, fadiga e insatisfação laboral Sistemas elementares de controlo de riscos Proteção coletiva e individual Noções básicas de atuação em emergências e evacuação Primeiros socorros Controlo da saúde dos trabalhadores Módulo 3 - Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais: Elementos básicos (15 horas) Organização da Prevenção na Empresa Organismos Públicos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Módulo 4 - Riscos específicos e Prevenção no Setor de Atividade Económica da Empresa (15 horas) Caraterização do Sector Estatísticas de sinistralidade e/ou de morbilidade do setor Legislação aplicável Riscos específicos Prevenção dos riscos específicos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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