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Introducao tecnicas comunicacao


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Guarda-Guarda (Guarda)
A Comunilog Consulting vai realizar o Curso de Introdução à PNL Com este curso os formandos irão Compreender o Modelo de Comunicação da PNL Compreender e usar os 13 pressupostos da PNL Construir uma visão pessoal para a vida com base na PNL Compreender e utilizar os mecanismos do funcionamento da mente para desprogramar limitações e ancorar com programas que nos facilitem a vida. Relativamente ao preço, o curso custa 40 €, isentos de IVA. Peça mais informações através do nosso e-mail comercial@comunilog.com ou telefones: 271100017 | 961544243.
40 €
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Portugal (Todas as cidades)
Estado do livro Em bom estado, mas foi usado durante muito tempo no curso. Algumas páginas com anotações e sublinhadas a lápis. Muito útil para quem estiver a estudar comunicação.
6 €
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Portugal (Todas as cidades)
Estado do livro Livro com 151 pgs, capa mole, rubrica de posse, em bom estado geral. Se pretender envio com registo, solicite-me (+2.90€ para o efeito). Contacte-me para o efeito: lmffsantos@gmail.com ou 967879761 (Whatsapp e MBWay) (Luis Santos / LuisXXI)
9 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-atendimento-vendas-farmacia.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais da área farmacêutica, parafarmácias, locais autorizados de venda de medicamentos não sujeitos a receitas médicas, centros dietéticos e ervanárias que desejem aprofundar os seus conhecimentos em técnicas de atendimento, vendas e merchandising farmacêutico. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer e aplicar os princípios gerais das técnicas de atendimento, vendas e merchandising farmacêutico. 3. Objetivos Específicos - Conhecer e utilizar técnicas de comunicação adequadas; - Compreender a importância da aplicação das Boas Técnicas de Comunicação na Farmácia Comunitária; - Conhecer e utilizar técnicas de vendas; - Compreender a importância da utilização correta do Merchandising em Farmácia Comunitária. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Técnicas de Atendimentos Farmacêutico (20 horas) A Comunicação na Farmácia Comunitária A Comunicação com o Utente O Atendimento ao Utente Saber escutar O comportamento durante a escuta Atitudes de escuta A Utilização de Questões A Gestão da Comunicação Quotidiana A Abordagem ao Utente O Atendimento Telefónico Responder a Solicitações Escritas (Cartas e E-Mails) Melhorar o Atendimento Comunicar com Grupos Específicos Idosos Otimizar Relações Comunicação com doentes com patologias graves A Resposta do Profissional de Farmácia Lidar com objeções Módulo 2 - Técnicas de Vendas e Merchandising Farmacêutico (20 horas) Psicologia do Consumo Marketing Farmacêutico O Conceito de Marketing Responsabilidades e Princípios na Prática de Marketing Farmacêutico e Vendas O Plano de Marketing e Vendas Gestão por Categorias O Marketing Mix Marketing Interno Fidelização dos Consumidores Compras por Impulso O Merchandising Farmacêutico Técnicas de Merchandising Farmacêutico 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
180 €
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_doenca_oncologica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais da área da saúde, Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistentes Sociais, Terapeutas, Gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de identificar competências técnicas e relacionais da comunicação, compreendendo a importância da comunicação em contexto hospitalar. 3. Objetivos Específicos - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (comunicação de más notícias; expressão de sentimentos e emoções; apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica. 4. Saídas Profissionais Inserção em equipas técnicas multidisciplinares na área dos serviços de saúde especializados (ex: residências geriátricas, clínicas, hospitais, consultórios de especialidade, etc…). 5. Plano Curricular Módulo 1 - A comunicação (12 horas) Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Módulo 2 - Competências comunicacionais (16 horas) Como Comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Módulo 3 - Comunicação e relação terapêutica (12 horas) Empatia: uma estratégia para o relacionamento terapêutico A Arte de se imaginar no lugar do outro A Arte de sintonizar Compreendo a importância da Relação Terapêutica 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
110 €
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/tecnicas_negociacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Gestores, Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística e, outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada. 2. Objetivo Geral - Compreender a importância dos processos de negociação; - Reconhecer os fatores de sucesso e de insucesso inerentes às situações de negociação comercial; - Utilizar diferentes estratégias de negociação, em função dos objetivos previamente definidos; - Participar em processos negociais com elevado sucesso, obtendo, destes, os maiores benefícios possíveis. 3. Objetivos Específicos Analisar o conceito de negociação; - Caraterizar os diferentes estilos e tipos de negociação; - Definir conceitos fundamentais dos processos negociais; - Identificar os diferentes fatores a ter em conta na definição da estratégia negocial; - Identificar e caraterizar as diversas etapas do processo de negociação; - Enumerar diferentes consequências da não preparação dos processos negociais; - Analisar negociações ocorridas, detetar eventuais erros cometidos e identificar os aspetos a melhorar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Negociação (10 horas) Conceito de Negociação; A necessidade de negociar; Estilos de Negociação; Tipos de Negociação; Caraterização dos negociadores; A importância da Comunicação na negociação; Assertividade, Linguagem e Postura; Local de negociação. Módulo 2 - Caraterização do Processo de Negociação (20 horas) Etapas do Processo de Negociação e sua caraterização; Conceitos fundamentais nos Processos negociais: Nível de Aspiração; Oferta Inicial; Efeito de Ancoragem; Amplitude de Negociação; Concessões. Variáveis em negociação; Acordos de contingência. Módulo 3 - Estratégica Negocial (10 horas) Fatores gerais a ter em conta na definição da estratégia negocial; Fatores Individuais; Caraterísticas do outro negociador; Relação entre os negociadores. Módulo 4 - Pós-Negociação (10 horas) Análise do processo negocial ocorrido; Deteção dos erros cometidos; Identificação dos aspetos a melhorar. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
210 €
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/mba-ecommerce.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas de Gestão de Empresas, Informática, Comércio, Marketing e Marketing Digital, Comunicação e Publicidade. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização nas áreas indicadas. Outros profissionais e empreendedores interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área de e-Commerce. 2. Objetivo Geral Tornar-se especialista na gestão de negócios online, dando-lhe a capacidade e competência de liderar e potenciar o sucesso de lojas virtuais num mercado em constante evolução. Através de um programa abrangente e prático, irá desenvolver conhecimentos necessários para dominar todas as etapas do e-commerce, desde o planeamento estratégico até à implementação, tomando decisões assertivas baseadas em dados, impulsionando o crescimento do negócio e destacando-se como líder no mercado. O curso de e-Commerce da Cognos fornece-lhe as ferramentas para superar os desafios do e-Commerce moderno, garantindo a sua competitividade e sucesso no mercado digital. 3. Objetivos Específicos Ao concluir a Especialização em e-Commerce da Cognos, ficará apto para: Desenvolver uma visão estratégica e abrangente do e-commerce: Compreender os principais conceitos, modelos de negócios e tendências do mercado de e-commerce, possibilitando a tomada de decisões estratégicas e a implementação de ações eficazes para o sucesso do negócio online. Dominar as ferramentas e técnicas de gestão de um negócio online: Aprender a gerir os diversos aspetos de um negócio de e-commerce, desde a criação e gestão da loja virtual até a logística, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados. Liderar e motivar equipas de e-commerce: Desenvolver as competências necessárias para liderar e motivar equipas de e-commerce, construindo um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo que impulsione o crescimento do negócio. Tomar decisões baseadas em dados: Aprender a recolher, analisar e interpretar dados de e-commerce para tomar decisões estratégicas e otimizar o desempenho do negócio online. Criar e implementar estratégias de marketing digital eficazes: Desenvolver os conhecimentos necessários para criar e implementar campanhas de marketing digital eficientes que atraiam novos clientes, fidelizem os existentes e aumentem as vendas online. Dominar as técnicas de SEO e SEM: Aprender a otimizar a loja virtual para os mecanismos de busca e, a utilizar ferramentas de marketing de busca para aumentar a visibilidade do negócio online. Gerir a logística e a cadeia de distribuição de e-commerce: Gerir a logística e a cadeia de distribuição de um negócio online de forma eficiente, garantindo a entrega dos produtos aos clientes no prazo e nas condições adequadas. Oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade: Aprender as melhores práticas para oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade num negócio de e-commerce, fidelizando o cliente e construindo uma reputação positiva para a marca. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências do e-commerce: Desenvolver a capacidade de se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado de e-commerce, adaptando o negócio às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. Desenvolver uma visão estratégica e abrangente do e-commerce: Compreender os principais conceitos, modelos de negócios e tendências do mercado de e-commerce, possibilitando a tomada de decisões estratégicas e a implementação de ações eficazes para o sucesso do negócio online. Dominar as ferramentas e técnicas de gestão de um negócio online: Aprender a gerir os diversos aspetos de um negócio de e-commerce, desde a criação e gestão da loja virtual até a logística, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados. Liderar e motivar equipas de e-commerce: Desenvolver as competências necessárias para liderar e motivar equipas de e-commerce, construindo um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo que impulsione o crescimento do negócio. Tomar decisões baseadas em dados: Aprender a recolher, analisar e interpretar dados de e-commerce para tomar decisões estratégicas e otimizar o desempenho do negócio online. Criar e implementar estratégias de marketing digital eficazes: Desenvolver os conhecimentos necessários para criar e implementar campanhas de marketing digital eficientes que atraiam novos clientes, fidelizem os existentes e aumentem as vendas online. Dominar as técnicas de SEO e SEM: Aprender a otimizar a loja virtual para os mecanismos de busca e, a utilizar ferramentas de marketing de busca para aumentar a visibilidade do negócio online. Gerir a logística e a cadeia de distribuição de e-commerce: Gerir a logística e a cadeia de distribuição de um negócio online de forma eficiente, garantindo a entrega dos produtos aos clientes no prazo e nas condições adequadas. Oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade: Aprender as melhores práticas para oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade num negócio de e-commerce, fidelizando o cliente e construindo uma reputação positiva para a marca. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências do e-commerce: Desenvolver a capacidade de se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado de e-commerce, adaptando o negócio às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. 4. Saídas Profissionais Ao concluir a Especialização em e-Commerce com aproveitamento, poderá desempenhar funções de: - Responsável pelo Canal Digital - Executivo de Contas Online - Técnico de Marketing Online - Diretor de e-Commerce - Consultor SEO (Search Engine Optimization) - Gestor de Vendas Online - Consultor em e-Commerce - Profissional Liberal que pretenda implementar uma estratégia de e-Commerce para o seu negócio 5. Plano Curricular Módulo 1 - Fundamentos de e-commerce (20 horas) Fundamentos de e-Commerce E-commerce VS Comércio tradicional Importância do e-commerce nos dias de hoje Como desenhar um plano de e-Commerce O novo consumidor digital E-Marketing Módulo 2 - Como desenhar um plano de negócio em e-commerce (40 horas) O que é um plano de negócio em e-commerce? Objetivo do plano de negócios O desenho dos processos de e-commerce O plano de negócios passo a passo Módulo 3 - Conversão da sua empresa para o modelo digital (50 horas) Conceito de transformação digital A transformação digital e os seus impactos na sociedade A transformação digital e a geração Z A transformação digital e o progresso tecnológico Habilidades internas VERSUS especialistas externos Tendências da transformação digital A transformação digital no marketing Como implementar a transformação digital: o processo passo a passo Módulo 4 -e-Commerce Analytics: Dos dados às decisões (30 horas) Marketing digital por dados é tendência? Visual Analytics e Business Intelligence – as pessoas no centro das decisões Google Analytics Módulo 5 -Plataformas de negócio online (45 horas) Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua operação? Antes de escolher a plataforma de e-commerce, confira estes 12 requisitos Qual plataforma de e-commerce devo utilizar? Alguns critérios para prestar atenção quando escolher a sua Plataforma de e-Commerce Módulo 6 - Competências de gestão (45 horas) Características do Grupo Humano “Organização” Algumas abordagens sociológicas das Organizações Modelos tradicionais de Gestão Novos Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Just-in-Time / Toyota Modelo de Administração Participativa Modelo de Administração Empreendedora Modelo de Administração Holística Modelos Emergentes Empresa virtual Modelo Quântico Módulo 7 - Comércio internacional (50 horas) Comércio Internacional - introdução A rota da Seda Teorias e Modelos do comércio internacional Regulamentação do comércio internacional Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país GlobalTrade Balança Comercial Porque é a globalização importante para os gestores? Globalização versus Regionalização à escala mundial Formas de regionalização O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano Incoterms: principais características O ambiente económico mundial após a OMC (Organização Mundial do Comércio) Prepare-se para trabalhar lá fora Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais Somos empreendedores? Distribuição e logística: importância no comércio internacional Que Países escolher para localizar unidades produtivas? O que é a dupla tributação internacional? O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) Como preparar a internacionalização de uma empresa Formas de entrada em mercados estrangeiros Módulo 8 - Economia e finanças empresariais (50 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas Funções do Departamento Financeiro Gestão de Tesouraria Gestão de Riscos Financeiros Relações com Investidores Relação entre Risco e Retorno Demonstrações financeiras Balanço Demonstração de resultados Demonstração de fluxos de caixa O que é a alavancagem? O que são ativos? Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira O balanço A demonstração de resultados A demonstração de fluxos de caixa KPI – Key Performance Indicators Balanced Scorecard Rácios de Rentabilidade Rentabilidade do Ativo (ROA) Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE) Rácios de Liquidez O ciclo operacional de tesouraria Os juros, os impostos e os dividendos As atividades de financiamento As atividades de investimento Rácio de liquidez geral Rácio de liquidez reduzida Rácio de liquidez imediata Rácios de Funcionamento Prazo médio de recebimentos Prazo médio de pagamentos Tempo médio de duração das existências Rácios Financeiros O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios O rácio "debt to equity" Rácio de autonomia financeira Rácios de Avaliação de Empresas Valor nominal das ações Valor contabilístico Valor de mercado Price-to-book value Earnings per share (EPS) Price-to-earnings ratio (PER) Price-to-cash flow (PCF) Dividend yield Cálculo e Análise do Cash-Flow Avaliação de Empresas Fundo de Maneio Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta O que é o EVA (Economic Value Added)? Módulo 9 - Riscos e oportunidades (80 horas) Gestão de risco: um passo de cada vez Qual é a relação entre risco e retorno? A diversificação e a redução do risco do investidor financeiro A gestão do risco no processo de planeamento estratégico Aprender a Investir Forex crosses: mais risco e mais oportunidades Aprender com os grandes investidores O sucesso das pequenas empresas implica saber gerir o risco O que é o Risco Sistemático? Como recuperar uma empresa em dificuldades Como é que se cria rendimento passivo? Implemente um plano de redução de custos na sua empresa Os prós e contras do empreendedorismo Quer comprar um negócio? Analise os riscos e oportunidades associados O trabalhador do conhecimento e o aproveitar de oportunidades Explorar oportunidades e inovar Como gerar sistematicamente novas oportunidades de negócio A análise SWOT e o processo de planeamento estratégico Dez tendências importantes para as PME’s Controlar riscos e aproveitar oportunidades O comportamento do consumidor: necessidades, motivações e personalidade Como inovar durante alturas de crise Fazer networking é importante Oportunidades: Liderança no Feminino Porque é que a inovação “de cima para baixo” é difícil? Existem de facto fatores de risco? Módulo 10 - Shipping: Logística (20 horas) História A Logística organizacional integrada Formação profissional na área da logística Drop shipping Anticipatory Shipping: O caso AMAZON Logística: um dos fatores-chave para o sucesso de um e-commerce Módulo 11 - Forecast de vendas (30 horas) Business Intelligence e pipeline Business Intelligence no forecast Business Intelligence e dashboards customizados Business Intelligence e a análise de dados A importância de tratar os dados para transformá-los em insights de negócios Módulo 12 - Social media e redes sociais (30 horas) Evolução da WEB (1.0 | 2.0 | 3.0) Web 2.0 A WEB 2.0 no ambiente empresarial WEB 3.0 - Web Semântica ou Web de Dados Do Utilizador 1.0 ao Utilizador 2.0 Os novos papeis do consumidor: Prosumer e Crossumer Social Media Particularidades do Social Media O Grande Potencial Dos Social Media Social Media e Networking Social Media e a Empresa Áreas Chave dos Social Media Orientações para realizar uma Estratégia de Marketing Online Tendências dos Meios Sociais Redes Sociais A Importância das Redes Sociais Deve uma empresa estar nas redes sociais? Microblogs (Twitter) Facebook Linkedin Instagram Youtube Slideshare GOOGLE+ Pinterest Plataformas de Geolocalização Plataformas de Conversação em Tempo Real Outras redes Sociais Marcadores Sociais Difusores de Notícias Plataformas Para Criar Redes Sociais Analítica para Social Media Indicadores do Social Media e o Retorno do Investimento O ROI do Social Media Mobile Marketing Módulo 13 - SEO - motores de busca (40 horas) SEO e SEM – Publicidade Digital A Publicidade na Internet Search Engine Marketing Marketing em Motores de Busca Definição de SEO ou posicionamento natural Princípios do SEO (Search Engine Optimization) Definir a Estratégia de Posicionamento SEO para Dispositivos Móveis Social + Local + Mobile (SoLoMo) Tirar partido de uma Conta Adwords Análise de Resultados – CPC’s, CTR’s e Custo Por Conversão Funcionalidades do Google Analytics SMO SMO versus SEO Regras do SMO Ferramentas de gestão do SMO Módulo 14 - Marketing de conteúdos (30 horas) Marketing de Conteúdo Webwriting Especificidades da escrita para a web – Marketing de Conteúdos Vantagens e Possibilidades do Marketing de Conteúdos Como Elaborar um Plano de Marketing de Conteúdos Modelos de Negócio e Marketing de Conteúdos Hipertexto Link Building Como conseguir links? A identidade da marca nos suportes digitais Identidade da Marca Estratégia de meios digitais Fases do Plano de Comunicação Pressupostos para o Plano de Comunicação Planeamento de Conteúdos Elaboração de Um Plano de Comunicação em Social Media Estratégias de Marketing ORM (Online Reputation Management) – Gestão da reputação online Cinco princípios básicos a considerar na gestão da reputação online Tipologia de públicos e utilizadores Porta Voz na Internet Marketing Relacional no ambiente Digital Boas práticas Más práticas Escrever para vários formatos online Como é o Leitor Digital? Como escrever textos que vendem? Princípios para a redação de títulos Banner Palavras com Interesse e Palavras sem Interesse Landing Page Os Blogs e a imagem de marca Porquê um Blog? Redes Sociais Estrutura do site e as palavras chave Storytelling A arte de contar histórias e o Marketing O marketing Storytelling como estratégia de comunicação Características do Marketing Storytelling Estratégias no Marketing Storytelling Características de uma boa história de Marketing Storytelling Fundamentos de uma boa campanha de marketing Módulo 15 - Como criar um plano de marketing (40 horas) Planeamento de Marketing Conceitos de Marketing Evolução Cronológica do Marketing - 5 Fases Planeamento – O Papel do Marketing Diagnóstico de Marketing Análise da Situação Interna Análise da Situação Externa Análise SWOT Definição de Objetivos Importância da Definição de Objetivos Objetivos e Metas Critérios de Definição de Objetivos Objetivos de Marketing Fatores Críticos de Sucesso Estratégias de Marketing Estratégia de Marketing Orientada para o Cliente Segmentação de Mercado Mercado-Alvo Diferenciação de Mercado e Posicionamento Plano de Ação – Mix de Marketing Controlo do Plano Módulo 16 - Marketing internacional (40 horas) Marketing Internacional Comércio Internacional Seleção de Mercados Segmentação de Mercados Estratégias de Marketing Internacional Formas de Acesso aos Mercados Internacionais O Preço no Mix Internacional Plano de Marketing Internacional Marketing Internacional e a Internet Módulo 17 - Compreender o seu público: Como conduzir o comportamento do cliente online (20 horas) Comportamento do Consumidor Comportamento de Decisão de Compra Etapas do Processo de Compra Redesign Necessidades e Desejos Teoria das Necessidades de Maslow Fatores que influenciam o comportamento de compra Intervenientes no Processo de Compra Modelo AIDA O Novo Consumidor O Marketing e o Processo de Decisão de Compra Estímulos de Marketing e a Decisão de Compra O Comércio Eletrónico Comportamento do consumidor online Fatores diferenciadores entre consumidores Modelo de Aceitação de Compras Online (OSAM) Principais fatores influenciadores das compras online Módulo 18 - Comunicação e imagem (25 horas) Comunicação Publicidade Tipos de Publicidade Publicidade adaptada à natureza da Empresa Decisões de base para uma campanha publicitária Orçamento de Publicidade Relações Públicas Marketing Direto Marketing Indireto Módulo 19 - Projeto Final (90 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Administração dos Serviços de Saúde, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_secretariado_assessoria.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde. 2. Saídas Profissionais Assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade. 3. Objetivos Específicos - Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde; - Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa; - Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde; - Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos; - Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico; - Demonstrar competências de organização e gestão do tempo; - Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Noções gerais de secretariado (8 horas) Introdução A Evolução da profissão de Secretária Funções básicas do Secretariado Código Deontológico Mitos da Profissão Perfil Profissional Desejado Responsabilidades e Recomendações para uma Secretária Características Pessoais de uma boa Secretária Módulo 2 - O ser e o parecer (9 horas) Importância da Imagem Profissional para a Imagem da empresa/organização Requisitos para uma Boa Imagem Acolhimento e Atendimento Apresentações e Cumprimentos Formas corretas de cumprimentar Módulo 3 - Escrever e responder - a comunicação escrita (9 horas) Breve história da Comunicação Escrita Redigir Organizar Ideias Para escrever bem Tipos de Comunicação Escrita Comunicação Escrita Empresarial Os Dez Mandamentos da Arte de Escrever Qualidades da Escrita Defeitos da Escrita Dicas para Escrever Melhor Técnicas essenciais para a Redação Módulo 4 - Fala e escutar - a comunicação oral (8 horas) A importância da comunicação Elementos do processo de comunicação Barreiras e fatores da comunicação A importância do silêncio Fatores Facilitadores da Comunicação Quatro fatores facilitadores da comunicação Atendimento Telefónico Regras para um atendimento telefónico adequado Elementos essenciais para um desempenho de excelência no atendimento telefónico Módulo 5- Automatização do escritório (8 horas) O impacto do computador na empresa Impacto da automatização na função do secretariado Serviços mais comuns de automatização do escritório Correio eletrónico / E-mail Processador de texto Módulo 6- Organização ( 8 horas) Reuniões – Organização de Reuniões Dicas para organizar uma reunião Funções do profissional de secretariado na preparação da reunião Eventos – Organização de Eventos Passo a passo para organizar eventos Viagens de Negócios – Organização 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-tecnico-assistente-dentario.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área da saúde oral como técnicos assistentes dentários. Profissionais que já exerçam esta atividade e que desejem aperfeiçoar os seus conhecimentos e competências técnicas. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico Assistente Dentário. 3. Objetivos Específicos - Assegurar as tarefas técnico­administrativas e de atendimento, no âmbito do funcionamento e organização de um consultório dentário; - Participar nas atividades tecnológicas do consultório, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho; - Executar técnicas de desinfeção e esterilização de todo o material utilizado, contribuindo para a prevenção de infeções cruzadas e melhor otimização do local de trabalho; - Assegurar o correto registo de informações, pedidos e orientações dadas pelo médico dentista, médico estomatologista e higienista oral; - Preparar as atividades clínicas de apoio ao ato médico, auxiliando na prestação de cuidados de saúde dentária. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à profissão e vocabulário médico-dentário (25 horas) Perfil e Funções do Assistente Dentário Legislação laboral: aspetos legais e éticos Ética, Moral, Valores e o Sigilo Profissional em Medicina Dentária Legislação do Sector Médico-Dentário Saídas profissionais do assistente dentário Organização e funcionamento genérico de um consultório médico-dentário Módulo 2 - Comunnicação na prestação de cuidados de saúde (50 horas) A Comunicação entre o Técnico Assistente Dentário e o Doente Obstáculos na Comunicação com o Doente As dificuldades de Comunicação entre Técnicos e Utentes Consequências dos problemas de comunicação entre os técnicos de saúde e os utentes A Competência Profissional Comportamento ético-profissional Erros Éticos Atendimento na Área da Saúde O Atendimento Telefónico Regras para um bom atendimento telefónico O que não fazer no atendimento telefónico Como preparar uma chamada telefónica Organização ao telefone Comunicar bem ao telefone O Atendimento presencial As situações difíceis no atendimento Módulo 3 - Arquivo - organização e manutenção (25 horas) Origem do Arquivo O documento na Empresa Arquivo – conceitos fundamentais O que é o arquivo? Microfilmagem Legislação aplicável Organização e Manutenção Tipos de classificação de arquivo Ordenação Alfabética Regras da ordenação alfabética Ordenação numérica Classificação Geográfica Classificação Cronológica Classificação ideológica Ordenação decimal Sistemas magnéticos, óticos e micográficos Sistemas de ordenação Características dos arquivos Equipamentos de arquivo Prazo de conservação de documentos Plano de arquivo Módulo 4 - Anatomia e histologia dentária (25 horas) Estrutura dentária Nomenclatura dentária Superfícies anatómicas Terços anatómicos Dentição decídua e dentição permanente Erupção dentária Anatomia dentária Embriologia Odontogênese Tecidos dentários Módulo 5 - Meios de apoio ao ato médico-dentário (25 horas) Anamnese e exame físico Anestesia em Medicina Dentária Campo operatório em Medicina Dentária Módulo 6 - Controlo da infeção - técnicas de desinfeção e esterilização (50 horas) Equipa de Saúde e riscos associados Infeção Cruzada Atos inseguros / Comportamentos de Risco Meios de Prevenção – Conceitos Esterilização / Desinfeção Tipos de Instrumentos Antissepsia / Assepsia / Sepsia Importância dos cuidados de higiene, desinfeção e esterilização num consultório dentário Esterilização Diferentes meios de esterilização e mecanismos de ação Ciclos de esterilização Regras de manuseamento, lavagem, descontaminação, separação e acondicionamento de material e equipamento Controlo da qualidade da esterilização Indicadores físicos, químicos e biológicos Periodicidade Importância Desinfeção Tipos de Desinfetantes Mecanismos de Ação Formas de Apresentação Aplicações Cuidados especiais a ter com instrumentos e equipamentos delicados Vantagens e desvantagens de produtos e meios de desinfeção e esterilização Separação de Resíduos Importância Classificação Legislação Encaminhamento Meios de Proteção Universal e Individual Importância Utilização e regras de boas práticas Importância da vigilância da saúde e da imunização Profilaxia pós – exposição Tipo e Magnitude dos Riscos Abordagem de algumas doenças infetocontagiosas Herpes HIV e SIDA Hepatites Virais Tuberculose Módulo 7 - Técnicas básicas de emergência para assistentes dentários (25 horas) SIEM Sistema Integrado de Emergência Médica Estrutura Articulação Modo de Funcionamento Recursos Materiais e Humanos Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) Cadeia de Sobrevivência Posição Lateral de Segurança Desobstrução das vias aéreas Avaliação e registo dos Sinais Vitais Considerações referentes à administração de oxigénio Tipo de equipamento necessário à administração de oxigénio Como deve ser utilizado e administrado Cuidados inerentes à sua utilização Principais situações de emergência Dispneia e dificuldade respiratória Hemorragias Dor torácica Alterações do estado de consciência AVC Convulsões Diabetes e alterações da glicemia Reações anafiláticas Kit de emergência Localização Composição (equipamento mínimo de acordo com a legislação em vigor) Módulo 8 - Preparação e apoio ao ato médico-dentário: tratamentos conservadores, cirúrgicos e de reabilitação (85 horas) Tratamentos Conservadores Preparação do doente, instrumentos e materiais para a consulta generalista Procedimentos preparatórios e preventivos: Anestesia, Imagiologia e medicina preventiva Dentisteria e estética (branqueamentos), procedimentos e materiais Endodontia, procedimentos e materiais Periodontologia, procedimentos e materiais Tratamentos Cirúrgicos Especializados Cirurgia Oral, procedimentos e materiais, cuidados e complicações, importância do assistente Implantologia Odontopediatria, procedimentos e materiais, modulação de comportamento, importância do assistente Tratamentos de Reabilitação Oral Tipos de prótese removível e suas etapas Tipos de prótese fixa e suas etapas Reabilitação sobre implantes Módulo 9 - Ortodontia (25 horas) Ortodontia e a sua importância Anomalias Dentofaciais Oclusão ideal Má oclusão Classificação de Angle Tipos de Aparatologia Fotografia em Ortodontia Apoio em fotografia Cirurgia na Ortodontia Indicação clínica para cirurgia ortognatica Cuidados de higiene em pacientes portadores de aparelho Importância do estudo Ortodôntico Protocolo da consulta de Ortodontia Módulo 10 - Preparação e apoio em ortodontia (25 horas) Importância do Assistente de Medicina Dentária Normas de higiene e segurança Apoio em ortodontia Equipamento em ortodontia Materiais em ortodontia Ortodontia e a linguagem 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3.Objetivos Específicos - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado; - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares; - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL); - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres; - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados; - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. 4.Saídas Profissionais O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas) Modelos psicológicos Teoria psicanalítica (Freud) Teoria da maturação (Gesell) Teoria do ciclo vital (Erikson) Teoria cognitiva (Piaget, Brunner) Teoria cognitiva-social (Vygotsky) Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar O ensino básico Funções do Técnico de Ação Educativa Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas) Noções de alimentos, seus constituintes e funções A alimentação nos primeiros dois anos de vida Tipos de aleitamento Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons Introdução da alimentação diversificada A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação Ementas saudáveis Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição Alimentação infantil em idade escolar Hábitos alimentares na escola Como alimentar uma criança que está doente Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos Manutenção dos alimentos à temperatura adequada Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios Gerais do Socorrismo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Paragem cardiorrespiratória Suporte Básico de Vida Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica Situações de emergência médica infantil Feridas Hemorragias/Epistaxis Queimaduras Mordidelas e Picadas Afogamento Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas Traumatismos Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e Golpe de frio Crise Asmática em Criança com Asma Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas) Observação e conhecimento das crianças Planear, agir, avaliar, comunicar e articular Brincar – atividades livres Atividades pedagógicas – orientadas Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas) Funções do técnico de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas) Saúde e higiene pessoal Higiene oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais Dietas alimentares Alimentação nos primeiros dois anos de vida Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida Alimentação no período escolar Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais Conceitos fundamentais Cuidados básicos de saúde Principais doenças da infância Vacinação Ministrar medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas) Estratégias de procura de emprego Pesquisa de informação para procura de emprego Medidas ativas de emprego e formação Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) Rede de contactos Curriculum vitae Funções do CV Regras da elaboração do CV Tipos de CV Anúncios de emprego Candidatura espontânea Entrevista de emprego Tipos de entrevista Fases da entrevista Aspetos a abordar 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_auxiliar_farmacia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de Técnico Auxiliar de Farmácia em: - Farmácias; - Postos de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica; - Centros Dietéticos; Parafarmácias e Ervanárias; - Farmácias comunitárias e hospitalares. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico(a) Auxiliar de Farmácia. 3. Objetivos Específicos - Dispensa medicamentos e outros produtos de saúde de acordo com os procedimentos legais; informação sobre a sua indicação terapêutica, correta utilização e conservação; promoção da adesão à terapêutica; - Dispensa de medicamentos não sujeitos a receita médica de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis; - Realização de determinações de parâmetros bioquímicos e fisiológicos de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Preparação de medicamentos manipulados cumprindo todos os requisitos técnicos e legais; - Realização tarefas relativas a faturação de receituário, controlo de stocks existentes (medicamentos, produtos de saúde, consumíveis e outros materiais), manutenção e controlo de equipamentos; - Contribuição para uma imagem ética e profissional da farmácia; - Domínio do sistema informático da farmácia e as novas tecnologias; - Relacionamento de forma adequada com os demais profissionais da farmácia e da saúde. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento do sector farmacêutico (25 horas) Módulo 2 - O medicamneto - formas farmacêuticas, vias de administração e o seu percurso no organismo (25 horas) Módulo 3 - Reações adversas a medicamentos - farmacovigilância (25 horas) Módulo 4 - Sistema imunitário - imunidade e defesas do organismo (25 horas) Módulo 5 - Noções básicos do sistema nesvoso e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 6 - Noções básicas do sistema respiratório e o aconselhamento na farmácia (50 horas) Módulo 7 - Noções básicas do sistema gastrointestinal e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 8 - Noções básicas do sistema cardiovascular e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 9 - Noções básicas do sistema reprodutor e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 10 - Noções básicas da pele e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 11 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 12 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 13 - Procedimentos de receção, conferência e armazenamento de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 14 - Procedimentos de controlo de existência e prazos de validade de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 15 - Gestão do processo de encomendas de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 16 - Gestão do processo de devoluções de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 17 - Gestão de stocks da farmácia (25 horas) Módulo 18 - Procedimentos de conferência de receituário (25 horas) Módulo 19 - Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos (25 horas) Módulo 20 - Boas práticas de segurança e saúde na farmácia (25 horas) Módulo 21 - Abordagem geral de noções básicas de primeiros socorros (25 horas) Módulo 22 - Fundamnetos do marketing (25 horas) Módulo 23 - Estratégias de marketing (25 horas) Módulo 24 - Relacionamento interpessoal e assertividade (25 horas Módulo 25 - Comunicação interpessoal e assertividade (25 horas) Módulo 26 - Técnicas de venda (25 horas) Módulo 27 - Atendimento - técnicas de comunicação (25 horas) Módulo 28 - Atendimento e venda presencial (25 horas) Módulo 29 - Atendimento - inglês técnico (50 horas) Módulo 30 - Gestão e tratamneto de reclamações (25 horas) Módulo 31 - Protocolos de dispensa de medicamentos não sujeios a receita médica (25 horas) Módulo 32 - Técnicas de execução de determinações de parâmetros na farmácia (25 horas) Módulo 33 - Sistemas informáticos aplicados à atividade comercial na farmácia (25 horas) Módulo 34 - Gestão de stress e gestão de conflitos (25 horas) Módulo 35 - Trabalho em equipa (25 horas) Módulo 36 - Introdução à gestão da qualidade (25 horas) Módulo 37- Boas práticas em farmácia (25 horas) Módulo 38- Noções gerais de homeopatia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 39- Dermofarmácia e cosmética e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 40- higiene oral e o conselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 41 - Suplementos alimentares e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 42 - Puericultura e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 43 - Plantas medicinais e fitoterapia (25 horas) Módulo 44 - Estágio - Prática em Contexto de Trabalho (210 horas) 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_formacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos e, outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação, titulares do grau de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos. 3. Objetivos Específicos - Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos; - Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional; - Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas; - Conhecer o processo de certificação de entidades formativas; - Conhecer as plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação; - Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem; - Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal da Formação (10 horas) Legislação de Enquadramento da Formação Profissional Conceito de Formação Profissional Introdução ao Sistema de Formação Profissional Sistema Nacional de Qualificações Módulo 2 - Gestor de Formação e Coordenador Pedagógico (10 horas) Recursos Humanos na formação Funções fundamentais na equipa Gestor de Formação e suas funções Requisitos contratuais do Gestor de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação Coordenador Pedagógico e suas funções Requisitos contratuais do Coordenador de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico Formador e suas funções Acumulação de funções Módulo 3 - Planeamneto e Gestão da Formação (40 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas Técnicas de utilização de equipamentos de formação Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação. Módulo 4 - Certificação de Entidades Formadoras (40 horas) Transição da acreditação para a certificação Vantagens inerentes à certificação pela DGERT Requisitos prévios de qualidade Principais obrigações de uma entidade certificada Características do processo de certificação Inicial Manutenção Alargamento Organização do processo de certificação à DGERT Módulo 5 - Plataformas Tecnológicas de Gestão e Organização da Formação (15 horas) Plataformas de apoio à gestão da formação Moodle SIGO Passaporte Qualifica SIIFSE Módulo 6 - E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas) Formação à Distância Definição Papel da Tecnologia Características Vantagens e Desvantagens Modalidades de Formação à Distância E-learning B-learning Ambientes de apoio à Aprendizagem e Plataformas de Apoio à Aprendizagem Comunicação Online Papel do Formador Módulo 7 - Auditoria e melhorias contínuas da formação (20 horas) Auditorias: Conceitos e Terminologia Recursos Humanos Princípios de uma Auditoria Eficaz Tipos de Auditorias Âmbito das Auditorias de formação Critérios de Auditorias Fontes de Informação Métodos de Auditoria Técnicas de auditoria O Programa da Auditoria Objetivos da Auditoria Processo de Auditoria Atividades de Auditoria Melhoria do Processo de Formação Norma NP 4512:2012 Módulo 8 - Projeto Final (50 horas) Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/mba-recursos-humanos.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior. 2. Objetivo Geral A Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Cognos pretende formar profissionais gestores de RH estratégicos, com competências de liderança e, que potenciem o desenvolvimento das pessoas e da organização, com capacidade de intervenção no contexto organizacional de recrutamento e seleção, desenvolvimento pessoal, avaliação e desempenho profissional. 3. Objetivos Específicos Ao concluir a Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Cognos, estará preparado(a) para: Desenvolver uma visão estratégica e sistémica da gestão de recursos humanos, compreendendo seu papel fundamental no sucesso da organização. Dominar as principais práticas e ferramentas de gestão de RH, tais como recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de talentos, compensação e benefícios, relações sindicais e saúde e segurança no trabalho. Liderar equipas de RH de alta performance, motivando e desenvolvendo os colaboradores para alcançarem os objetivos da organização. Tomar decisões estratégicas e assertivas em relação à gestão de pessoas, com base em dados e análises. Implementar soluções inovadoras para os desafios da gestão de RH, utilizando tecnologias e metodologias modernas. Atuar como um agente de mudança na organização, promovendo uma cultura de gestão de pessoas focada no desenvolvimento, na alta performance e no bem-estar dos colaboradores. Desenvolver uma sólida rede de contactos com profissionais da área de RH, expandindo as suas oportunidades de carreira. 4. Plano Curricular Módulo 1 - As Técnicas de Recrutamento e Seleção (30 horas) O processo de seleção com base no mapa de competências Elaboração do perfil de exigências Principais fontes de recrutamento A conceção do anúncio eficaz A pré-seleção de candidaturas Tipos de entrevista Os testes e provas de seleção Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão Acolhimento e Integração do novo colaborador Módulo 2 - O Direito do Trabalho e os Recurso Humanos ( 22 horas) O Direito do Trabalho Conceito e fontes O Contrato de Trabalho Noção, elementos essenciais e forma Período experimental Contrato de trabalho a termo O Tempo de Trabalho Tempo de trabalho e período normal de trabalho Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado Isenção do horário de trabalho Períodos de descanso Trabalho noturno Trabalho suplementar Os Feriados, as Férias e as Faltas Regime dos feriados Regime das férias Noção, tipos e efeitos das faltas Cessação do Contrato de Trabalho Caducidade Revogação Denúncia durante o período experimental Despedimento com justa causa “subjetiva” Despedimento coletivo Despedimento por extinção do posto de trabalho Despedimento por inadaptação do trabalhador Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho Módulo 3 - Recursos Humanos e Gestão de Competências (34 horas) As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos Importância e limitações das políticas de recursos humanos Políticas de recursos humanos e cultura organizacional Gestão de recursos humanos e modelo estrutural Conceito de competências Modelos de competências Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas Módulo 4 - Gestão da Formação (24 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas Técnicas de utilização de equipamentos de formação Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação Módulo 5 - Liderança e Gestão de Conflitos (30 horas) Liderança Definição de conceitos Tipos de liderança Motivação nas equipas Elogio e crítica Líder ou liderado Eficácia da liderança Gestão de Conflitos O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal A visão tradicional e atual do conflito O conflito intra e interpessoal O conflito organizacional A resolução de problemas através da administração de conflitos Módulo 6 - Comunicação Interpessoal e Assertividade (28 horas) Elementos do processo de comunicação Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal Barreiras à Comunicação Escuta Ativa Atitudes Comunicacionais Assertividade Estratégias para desenvolver a Assertividade Módulo 7 - Inteligência Emocional (22 horas) As emoções Inteligência Emocional: conceitos Inteligência Racional e Inteligência Emocional A Inteligência Emocional na Liderança Módulo 8 - Gestão do Tempo e de Equipas de Trabalho (30 horas) Gestão do tempo Planeamento do Tempo Diferenciar tarefas segundo prioridades Agendamento de atividades Construir agenda e registos diários Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo Bases de uma comunicação eficaz A importância do trabalho em equipa Definição e alcance de objetivos Gestão de reuniões Criatividade nas equipas A importância da criatividade nas equipas Predominância dos hemisférios Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas Gestão de ideias – Soluções criativas Módulo 9 - Igualdade de Oportunidades (10 horas) Evolução histórica da igualdade de género História do género feminino no mundo laboral Conceitos de igualdade e não discriminação Legislação de igualdade de género Igualdade de género e responsabilidade social das organizações Boas práticas em igualdade de género Módulo 10 - Avaliação do Desempenho (10 horas) Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização Implementação O que deve ser avaliado Fatores de avaliação Responsabilidades dos Avaliadores Responsabilidades dos Avaliados Vantagens Dificuldades Módulo 11 - Processamento de Salários (50 horas) Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral Assiduidade e Comissões Outros Abonos Sujeitos ou Isentos de TSU e IRS Abonos – Retribuição e Remuneração Remuneração Base, Trabalho Suplementar e Remuneração Bruta Regime de Férias, Feriados e Faltas Mútuo Acordo e Compensação por Caducidade do Contrato Regime de Contribuição para a Segurança Social Impostos e Descontos Facultativos Remuneração Líquida e Emissão de Recibos Diferença entre Remuneração e Retribuição Pagamento de Remunerações Pagamento de Remunerações Recibo de Vencimento Instruções para processamento do Recibo de Vencimento Módulo 12 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Recursos Humanos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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