-
loading
Só com imagem

Manuel laranjeira verso eda

Lista mais vendidos manuel laranjeira verso eda

Desculpe, mas não temos anúncios para a sua pesquisa

Últimas Ofertas

Carcavelos (Lisboa)
Cabaça decorativa com temas Alentejanos Trabalho artesanal e decorativo com temas alentejanos, envernizada Entrego em mão na zona de Carcavelos/Oeiras McDonald/Parede Outras localidades mais 5€ para envio com registo prova de envio pelo código dos CTT Pagamento por transferência Bancaria
40,0 €
Ver produto

2 fotos

Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicologia_escolar.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à prática do exercício da psicologia no âmbito escolar e intervenção socioeducativa, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia). Complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da psicologia escolar e intervenção socioeducativa (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, Educadores Sociais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem; - Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo; - Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos; - Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos; - Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos; - Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar; - Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção socioeducativa; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia: - Psicólogo escolar; - Reinserção Social; - Elaboração de programas educativos; - Orientação vocacional; - Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil; - Integração em equipas dos Centros Qualifica. Para outras áreas de formação superior: - Reinserção Social; - Elaboração de programas educativos; - Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil; - Integração em equipas dos Centros Qualifica. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia da educação escolar (20 horas) A Psicologia da Educação Escolar Abordagem Concetual Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual Origem Concetual A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar Consulta Vocacional em Contexto Escolar Locais, Espaços de Intervenção Domínios de Intervenção Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar Tipos de Intervenção Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo Avaliação na Psicologia da Educação Escolar Os objetivos da Avaliação Psicológica Competências do psicólogo da Educação Escolar Funções do psicólogo da Educação Escolar Tarefas do Psicólogo Escolar Intervenção no Contexto Escolar Módulo 2 - Orientação vocacional jovem e adultos (30 horas) Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional História da Orientação Vocacional Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional Definição de Orientação Vocacional O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)? Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo? Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida? Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade? A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade Módulo 3 - Bullying (25 horas) A agressividade O bullying O bullying na escola O cyberbullying Dos estudos às linhas para a intervenção Debate e criação de plano de intervenção Módulo 4 - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (25 horas) Evolução histórica da CIF Estrutura, organização e funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 5 - Dificuldades de aprendizagem (40 horas) Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem Os antecedentes históricos no estudo das DA A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem Os problemas à volta da definição de DA A classificação das DA Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem Os principais fatores etiológicos das DA A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem As várias perspetivas diagnósticas Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem A importância das adaptações curriculares nas DA Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas Módulo 6 - Treino de competências de estudo (30 horas) Desenvolvimento e aprendizagem na criança Programas de desenvolvimento de competências de estudo Desenvolvimento de competências pessoais e sociais Métodos de estudo Programas de promoção cognitiva Módulo 7 - Programas de ação educacional e escolar (30 horas) Promoção de competências pessoais e sociais Métodos de estudo Estimulação cognitiva Gestão emocional Educação sexual Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...) Educação parental Módulo 8 - Delinquência juvenil (20 horas) O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente Módulo 9 - Prevenção do crime e da delinquência (20 horas) Crime, Sociedade e Segurança Interna Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying Intervenção para Agressores e Delinquentes Módulo 10 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
670,0 €
Ver produto

2 fotos

Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicomotricidade_educacional.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade. 2.Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos, em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, viabilizando a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. 3. Objetivos Específicos - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida; - Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes; - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores; - Definir estratégias de intervenção para os défices de leitura, escrita e matemática; - Compreender um programa de psicomotricidade para pessoas com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações de aprendizagem; - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do individuo; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Centros de Reabilitação, Clínicas com respostas Interdisciplinares, Multidisciplinares e Transdisciplinares, Centros de Apoio Psicoterapêutico. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Psicomotricidade - Bases Teóricas (20 horas) A Psicomotricidade Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora Wallon Piaget Freud e Psicanálise Ajuriaguerra Damásio Fonseca Módulo 2 - Psicologia do Desenvolvimento (25 horas) Teorias do desenvolvimento Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento Módulo 3 - Desenvolvimento Psicomotor e Perturbações Psicomotoras (25 horas) Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras Módulo 4 - Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas) Desenvolvimento Humano Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano Princípios da Aprendizagem Teoria Psicanalítica Teoria Maturacionista Teoria do Desenvolvimento Psicossocial Behaviorismo ou Teoria Comportamental Teoria do Desenvolvimento Cognitivo Teoria Sociocultural Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano A contribuição de Wallon Aspetos do Desenvolvimento O período pré-natal O período pós-natal Fatores de risco e de oportunidade A Intervenção Psicomotora A importância do jogo Conceito de período sensível O papel do Psicomotricista Módulo 5 - Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas) Deficiência e tipos de deficiência Deficiência Intelectual Deficiência Motora Deficiência Visual Deficiência Auditiva Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora Módulo 6 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações da Aprendizagem (20 horas) Dificuldades de Aprendizagem Dislexia Disortografia Disgrafia Discalculia Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem Módulo 7 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desenvolvimento (30 horas) Perturbações de Desenvolvimento Perturbações do Espectro do Autismo Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção Tiques Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA Módulo 8 - Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas) Enquadramento da avaliação psicomotora Entrevista e observação psicomotora Avaliação psicomotora Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras Avaliações complementares à avaliação psicomotora Módulo 9 - Intervenção e Estimulação Precoce no âmbito Psicomotor (35 horas) Conceito de estimulação precoce Áreas de desenvolvimento Desenvolvimento psicomotor Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento pessoal e social Promoção do desenvolvimento da criança Como estimular a criança no primeiro ano de vida Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida Módulo 10 - Educação e reeducação Psicomotora (20 horas) Educação Psicomotora Reeducação Psicomotora Módulo 11 - Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas) Enquadramento da terapia psicomotora Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora Terapia psicomotora na infância Terapia psicomotora na idade adulta Gerontopsicomotricidade Módulo 12 - Psicomotricidade e Família (20 horas) A Família As práticas centradas na Família A Intervenção Precoce em Portugal A importância dos contextos naturais A família como mediadora da aprendizagem Fatores de risco e de proteção Fatores de risco Fatores de proteção A avaliação Etapas do processo de avaliação Instrumentos a utilizar O contacto com a família na intervenção psicomotora Impacto da notícia de um diagnóstico O processo de luto Fontes de stress para as famílias Quando o doente já é adulto Módulo 13 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
890,0 €
Ver produto

2 fotos

Aveiro Aveiro (Aveiro)
Procuro pitbull( esta raça porque ja tive um durante 11 anos e faleceu e sao raças que muitas pessoas não querem)para adopção responsável, destrito de Aveiro ou arredores...... somos uma familia com muito amor para dar...
Grátis
Ver produto
Vila Nova de Famalicão (Braga)
charrete maratona com pouco uso, tem suspensão penumática e travão a discos vem com os arreios incluidos
7.000,0 €
Ver produto

6 fotos

Portugal (Todas as cidades)
**Detalhes do produto** Características especiais: Monitor de temperatura corporal Nível de resistência à água: IP67 Versão sem fio: Sem fio 5.0 Tipo de ecrã: TFT Resolução do ecrã: 360*360 Método de carregamento: Carregamento Magnético Tamanho da tela: 1.32 Proporção do ecrã (%): 90 Chip de relógio: Realtek-8762DT Capacidade da bateria (mAh): 260 Outros Pontos de Venda: SpO2 Propriedades da bateria: Bateria recarregável Bateria recarregável: Bateria de lítio-polímero Marca: little meatball Material: Plástico de alto índice Para mais informações: whatsapp 920 240 029
21,0 €
Ver produto

4 fotos

Olhão (Faro)
Maquina de costura singer, tem perto de 100 anos, funciona, não tem mesa, tem um estojo de madeira que esta a ser recuperado. Ótima para decoração ou para colecionadores. Entrego em mãos no algarve.
170,0 €
Ver produto
Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado). 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação; - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas; - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE; - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5; - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas) O que é a avaliação psicológica? Entrevista com a criança: particularidades Preparar o contexto Receber a criança Estratégias de comunicação não-verbal Comunicação direta com a criança Exame físico da criança Recapitulando Entrevista com o adolescente: particularidades Administração de testes psicológicos Críticas ao método dos testes Vantagens do uso de testes psicológicos Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica Instrumentos de Avaliação Psicológica Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas) As Funções executivas Funções executivas – enquadramento teórico Funções executivas – modelos Funções executivas – anatomia Principais funções cognitivas Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes Funções Executivas – avaliação Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação Perturbações Globais do Desenvolvimento Dificuldades de Aprendizagem: conceito Dificuldades de Aprendizagem: etiologia Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas) Instrumentos na avaliação psicológica A entrevista Observação Testes psicológicos Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional Instrumentos de Avaliação Educacional Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional Instrumentos de Avaliação de Aptidões Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Instrumentos de Avaliação da Inteligência Instrumentos de Avaliação da Personalidade Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas) Conceito e respetiva evolução Intervenção Precoce: o que é? Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família Ciclo de intervenção Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas) Evolução Histórica da CIF Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
650,0 €
Ver produto

2 fotos

Outeiro Porto (Porto)
Esses filhotes são british shorthair de olhos azuis, eles adoram brincar e brigar e são super carinhosos com você. Eles se dão bem com outros gatos e outros cães. Eles já estão comendo ração seca para gatos.
350,0 €
Ver produto
Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_nutricao_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas no âmbito da Nutrição Clínica que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Nutrição Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes à Nutrição e Dietoterapia na doença e casos clínicos oncológicos. A presente formação pretende promover a aquisição de conhecimentos no âmbito da nutrição clínica, não permitindo o exercício da profissão de Nutricionista e/ou Dietista, estando esta profissão devidamente regulamentada. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar conhecimentos sobre as noções básicas clínicas da alimentação e nutrição; - Compreender a importância de uma correta avaliação nutricional e metabólica nas diferentes etapas do ciclo de vida; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica como terapia em diferentes patologias; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional em situações específicas de doença e/ou doença oncológica; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica materno-infantil; - Conhecer as diferentes interações medicamentosas com os alimentos; - Demonstrar conhecimentos sobre os diversos fármacos nutricionais e suplementos dietéticos existentes; - Planear e orientar intervenções nutricionais individualizadas e coletivas; - Orientar, aconselhar, programar, implementar e monitorizar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação e Nutrição: Noções clínicas básicas (14 horas) Evolução da História Alimentar Roda Alimentar e a Pirâmide dos alimentos Princípios Nutricionais Bases Fisiológicas e Metabólicas Macronutrientes Proteínas Hidratos de Carbono Lípidos Fibras Água Princípios da Nutrição Clínica Interpretação De Exames Laboratoriais Módulo 2 - Necessidades nutricionais no ciclo de vida (27 horas) Necessidades nutricionais no ciclo de vida Importância das recomendações nutricionais Desenvolvimento das recomendações nutricionais Nutrição na Gravidez Nutrição na Infância Nutrição na Adolescência Nutrição na Idade Adulta Nutrição na Pessoa Idosa Recomendações alimentares na população portuguesa Módulo 3 - Nutrição entérica e parentérica (14 horas) Suporte nutricional: nutrição entérica VS nutrição parentérica Critérios para a seleção do suporte nutricional Nutrição entérica Vias de acesso entérico Nutrição entérica de curta duração Nutrição entérica de longa duração Conteúdo e escolha da fórmula Administração da nutrição entérica Monitorização e complicações Nutrição entérica no domicílio Nutrição Parentérica Vias de acesso e osmolaridade Formas de administração Tempo de infusão Soluções parentéricas Monitorização Complicações Avaliação do estado nutricional dos pacientes Módulo 4 - Farmacologia nutricional e suplementos dietéticos (20 horas) Noções Básicas de Farmacologia Farmacologia de nutrientes Vitaminas Vitaminas Lipossolúveis Vitamina A e Carotenoides Vitamina D Vitamina E Vitamina K Vitaminas Hidrossolúveis Vitamina C Vitamina B1 (Tiamina) Vitamina B2 (Riboflavina) Vitamina B6 (Piridoxina) Niacina Ácido fólico Vitamina B12 (Cobalamina) Biotina Ácido Pantoténico Minerais Sódio, Cloro e Potássio Cálcio Cobre Ferro Fósforo Iodo Magnésio Selénio Zinco Manganês Crómio Boro Molibdénio Proteínas Suplementos Alimentares Suplementos Ergogénicos Exemplos de Suplementos Alimentares Exemplos de Medicamentos constituídos por nutrientes Módulo 5 - Interação medicamentos-alimentos (20 horas) Aspetos gerais da cinética dos alimentos Influência dos alimentos na ação dos medicamentos Interações de natureza farmacocinética Influência dos alimentos no processo de absorção dos fármacos Influência dos alimentos no processo de distribuição de fármacos Influência dos alimentos no processo de metabolização dos fármacos Influência dos alimentos no processo de excreção dos fármacos Interações de natureza farmacodinâmica Interações que implicam uma diminuição do efeito farmacológico Interações que implicam um aumento do efeito farmacológico Estado Nutricional VS Biodisponibilidade dos Fármacos Interferência do fármaco no estado nutricional Grupos populacionais de risco Interações medicamento-nutriente Módulo 6 - Avaliação nutricional e metabólica no ciclo de vida (27 horas) Avaliação do estado nutricional Anamnese História de saúde e medicamentosa Dados socioeconómicos Exame físico Avaliação da ingestão alimentar Parâmetros bioquímicos e imunitários Antropometria Peso Comprimento/Estatura Índices Antropométricos Avaliação da massa gorda Avaliação da massa não gorda Avaliação da composição corporal por bioimpedância bioelétrica Força de preensão da mão Avaliação do Risco Nutricional Ferramentas de identificação do risco nutricional Módulo 7 - Nutrição e dietoterapia na doença (37 horas) Nutrição em oncologia Nutrição na obesidade Nutrição na diabetes Nutrição na doença cardiovascular Nutrição na doença gastrenterológica Doenças do trato gastrointestinal superior Doenças do trato gastrointestinal inferior Doença Hepática Doença Pancreática Nutrição na doença renal Insuficiência Renal Aguda Insuficiência Renal Crónica Hemodiálise Nutrição na doença pulmonar Doença pulmonar obstrutiva crónica Fibrose quística Módulo 8 - Nutrição e dietoterapia oncológica (27 horas) Cancro: definição e contextualização Estado nutricional do doente oncológico Processos metabólicos alterados no doente oncológico Relação entre os tratamentos oncológicos e estado nutricional do doente Principais fatores que contribuem para perda de apetite Acompanhamento nutricional do doente oncológico Suplementação Princípios de uma alimentação saudável a adotar pelo doente oncológico Desafios na alimentação no doente oncológico Dietas anti-cancro Módulo 9 - Nutrição materno-infantil (27 horas) Necessidades energéticas e nutricionais na gravidez Programação da saúde futura Fatores externos capazes de programar saúde futura Défice micronutrientes na dieta materna Distinguir conceitos Efeitos epigenéticos Os primeiros 1000 dias de vida Alimentação na pré-conceção Ganho de peso ponderal na gravidez Macronutrientes Proteína Hidratos de Carbono Lípidos Micronutrientes Ácido Fólico Ferro Iodo, Cálcio, Vitamina D, Magnésio e Zinco Prevenção de Toxinfeções Alimentares Toxoplasmose Listeriose Lactação Influência da dieta materna no leite materno Monitorização do crescimento da criança Aleitamento materno: prevenção da obesidade? Aleitamento materno: prevenção da diabetes tipo 2? Situação em Portugal Introdução Alimentar na infância A introdução alimentar Módulo 10 - Elaboração de regimes nutricionais especiais (27 horas) Prescrição de plano alimentar personalizado – fatores a considerar Anamnese Alimentar Regimes nutricionais em contexto hospitalar Geral Cremosa Líquida/Líquida reforçada Regimes nutricionais especiais Ovolactovegetariana/Vegan Baixo teor microbiano Isenta de glúten Isenta de lactose Restrita em sal Restrita em potássio Restrita em Hidratos de carbono Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Nutrição Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
690,0 €
Ver produto

2 fotos

Portugal (Todas as cidades)
Realizo todos os tipos de trabalhos espirituais+351 935 381 407 Whatsapp (935381407 )d ✔ Trabalhos espirituais ✔ Abertura de caminhos ✔ Limpeza espiritual especialista em união amorosa faz desfaz qualquer tipo de trabalho ✅Não sofra mais de amor seja feliz com A pessoa que você tanto ama faça uma consulta completa passado presente futuro ? cartas ?búzios ? tarot Contato link ?? é só clicar Abaixo do Whatsapp ?https://api.whatsapp.com/send?phone=5581984849200 Consultas online ou ? Presenciais ?Olinda PE Por chamada ? ?? vídeo chamada ou mensagem Whatsapp:55 81 984849200 https://www.bruxoluandequiteria.online/ ...
0,0 €
Ver produto
Adega Viseu (Viseu)
O novo suporte para automóvel SBS é muito confortável e diferencia-se dos restantes existentes no mercado devido a duas características fundamentais
231,0 €
Ver produto
Cacia (Aveiro)
O microfone e fone de ouvido profissional Shure Modelo SM12A Head-Worn é um microfone dinâmico, unidirecional e de baixa impedância com um conjunto de fone de ouvido integral. Projetado para sistemas de anúncios desportivos e de notícias, entrevistas e intercomunicação, e para transmissão remota de eventos especiais, o SM12A oferece operação conveniente e sem as mãos, sem fadiga do usuário. Bateristas, artistas de teclado e outros músicos que precisam de um microfone vocal — um que não capte sons indesejados — acharão a resposta de frequência de voz suave e natural do SM12A e o cancelamento de ruído ideais para suas aplicações. O SM12A tem duas fichas na extremidade do cabo. Fone de ouvido de 1/4" e XLR balanceado para o microfone. CARACTERÍSTICAS: * Operação de conversação próxima e padrão polar unidirecional para redução efetiva de ruído * Resposta suave e natural de frequência de voz * Botão de ajuste de travamento permite que a lança gire 20 graus em qualquer direção * Ajuste do comprimento da lança em até 89 mm de alcance * Circuito de proteção do recetor integrado evita automaticamente o nível excessivo de pressão sonora * Tubo auricular do recetor ajustável em arco de 55 graus * Peso leve e faixa de cabeça dupla eliminam a fadiga do usuário * Não interfere nos óculos * Construção robusta em aço inoxidável, alumínio e termoplástico de alto impacto * Clipes práticos e seguros prendem os conectores ao cinto ou à roupa Inclui: - Manual de instruções - Estojo
48,0 €
Ver produto

8 fotos

Portugal (Todas as cidades)
Paletes mistas Lidl/Parkside/Silvercrest - descrição Novidade em stock na Zerostock 92 paletes mistas de devoluções não controladas do Lidl Paletes de bens de consumo, incluindo: -Artigos domésticos - Dispositivos eletrónicos (SilverCrest) -Artigos de jardim - Artigos de hobby e lazer - Ferramentas (lado do parque) -Etc... As paletes são misturadas e não classificadas. 92 paletes em stock. € 425,- por palete, Take-all.
425,0 €
Ver produto
Cacia (Aveiro)
Transmite áudio e vídeo. A mala não é original, mas vai incluída. Só teve umas três utilizações. Está novo.
29,0 €
Ver produto

8 fotos

Clasf Classificados - Anúncios classificados grátis em Portugal - copyright ©2024 www.clasf.pt.