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Portugal (Todas as cidades)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/curso-compras.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Gestores, Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística. Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a função Compras na sua generalidade, e perceber as suas relações com os restantes departamentos da Empresa/Organização. Conhecer os melhores métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para uma eficiente gestão de compras;Possuir competências de análise de processos de compra, com vista à melhoria contínua da Cadeia de Fornecimento 3. Objetivos Específicos - Explicar a evolução da Função Compras ao longo dos tempos; - Identificar e descrever cada uma das fases do processo de compra: da deteção da necessidade, à execução do contrato de aquisição; - Comparar diferentes modelos de organização das Compras; - Definir as melhores estratégias para os processos de procura, seleção, qualificação e avaliação de fornecedores; - Abordar as relações com os parceiros (fornecedores); - Enfatizar a importância dos processos de negociação e descrever as suas etapas; - Definir e sistematizar os critérios de suporte à decisão e negociação para os processos de compra; - Caraterizar os stocks e clarificar a importância de uma eficaz gestão dos mesmos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gestão de Compras (5 horas) Função Compras e sua evolução; Entidades envolvidas; Estrutura Organizacional: Centralização versus Descentralização das Compras; Ética na Função Compras. Módulo 2 - Gestão Estratégica de Compras (15 horas) Compras estratégicas; Etapas do Processo de Compras; Caraterísticas de um bom comprador; Compras diretas e indiretas; Estratégias de Compras; Modelos de Gestão de Compras; Indicadores de Desempenho; Sistemas de Informação. Módulo 3 - Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores (10 horas) A relação com os fornecedores; Desenvolvimento de fornecedores; Seleção, qualificação e avaliação de fornecedores; Registo e tratamento de reclamações. Módulo 4 - Negociação e Custos (10 horas) A negociação e a sua natureza; Etapas da negociação; Estratégias e táticas de negociação; Custo e Preço; Total Cost of Ownership (TCO); Redução de custos. Módulo 5 - Contratos (5 horas) Os Contratos: Introdução; Tipos de contratos; Outsourcing e Insourcing. Módulo 6 - Gestão de Stocks (5 horas) A importância da gestão de stocks; Conceito de Stock e de SKU; Os stocks como fonte de desperdício; Gestão económica de Stocks; Tipos de stock e sua caraterização; Stocks obsoletos: um problema real de muitas empresas; Análise ABC de Stocks. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
210,0 €
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Portimão (Faro)
Audi A5 Cabrio 2.0 TFSI 211 CV AMBITION LUXE MULTITRONIC ☑️Conversível a gasolina de 4 lugares e 2 portas. ☑️140069kms. ☑️1.984CC ☑️211Cv ☑️Abril/12 ☑️Caixa Automática ☑️Modo condução Desportiva ☑️2 Chaves ☑️Revisão e Inspeção feitas. De referir, que se trata de um motor muito fiável sem os habituais problemas de filtro de partículas dos veículos a diesel. Manutenção económica. Carro de garagem muito bem estimado. EQUIPAMENTO Áudio e Multimédia ☑️Bluetooth ☑️Rádio MMI, CD, e SD ☑️GPS Conforto ☑️Capota de Lona Castanha ☑️Travão de mão eléctrico ☑️Cruise Control ☑️AC automático ☑️Estofos em pele ☑️Regulação lombar do banco do condutor e passageiro eléctrica ☑️Bancos desportivos e aquecidos ☑️Apoio de braço dianteiro ☑️Volante em pele ☑️Volante multifunções ☑️Manete de velocidades em pele ☑️Sensor de chuva ☑️Vidros dianteiros e traseiros eléctricos Electrónica e Assistência à Condução ☑️Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro ☑️Retrovisor interior Anti-encadeamento automático ☑️Retrovisores exteriores com regulação eléctrica ☑️Retrovisores exteriores aquecidos ☑️Faróis de nevoeiro ☑️Luzes diurnas LED, Farolins traseiros LED ☑️Sistema start/stop ☑️Controlo de pressão dos pneus ☑️Direcção assistida Performance ☑️Jantes de liga leve 19’’ ☑️Pneus Goodyear Eagle F1 255/35 R19. ☑️ABS ☑️Controlo de estabilidade(ESP) ☑️Airbag do condutor ☑️Airbag do passageiro ☑️Airbags de cabeça condutor e passageiro ☑️Airbag lateral do condutor e passageiro ☑️ISOFIX EXTRAS: ☑️Defletor de Vento ☑️Bancos dianteiros com aquecimento de cabeça/Pescoço ☑️REBOQUE WESTFALIA Com recorte invisível para o pára-choques. (https://youtu.be/ulh282wpqP0?si=GI-g5z5QSIe24R9z) ☑️SMART TOP ROFF CONTROL (https://www.mods4cars.com/sms/shop/index.php?p=b3JnYT1zbWFydHRvcCZncm91cD0xJmxhbmc9MiZjdXJyPTE=&action=products&cat=5&mode=view&id=164)
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Matinhos (Porto)
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Faro Faro (Faro)
vendo grelhador quase novo usado uma ou duas vezes e o motivo é por falta de espaço. Bom para grelhados e fumeiro.
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Azeitão (Setúbal)
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Oeiras (Lisboa)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_relatorios_psicologicos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes de Psicologia e Psicólogos. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam elaborar relatórios de avaliação psicológica. 3. Objetivos Específicos - Conhecer os vários tipos e níveis de elaboração dos relatórios de avaliação psicológica; - Compreender de que forma um relatório de avaliação psicológica influencia quem o lê; - Estruturar um relatório de avaliação psicológica; - Saber como agir no momento de devolver um relatório de avaliação psicológica ao paciente. 4. Plano Curricular Módulo 1- Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica ( 10 horas) Avaliação Psicológica Quem realiza? Qual o objetivo? Em que situações é fundamental? Como é realizada? Relatórios de Avaliação Psicológica Módulo 2 - Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica (5 horas) Análise pormenorizada da Estrutura de um Relatório Psicológico Módulo 3 - Relatórios de Avaliação Psicológica na prática (5 horas) Instrumentos de Avaliação Psicológica utilizados na Avaliação de Crianças e Jovens 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_salarial.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os profissionais que por inerência das suas funções necessitem de adquirir ou aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão de remunerações. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre as técnicas básicas de análise, estruturação e implementação de um plano remunerações, com a finalidade de integrar o sistema de gestão de Recursos Humanos. 3. Objetivos Específicos - Compreender a remuneração como componente fundamental às estratégias de recursos humanos; - Adquirir conhecimentos e conceitos relacionados à remuneração variável, participação nos lucros e remuneração por competências e funções; - Conhecer e identificar os princípios base para implementação e manutenção de uma estrutura de salários; - Identificar ferramentas e modelos de remuneração; - Identificar e corrigir discrepâncias salariais; - Realizar uma análise salarial (interna e externa); - Estruturar um Plano de Remunerações; - Estabelecer remunerações adequadas para a atração e retenção de talentos; - Elaborar tabelas e definir níveis salariais; - Desenvolver uma Política Salarial. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Conceitos (4 horas) Princípios da gestão de remunerações Importância da estrutura salarial Módulo 2 - Recolha de dados para análise (13 horas) Análise da Estrutura Organizacional Levantamento de informações: estrutura de funções e salários Análise e classificação das responsabilidades por funções Pesquisa salarial: critérios, análise e aplicabilidade Módulo 3 - Definição do Sistema de Remuneração (10 horas) Remuneração por competências e responsabilidades Distribuição de lucros Remuneração variável Remuneração indireta Módulo 4 - Construção e divulgação do plano (13 horas) Nova estrutura e plano de remunerações Definição da matriz Definição de áreas funcionais Definição dos níveis e amplitudes salariais Definição dos critérios de mudança de nível Distribuição das funções pela matriz Análise do novo plano e definição de estratégias de equidade salarial Divulgação do plano Discussão do plano com as chefias Aprovação do plano Divulgação do plano aos trabalhadores Módulo 5 - Política Salarial (10 horas) Elaboração da Política Salarial 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
160,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_formacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos e, outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação, titulares do grau de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos. 3. Objetivos Específicos - Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos; - Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional; - Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas; - Conhecer o processo de certificação de entidades formativas; - Conhecer as plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação; - Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem; - Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal da Formação (10 horas) Legislação de Enquadramento da Formação Profissional Conceito de Formação Profissional Introdução ao Sistema de Formação Profissional Sistema Nacional de Qualificações Módulo 2 - Gestor de Formação e Coordenador Pedagógico (10 horas) Recursos Humanos na formação Funções fundamentais na equipa Gestor de Formação e suas funções Requisitos contratuais do Gestor de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação Coordenador Pedagógico e suas funções Requisitos contratuais do Coordenador de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico Formador e suas funções Acumulação de funções Módulo 3 - Planeamneto e Gestão da Formação (40 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas Técnicas de utilização de equipamentos de formação Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação. Módulo 4 - Certificação de Entidades Formadoras (40 horas) Transição da acreditação para a certificação Vantagens inerentes à certificação pela DGERT Requisitos prévios de qualidade Principais obrigações de uma entidade certificada Características do processo de certificação Inicial Manutenção Alargamento Organização do processo de certificação à DGERT Módulo 5 - Plataformas Tecnológicas de Gestão e Organização da Formação (15 horas) Plataformas de apoio à gestão da formação Moodle SIGO Passaporte Qualifica SIIFSE Módulo 6 - E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas) Formação à Distância Definição Papel da Tecnologia Características Vantagens e Desvantagens Modalidades de Formação à Distância E-learning B-learning Ambientes de apoio à Aprendizagem e Plataformas de Apoio à Aprendizagem Comunicação Online Papel do Formador Módulo 7 - Auditoria e melhorias contínuas da formação (20 horas) Auditorias: Conceitos e Terminologia Recursos Humanos Princípios de uma Auditoria Eficaz Tipos de Auditorias Âmbito das Auditorias de formação Critérios de Auditorias Fontes de Informação Métodos de Auditoria Técnicas de auditoria O Programa da Auditoria Objetivos da Auditoria Processo de Auditoria Atividades de Auditoria Melhoria do Processo de Formação Norma NP 4512:2012 Módulo 8 - Projeto Final (50 horas) Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais Módulo 4 - Serviços Sociis para Idosos: Higiene,segurança e qualidade (20 horas) Definições Fatores que contribuem para as condições de trabalho Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade Identificação dos riscos associados à atividade Riscos físicos Riscos químicos Riscos Biológicos Riscos Ergonómicos Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 5 - Políticas sociais aplicadas ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) Módulo 6 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 7 - Aspetos Jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária Módulo 9 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva. Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho. 3. Objetivos Específicos - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental; - Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão; - Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção; - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças. 4. Saídas Profissionais - Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares; - Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial; - Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros; - Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva. Exemplos de UFCD que poderá ministrar: - Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais. NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho). 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva (Enquadramento legal) (20 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (20 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas) Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno: acomodações curriculares adaptações curriculares não significativas adaptações curriculares significativas Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas Níveis de Intervenção do Modelo Multinível medidas universais medidas seletivas medidas adicionais Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão Módulo 6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 7 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas) A Declaração de Salamanca Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º) Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação Módulo 8 - Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas) A comunidade interveniente Família e comunidade na educação inclusiva Sugestões para os Pais Módulo 9 - Projeto Final (70 horas) Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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