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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/fa_dependencias_quimicas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com as dependências químicas ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da prevenção e intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas. 3. Objetivos Específicos - Dotar os formandos dos conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas; - Apresentação do tema da dependência de substâncias psicoativas; - Definição de dependência química, características e comorbidades associadas; - Compreensão das áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas; - Discussão das modalidades de tratamento. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento histórico e sócio-cultura das depedências químicas (10 horas) Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas Difusão das Drogas Módulo 2 - Uso, abuso e dependência (5 horas) Uso e Abuso O consumo experimental Dependência O consumo casual ou ocasional O consumo regular O consumo elevado ou compulsivo Saliência do consumo Estreitamento do repertório Reinstalação da síndrome de dependência Critérios de Gravidade da Dependência Análise de dois exemplos clínicos Abstinência e alívio dos seus sintomas Módulo 3 - Classificação das principais substâncias psicoativas (25 horas) Classificação das substâncias/drogas psicoativas Classificação quanto à sua origem Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica Classificação quanto ao status legal das substâncias Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas Mecanismos de ação das substâncias psicoativas Análise das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 4 - Aspetos psicossociais das dependências químicas (15 horas) Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade Considerações relevantes de estudos recentes Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas Os locais de consumo atuais na sociedade Consumos problemáticos atuais na sociedade Consumos funcionais atuais na sociedade Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos” Conceções de risco dos consumidores Auto-controlo dos consumidores Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas Carreira de uso de substâncias psicoativas Módulo 5 - Aspetos éticos e legais no âmbto das dependências químicas (10 horas) Aspetos Éticos no âmbito das Dependências Químicas Do que trata a ética A ética e a autonomia da pessoa Dependência química e Projeto Individual da Pessoa Aspetos Legais no âmbito das Dependências Químicas Introdução Principais diplomas legais O consumidor de substâncias psicoativas ilícitas face à lei Modelo criminalizador/proibicionista: o arguido Modelo descriminalizador: o indiciado Detenção de estupefacientes em quantidade superior à necessária para 10 dias de consumo: ainda indiciado ou novamente arguido? As teses em confronto O valor da prova: uma abordagem possível Reflexão crítica Módulo 6 - Intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas (30 horas) Modelos de tratamento Abordagem interdisciplinar Comunidade terapêutica Grupos de mútua-ajuda Psiquiátrico e farmacológico Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…) 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_desportiva.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Habilitações superiores nas áreas das ciências desportivas, gestão, administração, economia, ou áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a gestão desportiva; Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização; Dirigentes e técnicos na área dos clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedades anónimas desportivas e serviços desportivos na administração pública, desde que sejam detentores de uma Licenciatura ou Bacharelato. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam exercer funções de gestor desportivo, em clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedade anónimas desportivas e em serviços desportivos na administração pública. 3. Objetivos Específicos - Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado; - Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportistas de âmbito público e privado; - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportista; - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva; - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo; - Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Gestão de recursos humanos no desporto (30 horas) A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos Estratégia organizacional Estratégias organizacionais e RH O processo de escolher pessoas Definição e análise de funções A função e conceitos relacionados Objetivos da análise de funções Técnicas de recolha de informação Métodos de recolha de informação Recrutamento: definição e tipos de recrutamento Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000) Outros métodos de recrutamento Recrutamento e seleção de pessoas Seleção: elegendo capital humano Métodos de seleção Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores Socialização: noção e importância O processo de socialização Acolhimento Manual de acolhimento O processo de desenvolver pessoas Avaliação do desempenho - Objetivos Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012) Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012) Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado Quem deve fazer a avaliação? Métodos de avaliação do desempenho Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard Alguns erros avaliação de desempenho O que motiva as pessoas? Estratégias motivacionais Objetivos da GRH Funções de um GRH Módulo 2 - Marketing desportivo (30 horas) O que é o Marketing Desportivo O Contexto O Plano de Marketing As Vantagens do Marketing Módulo 3 - Relações públicas no desporto (25 horas) O que faz um Relações Públicas no Desporto Função e Papel do RP Conceitos e Objetivos Opinião Pública A Opinião Pública Organização das relações públicas na organização desportiva Tipologia das ações de RP Relações Públicas Digitais As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social O Plano de Relações Públicas Caracterização do meio envolvente Análise das experiências anteriores Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens Definição de ações a desenvolver Calendarização e orçamentação das ações Avaliação dos resultados Módulo 4 - Direitos do Desporto (20 horas) A Justiça Desportiva A Responsabilidade Civil no Desporto Os Crimes Referentes à Dopagem Desportiva Os ilícitos criminais O ilícito de mera ordenação social O Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol Enquadramento legal Âmbito e princípios gerais As infrações disciplinares Procedimento disciplinar Módulo 5 - Empreendedorismo aplicado ao desporto (20 horas) Definição de empreendedor O perfil do empreendedor As 15 características dos empreendedores O processo do empreendedor A ideia, Oportunidades Estudo de mercado A segmentação do mercado Posicionamento A marca O ambiente e a indústria Ambiente interno O ambiente externo Análise SWOT A gestão de pessoas O plano de negócios A importância de um plano de negócios O roteiro para elaborar o plano de negócios Como financiar o seu negócio Meios e fontes de financiamento Programas de incentivo Módulo 6 - Economia e finanças aplicadas ao desporto(20 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas Funções do Departamento Financeiro Gestão de Tesouraria Gestão de Riscos Financeiros Relações com Investidores Relação entre Risco e Retorno Demonstrações financeiras Balanço Demonstração de resultados Demonstração de fluxos de caixa O que é a alavancagem? O que são ativos? Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira O balanço A demonstração de resultados A demonstração de fluxos de caixa KPI – Key Performance Indicators Balanced Scorecard Rácios de Rentabilidade Rentabilidade do Ativo (ROA) Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE) Rácios de Liquidez O ciclo operacional de tesouraria Os juros, os impostos e os dividendos As atividades de financiamento As atividades de investimento Rácio de liquidez geral Rácio de liquidez reduzida Rácio de liquidez imediata Rácios de Funcionamento Prazo médio de recebimentos Prazo médio de pagamentos Tempo médio de duração das existências Rácios Financeiros O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios O rácio "debt to equity" Rácio de autonomia financeira Rácios de Avaliação de Empresas Valor nominal das ações Valor contabilístico Valor de mercado Price-to-book value Earnings per share (EPS) Price-to-earnings ratio (PER) Price-to-cash flow (PCF) Dividend yield Cálculo e Análise do Cash-Flow Avaliação de Empresas Fundo de Maneio Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta O que é o EVA (Economic Value Added)? Módulo 7 - Gestão e administração desportiva (40 horas) Conceitos de Atividade Física e Desporto Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos Associativismo Desportivo Organização Desportiva Gestão e Administração Desportiva Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão Módulo 8 - Planeamento, coordenação e gestão de eventos desportivos (35 horas) Planear, promover e organizar eventos desportivos Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços oferecidos (Marketing) O projeto O evento desportivo Gestão do evento desportivo Elementos de Qualidade Selecionar os fornecedores para oferecer serviços com qualidade Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da gestão desportiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ingles_tecnico_saude_B2.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Estudantes; - Profissionais da Saúde; - Outros potenciais interessados que pretendam iniciar uma carreira profissional no setor da Saúde. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de desenvolver aptidões linguísticas em contexto profissional que lhes permita comunicar em Inglês Técnico - Saúde (NÍVEL B2) de forma efetiva, segura e com total capacidade profissional com doentes e equipas clínicas. 3. Objetivos Específicos - Desenvolver as suas competências de compreensão e expressão orais e escritas; - Utilizar o seu próprio referencial linguístico em Inglês para definir certos conceitos e distingui-los; - Alargar o seu vocabulário técnico da área da saúde; - Desenvolver as suas competências de expressão escrita, formando frases simples; - Ouvir, compreender e reproduzir em Inglês-padrão vocábulos técnicos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - The hospital team (3 horas) General vocabulary about a hospital team The National Health System Working in a team Medical jobs/ hospital staff/ medical teams/ Shifts Nurses and midwives/ organisation of care/ the ward round Being part of a team / Team work Medical specialties Verb+prepositions Word combinations Pronunciation: main stress Being polite/ Appropriate responses Present perfect and past Simple Módulo 2 - Hospital admisson (3 horas) Patient admissions Medical terms Welcoming a patient on admission Checking a patient’s identity bracelet Medical equipment used for observations Charting and documentation Abbreviations Talking about patients – nouns and verbs Parts of the body Módulo 3 - Accidents and emergencies (6 horas) Accidents Emergency Fractures Causes of injury Paramedic work Accident prevention measures Adverbs of manner Adjectives and adverb degrees Verb tenses Present Politeness Módulo 4 - Symptons and pain (6 horas) Signs, symptoms, illnesses and complaints Presenting complaints Pain and pain assessment Describing pain Abbreviations Medical terms: Word stress Personal details Verb tenses in the presenting complaint Documentation: case histories and case reports Advances in pain management Módulo 5 - Medication ( 6 horas) Prescription and drugs The British National Formulary Dealing with medication Guidelines for prescription Abbreviations Administering medications A drug chart Medical staff conversation Benefits and side effects Adverse drug reaction and prevention To know your medicines A nurse practitioner Medical staff conversation Concordance Explain side effects: may/ can Módulo 6 - Blood (4 horas) Functions of blood Blood, oxygen and other chemicals Blood and blood vessels Blood groups Problems with blood groups Blood donation Blood disorders Blood pressure Hypertension Diabetes Lifestyle changes Módulo 7 - Hygiene (4 horas) Proper hygiene Preventing infection Infection control Universal precautions Hand washing instructions Patient communication Personal care British slang Medical staff interaction Giving instructions Explaining procedures Módulo 8 - Monitoring the patient (6 horas) Vital signs Patient conditions check form BP monitors (Sphygmomanometer and digital) IV care IV therapy IV summary IDCs Catheters Wound management Medical record Visual clues Módulo 9 - Mental health (6 horas) Psychiatry Appearance, behavior and manner Depressive illnesses Psychiatric symptoms Self-harm Depression Mental state examination High risk groups Describing patients Examining patients Wishes and consequences in negotiations Past simple and past perfect Phrasal verbs Verbs with prepositions Pronunciation – week form Módulo 10 - Nutrition and obesity (6 horas) Food and nutrition Lifestyle BMI Overweight and obesity Ideal diet Hospital diet Nurse-patient Interaction Exercise Showing empathy and sympathy Modal verbs for encouraging and making suggestions Módulo 11 - Caring for the elderly (4 horas) Normal ageing Normal changes Geriatric nursing Parkinson’s and Alzheimer’s Would, used to, get used to, be used to Rehabilitation Purpose and reason Special equipment Módulo 12 - Sick discharge ( 3 horas) Discharching patients Discharging forms and letters Nurse’s discharge notes Referring a patient Confidentiality Transferring a patient Patient care team Nurse-patient interaction Módulo 13 - Death and dying (3 hora) Death and dying Breaking bad habits Reactions to bad news Patient’s emotions Terminal illness A nurse’s Job Relatives Donating organs Coping mechanisms Memories Likes (preferences) and dislikes 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ingles_b1.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os interessados que pretendam consolidar os seus conhecimentos de Língua Inglesa e formandos que tenham realizado o nível de Aprofundamento (B1 e B2). 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão consolidar os conhecimentos já adquiridos de Língua Inglesa, ao nível da gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita, segundo o QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). 3. Objetivos Específicos - Compreensão e uso de vocabulário, expressões ou frases complexas; - Utilizar a terminologia específica de várias áreas; - Interpretação de textos atuais, de âmbito geral, relacionados com problemas sociais e outros; - Uso de estruturas gramaticais complexas; - Produção de textos sobre assuntos diversos; - Produção de diversos tipos de texto não-literários; - Compreensão e produção de discursos orais; - Descodificar informação detalhada em enunciados orais; - Simulação de situações de vida específicas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Jobs (15 horas) Work/Jobs Phrases with the word “work” Types of jobs and types of work Ways of working Pay and Benefits Connecting and Linking words Módulo 2 - English in the world (15 horas) The spread of English American English VS British English – vocabulary American English VS British English – Grammar Informal Australian English and Standard British English Countable and Uncountable Words with different meanings Módulo 3 - Internet (10 horas) E-mail E-mail expressions E-mail abbreviations Definitions Vocabulary used with a computer Uncountable words Módulo 4 - Finding a job (15 horas) Words that only occur in the plural Example of an application letter Módulo 5 - Human Rights/ Citizenship (10 horas) Connecting and linking words Cause and Reason Reasons for and purposes of doing things Results Módulo 6 - Body and health (15 horas) What your body does Verbs connected to our body Make uncountable words countable 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Para mim, o empréstimo entre particulares nunca existiu. Mas ao saber de alguns credores que me pareciam sérios a minha escolha foi para o Mutuelle Aide, a companhia do meu Andrés Polonio, de quem muitos falam e depois de o ter contactado, saí de cabeça erguida porque ele me concedeu o empréstimo sem me preocupar com os fundos que me pediram dele. Aconselho você a fazer a escolha certa para não cair nas falsificações. Obrigado a todos aqueles que testemunharam a ele, você pode, sem medo, contatá-lo, há realmente credores e graves na Espanha. Contato: mutuelle-aide@outlook.com
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_seguranca_trabalhos_altura.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na realização de trabalhos em altura, bem como a seleção de medidas de proteção e prevenção de acidentes. 3. Objetivos Específicos - Identificar os principais riscos inerentes aos trabalhos em altura; - Implementar medidas de prevenção e proteção adequadas, respeitando as regras fundamentais de segurança, de modo a prevenir acidentes na realização de trabalhos em altura. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Conceitos Base e Legislação (4 horas) Enquadramento de HST Legislação Módulo 2 - Deveres do Empregado e do Trabalhador (5 horas) Deveres do empregador Obrigações do trabalhador Módulo 3 - Riscos associados ao trabalho em Altura e Acidentes (15 horas) Andaimes Andaime móvel Escadas Plataformas de trabalho Plataformas fixas Plataformas Móveis Elevatórias Módulo 4 - Regras e práticas de Segurança (6 horas) Requisitos mínimos de segurança e regras de utilização dos equipamentos de trabalho Equipamentos de trabalho com riscos específicos Módulo 5 - Movimentação Manual de Cargas (12 horas) Riscos associados à movimentação manual de cargas Fatores de risco resultantes do tipo de carga movimentada Fatores de risco relacionados com as características individuais do trabalhador Fatores de risco resultantes do tipo de ambiente de trabalho Tipos de acidentes de trabalho mais comuns associados à Movimentação Manual de Cargas Módulo 5 - Proteção: Equipamentos e dispositivos (10 horas) Equipamentos auxiliares e complementares de proteção contra quedas Guarda-corpos Redes de segurança Proteção para o trabalho em superfícies inclinadas Equipamento para trabalhar em superfícies frágeis Equipamentos de proteção individual (EPI) Definição de equipamentos de proteção individual (EPI) contra quedas de altura 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/fa_gestao_recursoshumanos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a gestão de empresas ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos que pretendam proporcionar uma visão pragmática sobre a gestão de recursos humanos nas organizações. Apresenta as principais práticas de gestão de recursos humanos, com uma forte componente prática. Pretende-se que o formando aprenda as mais importantes técnicas de recrutamento e seleção, como avaliar e gerir competências, como gerir equipas de forma eficaz. 3. Objetivos Específicos - Coordenar atividades de gestão de recursos humanos, como por exemplo, recrutamento e seleção, gestão da formação, desenvolvimento de competências; - Desenvolver a atividade de assistente de gestão de recursos humanos, no departamento de recursos humanos de uma instituição; - Compreender o que é a cultura organizacional e a sua relação com as práticas de recursos humanos; - Reconhecer a importância da formação no desenvolvimento de novas competências. 4. Plano Curricular Módulo 1 - As Técnicas de Recrutamento e Seleção (30 horas) O processo de seleção com base no mapa de competências Elaboração do perfil de exigências Principais fontes de recrutamento A conceção do anúncio eficaz A pré-seleção de candidaturas Tipos de entrevista Os testes e provas de seleção Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão Acolhimento e Integração do novo colaborador Módulo 2 - O Direito do Trabalho e os Recursos Humanos (22 horas) O Direito do Trabalho Conceito e fontes O Contrato de Trabalho Noção, elementos essenciais e forma Período experimental Contrato de trabalho a termo O Tempo de Trabalho Tempo de trabalho e período normal de trabalho Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado Isenção do horário de trabalho Períodos de descanso Trabalho noturno Trabalho suplementar Os Feriados, as Férias e as Faltas Regime dos feriados Regime das férias Noção, tipos e efeitos das faltas Cessação do Contrato de Trabalho Caducidade Revogação Denúncia durante o período experimental Despedimento com justa causa “subjetiva” Despedimento coletivo Despedimento por extinção do posto de trabalho Despedimento por inadaptação do trabalhador Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho Módulo 3 - Recurso Humanos e Gestão de Competências (34 horas) As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos Importância e limitações das políticas de recursos humanos Políticas de recursos humanos e cultura organizacional Gestão de recursos humanos e modelo estrutural Conceito de competências Modelos de competências Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas Módulo 4 - Liderança e Gestão de Conflitos (30 horas) Liderança Definição de conceitos Tipos de liderança Motivação nas equipas Elogio e crítica Líder ou liderado Eficácia da liderança Gestão de conflitos O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal A visão tradicional e atual do conflito O conflito intra e interpessoal O conflito organizacional A resolução de problemas através da administração de conflitos Módulo 5 - Comunicação Interpessoal e Assertividade (28 horas) Elementos do processo de comunicação Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal Barreiras à Comunicação Escuta Ativa Atitudes Comunicacionais Assertividade Estratégias para desenvolver a Assertividade Módulo 6 - Gestão do Tempo e de Equipas de Trabalho (30 horas) Gestão do tempo Planeamento do Tempo Diferenciar tarefas segundo prioridades Agendamento de atividades Construir agenda e registos diários Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo Bases de uma comunicação eficaz A importância do trabalho em equipa Definição e alcance de objetivos Gestão de reuniões Criatividade nas equipas A importância da criatividade nas equipas Predominância dos hemisférios Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas Gestão de ideias – Soluções criativas Módulo 7 - Igualdade de Oportunidades (10 horas) Evolução histórica da igualdade de género História do género feminino no mundo laboral Conceitos de igualdade e não discriminação Legislação de igualdade de género Igualdade de género e responsabilidade social das organizações Boas práticas em igualdade de género Módulo 8 - Avaliação do desempenho (10 horas) Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização Implementação O que deve ser avaliado Fatores de avaliação Responsabilidades dos Avaliadores Responsabilidades dos Avaliados Vantagens Dificuldades 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-ortodontia.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos na área da ortodontia, nomeadamente médicos dentistas e técnicos assistentes dentários. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância e dominar o conceito de ortodontia, bem como as suas várias técnicas e etapas. 3. Objetivos Específicos - Definir ortodontia e reconhecer a sua importância nas anomalias dentofaciais; - Reconhecer a classificação das anomalias dentofaciais; - Reconhecer os vários tipos de aparatologia; - Identificar as etapas de um tratamento ortodôntico; - Reconhecer a importância da utilização da fotografia em ortodontia; - Reconhecer a importância do cumprimento das normas de higiene oral. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Estudo ortodôntico (5 horas) Ortodontia e a sua importância Necessidade de tratamento ortodôntico Procura de tratamento ortodôntico Importância do estudo ortodôntico Módulo 2 - Anomalias dentofaciais e tipos de aparatologia (20 horas) Anomalias Dentofaciais Oclusão ideal Má oclusão Classificação de Angle Tipos de Aparatologia Fotografia em Ortodontia Apoio em fotografia Cirurgia na Ortodontia Indicação clínica para cirurgia ortognática Cuidados de higiene em pacientes portadores de aparelho Módulo 3 - Protocolo da consulta de ortodontia (10 horas) Primeira Consulta Segunda Consulta Terceira Consulta Consultas de Manutenção Última consulta de tratamento ativo Consulta final Consulta pós-contenção 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_medica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de Auxiliar de Ação Médica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam colaborar na prestação de cuidados aos utentes, na manutenção das condições de limpeza e higienização e no apoio, logístico e administrativo, de serviços, em estabelecimentos de cuidados de saúde. 3. Objetivos Específicos - Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício da profissão como auxiliar de ação médica; - Colaborar na prestação de cuidados aos utentes, sob a orientação de técnicos de saúde; - Realizar atividades de higiene, mobilização, alimentação do utente/paciente; - Manter as condições de limpeza e higienização nas instalações e efetuar a esterilização do material, sob a orientação de técnicos de saúde; - Zelar pelo bem-estar geral do utente, garantindo o cumprimento das prescrições médicas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Importância e perfil do Auxiliar de Ação Médica (4 horas) Definição Atividades Competências Formação Profissional – Áreas Temáticas Módulo 2 - Comunicação e relação terapêutica nos serviços de ação médica (10 horas) Comunicação: Definição Tipos de Comunicação Elementos do Processo de Comunicação A Relação Terapêutica Módulo 3 - Anatomia humana e fisiologia (20 horas) Definição Ossos Músculos Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório Sistema Urinário Sistema Reprodutor Módulo 4 - Noções de fisiopatologia (20 horas) Sistema Cardiovascular Sistema Hematopoiético Sistema Respiratório Sistema Renal Sistema Nervoso Autónomo Sistema Digestivo Sistema Endócrino Neoplasias Inflamação Necrose Alterações Circulatórias: Edema e Trombose Módulo 5 - Urgências e primeiros socorros (18 horas) Primeiros Socorros Objetivos Principais Responsabilidades de um Socorrista Avaliação de Sinais Vitais Posição Lateral de Segurança (PLS) Hemorragias Intoxicações Eletrocussão Emergências Médicas Módulo 6 - Higiene e mobilização do utente/paciente (20 horas) Cuidados de Higiene Integridade Cutânea VS Posicionamento Módulo 7 - Noções de farmacologia e farmacoterapia (12 horas) Definição de Farmacologia Medicamento Dose Droga Intoxicação Aguda Uso Nocivo Toxicomania Síndrome de Dependência Formas Farmacêuticas Substâncias Componentes de uma Forma Farmacêutica Classificação das Formas Farmacêuticas Quanto à Forma Física Formas Farmacêuticas Sólidas Formas Farmacêuticas Pastosas Formas Farmacêuticas Líquidas Formas Farmacêuticas Gasosas Formas Farmacêuticas Especiais Módulo 8 - Noções de Nutrição e dietética (10 horas) Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética Nutrição Alimentação Dieta Vias de alimentação Nutrição oral Nutrição Entérica Nutrição Parentérica Classificação dos alimentos A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional Equilíbrio alimentar Alimentação saudável Equilíbrio quantitativo Equilíbrio qualitativo Exemplo de uma alimentação saudável (ementa) Desnutrição Causas Consequências na criança Consequências no adulto Terapêuticas nutricionais Alimentação macrobiótica Alimentação vegetariana Dietas terapêuticas Outras dietas específicas Dieta contra a diarreia Dieta contra a prisão de ventre Dieta em caso de febre Dieta hipossódica Dieta contra o colesterol Importância da Hidratação A Higiene e a sua importância Higiene Corporal Banho Pés, mãos e unhas Vestuário Cabelos Dentes Higiene Oral O posicionamento para alimentação/hidratação O risco e as situações de engasgamento Módulo 9 - Ética nos serviços de ação médica (8 horas) Conceitos de moral ética e bioética A distinção entre ética e moral Controversa entre a ética e a moral Conceitos e fundamentos: moral, a ética e bioética Moral Declaração Universal Sobre Bioética e Direitos Humanos A Conferência Geral Disposições Gerais Princípios Aplicação dos Princípios Promoção da Declaração Considerações Finais A Comissão de Ética para a Saúde (CES) As implicações éticas no desempenho das funções do/a Auxiliar de Ação Médica Acesso à informação e confidencialidade Direitos humanos e humanização na saúde Proteção da intimidade e privacidade dos utentes O segredo profissional Princípios e normas de conduta: distinguir atos lícitos e não lícitos no âmbito da atividade profissional Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 11 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (12 horas) Conceitos básicos relacionados com a SHST Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, prevenção, proteção, perigo, risco Enquadramento Legislativo Nacional da SHST Obrigações gerais do empregador e do trabalhador Acidentes de trabalho Conceito de acidente de trabalho Causas dos acidentes de trabalho Classificação dos acidentes de trabalho Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho Doenças profissionais Conceito Principais doenças profissionais Principais riscos profissionais Riscos físicos Riscos químicos Riscos biológicos Riscos de incêndio ou explosão Riscos elétricos Riscos mecânicos Riscos ergonómicos Riscos psicossociais 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-prevencao-infecao-hospitalar.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais da área da saúde, em especial enfermeiros, médicos, auxiliares de ação médica e outros profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde em meio hospitalar e clínico. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância e dominar as técnicas e procedimentos de prevenção e controlo de infeção hospitalar. 3. Objetivos Específicos - Distinguir desinfeção e esterilização, reconhecendo a importância da sua execução; - Identificar área suja, intermédia e limpa; - Aplicar as técnicas de desinfeção e de esterilização; - Separar os resíduos produzidos numa clínica ou meio hospitalar, de acordo com as normas em vigor; - Proceder à realização da desinfeção do consultório, dos equipamentos e dos dispositivos médicos de modo adequado e eficaz; - Proceder à realização do ciclo de esterilização, identificando, monitorizando e avaliando indicadores físicos, químicos e biológicos; - Cumprir as normas de higiene e segurança em meio clínico e hospitalar. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Equipas de Saúde e Riscos associados (3 horas) Infeção Cruzada Atos Inseguros e Comportamentos de Risco Precauções Básicas do Controlo de Infeção (PBCI) Módulo 2 - Meios de Prevenção - Conceitos (5 horas) Esterilização e Desinfeção Tipos de Instrumentos de Prevenção Antissepsia / Assepsia / Sepsia Importância dos cuidados de higiene, desinfeção e esterilização Módulo 3 - Esterilização (12 horas) Meios de esterilização e mecanismos de ação Ciclos de esterilização Regras de manuseamento, lavagem, descontaminação, separação e acondicionamento de material e equipamento Controlo da qualidade da esterilização Indicadores físicos, químicos e biológicos Periodicidade Importância Vantagens e Desvantagens dos meios de Esterilização Módulo 4 - Desinfeção (12 horas) Conceitos Desinfetantes Classificação dos desinfetantes Características que um desinfetante Planos de aplicação de um desinfetante Regras de segurança na utilização dos desinfetantes Mecanismos de Acão Ações dos desinfetantes nos microrganismos Formas de Apresentação Aplicações Tipo de aplicação Cuidados especiais a ter com instrumentos e equipamentos delicados Vantagens de Desvantagens dos meios de Desinfeção Módulo 5 - Separação de Resíduos e Meios de Proteção Universal e Individual (12 horas) Separação de Resíduos Importância Classificação Legislação Encaminhamento Meios de Proteção Universal e Individual Importância Utilização e regras de boas práticas Importância da Vigilância em Saúde e da imunização Profilaxia Pós-Exposição Tipo e Magnitude dos Riscos Módulo 6 - Algumas Doenças Infectocontagiosas (6 horas) Doenças Infeto-contagiosas Herpes Vírus HIV e SIDA Hepatites Tuberculose Covid-19 Enquadramento Contágio Sinais e Sintomas Diagnóstico Prevenção Tratamento 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-etica-deontologia-saude.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos na área da ética e deontologia profissional na saúde, nomeadamente enfermeiros, médicos, terapeutas, psicólogos, gerontólogos, auxiliares de ação médica, entre outros. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão compreender como atuar profissionalmente de forma ética e deontológica. 3. Objetivos Específicos - Compreender a diferença entre ética e deontologia; - Compreender o código de conduta; - Identificar a importância do sigilo profissional em saúde; - Reconhecer a importância da ética e da deontologia na saúde. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Ética vs Deontologia (15 horas) A importância da ética profissional Princípios deontológicos Ética VS Deontologia Módulo 2 - Código de conduta e sigilo profissional em saúde (12 horas) O código de conduta ética Características de um código de conduta O sigilo profissional Módulo 3 - Importância da ética e da deontologia na saúde (8 horas) A importância da Ética e da Deontologia na saúde 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/mba_gestao_hospitalar.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Habilitações Superiores nas áreas da Saúde, Ciências Sociais e Humanas ou Gestão. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização nas áreas indicadas. Outros profissionais interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área da gestão do sector clínico e hospitalar. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências que lhes permitam potenciar a valorização e eficiência profissional no que concerne à aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que os habilitem a comportar-se e a agir correta e qualificadamente como gestores em organizações de prestação de serviços de saúde e de natureza hospitalar, procurando corresponder às exigências e expetativas dos papéis que nelas vierem a desempenhar. 3. Objetivos Específicos - Adquirir profundas competências de gestão hospitalar e compreender a especificidade da gestão nesta área de atividade; - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os hospitais e os serviços de saúde e o processo de implementação de um sistema de qualidade e higiene e segurança; - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades de gestão hospitalar desenvolvidas pelas instituições de saúde; - Obter conhecimentos especializados para o desenvolvimento e progressão de carreira no sector hospitalar, assim como o desenvolvimento de competências de trabalho em equipas multidisciplinares; - Compreender os princípios de gestão hospitalar e de outras instituições de saúde e adquirir conhecimentos de contabilidade; - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na Gestão de Equipas, no recrutamento e avaliação de desempenho; - Conhecer o enquadramento conceptual da rede nacional de cuidados continuados integrados; Identificar as tipologias e características da rede de cuidados continuados; - Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem a identificação da síndrome de burnout, bem como a adoção de estratégias adequadas para a sua prevenção e combate; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante nesta área 5. Plano Curricular Módulo 1 - Gestão de recursos humanos nos hospitais e serviços de saúde (40 horas) Recrutamento O Processo do Recrutamento Tipo de Recrutamento Triagem de Candidaturas Seleção Técnicas de Seleção Liderança e Motivação Gestão de Conflitos Módulo 2 - Comunicação em saúde (30 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências Comunicacionais Como Comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Empatia: uma estratégia para o relacionamento terapêutico A Arte de se imaginar no lugar do outro A Arte de sintonizar Compreender a importância da Relação Terapêutica Módulo 3 - Bioética (30 horas) Noções básicas de Bioética Aplicação dos princípios de Bioética na prática de Gestão Hospitalar Módulo 4 - Direito da Saúde (25 horas) Artigo 64º Constituição da República Portuguesa Lei de Bases da Saúde Lei de Bases dos Cuidados Paliativos Lei de Saúde Mental Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Módulo 5 - Inteligência emocional (20 horas) Conceitos As emoções: a Gestão das emoções Características geradoras de sucesso A IE e a personalidade O Conhecimento do Próprio Indivíduo Aceitar as suas emoções Desenvolver as emoções de forma criativa O autocontrolo Componentes da IE Módulo 6 - Estratégia e marketing de serviços de saúde (28 horas) Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença? Criar uma imagem corporativa Criação de uma campanha de Publicidade Retargeting Criação de um Logo Marketing: A diferença entre comprar e vender Porque é o planeamento de marketing essencial? Marketing Mix Marketing Social Web Marketing Digital Marketing O que fazer se a sua campanha de marketing falhar? Ferramentas de Marketing sem avultado investimento financeiro Software de email marketing para envio das campanhas de email Como definir o orçamento de Publicidade Importância da Comunicação nos Negócios Trade Marketing Módulo 7 - Gestão de equipas em hospitais e serviços de saúde (30 horas) Liderança Gestão de Equipas Gestão de Conflitos Combater a frustração e desinteresse dos seus colaboradores O que fazer para que as equipas funcionem Módulo 8 - Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança em hospitais e serviços de saúde (25 horas) Termos e definições A importância da implementação de um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho Estrutura da ISO 45001:2018 Diferenças entre ISO 45001 e OHSAS 18001 Requisitos do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho de acordo com o ISO 45001:2018 Processo de certificação do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho Riscos em meio hospitalar Módulo 9 - Gestão da Qualidade em Hospitais e Serviços Saúde (25 horas) Termos e definições Princípios da Gestão da Qualidade Abordagem por processos Ciclo PDCA Estrutura do sistema de gestão da qualidade Requisitos da ISO 9001:2015 Processo de certificação do SGQ Módulo 10 - Epidemiologia e saúde pública (20 horas) Conceito de Saúde Pública Espectro dos Cuidados de Saúde: da promoção aos cuidados diferenciados Modelo de Cuidados Crónicos Os Componentes de Saúde Pública Promoção da Saúde Vigilância Epidemiológica Saúde Ambiental Planeamento em Saúde Investigação em Saúde Autoridade em Saúde Saúde Pública em Portugal Continental Legislação Módulo 11 - Gestão Empresarial aplicada à Saúde ( 50 horas) Características do Grupo Humano “Organização” Algumas abordagens sociológicas das Organizações Modelos tradicionais de Gestão Novos Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Just-in-Time / Toyota Modelo de Administração Participativa Modelo de Administração Empreendedora Modelo de Administração Holística Modelos Emergentes Empresa virtual Modelo Quântico Módulo 12 - Contabilidade e controlo de gestão (30 horas) Noções de Contabilidade Geral POC vs SNC Instrumentos de Controlo de Gestão Do balanço contabilístico ao balanço funcional: análise financeira moderna Demonstração de Resultados Módulo 13 - Economia e finanças aplicadas á saúde (30 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas Funções do Departamento Financeiro Relação entre Risco e Retorno Demonstrações financeiras O que é a alavancagem? O que são ativos? Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira Rácios de Rentabilidade Rácios de Liquidez Rácios de Funcionamento Rácios Financeiros O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios O rácio debt to equity Rácio de autonomia financeira Rácios de Avaliação de Empresas Cálculo e Análise do Cash-Flow Avaliação de Empresas Fundo de Maneio Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta O que é o EVA (Economic Value Added)? Módulo 14 - Avaliação do desempenho nos hospitais e serviços de saúde (25 horas) O que é a avaliação de desempenho? Porquê avaliar o desempenho? Características da Avaliação de Desempenho O que a Avaliação de Desempenho Avalia? Comparação do Descritivo da Função com o Desempenho do Trabalhador Vantagens e Limitações da Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho vs Gestão do Desempenho Métodos de avaliação de desempenho Principais erros na avaliação Estratégias da Avaliação de Desempenho Módulo 15 - Gestão de projetos de saúde (20 horas) O que é a gestão de projetos? Gestão de Projetos e Planeamento Estratégico Ciclo de Vida de um Projeto O que é a gestão de projeto por processos? Business Process Reengineering (BPR) como instrumento na gestão de projetos Ferramentas para a criação de um projeto Rede PERT Mapa de Gantt Módulo 16 - Organização e gestão dos serviços de cuidados continuados integrados no sistema de saúde (12 horas) Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) Marcos históricos e legislativos da RNCCI A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI Implementação e Financiamento da RNCCI Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI Módulo 17 - Equipas multidisciplinares nos serviços de cuidados no sistema de saúde (12 horas) Filosofia dos cuidados continuados em saúde Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar Papel do médico de família na equipa de saúde Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação Módulo 18 - Burnout: Síndrome de exaustão em hospitais e serviços de saúde (10 horas) Surgimento e evolução histórica do conceito de Burnout Burnout na atualidade e direções futuras Índices de prevalência de Burnout na população geral Consequências e fatores de risco associados ao desenvolvimento do Burnout O Burnout nos profissionais de saúde Prevenção e intervenção no Burnout Módulo 19 - Projeto Final (90 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Administração dos Serviços de Saúde, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_nutricao_dietoterapia_oncologica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição e Dietoterapia Oncológica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, entre outros; - Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional em situações específicas de doença oncológica. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de cancro; - Reconhecer o risco nutricional, para que sejam instituídas medidas de intervenção nutricional mais precocemente; - Assegurar intervenções nutricionais ao tipo de doença com níveis adequados de todos os nutrientes; - Promover um bom estado nutricional. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de planeamento e orientação de intervenções nutricionais individualizadas e coletivas em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Alterações metabólicas da célulaa cancerígena (8 horas) Formação da célula cancerígena Alterações metabólicas Abordagem terapêutica Estado nutricional Módulo 2 - Avaliação nutricional, aconselhamento nutricional e suplementação (16 horas) Avaliação nutricional Intervenções nutricionais Aconselhamento nutricional e suplementação Módulo 3 - Protocolos de intervenção nutricional (16 horas) Protocolos de Intervenção Nutricional Recomendações dietéticas para a prevenção de Cancro Indivíduos com cancro recebem cuidados paliativos Cuidado nutricional de crianças com cancro 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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