Tecnico acao educativa
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Matosinhos-Porto (Porto)
Abertas as inscrições para o curso de Ação Educativa. Data: início a 31 de março (6ª feira das 18h30-22h30) Duração: 60h + 150h estágio Preço: 350€ (possibilidade de pagamento em prestações) Inscrições e informações: COMPETÊNCIAS, Rua Dr. Afonso Cordeiro, nº 154 – Matosinhos 913388997 – 224077544 ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT
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O Técnico de Ação Educativa cuida de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado. Isto agráda-lhe?! Então torne-se no exemplo destas crianças e forme-se na DO IT BETTER! Objetivos: Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado. Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares. Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL). Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres. Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados. Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. Saídas Profissionais: Estabelecimentos de ensino escolar públicos ou privados, empresas relacionadas com o sector da educação, ATLs (actividades de tempos livres, complementares e extra-curriculares) e colónias de férias Creches, jardins-de-infância e estabelecimentos de ensino de educação especial Instituições da área da assistência social, e de acolhimento, de menores em situação de risco, e de apoio familiar. Inclui um estágio de 200 horas. Certificação: * Certificado SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho e Certificado DIB segundo o Decreto-Lei n 396/2007 de 31 de Dezembro. Venha ser Better!
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3.Objetivos Específicos - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado; - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares; - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL); - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres; - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados; - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. 4.Saídas Profissionais O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas) Modelos psicológicos Teoria psicanalítica (Freud) Teoria da maturação (Gesell) Teoria do ciclo vital (Erikson) Teoria cognitiva (Piaget, Brunner) Teoria cognitiva-social (Vygotsky) Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar O ensino básico Funções do Técnico de Ação Educativa Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas) Noções de alimentos, seus constituintes e funções A alimentação nos primeiros dois anos de vida Tipos de aleitamento Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons Introdução da alimentação diversificada A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação Ementas saudáveis Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição Alimentação infantil em idade escolar Hábitos alimentares na escola Como alimentar uma criança que está doente Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos Manutenção dos alimentos à temperatura adequada Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios Gerais do Socorrismo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Paragem cardiorrespiratória Suporte Básico de Vida Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica Situações de emergência médica infantil Feridas Hemorragias/Epistaxis Queimaduras Mordidelas e Picadas Afogamento Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas Traumatismos Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e Golpe de frio Crise Asmática em Criança com Asma Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas) Observação e conhecimento das crianças Planear, agir, avaliar, comunicar e articular Brincar – atividades livres Atividades pedagógicas – orientadas Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas) Funções do técnico de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas) Saúde e higiene pessoal Higiene oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais Dietas alimentares Alimentação nos primeiros dois anos de vida Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida Alimentação no período escolar Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais Conceitos fundamentais Cuidados básicos de saúde Principais doenças da infância Vacinação Ministrar medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas) Estratégias de procura de emprego Pesquisa de informação para procura de emprego Medidas ativas de emprego e formação Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) Rede de contactos Curriculum vitae Funções do CV Regras da elaboração do CV Tipos de CV Anúncios de emprego Candidatura espontânea Entrevista de emprego Tipos de entrevista Fases da entrevista Aspetos a abordar 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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O Técnico de Ação Educativa cuida de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado. Isto agrada-lhe?! Então torne-se no exemplo destas crianças e forme-se na DO IT BETTER! O curso inclui um estágio de 200 horas!
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O curso Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem proporciona conhecimentos e competências direcionadas para o trabalho prático na área da saúde e massagem terapêutica. Se ambiciona ser um profissional desta área, faça já a sua inscrição! O curso de Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem tem como objetivos: Conhecer e dominar a massagem e as técnicas de trabalho corporal, Aprofundar conhecimentos ao nível da anatomia, da fisiologia e da fisiopatologia Compreender a importância dos cuidados de higiene, da mecânica corporal, das práticas da atividade de auxiliar de fisioterapia Conhecer atitudes de ética profissional e do desempenho em equipas multidisciplinares no contexto dos serviços de saúde. Saídas Profissionais: Clínicas de Fisioterapia; Centros de Medicina de Reabilitação; Ginásios; Centros de convívio; Serviço de apoio domiciliário; Centros de Estética; Consultórios Privados; Clínicas de Medicina Natural; Clubes desportivos. Inclui um estágio de 200 horas! Certificação: * Certificado SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho e Certificado DIB segundo o Decreto-Lei n 396/2007 de 31 de Dezembro. Venha ser Better!
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Se a área da estética o apaixona e pretende qualificar-se e integrar o mercado de trabalho com toda a confiança, escolha a Do It Better! A área da estética está a crescer cada vez mais não só em número de espaços abertos ao público como também ao nível da procura por parte do cliente. Ambiciona ter um currículo abrangente e que permita o seu rápido acesso ao mercado de trabalho? Não perca tempo e garanta o seu lugar na próxima turma. Saiba como aqui! Inclui um estágio opcional de 200 horas! O curso Técnico/a de Estética, Unhas em Gel e Maquilhagem tem como objetivos: - Qualificar os formandos de modo a serem capazes de conhecer e dominar as técnicas básicas de trabalho na área da Beleza e Saúde; - Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos na área da estética corporal e facial, bem como manicure e pedicure - Transmitir aos formandos conteúdos ao nível da anatomia, da fisiologia e da fisiopatologia orientada às técnicas das manipulações de massagem estética e de relaxamento e técnicas de cuidados corporal; - Preparar os alunos para desempenharem as suas funções em institutos de beleza, clínicas, SPAs, termas, entre outros. Saídas Profissionais : Clínicas de Estética; Spas; Tratamentos ao domicílio; Hotéis; Ginásios; Negócio próprio (empresário). Certificação: * Certificado SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria n 474/2010, de 8 de Julho e Certificado DIB segundo o Decreto-Lei n 396/2007 de 31 de Dezembro. Venha ser Better!
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-tecnico-assistente-dentario.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área da saúde oral como técnicos assistentes dentários. Profissionais que já exerçam esta atividade e que desejem aperfeiçoar os seus conhecimentos e competências técnicas. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico Assistente Dentário. 3. Objetivos Específicos - Assegurar as tarefas técnicoadministrativas e de atendimento, no âmbito do funcionamento e organização de um consultório dentário; - Participar nas atividades tecnológicas do consultório, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho; - Executar técnicas de desinfeção e esterilização de todo o material utilizado, contribuindo para a prevenção de infeções cruzadas e melhor otimização do local de trabalho; - Assegurar o correto registo de informações, pedidos e orientações dadas pelo médico dentista, médico estomatologista e higienista oral; - Preparar as atividades clínicas de apoio ao ato médico, auxiliando na prestação de cuidados de saúde dentária. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à profissão e vocabulário médico-dentário (25 horas) Perfil e Funções do Assistente Dentário Legislação laboral: aspetos legais e éticos Ética, Moral, Valores e o Sigilo Profissional em Medicina Dentária Legislação do Sector Médico-Dentário Saídas profissionais do assistente dentário Organização e funcionamento genérico de um consultório médico-dentário Módulo 2 - Comunnicação na prestação de cuidados de saúde (50 horas) A Comunicação entre o Técnico Assistente Dentário e o Doente Obstáculos na Comunicação com o Doente As dificuldades de Comunicação entre Técnicos e Utentes Consequências dos problemas de comunicação entre os técnicos de saúde e os utentes A Competência Profissional Comportamento ético-profissional Erros Éticos Atendimento na Área da Saúde O Atendimento Telefónico Regras para um bom atendimento telefónico O que não fazer no atendimento telefónico Como preparar uma chamada telefónica Organização ao telefone Comunicar bem ao telefone O Atendimento presencial As situações difíceis no atendimento Módulo 3 - Arquivo - organização e manutenção (25 horas) Origem do Arquivo O documento na Empresa Arquivo – conceitos fundamentais O que é o arquivo? Microfilmagem Legislação aplicável Organização e Manutenção Tipos de classificação de arquivo Ordenação Alfabética Regras da ordenação alfabética Ordenação numérica Classificação Geográfica Classificação Cronológica Classificação ideológica Ordenação decimal Sistemas magnéticos, óticos e micográficos Sistemas de ordenação Características dos arquivos Equipamentos de arquivo Prazo de conservação de documentos Plano de arquivo Módulo 4 - Anatomia e histologia dentária (25 horas) Estrutura dentária Nomenclatura dentária Superfícies anatómicas Terços anatómicos Dentição decídua e dentição permanente Erupção dentária Anatomia dentária Embriologia Odontogênese Tecidos dentários Módulo 5 - Meios de apoio ao ato médico-dentário (25 horas) Anamnese e exame físico Anestesia em Medicina Dentária Campo operatório em Medicina Dentária Módulo 6 - Controlo da infeção - técnicas de desinfeção e esterilização (50 horas) Equipa de Saúde e riscos associados Infeção Cruzada Atos inseguros / Comportamentos de Risco Meios de Prevenção – Conceitos Esterilização / Desinfeção Tipos de Instrumentos Antissepsia / Assepsia / Sepsia Importância dos cuidados de higiene, desinfeção e esterilização num consultório dentário Esterilização Diferentes meios de esterilização e mecanismos de ação Ciclos de esterilização Regras de manuseamento, lavagem, descontaminação, separação e acondicionamento de material e equipamento Controlo da qualidade da esterilização Indicadores físicos, químicos e biológicos Periodicidade Importância Desinfeção Tipos de Desinfetantes Mecanismos de Ação Formas de Apresentação Aplicações Cuidados especiais a ter com instrumentos e equipamentos delicados Vantagens e desvantagens de produtos e meios de desinfeção e esterilização Separação de Resíduos Importância Classificação Legislação Encaminhamento Meios de Proteção Universal e Individual Importância Utilização e regras de boas práticas Importância da vigilância da saúde e da imunização Profilaxia pós – exposição Tipo e Magnitude dos Riscos Abordagem de algumas doenças infetocontagiosas Herpes HIV e SIDA Hepatites Virais Tuberculose Módulo 7 - Técnicas básicas de emergência para assistentes dentários (25 horas) SIEM Sistema Integrado de Emergência Médica Estrutura Articulação Modo de Funcionamento Recursos Materiais e Humanos Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) Cadeia de Sobrevivência Posição Lateral de Segurança Desobstrução das vias aéreas Avaliação e registo dos Sinais Vitais Considerações referentes à administração de oxigénio Tipo de equipamento necessário à administração de oxigénio Como deve ser utilizado e administrado Cuidados inerentes à sua utilização Principais situações de emergência Dispneia e dificuldade respiratória Hemorragias Dor torácica Alterações do estado de consciência AVC Convulsões Diabetes e alterações da glicemia Reações anafiláticas Kit de emergência Localização Composição (equipamento mínimo de acordo com a legislação em vigor) Módulo 8 - Preparação e apoio ao ato médico-dentário: tratamentos conservadores, cirúrgicos e de reabilitação (85 horas) Tratamentos Conservadores Preparação do doente, instrumentos e materiais para a consulta generalista Procedimentos preparatórios e preventivos: Anestesia, Imagiologia e medicina preventiva Dentisteria e estética (branqueamentos), procedimentos e materiais Endodontia, procedimentos e materiais Periodontologia, procedimentos e materiais Tratamentos Cirúrgicos Especializados Cirurgia Oral, procedimentos e materiais, cuidados e complicações, importância do assistente Implantologia Odontopediatria, procedimentos e materiais, modulação de comportamento, importância do assistente Tratamentos de Reabilitação Oral Tipos de prótese removível e suas etapas Tipos de prótese fixa e suas etapas Reabilitação sobre implantes Módulo 9 - Ortodontia (25 horas) Ortodontia e a sua importância Anomalias Dentofaciais Oclusão ideal Má oclusão Classificação de Angle Tipos de Aparatologia Fotografia em Ortodontia Apoio em fotografia Cirurgia na Ortodontia Indicação clínica para cirurgia ortognatica Cuidados de higiene em pacientes portadores de aparelho Importância do estudo Ortodôntico Protocolo da consulta de Ortodontia Módulo 10 - Preparação e apoio em ortodontia (25 horas) Importância do Assistente de Medicina Dentária Normas de higiene e segurança Apoio em ortodontia Equipamento em ortodontia Materiais em ortodontia Ortodontia e a linguagem 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_geriatria.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de técnico de geriatria. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar e zelar pelo bem-estar geral do idoso, no seu próprio domicílio e em contexto institucional, mediante orientação de profissionais qualificados na área da Geriatria. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar competências e atitudes teórico-práticas que lhe permitem o exercício da profissão como técnico de geriatria; - Reconhecer o quadro concetual básico que caracteriza o envelhecimento na sociedade atual e diferentes contextos sociais; - Cuidar e vigiar pessoas idosas, selecionando e realizando atividades de animação/ocupação com os mesmos, no seu próprio domicílio e em contexto institucional; - Planificar, desenvolver e acompanhar atividades de animação e ocupação relacionando-as com o quotidiano do idoso; - Zelar pelo bem-estar geral do idoso, vigiar a sua alimentação e garantir o cumprimento das prescrições médicas. 4. Saídas Profissionais Técnico(a) de Geriatria, Ajudante de Acão Direta em Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas, Casas de Repouso e exercer a profissão a título privado. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do Envelhecimento (14 horas) Definição de Geriatria e Gerontologia Tipos de Idades Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Psicopatologias mais prevalentes nos idosos Módulo 2 - Ética e Deontologia ( 14 horas) Ética e Deontologia Profissional Conceito de responsabilidade. Segredo Profissional Direito do idoso Eutanásia Cuidados Paliativos Breve enquadramento jurídico Módulo 3 - Saúde do Idoso - Cuidados básicos (14 horas) Saúde do Idoso – Cuidados Básicos Conceitos de Promoção da Saúde nas Pessoas Idosas Apresentação pessoal e de higiene do técnico de geriatria Doenças associadas ao idoso Módulo 4 - Mobilização da Pessoa Idosa (14 horas) Cuidados Humanos Básicos – Alimentação, Vestuário, Higiene Mobilidade: Transferências e Posicionamentos Ajudas Técnicas Módulo 5 - Noçoes básicas de Primeiros Socorros (13 horas) Princípios Gerais de Socorrismo Noções e Conceitos Noções de Primeiros Socorros Assistência Primária Avaliação da situação Precauções Universais Avaliação Primária Ventilação de socorro Reanimação Cardio-Pulmonar Desobstrução da via aérea Controlo de hemorragia grave Controlo de estado de choque Assistência Secundária Avaliação de lesões Avaliação de enfermidades Sinais e sintomas de Gravidade Módulo 6 - Animação Sócio - cultural e Planificação de Atividades (14 horas) Animação Planificação de atividades Métodos pedagógicos utilizados na planificação de atividades Recursos Avaliação Módulo 7 - Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (9 horas) Apoios formais – a família, o idoso e o cuidador profissional Relação família, idoso e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissional Relação cuidador profissional e cuidador familiar Cuidados comunitários: Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário Cuidados institucionalizados: Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lar de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 8 - A Morte ( 8 horas) Morte Pessoa em fim de vida O Profissional A Família Luto Viuvez Perda do parceiro e suas consequências. Manifestações afetivas, comportamentais e cognitivas 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_medica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de Auxiliar de Ação Médica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam colaborar na prestação de cuidados aos utentes, na manutenção das condições de limpeza e higienização e no apoio, logístico e administrativo, de serviços, em estabelecimentos de cuidados de saúde. 3. Objetivos Específicos - Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício da profissão como auxiliar de ação médica; - Colaborar na prestação de cuidados aos utentes, sob a orientação de técnicos de saúde; - Realizar atividades de higiene, mobilização, alimentação do utente/paciente; - Manter as condições de limpeza e higienização nas instalações e efetuar a esterilização do material, sob a orientação de técnicos de saúde; - Zelar pelo bem-estar geral do utente, garantindo o cumprimento das prescrições médicas. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Importância e perfil do Auxiliar de Ação Médica (4 horas) Definição Atividades Competências Formação Profissional – Áreas Temáticas Módulo 2 - Comunicação e relação terapêutica nos serviços de ação médica (10 horas) Comunicação: Definição Tipos de Comunicação Elementos do Processo de Comunicação A Relação Terapêutica Módulo 3 - Anatomia humana e fisiologia (20 horas) Definição Ossos Músculos Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório Sistema Urinário Sistema Reprodutor Módulo 4 - Noções de fisiopatologia (20 horas) Sistema Cardiovascular Sistema Hematopoiético Sistema Respiratório Sistema Renal Sistema Nervoso Autónomo Sistema Digestivo Sistema Endócrino Neoplasias Inflamação Necrose Alterações Circulatórias: Edema e Trombose Módulo 5 - Urgências e primeiros socorros (18 horas) Primeiros Socorros Objetivos Principais Responsabilidades de um Socorrista Avaliação de Sinais Vitais Posição Lateral de Segurança (PLS) Hemorragias Intoxicações Eletrocussão Emergências Médicas Módulo 6 - Higiene e mobilização do utente/paciente (20 horas) Cuidados de Higiene Integridade Cutânea VS Posicionamento Módulo 7 - Noções de farmacologia e farmacoterapia (12 horas) Definição de Farmacologia Medicamento Dose Droga Intoxicação Aguda Uso Nocivo Toxicomania Síndrome de Dependência Formas Farmacêuticas Substâncias Componentes de uma Forma Farmacêutica Classificação das Formas Farmacêuticas Quanto à Forma Física Formas Farmacêuticas Sólidas Formas Farmacêuticas Pastosas Formas Farmacêuticas Líquidas Formas Farmacêuticas Gasosas Formas Farmacêuticas Especiais Módulo 8 - Noções de Nutrição e dietética (10 horas) Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética Nutrição Alimentação Dieta Vias de alimentação Nutrição oral Nutrição Entérica Nutrição Parentérica Classificação dos alimentos A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional Equilíbrio alimentar Alimentação saudável Equilíbrio quantitativo Equilíbrio qualitativo Exemplo de uma alimentação saudável (ementa) Desnutrição Causas Consequências na criança Consequências no adulto Terapêuticas nutricionais Alimentação macrobiótica Alimentação vegetariana Dietas terapêuticas Outras dietas específicas Dieta contra a diarreia Dieta contra a prisão de ventre Dieta em caso de febre Dieta hipossódica Dieta contra o colesterol Importância da Hidratação A Higiene e a sua importância Higiene Corporal Banho Pés, mãos e unhas Vestuário Cabelos Dentes Higiene Oral O posicionamento para alimentação/hidratação O risco e as situações de engasgamento Módulo 9 - Ética nos serviços de ação médica (8 horas) Conceitos de moral ética e bioética A distinção entre ética e moral Controversa entre a ética e a moral Conceitos e fundamentos: moral, a ética e bioética Moral Declaração Universal Sobre Bioética e Direitos Humanos A Conferência Geral Disposições Gerais Princípios Aplicação dos Princípios Promoção da Declaração Considerações Finais A Comissão de Ética para a Saúde (CES) As implicações éticas no desempenho das funções do/a Auxiliar de Ação Médica Acesso à informação e confidencialidade Direitos humanos e humanização na saúde Proteção da intimidade e privacidade dos utentes O segredo profissional Princípios e normas de conduta: distinguir atos lícitos e não lícitos no âmbito da atividade profissional Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 10 - Psicogeriatria (16 horas) Psicogeriatria Conceito de Envelhecimento Causas do Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice e Velho Velhice o Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Envelhecimento normal e patológico Tipo de Idades Psicopatologia Conceitos Básicos Psicopatologias mais prevalentes Doença Mental Depressão Depressão Geriátrica Demência Doença de Alzheimer Espiritualidade e religiosidade na Velhice Espiritualidade o Religiosidade Morte O Processo de morrer Pessoa em fim de vida O profissional face à morte Módulo 11 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (12 horas) Conceitos básicos relacionados com a SHST Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, prevenção, proteção, perigo, risco Enquadramento Legislativo Nacional da SHST Obrigações gerais do empregador e do trabalhador Acidentes de trabalho Conceito de acidente de trabalho Causas dos acidentes de trabalho Classificação dos acidentes de trabalho Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho Doenças profissionais Conceito Principais doenças profissionais Principais riscos profissionais Riscos físicos Riscos químicos Riscos biológicos Riscos de incêndio ou explosão Riscos elétricos Riscos mecânicos Riscos ergonómicos Riscos psicossociais 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_rvcc_efa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de jovens e adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam utilizar ferramentas de orientação e validação de competências na formação de jovens e adultos, essenciais para exercer funções como Técnico de ORVC em Centros Qualifica 3.Objetivos Específicos - Indicar as funções de um Técnico de ORVC; - Aplicar técnicas de Avaliação de Competências; - Desenvolver estratégias de trabalho da autonomia e construção do Portefólio Reflexivo; - Conhecer dinâmicas de grupo motivacionais para jovens e adultos. 4.Saídas Profissionais Integrar equipas de Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão, através do exercício de funções como Técnico de ORVC. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Centros Qualifica (4 horas) Enquadramento dos Centros Qualifica enquanto prioridade na área de educação e formação de adultos em Portugal Público-Alvo Centro Qualifica Objetivos Centro Qualifica Etapas Centro Qualifica Módulo 2 - Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (ORVC) (16 horas) Perfil do TORVC Responsabilidades do TORVC Desafios da atividade profissional Estratégias, técnicas e atividades do TORVC Módulo 3 - Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) (20 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Escolaridade de acesso Perfil do Candidato Reconhecimento de competências escolares e profissionais Processo de certificação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_superior_seguranca_trabalho.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança no Trabalho. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais, que lhes permitam o exercício de funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; - Planear e implementar sistemas de gestão de prevenção de riscos; - Implementar processos de avaliação de riscos profissionais; - Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; - Coordenar tecnicamente atividades de Segurança e Higiene no Trabalho; - Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho. 4. Saídas Profissionais A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, anteriormente designado de CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho - Nível VI. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (40 horas) Noções de direito comunitário Conceitos jurídicos: diretivas, decisões e regulamentos comunitários Leis, decretos-lei, decretos regulamentares, portarias Normas vinculativas e normas de recomendação Noções de legislação laboral Quadro normativo da prevenção de riscos profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro) Organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de prevenção e Proteção Legislação de âmbito sectorial (estabelecimentos industriais e de escritório, comércio e serviços, minas e pedreiras, estaleiros temporários ou móveis, pescas) Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis (jovens, mulheres) Legislação relativa à prevenção de acidentes graves Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais Módulo 2 - Gestão das Organizações ( 30 horas) Indicadores do desempenho da empresa (ex. produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) Princípios gerais de gestão (política, organização, planeamento, avaliação do desempenho, auditorias) Componentes fundamentais dos processos produtivos Principais elementos da natureza das empresas e outras organizações produtivas e da sua estrutura organizativa e económica – financeira Principais funções da gestão (recursos humanos; organização do trabalho; formação e informação; produção; aprovisionamento; manutenção; qualidade; ambiente; prevenção de riscos profissionais; sistemas de informação e de comunicação) Modelos e formas de organização do trabalho Órgãos e formas de consulta e participação dos trabalhadores Principais elementos caracterizadores das condições de trabalho (sistemas remuneratórios, tipologias dos contratos de trabalho e duração do trabalho) Princípios e as técnicas de planeamento Sistemas de gestão da qualidade e ambiente Módulo 3 - Psicossociologia do Trabalho (20 horas) Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais Intervenção psicossocial Stress Erro Humano Módulo 4 - Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas) Elementos da arquitetura tecnológica (infra-estruturas, software) e da arquitetura da informação (quem cria informação e quem a utiliza) Tipos de informação (de suporte a realização de operações e de tarefas; informação para a decisão e informação para a qualificação) Técnicas de informação, de comunicação e de negociação Metodologias e técnicas adequadas para avaliação da qualidade e eficácia da informação e comunicação Técnicas de conceção de normas internas Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais (ex. cartaz, boletim, videograma, diaporama) Princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação Técnicas de utilização de suportes de informação (scripto, áudio, multimédia e outros) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de informação, em função dos diversos públicos-alvo Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais nomeadamente sinalização de segurança, rotulagem de produtos perigosos e respetivas fichas de segurança, manuais de instruções de máquinas, normas internas de procedimentos, manuais de segurança e higiene no trabalho Metodologias e técnicas de comunicação individual e grupal Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação (ex.: retroprojetor) Domínios e conteúdos e momentos dos registos a efetuar Técnicas de organização de arquivo e gestão de arquivo Domínios, conteúdos e momentos das notificações obrigatórias Princípios e técnicas de liderança, orientadas para a coordenação de equipas de trabalho Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais (animação de reuniões, de grupos de discussão, etc.) Módulo 5 - Conceção e Gestão de Formação (20 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (ex.: técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários) Técnicas de utilização de equipamentos de formação (ex.: retroprojetor) Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da Formação Módulo 6 - Primeiros Socorros (20 horas) Exame Geral da Vítima Abordagem da Via Aérea Suporte Básico de Vida Estado de Choque Hemorragias/feridas graves Intoxicação/Envenenamentos Eletrocussão Traumatologia Emergências médicas Imobilização e Extração Módulo 7 - Noções de Estatística e Fiabilidade (20 horas) Obtenção, análise e classificação de amostras Tratamento estatístico de amostras Intervalos de confiança Conceito de fiabilidade Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas (em série e em paralelo) Módulo 8 - Gestão da Prevenção (40 horas) Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais Terminologia específica em francês e inglês Principais funções da gestão Recursos humanos Organização do trabalho Formação e informação Produção Aprovisionamento Manutenção Qualidade Ambiente Prevenção de riscos profissionais Sistemas de informação e de comunicação Princípios e as técnicas de planeamento Indicadores de segurança, higiene e saúde no trabalho Custos diretos e indiretos Indicadores estatísticos de sinistralidade e doenças profissionais Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais Medicina do trabalho Planos de prevenção Competências e capacidades dos organismos da rede nacional de prevenção de riscos profissionais Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspeções Sistemas e critérios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e conteúdos a considerar nos cadernos de encargos Critérios de seleção de recursos externos Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais Domínios e momentos da consulta e participação dos representantes dos trabalhadores Princípios de ética e de deontologia aplicáveis aos profissionais da prevenção dos riscos profissionais Domínios de intervenção das diferentes valências que resultam de normativos legais Módulo 9 - Avaliação de Riscos Profissionais (20 horas) Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção Metodologias e técnicas de identificação de perigos Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais Módulo 10 - Controlo de Riscos Profissionais (20 horas) Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção Medidas de engenharia Medidas organizacionais Medidas de informação e de formação Medidas de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual Equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança Medidas de prevenção e proteção adequadas à fase do projeto Critérios para a programação da implementação de medidas Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção Manutenção de equipamentos e sistemas Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos Critérios de avaliação do custo e benefício das medidas de prevenção e de proteção Técnicas de avaliação da eficácia das medidas Módulo 11 - Organização da Emergência (30 horas) Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de planos de emergência Critérios de dimensionamento de recursos humanos Critérios de localização e dimensionamento de vias e saídas de emergência Critérios de localização e dimensionamento de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros Equipamentos de proteção individual e respetivas características (a utilizar pelas equipas de intervenção) Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil Sistemas de combate a incêndios e respetivos critérios de dimensionamento Módulo 12 - Higiene no Trabalho (60 horas) Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos) Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco) Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas Agentes químicos Agentes biológicos Agentes físicos Módulo 13 - Segurança no Trabalho (70 horas) Princípios e domínios da Segurança do Trabalho Causas e consequências dos acidentes de trabalho Avaliação e controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho Equipamentos de trabalho Armazenagem - utilização e eliminação de produtos químicos perigosos Transporte mecânico de cargas Transporte mecânico de cargas Atividades e operações particularmente perigosas Avaliação e controlo de riscos específicos Seleção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho: Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros Detetores de gases Vapores manómetros Módulo 14 - Ergonomia (30 horas) Conceito, objetivos e metodologia de estudo Noções de fisiologia (trabalho muscular) Antropometria Conceção de postos de trabalho Conceção de equipamentos de trabalho Interface homem-máquina Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à: Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé) Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo) Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho noturno) Fatores ambientais incómodos Ruído Vibrações Ambiente térmico Qualidade do ar Sistemas de iluminação Tipos Parâmetros e unidades de medição Equipamentos de medição – tipos e funcionamento Efeitos sobre a visão Critérios para avaliação do risco Medidas de prevenção e de proteção Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação Níveis de iluminação recomendados Normas técnicas Trabalho com ecrãs de visualização Riscos Medidas de prevenção e de proteção Legislação 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_auxiliar_farmacia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de Técnico Auxiliar de Farmácia em: - Farmácias; - Postos de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica; - Centros Dietéticos; Parafarmácias e Ervanárias; - Farmácias comunitárias e hospitalares. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico(a) Auxiliar de Farmácia. 3. Objetivos Específicos - Dispensa medicamentos e outros produtos de saúde de acordo com os procedimentos legais; informação sobre a sua indicação terapêutica, correta utilização e conservação; promoção da adesão à terapêutica; - Dispensa de medicamentos não sujeitos a receita médica de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis; - Realização de determinações de parâmetros bioquímicos e fisiológicos de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Preparação de medicamentos manipulados cumprindo todos os requisitos técnicos e legais; - Realização tarefas relativas a faturação de receituário, controlo de stocks existentes (medicamentos, produtos de saúde, consumíveis e outros materiais), manutenção e controlo de equipamentos; - Contribuição para uma imagem ética e profissional da farmácia; - Domínio do sistema informático da farmácia e as novas tecnologias; - Relacionamento de forma adequada com os demais profissionais da farmácia e da saúde. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento do sector farmacêutico (25 horas) Módulo 2 - O medicamneto - formas farmacêuticas, vias de administração e o seu percurso no organismo (25 horas) Módulo 3 - Reações adversas a medicamentos - farmacovigilância (25 horas) Módulo 4 - Sistema imunitário - imunidade e defesas do organismo (25 horas) Módulo 5 - Noções básicos do sistema nesvoso e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 6 - Noções básicas do sistema respiratório e o aconselhamento na farmácia (50 horas) Módulo 7 - Noções básicas do sistema gastrointestinal e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 8 - Noções básicas do sistema cardiovascular e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 9 - Noções básicas do sistema reprodutor e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 10 - Noções básicas da pele e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 11 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 12 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 13 - Procedimentos de receção, conferência e armazenamento de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 14 - Procedimentos de controlo de existência e prazos de validade de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 15 - Gestão do processo de encomendas de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 16 - Gestão do processo de devoluções de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 17 - Gestão de stocks da farmácia (25 horas) Módulo 18 - Procedimentos de conferência de receituário (25 horas) Módulo 19 - Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos (25 horas) Módulo 20 - Boas práticas de segurança e saúde na farmácia (25 horas) Módulo 21 - Abordagem geral de noções básicas de primeiros socorros (25 horas) Módulo 22 - Fundamnetos do marketing (25 horas) Módulo 23 - Estratégias de marketing (25 horas) Módulo 24 - Relacionamento interpessoal e assertividade (25 horas Módulo 25 - Comunicação interpessoal e assertividade (25 horas) Módulo 26 - Técnicas de venda (25 horas) Módulo 27 - Atendimento - técnicas de comunicação (25 horas) Módulo 28 - Atendimento e venda presencial (25 horas) Módulo 29 - Atendimento - inglês técnico (50 horas) Módulo 30 - Gestão e tratamneto de reclamações (25 horas) Módulo 31 - Protocolos de dispensa de medicamentos não sujeios a receita médica (25 horas) Módulo 32 - Técnicas de execução de determinações de parâmetros na farmácia (25 horas) Módulo 33 - Sistemas informáticos aplicados à atividade comercial na farmácia (25 horas) Módulo 34 - Gestão de stress e gestão de conflitos (25 horas) Módulo 35 - Trabalho em equipa (25 horas) Módulo 36 - Introdução à gestão da qualidade (25 horas) Módulo 37- Boas práticas em farmácia (25 horas) Módulo 38- Noções gerais de homeopatia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 39- Dermofarmácia e cosmética e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 40- higiene oral e o conselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 41 - Suplementos alimentares e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 42 - Puericultura e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 43 - Plantas medicinais e fitoterapia (25 horas) Módulo 44 - Estágio - Prática em Contexto de Trabalho (210 horas) 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ingles_tecnico_saude_B2.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Estudantes; - Profissionais da Saúde; - Outros potenciais interessados que pretendam iniciar uma carreira profissional no setor da Saúde. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de desenvolver aptidões linguísticas em contexto profissional que lhes permita comunicar em Inglês Técnico - Saúde (NÍVEL B2) de forma efetiva, segura e com total capacidade profissional com doentes e equipas clínicas. 3. Objetivos Específicos - Desenvolver as suas competências de compreensão e expressão orais e escritas; - Utilizar o seu próprio referencial linguístico em Inglês para definir certos conceitos e distingui-los; - Alargar o seu vocabulário técnico da área da saúde; - Desenvolver as suas competências de expressão escrita, formando frases simples; - Ouvir, compreender e reproduzir em Inglês-padrão vocábulos técnicos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - The hospital team (3 horas) General vocabulary about a hospital team The National Health System Working in a team Medical jobs/ hospital staff/ medical teams/ Shifts Nurses and midwives/ organisation of care/ the ward round Being part of a team / Team work Medical specialties Verb+prepositions Word combinations Pronunciation: main stress Being polite/ Appropriate responses Present perfect and past Simple Módulo 2 - Hospital admisson (3 horas) Patient admissions Medical terms Welcoming a patient on admission Checking a patient’s identity bracelet Medical equipment used for observations Charting and documentation Abbreviations Talking about patients – nouns and verbs Parts of the body Módulo 3 - Accidents and emergencies (6 horas) Accidents Emergency Fractures Causes of injury Paramedic work Accident prevention measures Adverbs of manner Adjectives and adverb degrees Verb tenses Present Politeness Módulo 4 - Symptons and pain (6 horas) Signs, symptoms, illnesses and complaints Presenting complaints Pain and pain assessment Describing pain Abbreviations Medical terms: Word stress Personal details Verb tenses in the presenting complaint Documentation: case histories and case reports Advances in pain management Módulo 5 - Medication ( 6 horas) Prescription and drugs The British National Formulary Dealing with medication Guidelines for prescription Abbreviations Administering medications A drug chart Medical staff conversation Benefits and side effects Adverse drug reaction and prevention To know your medicines A nurse practitioner Medical staff conversation Concordance Explain side effects: may/ can Módulo 6 - Blood (4 horas) Functions of blood Blood, oxygen and other chemicals Blood and blood vessels Blood groups Problems with blood groups Blood donation Blood disorders Blood pressure Hypertension Diabetes Lifestyle changes Módulo 7 - Hygiene (4 horas) Proper hygiene Preventing infection Infection control Universal precautions Hand washing instructions Patient communication Personal care British slang Medical staff interaction Giving instructions Explaining procedures Módulo 8 - Monitoring the patient (6 horas) Vital signs Patient conditions check form BP monitors (Sphygmomanometer and digital) IV care IV therapy IV summary IDCs Catheters Wound management Medical record Visual clues Módulo 9 - Mental health (6 horas) Psychiatry Appearance, behavior and manner Depressive illnesses Psychiatric symptoms Self-harm Depression Mental state examination High risk groups Describing patients Examining patients Wishes and consequences in negotiations Past simple and past perfect Phrasal verbs Verbs with prepositions Pronunciation – week form Módulo 10 - Nutrition and obesity (6 horas) Food and nutrition Lifestyle BMI Overweight and obesity Ideal diet Hospital diet Nurse-patient Interaction Exercise Showing empathy and sympathy Modal verbs for encouraging and making suggestions Módulo 11 - Caring for the elderly (4 horas) Normal ageing Normal changes Geriatric nursing Parkinson’s and Alzheimer’s Would, used to, get used to, be used to Rehabilitation Purpose and reason Special equipment Módulo 12 - Sick discharge ( 3 horas) Discharching patients Discharging forms and letters Nurse’s discharge notes Referring a patient Confidentiality Transferring a patient Patient care team Nurse-patient interaction Módulo 13 - Death and dying (3 hora) Death and dying Breaking bad habits Reactions to bad news Patient’s emotions Terminal illness A nurse’s Job Relatives Donating organs Coping mechanisms Memories Likes (preferences) and dislikes 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-recompensas-beneficios.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional; Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar conhecimentos sobre o regulamento de segurança contra incêndios em edifícios. 3. Objetivos Específicos - Conhecer as condições exteriores de segurança e acessibilidades exigidas pelo RT-SCIE; - Compreender as condições de compartimentação legalmente exigidas e as características de comportamento ao fogo (resistência e reação ao fogo) dos elementos e produtos de construção; - Conhecer as condições de evacuação exigidas pelo RT-SCIE; - Reconhecer os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios exigidos para cada tipo de edifício. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Condições exteriores de Segurança e Acessibilidade (5 horas) Caracterização das Utilizações-Tipo Caracterização de Utilização-tipo e Categorias de risco Utilização-tipo Categoria de Risco Local de Risco Condições Exteriores de Segurança e Acessibilidade Condições Exteriores Comuns Vias de acesso Acessibilidade às Fachadas Paredes Exteriores (tradicionais / não tradicionais) Paredes de Empena / Coberturas Disponibilidade de Água Avaliação do Grau de Prontidão de Socorro Módulo 2 - Condições de comportamento ao fogo e compartimentação (6 horas) Condições de Comportamento ao Fogo, Isolamento e Proteção Compartimentação entre Utilizações-tipo Distintas Classificação dos Materiais Módulo 3 - Condições de Evacuação (8 horas) Cálculo do Efetivo Largura das Saídas e Caminhos de Evacuação Distâncias a Percorrer nos Locais Módulo 4 - Instalações técnicasem Edifícios ( horas) Instalações de energia elétrica Fontes centrais de energia de emergência Cortes de Energia Instalações de aquecimento Instalações de utilização de líquidos e gases combustíveis Módulo 5 - Equipamentos e Sistema de Segurança contra Incêndios em Edifícios (10 horas) Meios de Primeira Intervenção Rede de Incêndio Armada Iluminação de Emergência Sistema Automático de Deteção de Incêndio Sistema Automático de Deteção de Monóxido de Carbono Sistema Automático de Deteção de Gás Combustível Sprinkler Central de Bombagem para Serviço de Incêndio Controlo de Fumos Gerador Módulo 6 - Condições de Auto-proteção (8 horas) Medidas de Autoproteção Organização da Segurança Medidas de Autoproteção Módulo 7 - Responsabilidades segundo o RGSCIE (5 horas) Enquadramento Legal e Normativo Normalização Aplicável 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva. Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho. 3. Objetivos Específicos - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental; - Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão; - Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção; - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças. 4. Saídas Profissionais - Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares; - Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial; - Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros; - Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva. Exemplos de UFCD que poderá ministrar: - Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação; - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais. NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho). 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva (Enquadramento legal) (20 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (20 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas) Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno: acomodações curriculares adaptações curriculares não significativas adaptações curriculares significativas Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas Níveis de Intervenção do Modelo Multinível medidas universais medidas seletivas medidas adicionais Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão Módulo 6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 7 - Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas) A Declaração de Salamanca Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º) Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação Módulo 8 - Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas) A comunidade interveniente Família e comunidade na educação inclusiva Sugestões para os Pais Módulo 9 - Projeto Final (70 horas) Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/mba-ecommerce.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas de Gestão de Empresas, Informática, Comércio, Marketing e Marketing Digital, Comunicação e Publicidade. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização nas áreas indicadas. Outros profissionais e empreendedores interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área de e-Commerce. 2. Objetivo Geral Tornar-se especialista na gestão de negócios online, dando-lhe a capacidade e competência de liderar e potenciar o sucesso de lojas virtuais num mercado em constante evolução. Através de um programa abrangente e prático, irá desenvolver conhecimentos necessários para dominar todas as etapas do e-commerce, desde o planeamento estratégico até à implementação, tomando decisões assertivas baseadas em dados, impulsionando o crescimento do negócio e destacando-se como líder no mercado. O curso de e-Commerce da Cognos fornece-lhe as ferramentas para superar os desafios do e-Commerce moderno, garantindo a sua competitividade e sucesso no mercado digital. 3. Objetivos Específicos Ao concluir a Especialização em e-Commerce da Cognos, ficará apto para: Desenvolver uma visão estratégica e abrangente do e-commerce: Compreender os principais conceitos, modelos de negócios e tendências do mercado de e-commerce, possibilitando a tomada de decisões estratégicas e a implementação de ações eficazes para o sucesso do negócio online. Dominar as ferramentas e técnicas de gestão de um negócio online: Aprender a gerir os diversos aspetos de um negócio de e-commerce, desde a criação e gestão da loja virtual até a logística, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados. Liderar e motivar equipas de e-commerce: Desenvolver as competências necessárias para liderar e motivar equipas de e-commerce, construindo um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo que impulsione o crescimento do negócio. Tomar decisões baseadas em dados: Aprender a recolher, analisar e interpretar dados de e-commerce para tomar decisões estratégicas e otimizar o desempenho do negócio online. Criar e implementar estratégias de marketing digital eficazes: Desenvolver os conhecimentos necessários para criar e implementar campanhas de marketing digital eficientes que atraiam novos clientes, fidelizem os existentes e aumentem as vendas online. Dominar as técnicas de SEO e SEM: Aprender a otimizar a loja virtual para os mecanismos de busca e, a utilizar ferramentas de marketing de busca para aumentar a visibilidade do negócio online. Gerir a logística e a cadeia de distribuição de e-commerce: Gerir a logística e a cadeia de distribuição de um negócio online de forma eficiente, garantindo a entrega dos produtos aos clientes no prazo e nas condições adequadas. Oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade: Aprender as melhores práticas para oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade num negócio de e-commerce, fidelizando o cliente e construindo uma reputação positiva para a marca. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências do e-commerce: Desenvolver a capacidade de se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado de e-commerce, adaptando o negócio às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. Desenvolver uma visão estratégica e abrangente do e-commerce: Compreender os principais conceitos, modelos de negócios e tendências do mercado de e-commerce, possibilitando a tomada de decisões estratégicas e a implementação de ações eficazes para o sucesso do negócio online. Dominar as ferramentas e técnicas de gestão de um negócio online: Aprender a gerir os diversos aspetos de um negócio de e-commerce, desde a criação e gestão da loja virtual até a logística, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados. Liderar e motivar equipas de e-commerce: Desenvolver as competências necessárias para liderar e motivar equipas de e-commerce, construindo um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo que impulsione o crescimento do negócio. Tomar decisões baseadas em dados: Aprender a recolher, analisar e interpretar dados de e-commerce para tomar decisões estratégicas e otimizar o desempenho do negócio online. Criar e implementar estratégias de marketing digital eficazes: Desenvolver os conhecimentos necessários para criar e implementar campanhas de marketing digital eficientes que atraiam novos clientes, fidelizem os existentes e aumentem as vendas online. Dominar as técnicas de SEO e SEM: Aprender a otimizar a loja virtual para os mecanismos de busca e, a utilizar ferramentas de marketing de busca para aumentar a visibilidade do negócio online. Gerir a logística e a cadeia de distribuição de e-commerce: Gerir a logística e a cadeia de distribuição de um negócio online de forma eficiente, garantindo a entrega dos produtos aos clientes no prazo e nas condições adequadas. Oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade: Aprender as melhores práticas para oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade num negócio de e-commerce, fidelizando o cliente e construindo uma reputação positiva para a marca. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências do e-commerce: Desenvolver a capacidade de se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado de e-commerce, adaptando o negócio às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. 4. Saídas Profissionais Ao concluir a Especialização em e-Commerce com aproveitamento, poderá desempenhar funções de: - Responsável pelo Canal Digital - Executivo de Contas Online - Técnico de Marketing Online - Diretor de e-Commerce - Consultor SEO (Search Engine Optimization) - Gestor de Vendas Online - Consultor em e-Commerce - Profissional Liberal que pretenda implementar uma estratégia de e-Commerce para o seu negócio 5. Plano Curricular Módulo 1 - Fundamentos de e-commerce (20 horas) Fundamentos de e-Commerce E-commerce VS Comércio tradicional Importância do e-commerce nos dias de hoje Como desenhar um plano de e-Commerce O novo consumidor digital E-Marketing Módulo 2 - Como desenhar um plano de negócio em e-commerce (40 horas) O que é um plano de negócio em e-commerce? Objetivo do plano de negócios O desenho dos processos de e-commerce O plano de negócios passo a passo Módulo 3 - Conversão da sua empresa para o modelo digital (50 horas) Conceito de transformação digital A transformação digital e os seus impactos na sociedade A transformação digital e a geração Z A transformação digital e o progresso tecnológico Habilidades internas VERSUS especialistas externos Tendências da transformação digital A transformação digital no marketing Como implementar a transformação digital: o processo passo a passo Módulo 4 -e-Commerce Analytics: Dos dados às decisões (30 horas) Marketing digital por dados é tendência? Visual Analytics e Business Intelligence – as pessoas no centro das decisões Google Analytics Módulo 5 -Plataformas de negócio online (45 horas) Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua operação? Antes de escolher a plataforma de e-commerce, confira estes 12 requisitos Qual plataforma de e-commerce devo utilizar? Alguns critérios para prestar atenção quando escolher a sua Plataforma de e-Commerce Módulo 6 - Competências de gestão (45 horas) Características do Grupo Humano “Organização” Algumas abordagens sociológicas das Organizações Modelos tradicionais de Gestão Novos Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Just-in-Time / Toyota Modelo de Administração Participativa Modelo de Administração Empreendedora Modelo de Administração Holística Modelos Emergentes Empresa virtual Modelo Quântico Módulo 7 - Comércio internacional (50 horas) Comércio Internacional - introdução A rota da Seda Teorias e Modelos do comércio internacional Regulamentação do comércio internacional Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país GlobalTrade Balança Comercial Porque é a globalização importante para os gestores? Globalização versus Regionalização à escala mundial Formas de regionalização O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano Incoterms: principais características O ambiente económico mundial após a OMC (Organização Mundial do Comércio) Prepare-se para trabalhar lá fora Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais Somos empreendedores? Distribuição e logística: importância no comércio internacional Que Países escolher para localizar unidades produtivas? O que é a dupla tributação internacional? O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) Como preparar a internacionalização de uma empresa Formas de entrada em mercados estrangeiros Módulo 8 - Economia e finanças empresariais (50 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas Funções do Departamento Financeiro Gestão de Tesouraria Gestão de Riscos Financeiros Relações com Investidores Relação entre Risco e Retorno Demonstrações financeiras Balanço Demonstração de resultados Demonstração de fluxos de caixa O que é a alavancagem? O que são ativos? Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira O balanço A demonstração de resultados A demonstração de fluxos de caixa KPI – Key Performance Indicators Balanced Scorecard Rácios de Rentabilidade Rentabilidade do Ativo (ROA) Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE) Rácios de Liquidez O ciclo operacional de tesouraria Os juros, os impostos e os dividendos As atividades de financiamento As atividades de investimento Rácio de liquidez geral Rácio de liquidez reduzida Rácio de liquidez imediata Rácios de Funcionamento Prazo médio de recebimentos Prazo médio de pagamentos Tempo médio de duração das existências Rácios Financeiros O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios O rácio "debt to equity" Rácio de autonomia financeira Rácios de Avaliação de Empresas Valor nominal das ações Valor contabilístico Valor de mercado Price-to-book value Earnings per share (EPS) Price-to-earnings ratio (PER) Price-to-cash flow (PCF) Dividend yield Cálculo e Análise do Cash-Flow Avaliação de Empresas Fundo de Maneio Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta O que é o EVA (Economic Value Added)? Módulo 9 - Riscos e oportunidades (80 horas) Gestão de risco: um passo de cada vez Qual é a relação entre risco e retorno? A diversificação e a redução do risco do investidor financeiro A gestão do risco no processo de planeamento estratégico Aprender a Investir Forex crosses: mais risco e mais oportunidades Aprender com os grandes investidores O sucesso das pequenas empresas implica saber gerir o risco O que é o Risco Sistemático? Como recuperar uma empresa em dificuldades Como é que se cria rendimento passivo? Implemente um plano de redução de custos na sua empresa Os prós e contras do empreendedorismo Quer comprar um negócio? Analise os riscos e oportunidades associados O trabalhador do conhecimento e o aproveitar de oportunidades Explorar oportunidades e inovar Como gerar sistematicamente novas oportunidades de negócio A análise SWOT e o processo de planeamento estratégico Dez tendências importantes para as PME’s Controlar riscos e aproveitar oportunidades O comportamento do consumidor: necessidades, motivações e personalidade Como inovar durante alturas de crise Fazer networking é importante Oportunidades: Liderança no Feminino Porque é que a inovação “de cima para baixo” é difícil? Existem de facto fatores de risco? Módulo 10 - Shipping: Logística (20 horas) História A Logística organizacional integrada Formação profissional na área da logística Drop shipping Anticipatory Shipping: O caso AMAZON Logística: um dos fatores-chave para o sucesso de um e-commerce Módulo 11 - Forecast de vendas (30 horas) Business Intelligence e pipeline Business Intelligence no forecast Business Intelligence e dashboards customizados Business Intelligence e a análise de dados A importância de tratar os dados para transformá-los em insights de negócios Módulo 12 - Social media e redes sociais (30 horas) Evolução da WEB (1.0 | 2.0 | 3.0) Web 2.0 A WEB 2.0 no ambiente empresarial WEB 3.0 - Web Semântica ou Web de Dados Do Utilizador 1.0 ao Utilizador 2.0 Os novos papeis do consumidor: Prosumer e Crossumer Social Media Particularidades do Social Media O Grande Potencial Dos Social Media Social Media e Networking Social Media e a Empresa Áreas Chave dos Social Media Orientações para realizar uma Estratégia de Marketing Online Tendências dos Meios Sociais Redes Sociais A Importância das Redes Sociais Deve uma empresa estar nas redes sociais? Microblogs (Twitter) Facebook Linkedin Instagram Youtube Slideshare GOOGLE+ Pinterest Plataformas de Geolocalização Plataformas de Conversação em Tempo Real Outras redes Sociais Marcadores Sociais Difusores de Notícias Plataformas Para Criar Redes Sociais Analítica para Social Media Indicadores do Social Media e o Retorno do Investimento O ROI do Social Media Mobile Marketing Módulo 13 - SEO - motores de busca (40 horas) SEO e SEM – Publicidade Digital A Publicidade na Internet Search Engine Marketing Marketing em Motores de Busca Definição de SEO ou posicionamento natural Princípios do SEO (Search Engine Optimization) Definir a Estratégia de Posicionamento SEO para Dispositivos Móveis Social + Local + Mobile (SoLoMo) Tirar partido de uma Conta Adwords Análise de Resultados – CPC’s, CTR’s e Custo Por Conversão Funcionalidades do Google Analytics SMO SMO versus SEO Regras do SMO Ferramentas de gestão do SMO Módulo 14 - Marketing de conteúdos (30 horas) Marketing de Conteúdo Webwriting Especificidades da escrita para a web – Marketing de Conteúdos Vantagens e Possibilidades do Marketing de Conteúdos Como Elaborar um Plano de Marketing de Conteúdos Modelos de Negócio e Marketing de Conteúdos Hipertexto Link Building Como conseguir links? A identidade da marca nos suportes digitais Identidade da Marca Estratégia de meios digitais Fases do Plano de Comunicação Pressupostos para o Plano de Comunicação Planeamento de Conteúdos Elaboração de Um Plano de Comunicação em Social Media Estratégias de Marketing ORM (Online Reputation Management) – Gestão da reputação online Cinco princípios básicos a considerar na gestão da reputação online Tipologia de públicos e utilizadores Porta Voz na Internet Marketing Relacional no ambiente Digital Boas práticas Más práticas Escrever para vários formatos online Como é o Leitor Digital? Como escrever textos que vendem? Princípios para a redação de títulos Banner Palavras com Interesse e Palavras sem Interesse Landing Page Os Blogs e a imagem de marca Porquê um Blog? Redes Sociais Estrutura do site e as palavras chave Storytelling A arte de contar histórias e o Marketing O marketing Storytelling como estratégia de comunicação Características do Marketing Storytelling Estratégias no Marketing Storytelling Características de uma boa história de Marketing Storytelling Fundamentos de uma boa campanha de marketing Módulo 15 - Como criar um plano de marketing (40 horas) Planeamento de Marketing Conceitos de Marketing Evolução Cronológica do Marketing - 5 Fases Planeamento – O Papel do Marketing Diagnóstico de Marketing Análise da Situação Interna Análise da Situação Externa Análise SWOT Definição de Objetivos Importância da Definição de Objetivos Objetivos e Metas Critérios de Definição de Objetivos Objetivos de Marketing Fatores Críticos de Sucesso Estratégias de Marketing Estratégia de Marketing Orientada para o Cliente Segmentação de Mercado Mercado-Alvo Diferenciação de Mercado e Posicionamento Plano de Ação – Mix de Marketing Controlo do Plano Módulo 16 - Marketing internacional (40 horas) Marketing Internacional Comércio Internacional Seleção de Mercados Segmentação de Mercados Estratégias de Marketing Internacional Formas de Acesso aos Mercados Internacionais O Preço no Mix Internacional Plano de Marketing Internacional Marketing Internacional e a Internet Módulo 17 - Compreender o seu público: Como conduzir o comportamento do cliente online (20 horas) Comportamento do Consumidor Comportamento de Decisão de Compra Etapas do Processo de Compra Redesign Necessidades e Desejos Teoria das Necessidades de Maslow Fatores que influenciam o comportamento de compra Intervenientes no Processo de Compra Modelo AIDA O Novo Consumidor O Marketing e o Processo de Decisão de Compra Estímulos de Marketing e a Decisão de Compra O Comércio Eletrónico Comportamento do consumidor online Fatores diferenciadores entre consumidores Modelo de Aceitação de Compras Online (OSAM) Principais fatores influenciadores das compras online Módulo 18 - Comunicação e imagem (25 horas) Comunicação Publicidade Tipos de Publicidade Publicidade adaptada à natureza da Empresa Decisões de base para uma campanha publicitária Orçamento de Publicidade Relações Públicas Marketing Direto Marketing Indireto Módulo 19 - Projeto Final (90 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Administração dos Serviços de Saúde, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/curso-arrendamento-urbano.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Arrendatários e senhorios, estudantes e profissionais que se proponham exercer ou que exerçam funções ligadas ao arrendamento urbano, como advogados, solicitadores, revisores e técnicos oficiais de contas, vendedores imobiliários, diretores e técnicos de agências de mediação imobiliária, administradores de condomínios, gestores de alojamento local e demais interessados em obter formação ou atualização nesta matéria. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão estar aptos a dar resposta às diversas questões suscitadas pelo complexo quadro legislativo que disciplina o contrato de arrendamento urbano. 3. Objetivos Específicos - Caraterizar o contrato de arrendamento e identificar os diplomas legais que o regulam; - Identificar o objeto, os elementos constitutivos e as caraterísticas qualificativas do contrato de arrendamento urbano; - Enumerar os efeitos essenciais do contrato de arrendamento urbano; - Distinguir as diferentes formas de cessação do contrato de arrendamento urbano e identificar os fundamentos e efeitos de cada uma das modalidades; - Analisar os contratos de arrendamento habitacional celebrados antes e na vigência do RAU; - Identificar os meios judiciais e extrajudiciais de tutela da posição do senhorio na recuperação do imóvel arrendado. 4. Plano Curricular Módulo 1 - O Contrato de Arrendamento Urbano (12 horas) Noção de Arrendamento Urbano Natureza e Qualificação Jurídica do Contrato de Arrendamento Enquadramento Legal do Arrendamento Urbano Objeto do Contrato de Arrendamento Urbano Forma do Contrato de Arrendamento Urbano Duração do Contrato de Arrendamento Celebração do Contrato de Arrendamento Urbano Direitos e Obrigações das Partes Subarrendamento Direito de Preferência Assédio no Arrendamento Módulo 2 - Regimes Transitórios (13 horas) Contratos Habitacionais celebrados na vigência do RAU e Contratos Não-Habitacionais celebrados na vigência do DL Nº257/95, de 30 de setembro Contratos Habitacionais Celebrados antes da vigência do RAU e Contratos Não-Habitacionais celebrados anteriormente à vigência do DL Nº 257/95, de 30 de setembro Regimes Transitórios Extraordinários Módulo 3 - Cessação do Controlo de Arrendamento Urbano (12 horas) Revogação Caducidade Oposição à Renovação Prazos de antecedência mínima na comunicação prévia de oposição à renovação Forma de comunicação da oposição à renovação e consequências da não oposição ou oposição tardia Revogação unilateral por parte do arrendatário perante a oposição à renovação do senhorio Denúncia Denúncia do contrato pelo arrendatário Denúncia do contrato pelo senhorio denúncia imotivada denúncia motivada Resolução Fundamentos resolutivos do contrato de arrendamento pelo senhorio Modo de operar a resolução do contrato de arrendamento Caráter facultativo ou obrigatório da resolução extrajudicial com fundamento no artigo 1083º nº3 CC Caducidade do direito à resolução Resolução por parte do arrendatário Módulo 4 - Despejo e outros meios processuais (13 horas) Meios Judiciais Ação de despejo Ação executiva para entrega de coisa imóvel arrendada Ação executiva para pagamento de rendas, encargos e despesas Ação executiva para pagamento de compensação pela execução de obras em substituição do senhorio Meios Extrajudiciais Procedimento especial de despejo Injunção em matéria de arrendamento 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_dependencias_quimicas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da prevenção e intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação no âmbito das dependências químicas; - Definir dependência química, identificando as suas características e comorbidades associadas; - Compreender as áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas; - Reconhecer os principais aspetos psicossociais das dependências químicas; - Conhecer o contexto normativo legal no âmbito das dependências químicas; - Demonstrar competências ao nível da gestão de programas de prevenção e intervenção/tratamento de dependências químicas; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento histórico e sócio-cultural das dependências químicas (10 horas) Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas Difusão das Drogas Módulo 2 - Uso, abuso e dependência (5 horas) Uso e Abuso O consumo experimental Dependência O consumo casual ou ocasional O consumo regular O consumo elevado ou compulsivo Saliência do consumo Estreitamento do repertório Reinstalação da síndrome de dependência Critérios de Gravidade da Dependência Análise de dois exemplos clínicos Abstinência e alívio dos seus sintomas Vídeos de consolidação dos conhecimentos Módulo 3 - Classificação das principais substâncias psicoativas (15 horas) Introdução Classificação das substâncias/drogas psicoativas Classificação quanto à sua origem Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica Classificação quanto ao status legal das substâncias Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas Mecanismos de ação das substâncias psicoativas Análise das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 4 - Farmacologia/fisiopatologia das substâncias psicoativas (30 horas) Análise das principais substâncias psicoativas O álcool As anfetaminas A Cocaína e Crack A Nicotina Opiáceos ou opióides Os anabolizantes Canabinóides Sedativos e Hipnóticos Solventes voláteis Alucinogénios Módulo 5 - Neurobiologia das dependências químicas (15 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Aspetos neuroanatómicos Aspetos neurofisiológicos Os Neurotransmissores Estrutura neuro-emocional do sujeito toxicodependente Algumas reflexões Resultados importantes de estudos Neurotransmissores vs toxicodependência Neurobiologia da ação das substâncias psicoativas Módulo 6 - Aspeto psicossociais das dependências químicas (15 horas) Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade Considerações relevantes de estudos recentes Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas Os locais de consumo atuais na sociedade Consumos problemáticos atuais na sociedade Consumos funcionais atuais na sociedade Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos” Conceções de risco dos consumidores Auto-controlo dos consumidores Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas Carreira de uso de substâncias psicoativas Módulo 7 - Aspetos éticos e legais no âmbito das dependências químicas (10 horas) Aspetos Éticos no âmbito das Dependências Químicas Do que trata a ética A ética e a autonomia da pessoa Dependência química e Projeto Individual da Pessoa Aspetos Legais no âmbito das Dependências Químicas Introdução Principais diplomas legais O consumidor de substâncias psicoativas ilícitas face à lei Modelo criminalizador/proibicionista: o arguido Modelo descriminalizador: o indiciado Detenção de estupefacientes em quantidade superior à necessária para 10 dias de consumo: ainda indiciado ou novamente arguido? As teses em confronto O valor da prova: uma abordagem possível Reflexão crítica Módulo 8 - Intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas (30 horas) Modelos de tratamento Abordagem interdisciplinar Comunidade terapêutica Grupos de mútua-ajuda Psiquiátrico e farmacológico Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…) Módulo 9 - Prevenção no âmbito das dependências químicas (20 horas) Abordagem concetual As drogas e os seus efeitos Sinais de alerta O papel do mediador na prevenção Mediação vs Prevenção Escolher o caminho do diálogo Dinâmicas de grupo – Jogos interativos Ação-Reflexão Promoção das Relações Interpessoais Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão Desenvolvimento e Cooperação Promoção da Saúde – O papel da Escola e da Comunidade Educativa Tabaco e Saúde Problemas ligados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas Módulo 10 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito das Dependências Químicas, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-centros-qualifica.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos que lhes possibilitem exercer funções de uma forma mais eficiente e elucidada, como formador, professor ou Técnico de ORVC, em Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão. 3.Objetivos Específicos - Definir quais as etapas de intervenção de um Centro Qualifica; - Especificar os instrumentos a utilizar em cada etapa; - Identificar as metodologias aplicadas nas várias etapas; - Indicar e compreender as principais diferenças entre o funcionamento dos Centros Qualifica e dos seus predecessores CQEP`s e Centros Novas Oportunidades. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão, através do exercício de funções como Coordenador, Técnico de ORVC, Formador ou Professor. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Acolhimento (1 horas) Enquadramento - Centros Qualifica Objetivos e Atividades da etapa de Acolhimento Módulo 2 - Diagnóstico (1 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Diagnóstico Construção do Portefólio de Desenvolvimento Vocacional Informação e Orientação Módulo 3 - Encaminhamento (2 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Encaminhamento Plano Individual de Encaminhamento Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Módulo 4 - Formação (2 horas) Formação Complementar Interna Formação Complementar Externa Módulo 5 - Reconhecimento e validação de competências (7 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Os Referenciais de Competências-Chave: estrutura e organização Articulação entre a Abordagem (Auto)Biográfica e o Referencial de Competências-Chave Portefólio Organização da fase de reconhecimento de competências Módulo 6 - Certificação de competências (6 horas) Validação de competências Condições de validação Registo da Sessão de Validação no SIGO Certificação de competências Preparação para a prova Módulo 7 - Júri de certificação e diplomas (6 horas) Sessão de Júri de Certificação (prova) Certificados e Diplomas 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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