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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-centros-qualifica.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos que lhes possibilitem exercer funções de uma forma mais eficiente e elucidada, como formador, professor ou Técnico de ORVC, em Centros Qualifica e CQEP`s em fase de reconversão. 3.Objetivos Específicos - Definir quais as etapas de intervenção de um Centro Qualifica; - Especificar os instrumentos a utilizar em cada etapa; - Identificar as metodologias aplicadas nas várias etapas; - Indicar e compreender as principais diferenças entre o funcionamento dos Centros Qualifica e dos seus predecessores CQEP`s e Centros Novas Oportunidades. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Acolhimento (1 horas) Enquadramento - Centros Qualifica Objetivos e Atividades da etapa de Acolhimento Módulo 2 - Diagnóstico (1 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Diagnóstico Construção do Portefólio de Desenvolvimento Vocacional Informação e Orientação Módulo 3 - Encaminhamento (2 horas) Objetivos e Atividades da etapa de Encaminhamento Plano Individual de Encaminhamento Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Módulo 4 - Formação (2 horas) Formação Complementar Interna Formação Complementar Externa Módulo 5 - Reconhecimento e validação de competências (7 horas) Condições de acesso ao processo de RVCC escolar Os Referenciais de Competências-Chave: estrutura e organização Articulação entre a Abordagem (Auto)Biográfica e o Referencial de Competências-Chave Portefólio Organização da fase de reconhecimento de competências Módulo 6 - Certificação de competências (6 horas) Validação de competências Condições de validação Registo da Sessão de Validação no SIGO Certificação de competências Preparação para a prova Módulo 7 - Júri de certificação e diplomas (6 horas) Sessão de Júri de Certificação (prova) Certificados e Diplomas 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3. Objetivos Específicos - Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças; - Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres; - Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas; - Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares; - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação. 4. Saídas Profissionais O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL's, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário. 5. Plano Curricular Módulo 1- Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos Módulo 2 - Comunicação e relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espáciotemporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 3 - História da educação- o papel do auxiliar de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar Funções do Auxiliar de Ação Educativa Módulo 4 - Primeiro socorros - tipos de acidentes e forma de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade Prevenir a queda com bebés Prevenção de Queimaduras Asfixia Afogamento Intoxicações A criança do Pré-escolar Tipos de Acidentes A criança em idade escolar Tipos de Acidentes Acidentes Rodoviários Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios básicos de primeiros socorros Sistema Integrado de Emergência Médica O que é o Suporte Básico de Vida Compressões Torácicas no Lactente Obstrução da via aérea na idade pediátrica Feridas e Hemorragias Definição de Feridas Epistaxe - Sangramento Nasal Queimaduras Quanto à profundidade Extensão da Queimadura Mordedelas e Picadas Afogamento Afogamento Secundário Lesões Músculo-Esqueléticas Entorses e luxações Fraturas Exemplos de Imobilização Traumatismos Traumatismo abdominal Traumatismo craniano Traumatismo do tórax Doenças Súbitas na Criança Desmaio/perda súbita de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e de Frio Golpe de Frio/Enregelamento Crise Asmática Convulsões Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais/ Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 6 - Expressão plástica e musical ( 10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 7 - Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância (7 horas) Funções do auxiliar de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 9 - Higiene, saúde e segurança da criança (10 horas) Higiene pessoal Saúde e higiene das crianças Dos 2 aos 6 anos Maiores de 6 anos Vigilância da saúde oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais A alimentação na infância A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos Para que precisamos de uma alimentação saudável? Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais Cuidados básicos de saúde Principais doenças infeciosas da infância Administração de medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Bilhar em cerejeira em muito bom estado anos e pouco uso. Por motivos de mudança de casa m, preciso de o vender
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Lindos filhotes de Maltipoo. Os nossos cachorros são criados no nosso salão onde estão habituados a todos os ruídos domésticos e bem socializados com crianças e outros cães. Os Maltipoo não são maltantes, pelo que são uma excelente escolha para quem sofre de alergias.Contact E-mail ; petobreeders@gmail.com Website : https://petobreeders.epizy.com/product/maltipoo-puppies-for-sale/
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_bullying.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying. 3.Objetivos Específicos - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade; - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente; - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores; - Contribuir para a intervenção no contexto escolar. 4.Plano Curricular Módulo 1 - A agressividade (6 horas) A Agressividade Conceito de Agressividade Teorias Explicativas da Agressividade Teoria Catártica da Agressão Teoria Etológica Hipótese da Frustração-Agressão Teoria da Aprendizagem Social Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade A Família Práticas Parentais Relacionamento Entre Irmãos O Grupo de Pares Módulo 2 - O bullying (7 horas) Bullying Definição Vítimas e Agressores Caracterização das Vítimas Caracterização dos Agressores Efeitos do Bullying para as Vítimas Efeitos do Bullying para os Agressores Bullying na Escola Bullying e o recreio Bullying e a Indisciplina Cyberbullying Formas de Cyberbullying Tipos de Cyberbullying Cyberbullying em Contexto Escolar Cyberbullying: Estratégias de Defesa Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas) Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional Estudos Efetuados no Contexto Português Contributos de um Estudo Qualitativo Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas Interpretação e Discussão dos Resultados Estudos Internacionais Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas) Proposta de Intervenção em Contexto Escolar Escola Direção da Escola (Conselho Executivo) Professores em Geral Diretores de Turma Funcionários Alunos Recreios e outros Espaços da Escola Família Restante comunidade Programa de Desenvolvimento Narrativo Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_globalizacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender o fenómeno da Globalização, as mudanças que a globalização trouxe às sociedades e os riscos associados. Será analisado em detalhe o Terrorismo e estudadas as várias definições de terrorismo, a sua história, os tipos de terrorismo e, como deve ser combatido cada tipo de terrorismo. 3. Objetivos Específicos - Identificar e caracterizar as fases da Globalização; - Compreender o fenómeno da Globalização e a sua relação com as Tecnologias de Informação; - Definir o conceito de Terrorismo e a sua história; - Identificar os vários tipos de Terrorismo e as respetivas estratégias de prevenção, proteção e combate. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Apoio às forças de segurança; - Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1- Globalização: Noções Introdutórias (4 horas) O fenómeno não é, no entanto, pacífico A globalização na história das ideias Módulo 2 - Globalização - Ontem e hoje (6 horas) As Economias-Mundo antes das Descobertas A primeira fase da Globalização (1450-1850) A segunda fase da Globalização (1850-1950) A Globalização recente (pós-1989) Módulo 3 - Desequilíbrios e perspetivas da Globalização ( 10 horas) Os Desequilíbrios e Perspetivas da Globalização Módulo 4 - Globalização e Tecnologias de Informação ( 8 horas) Ciberterrorismo Cibercrime: a caixa de Pandora Retenção de dados e criptografia: duas questões centrais de segurança O cibercrime não é virtual O perfil digital Módulo 5 - Terrorismo (8 horas) História do Terrorismo Cronologia recente Definição de Terrorismo Tipos de Terrorismo A guerra de guerrilha Módulo 6 - Anti-terrorismo e Contra-terrorismo (8 horas) Anti-terrorismo Contra-terrorismo A ONU e o combate ao Terrorismo Módulo 7 - Estratégia da União Europeia de luta contra o terrorismo (8 horas) Prevenir Proteger Perseguir Responder Módulo 8 - Programa específico: Prevenção, preparação e gestão das consequências em matéria de terrorismo ( 8 horas) Prevenção e preparação Gestão das consequências Projetos e ações elegíveis Contexto 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_criminologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os domínios de aplicação da Criminologia e, adquirir conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses. 3. Objetivos Específicos - Indicar os domínios de aplicação da Criminologia; - Definir Personalidade Criminal e Vitimologia; - Explicar as diferentes perspetivas sobre a noção de crime; - Identificar o método e o objeto de estudo da Criminologia; - Realizar a análise criminal de estudos de caso, através da aplicação de conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; - Formação, ensino e investigação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Criminologia e enquadramento teórico ( 4 horas) Criminologia – Enquadramento Teórico Conceito, Método e Objeto Evolução Histórica da Criminologia Importância do estudo da Criminologia Módulo 2 - Personalidade criminal e comportamento desviante (12 horas) Personalidade Criminal Avaliação Psicológica Forense Associação entre Crime e Psicopatologia Módulo 3 - Sociologia criminal (8 horas) Introdução à Sociologia Criminal Teorias e modelos do comportamento violento Módulo 4 - Direito penal (10 horas) Conceito de Direito Penal Fins do Direito Penal e das Sanções Penais Secção I – Fins do direito penal Secção II – Natureza e fins das sanções penais Caraterísticas Essenciais do Direito Penal Classificações do Direito Penal As Ciências Penais. A Dogmática Jurídico-Penal Módulo 5 - Crime organizado e criminologia económica ( 8 horas) O crime organizado Introdução Globalização e sociedade de risco Conceito e estrutura do crime organizado O crime organizado no nosso ordenamento jurídico-penal A criminologia económica Introdução Cenário da política criminal económica Direito penal económico: é legítimo? É necessário? A autorregulação regulada. Corporate governance e compliance O branqueamento Módulo 6 - Vitimologia (10 horas) Definição de conceitos Vitimologia Forense Módulo 7 - Casos práticos de análise criminal (8 horas) O crime e a mente humana Apresentação de dois casos reais de assassinos em série 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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A MAIS COMPLETA E AVANÇADA DO MERCADO COM SENSOR DE MOVIMENTAÇÃO, ALARME E INFRAVERMELHO PARA VISÃO NITÍDA EM TOTAL ESCURO COM ALARME E SENSOR DE MOVIMENTAÇÃO QUE ALERTA NO CELULAR OU EMAIL **ATENÇÃO** Aplicativo de uso YOOSEE ou YYP2P Pode ser usada em ÁREA EXTERNA PROTEGIDA de sol e chuva lugares como área de varanda ou sacadas desde que não esteja com lente exporta a luz do sol e ou respingos de chuva pois essa câmera e projetada para ambiente interno! Recurso de alarme sirene Aviso por email e alerta por aplicativo, programação personalizada horário gravação e ou ao detectar movimentação no ambiente grava e tira foto que são armazenada no Cartão de memória que deve ser inserido no slot da câmera. - Esta câmera possui a tecnologia mais avançada atualmente para monitorar e cuidar de sua casa ou seu trabalho. - Ideal para utilizar em casa monitorar crianças, idosos, animais como recurso de babá eletrônica. - E também no trabalho para monitorar seu escritório, funcionários veículos. - Sistema Extremamente simples de instalar; - Tem o tamanho de lâmpada de led comum, discreto; - Conecta-se a sua rede wifi e a partir daí você pode visualizar e interagir de qualquer lugar do mundo através do seu celular ou tablet; - Aplicativo apenas para Android ; - Possui microfone para ouvir o som ambiente e auto falante para você poder falar com as pessoas no ambiente; - Você pode gravar ou fotografar a qualquer momento em seu telefone ou tablet; - Usando cartão SD a câmera vai gravando continuamente Por ela possuir motor pan tilt gira em uma visão de 360º, apenas uma câmera consegue cobrir uma área bem maior do que uma câmera comum, consegue cobrir uma área onde seria necessário aproximadamente 4 câmeras! Você consegue girar a imagem e ângulo através do Celular e controlar o zoom. A instalação é muito simples, basta ligada a tomada elétrica conectar sem fio via wireless ou cabo de rede RJ45. (necessita rede Wi-Fi ao alcance) A imagem pode ser vista ao vivo em seu SmartPhone (Android) App Home Care É possível acender a luz remotamente através da internet, conversar com quem esta na sala (voce ouve tudo o que esta sendo falado onde esta a câmera e também é possível falar no seu smartphone e o som sai no auto falante da câmera) Características: IP Câmera 360 graus panorâmica pan tilt 2.0 Megapixel 1280x960P alta definição, Lente 3.6mm com aplicativo de controle e visualização pelo telefone móvel com Android. Controle de luminosidade através do celular, 2 vias de áudio (pode falar e ouvir, através da câmera), Controle de inclinação e Zoom, com slot para cartão de TF até 128 GB de armazenamento de vídeo de qualidade. - Sensor CMOS 2 Megapixel 1280x960P - Câmera com lente Fisheye grau 3,185 - IEEE802.11b/g/n sem fio - HD 960P 2.0Megapixel - P2P nuvem, através do App do celular - Audio 2 vias Intercomunicação - Zoom digital Pan/Tilt - Suporte SD Card Max 128GB - Boquinha Bocal E27 Itens incluso: 1 Câmera IP Robozinho E27 1 Manual Para adquirir copie e cole esse link: https://shopee.com.br/Mini-IP-C%C3%A2mera-Wifi-sem-fio-vis%C3%A3o-noturna-microfone-auto-falante-acesso-remoto-aplicativo-i.328666563.17220881798?publish_id=&sp_atk=26f8ddb9-b56d-4c3c-b4e6-b003a6c7006e&xptdk=26f8ddb9-b56d-4c3c-b4e6-b003a6c7006e
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_violencia_domestica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nas áreas relacionadas com o apoio social e intervenção comunitária ao nível da violência doméstica. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de definir os fatores associados à violência doméstica nos seus diversos contextos, identificar as estratégias de prevenção e de intervenção e, reconhecer as suas limitações. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual Nacional e Mundial, ao nível da violência doméstica; - Relacionar o conceito e as tipologias de violência doméstica com as exigências dos diversos perfis profissionais que atuam neste domínio; - Identificar as diversas tipologias de violência doméstica; - Analisar os diferentes contextos da violência conjugal; - Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objetivo de detetar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção; - Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas; - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de apoio no domínio da violência doméstica; - Conhecer a legislação e proteção jurídica no domínio da violência doméstica. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de Assistência Social e Psicológica em entidades Públicas e/ou Privadas. Integrar equipas de Casas de Apoio e Abrigo. Coordenar projetos e atividades de Prevenção e Intervenção no domínio da violência doméstica. 5. Plano Curricular Módulo 1- Violência Doméstica: Contextualizacão e reflexão (6 horas) Violência Doméstica: perspetiva geral e enquadramento Vítimas de Crimes Vítimas de Violência Doméstica Mulheres Vítimas de Violência Doméstica Módulo 2 - Dinânicas e processos associados à Violência Conjugal (10 horas) Perspetiva histórica da Violência Conjugal Modelos teóricos de Abordagem da Violência Conjugal Impacto da Vitimação Conjugal Ciclo da Violência Conjugal Violência Conjugal: fatores de risco e fatores protetores Violência Conjugal: perfil da vítima e do agressor Módulo 3 - As vítimas da Violência Doméstica (4 horas) Pessoas Idosas Definição e conceptualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Crianças, Adolescentes e Mulheres Violência contra a criança e adolescentes Violência contra a mulher Homens e Pessoas portadoras de deficiência Violência contra homens Violência contra pessoas portadoras de deficiência Módulo 4 - Questões legais no combate à Violência Doméstica (12 horas) O que diz a Lei Declaração Universal dos Direitos do Homem Constituição da República Portuguesa Convenção de Istambul Declaração dos Direitos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas Código Penal O Bem Jurídico Protegido O Concurso de Crimes O Fundamento da Natureza Pública do Crime O Suicídio da Vítima Violência na Idade Maior Questões de Direito Adjetivo (Processual) A vítima e a centralidade do arguido Flagrante delito Recolha de prova Declarações para memória futura O silêncio Módulo 5 - Princípios de intervenção na Violência Doméstica (10 horas) Intervenção Multidisciplinar/Intervenção na Crise Os diferentes profissionais da intervenção Intervenção na crise e estado de crise: conceitos e significados Intervenção na crise: triagem/rastreamento Intervenção na crise: princípios reguladores Avaliação do risco O Processo de Apoio O 1º atendimento Particularidades no atendimento/apoio Diagnóstico Planos de segurança Módulo 6 - Reinserção e prevenção da Revitimização (8 horas) Modelo Transteorético da Mudança Acompanhamento do caso Respostas de apoio 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_haccp.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de higiene e segurança alimentar, que desenvolvam a sua atividade em qualquer sector do ramo alimentar: - Restauração; - Hotelaria; - Casas de repouso; - Catering; - Distribuição e indústria; - Todos os interessados nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos necessários à elaboração e implementação de um Sistema Preventivo de Segurança Alimentar de acordo com os princípios do Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). 3. Objetivos Específicos - Integrar conceitos fundamentais de Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar; - Desenvolver e Implementar os pré-requisitos necessários ao sistema HACCP; - Elaborar planos de HACCP; - Realizar auditorias a sistemas de HACCP; - Adotar posturas e modos de trabalho seguros nos postos de trabalho. 4. Saídas Profissionais - Consultoria na elaboração e implementação de um sistema preventivo de Segurança Alimentar, de acordo com os princípios do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points); - Auditoria de sistemas de HACCP. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Noções gerais de segurança alimentar e legislação alimentar (4 horas) Segurança Alimentar Definição Fundamentos da Segurança Alimentar Codex Alimentarius Legislação nacional e europeia Enquadramento do HACCP na legislação europeia Enquadramento do HACCP na ISO 22000:2018 Módulo 2 - Perigos e doenças alimentares (4 horas) Perigos em géneros alimentícios Medidas preventivas Microbiologia alimentar Os perigos biológicos Desenvolvimento de microrganismos Doenças provocadas por microrganismos Alergénios Módulo 3 - Código de boas práticas de higiene alimentar (6 horas) Higiene pessoal Higiene e segurança das instalações, superfícies, equipamentos e utensílios Higiene e segurança dos processos Módulo 4 - Pré-requisitos do HACCP (5 horas) Instalações Seleção de fornecedores Especificações de compra de matérias-primas Controlo de resíduos e sub-produtos Plano de controlo de pragas Higiene das instalações, equipamentos e utensílios Controlo da potabilidade da água Controlo metrológico e manutenção de equipamentos Higiene e sanidade dos trabalhadores Formação/treino do pessoal Rastreabilidade Empenho da administração/direção Módulo 5 - Metodologia HACCP (12 horas) Vocabulário específico Princípios do HACCP Sequência lógica para a implementação do HACCP Vantagens do sistema HACCP Principais problemas ou obstáculos a ultrapassar na implementação do sistema Formação e treino Minas e armadilhas Módulo 6 - A elaboração dos Modelos Genéricos ( Planos HACCP) (6 horas) A equipa HACCP Responsabilidades no Sistema HACCP Pré-requisitos Descrição do produto Identificação dos perigos do processo Fluxograma Identificação dos perigos etapa a etapa Avaliação dos perigos Monitorização dos PCC’s Registos HACCP Módulo 7 - Revisão do Plano HACCP (3 horas) Revisão pela gestão O que motiva a revisão do plano HACCP Módulo 8 - Auditoria de HACCP (12 horas) Termos e definições O auditor Metodologia das auditorias Simulação da auditoria HACCP e pré-requisitos 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_narcotrafico.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária; - Outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a dimensão económica global do Narcotráfico, as fases, os Países envolvidos na distribuição mundial, as formas de combate e, a lavagem de dinheiro resultante do narcotráfico. 3. Objetivos Específicos - Interpretar o fenómeno da globalização das drogas e da mundialização do narcotráfico; - Identificar as partes interessadas na globalização da produção de drogas; - Compreender o Ciclo do Narcotráfico; - Conhecer as formas de distribuição de droga; - Compreender o funcionamento da lavagem de dinheiro e as etapas envolvidas; - Conhecer as atividades económicas mais relacionadas com as operações de lavagem de dinheiro; - Interpretar a legislação Portuguesa aplicada à lavagem de dinheiro; - Diferenciar entre os usos legais e ilegais dos paraísos fiscais. 5. Plano Curricular Módulo 1- Narcotráfico - Dimensão Global (10 horas) A globalização das drogas A mundialização do narcotráfico A globalização da produção de drogas – Quem Ganha? Módulo 2 - Ciclo do Narcotráfico (14 horas) Produção Elaboração / Processamento Distribuição Consumo Lavagem de dinheiro Módulo 3 - Formas de Distribuição ( 18 horas) Aérea Marítima Terrestre Módulo 4 - Lavagem de Dinheiro (10 horas) Teoria Geral As Etapas da Lavagem Atividades Económicas mais relacionadas com as operações de lavagem de dinheiro Lavagem de Dinheiro – Legislação Portuguesa Módulo 5 - Paraísos Fiscais ( 8 horas) Paraísos Fiscais – Usos Legais e Ilegais Lista de Paraísos Fiscais 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_novo_acordo_ortografico.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam aplicar a nova ortografia, de forma informada e correta. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos e regras que lhes permitam aplicar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa no seu quotidiano pessoal e profissional. 3.Objetivos Específicos - Esclarecer dúvidas relativas às alterações previstas no Novo Acordo Ortográfico; - Compreender as alterações de modo a saber utilizá-las em diferentes contextos; - Utilizar corretamente as novas regras do acordo ortográfico; - Aplicar as novas regras através da resolução de exercícios. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Novo Acordo Ortográfico: Enquadramento (2 horas) Pertinência do Novo Acordo Ortográfico Países envolvidos Dificuldades na adesão ao Acordo Aplicação do Novo Acordo Ortográfico Módulo 2 - Alfabeto da Língua Portuguesa (1 horas) Alfabeto da Língua Portuguesa As letras K, W, Y Vocábulos que se escrevem com as letras K, W, Y Módulo 3 - O uso de minúsculas e maiúsculas (1 horas) A utilização de maiúsculas ou minúsculas Opção de usar letra maiúscula ou minúscula inicial Módulo 4 - Supressão de consoantes mudas (2 horas) Supressão de Consoantes Conservação de Consoantes Módulo 5 - O uso do H (1 hora) Utilização do “H” inicial em virtude da etimologia da palavra Supressão do “H” Uso do “H” final Módulo 6 - Dupla grafia (2 horas) Definição de dupla grafia Casos de dupla grafia Associação de vocábulos com dupla grafia associados ao respetivo país Módulo 7 - Acentos gráficos (2 horas) A acentuação em palavras proparoxítonas A acentuação em vocábulos paroxítonos A acentuação em palavras oxítonas Supressão de acentos gráficos em vocábulos esdrúxulos, graves e agudos Módulo 8 - Alterações na hifenização (2 horas) A utilização do hífen Conservação ou supressão do hífen A aglutinação de palavras Módulo 9 - Instrumentos oficiais de aplicação do Acordo Ortográfico ( 1 horas) O Vocabulário Ortográfico Português (VOP) LINCE, conversor para a nova ortografia Módulo 10 - Exercício de sistemtização (10 horas) A utilização correta de maiúsculas e minúsculas A supressão de consoantes mudas O uso do H A dupla grafia Os acentos gráficos A hifenização 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_seguranca_maquinas.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional. Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de identificar os requisitos de segurança associados às máquinas e equipamentos, implementando as respetivas diretivas. 3. Objetivos Específicos - Identificar os riscos, medidas preventivas e de proteção, bem como a legislação aplicável associada aos equipamentos de trabalho; - Compreender as normas técnicas, códigos de boas práticas, informação técnica e manuais de instrução dos equipamentos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal (4 horas) Enquadramento Legal - Diretiva Máquinas e a Diretiva Equipamentos de Trabalho Segurança de máquinas: Decreto-Lei n.º 103/2008, de 24 de junho Segurança de equipamentos de trabalho: Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de fevereiro Módulo 2 - Equipamentos de trabalho (14 horas) Riscos decorrentes da utilização de máquinas e equipamentos de trabalho Medidas preventivas de proteção a implementar nos equipamentos Legislação aplicável Módulo 3 - Normas técnicas, códigos de boas práticas, informação técnica, manuais de instruçaõ de equipamentos (14 horas) Normas Técnicas Códigos de boas práticas Manuais de instrução de equipamentos Módulo 4 - Elaboração de lista de verificação (8 horas) Verificação dos Equipamentos de Trabalho – pontos de verificação Fluxograma tipo de análise de conformidade de equipamentos de trabalho Fichas de verificação das prescrições mínimas de segurança segundo o D.L. 50/2005 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_educativa.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas. 3.Objetivos Específicos - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado; - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares; - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL); - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres; - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados; - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança. 4.Saídas Profissionais O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos (25 horas) Psicologia do desenvolvimento Conceito Objeto Etapas do desenvolvimento humano Gravidez / nascimento / suas condicionantes Desenvolvimento intra-uterino Desenvolvimento pós-natal Desenvolvimento, crescimento e maturação Fases do desenvolvimento da criança Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos Módulo 2 - Modelos psicológicos (15 horas) Modelos psicológicos Teoria psicanalítica (Freud) Teoria da maturação (Gesell) Teoria do ciclo vital (Erikson) Teoria cognitiva (Piaget, Brunner) Teoria cognitiva-social (Vygotsky) Módulo 3 - Histórico da educação - o papel do técnico de ação educativa (10 horas) Evolução histórica da educação em Portugal A educação pré-escolar O ensino básico Funções do Técnico de Ação Educativa Módulo 4 - Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagócica (20 horas) Processo de comunicação Conceito Elementos do processo de comunicação Feedback/Empatia Barreiras à comunicação Comportamentos comunicacionais Atitudes ineficazes Comunicação assertiva Relacionamento interpessoal Complexidade e riqueza da personalidade Dinâmica do relacionamento humano Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal Tensões do relacionamento humano Comunicação e relação pedagógica Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal Relacionamento e educação na infância Relação da criança com outras crianças Relação da criança com adultos Impacto das relações entre adultos na criança Importância do envolvimento parental Abordagem sistémica da família Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner) Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa Módulo 5 - A nutrição infantil (15 horas) Noções de alimentos, seus constituintes e funções A alimentação nos primeiros dois anos de vida Tipos de aleitamento Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons Introdução da alimentação diversificada A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação Ementas saudáveis Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição Alimentação infantil em idade escolar Hábitos alimentares na escola Como alimentar uma criança que está doente Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos Manutenção dos alimentos à temperatura adequada Módulo 6 - Primeiros socorros - tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas) Prevenção de Acidentes na Infância Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros Princípios Gerais do Socorrismo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) Paragem cardiorrespiratória Suporte Básico de Vida Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica Situações de emergência médica infantil Feridas Hemorragias/Epistaxis Queimaduras Mordidelas e Picadas Afogamento Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas Traumatismos Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência Crise hipoglicémica em Criança Diabética Golpe de Calor e Golpe de frio Crise Asmática em Criança com Asma Módulo 7 - Nessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas) Necessidades específicas de educação – evolução e modelos Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação Caracterização das necessidades educativas da educação Crianças com imaturidade de desenvolvimento Crianças hiperativas Dificuldades de aprendizagem Crianças com deficiência Motora Mental Visual Auditiva Crianças com doenças crónicas Papel da família Papel da equipa educativa Deficiência e agressividade Módulo 8 - Expressão plástica e musical (10 horas) Expressão plástica Fundamentos da expressão plástica Técnicas de expressão plástica Organização dos espaços Considerações finais sobre a expressão plástica Expressão musical Fundamentos da expressão musical Atividades de canto e movimento Atividades rítmicas Instrumentos musicais Considerações finais sobre a expressão musical Módulo 9 - Expressão dramática, corporal e verbal ( 10 horas) Expressão dramática Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança Expressão dramática - Jogo simbólico Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro Expressão corporal Expressão vocal e verbal Módulo 10 - Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas) Observação e conhecimento das crianças Planear, agir, avaliar, comunicar e articular Brincar – atividades livres Atividades pedagógicas – orientadas Módulo 11 - Espaços, materiais equipamentos- creches e jardins de infância (8 horas) Funções do técnico de ação educativa Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas Refeições e sestas Atividades pedagógicas Acompanhamento de refeições Participação nas sestas e na higiene Sesta/ repouso Higiene Módulo 12- Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas) Saúde e higiene pessoal Higiene oral Alterações cutâneas Despiste de alterações visuais Dietas alimentares Alimentação nos primeiros dois anos de vida Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida Alimentação no período escolar Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais Conceitos fundamentais Cuidados básicos de saúde Principais doenças da infância Vacinação Ministrar medicamentos Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados Módulo 13 - Técnicas de procura de emprego (8 horas) Estratégias de procura de emprego Pesquisa de informação para procura de emprego Medidas ativas de emprego e formação Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) Rede de contactos Curriculum vitae Funções do CV Regras da elaboração do CV Tipos de CV Anúncios de emprego Candidatura espontânea Entrevista de emprego Tipos de entrevista Fases da entrevista Aspetos a abordar 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_vitimologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permita o estudo da vítima no momento do crime, desde a sua ocorrência até às suas consequências. Tem como objetivos evidenciar a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano. 3. Objetivos Específicos - Definir Vitimologia; - Descrever os aspetos específicos do processo de pesquisa em matéria de vitimação; - Identificar a vítima enquanto objeto de estudo e de conhecimento: diferentes classificações, tipologias e definições; - Indicar alguns tipos de violência, de crime, de vitimação, assim como os métodos de estudo da vítima e da vitimação; - Explicar a evolução histórico-teórica da vitimologia e as principais correntes psicossociais e criminológicas explicativas da violência; - Compreender a importância dos direitos humanos das vítimas, bem como a sua aplicação a nível internacional; - Identificar e aplicar medidas de apoio à vítima. 4. Saídas Profissionais Investigação e Consultadoria criminal; Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1- Vitimologia - Enquadramento teórico (4 horas) Diferentes conceções da Vitimologia Breve história da Vitimologia Vitimologia teórica Da Vitimologia do ato à Vitimologia de ação Vitimologia e investigação A atual crise na Vitimologia Módulo 2 - Tipos de vítimas e perfis de vitimação (10 horas) Conceitos e tipos de vítima Vítimas em contexto doméstico Violação - perspetiva vitimológica Violência conjugal Crianças vítimas de violência Módulo 3 - teorias da vitimação (12 horas) Teorias Blaming The Victims Teorias da Oportunidade Perspetivas Sócio-Estruturais, Institucionais e Culturais Módulo 4 - Vitimologia e direitos humanos (8 horas) Vitimologia e Direitos Humanos Direitos das Vítimas no Direito Internacional Direitos Humanos e Vitimologia Módulo 5 - Apoio à vítima - Orientações (6 horas) Orientações globais para o apoio à vítima Impacto do crime na vítima A APAV 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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