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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicologia_escolar.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à prática do exercício da psicologia no âmbito escolar e intervenção socioeducativa, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia). Complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da psicologia escolar e intervenção socioeducativa (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, Educadores Sociais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem; - Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo; - Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos; - Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos; - Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos; - Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar; - Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção socioeducativa; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia: - Psicólogo escolar; - Reinserção Social; - Elaboração de programas educativos; - Orientação vocacional; - Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil; - Integração em equipas dos Centros Qualifica. Para outras áreas de formação superior: - Reinserção Social; - Elaboração de programas educativos; - Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil; - Integração em equipas dos Centros Qualifica. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Psicologia da educação escolar (20 horas) A Psicologia da Educação Escolar Abordagem Concetual Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual Origem Concetual A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar Consulta Vocacional em Contexto Escolar Locais, Espaços de Intervenção Domínios de Intervenção Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar Tipos de Intervenção Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo Avaliação na Psicologia da Educação Escolar Os objetivos da Avaliação Psicológica Competências do psicólogo da Educação Escolar Funções do psicólogo da Educação Escolar Tarefas do Psicólogo Escolar Intervenção no Contexto Escolar Módulo 2 - Orientação vocacional jovem e adultos (30 horas) Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional História da Orientação Vocacional Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional Definição de Orientação Vocacional O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)? Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo? Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida? Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade? A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade Módulo 3 - Bullying (25 horas) A agressividade O bullying O bullying na escola O cyberbullying Dos estudos às linhas para a intervenção Debate e criação de plano de intervenção Módulo 4 - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (25 horas) Evolução histórica da CIF Estrutura, organização e funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 5 - Dificuldades de aprendizagem (40 horas) Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem Os antecedentes históricos no estudo das DA A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem Os problemas à volta da definição de DA A classificação das DA Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem Os principais fatores etiológicos das DA A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem As várias perspetivas diagnósticas Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem A importância das adaptações curriculares nas DA Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas Módulo 6 - Treino de competências de estudo (30 horas) Desenvolvimento e aprendizagem na criança Programas de desenvolvimento de competências de estudo Desenvolvimento de competências pessoais e sociais Métodos de estudo Programas de promoção cognitiva Módulo 7 - Programas de ação educacional e escolar (30 horas) Promoção de competências pessoais e sociais Métodos de estudo Estimulação cognitiva Gestão emocional Educação sexual Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...) Educação parental Módulo 8 - Delinquência juvenil (20 horas) O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente Módulo 9 - Prevenção do crime e da delinquência (20 horas) Crime, Sociedade e Segurança Interna Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying Intervenção para Agressores e Delinquentes Módulo 10 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
670,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado). 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação; - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas; - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE; - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5; - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas) O que é a avaliação psicológica? Entrevista com a criança: particularidades Preparar o contexto Receber a criança Estratégias de comunicação não-verbal Comunicação direta com a criança Exame físico da criança Recapitulando Entrevista com o adolescente: particularidades Administração de testes psicológicos Críticas ao método dos testes Vantagens do uso de testes psicológicos Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica Instrumentos de Avaliação Psicológica Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas) As Funções executivas Funções executivas – enquadramento teórico Funções executivas – modelos Funções executivas – anatomia Principais funções cognitivas Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes Funções Executivas – avaliação Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação Perturbações Globais do Desenvolvimento Dificuldades de Aprendizagem: conceito Dificuldades de Aprendizagem: etiologia Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas) Instrumentos na avaliação psicológica A entrevista Observação Testes psicológicos Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional Instrumentos de Avaliação Educacional Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional Instrumentos de Avaliação de Aptidões Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Instrumentos de Avaliação da Inteligência Instrumentos de Avaliação da Personalidade Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas) Conceito e respetiva evolução Intervenção Precoce: o que é? Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família Ciclo de intervenção Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas) Evolução Histórica da CIF Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Seixal Setúbal (Setúbal)
cama articulada elétrica igual da foto marca sensicare com colchão anti escaras, com revestimentos em madeira faia própria para o aconchego da casa e não destoar dos móveis. 70€ primeiro mês, inclui transporte até 30Km desde Fernão Ferro (Seixal) montagem e desmontagem e recolha no final. Mais de 30 Km sob orçamento. Meses seguintes 65€ por cada 30 dias utilização. Dimenções: 101 cm largura, 220 cm de comprimento. inclui pendural, grades laterais reguláveis em altura, colchão anti escaras de 16cm altura com capa em tela impermeável facilmente lavada e desifetada. Cuidar é um ato de amor nem sempre fácil. Esta cama facilita e ajuda o/a cuidador /a tornando este ato possivel durante mais tempo e com menos esforço. Comando com 5 funções: Elevação elétrica do encosto Elevação elétrica das pernas (dobra dos joelhos) Elevação manual dos pés (cremalheira) Elevação elétrica do estrado Inclinação do estrado elétrica positiva (anti-trendelenburg) e negativa (trendelenburg - sob supervisão médica). Entregue com colchão anti-escaras
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais. 3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual; - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; - Identificar situações de maus-tratos; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde; - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Cascais (Lisboa)
Olá pessoal, acabei de chegar a este mundo, estou em Cascais agora. Sou tão pequenino, mas tão amado.? Sou filhotinho de Shitzu , sou bonzinho e querido, amo um carinho verdadeiro. Se vc precisar de um companheiro para te encher de amor, eu sou especialista neste quesito.? Me chame no particular caso me queira no seu lar.
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Seixal Setúbal (Setúbal)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Epidemiologia do cancro Fisiopatologia Classificação e nomenclatura das neoplasias Etiologia do cancro Manifestações clínicas do cancro Diagnóstico Estratégias terapêuticas para o cancro Cuidados de suporte na terapêutica do cancro Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) A Comunicação Aspetos a considerar no recetor (paciente e família) Aspetos a considerar no Emissor (Equipa) Competências comunicacionais Como comunicar más notícias? A Expressão de Emoções O Apoio à Família Comunicação e Relação Terapêutica Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização Oncologia - Definição Psicologia - Definição Contributos da Psicologia da Saúde Psico-Oncologia - Definição Psico-Oncologia Pediátrica Oncologia Cancro – Etiologia da palavra Cancro – Definição Causas do Cancro Principais tipos de cancro Tipos de Cancro Cancro do Pulmão Cancro da Mama Cancro da Próstata Cancro do Cólon-Rectal Leucemias Principais tratamentos da Doença Oncológica Quimioterapia Radioterapia Cirurgia Hormonoterapia Imunoterapia Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro Ações de prevenção primária contra o cancro Ações de prevenção secundária contra o cancro Rastreio Diagnóstico precoce Ações de prevenção terciária Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas Cancro e aspetos psicossociais Adaptação à doença oncológica Implicações psicossociais da Doença Oncológica Principais implicações psicossociais para o doente Principais implicações psicossociais para a família Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Cancro Qualidade de vida nas crianças com cancro Psicopatologia e Cancro Psicopatologia Psicopatologia e Cancro Depressão Ansiedade Pós-Traumático stress Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Psico-Oncologia: Bases Históricas Abordagem sócio-histórica do cancro da luta contra o Cancro em Portugal História Científica do Cancro História Social do Cancro História do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) Liga Portuguesa Contra o Cancro Um exemplo da representação social acerca do cancro Era uma vez…a Psico-Oncologia! Psico-Oncologia nos IPOFG e LPCC Bases Teóricas na Psico-Oncologia Modelos importantes para a Psicologia no âmbito da doença oncológica O comportamento Humano Modelos que servem de base na Psico-Educação, área inserida na Psico-Oncologia Modelo ecológico de Bronfenbrenner como marco teórico para a Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia Modelo de Kübler Ross Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Avaliação em Psico-Oncologia Avaliação Psicológica Avaliação da depressão em doentes oncológicos Avaliação de estados depressivos em crianças Avaliação da ansiedade em adultos Avaliação da ansiedade em crianças Avaliação da Qualidade de Vida em adultos Avaliação QDV em crianças Avaliação da Dor em Adultos Avaliação da Dor em Crianças Intervenção em Psico-Oncologia Psiconeuroimunologia A Consulta Psicológica Intervenção psicológica na doença oncológica Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh Principais intervenções com a criança com cancro Intervenção com familiares de doentes oncológicos Intervenção psico-oncológica em Grupos Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) A história dos cuidados paliativos A história dos cuidados paliativos em Portugal Filosofia e fundamentos éticos de cuidados paliativos Definição e princípios de cuidados paliativos Avaliação do doente em cuidados paliativos Especificidades dos Cuidados Paliativos em Oncologia Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Equipas Multidisciplinares - Contextualização A Maturidade das equipas O Psicólogo na Equipa de Psico - Oncologia Objetivos e Reunião da Equipa Multidisciplinar Burnout: Abordagem Histórica Conceito de Burnout Causas de Burnout Sinais e Sintomas de Burnout Prevenção e tratamento Modelos de Burnout Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Definição de bioética Ética e Moral Bioética Tipos de teorias éticas Ética do carácter – virtudes - Aristóteles Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes Kantismo – obrigação – Immanuel Kant Utilitarismo – consequências – Stuart Mill Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena Teoria da Bioética Principialista National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research Belmont Report Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress) Obrigação Prima Facie Princípio da beneficência Princípio da não maleficiência Princípio da autonomia Princípio da justiça e ou equidade A bioética aplicada à oncologia O que é a oncologia O que é o cancro O que é a psico-oncologia A ética aplicada Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia Filme que problematiza questões oncológicas Módulo 9- Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psico-Oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_neuropsicologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, neurociências, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas da Neuropsicologia que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem. 3. Objetivos Específicos - Reconhecer os principais quadros neuropsicológicos resultantes de perturbações das Funções Nervosas Superiores; - Demonstrar conhecimentos sobre a relação entre cérebro e comportamento; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação neuropsicológicas; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Bases históricas e teóricas da Neuropsicologia (10 horas) As neurociências e o seu desenvolvimento A neuropsicologia: síntese dos principais marcos históricos Definição e objetivos da neuropsicologia Neuropsicologia clínica- passado, presente e futuro Módulo 2 - Neuroanatomia e Neurofisiologia Clínica (23 horas) Organização celular do Sistema Nervoso Os neurónios As células gliais Proteção do Sistema Nervoso Crânio Líquido cefalorraquidiano Meninges Barreia hematoencefálica Vascularização cerebral Sistema nervoso central Medula espinal Cerebelo Diencéfalo Mesencéfalo Telencéfalo Sistema límbico Sistema Nervoso Periférico As lesões ao nível do SNC Módulo 3 - Neuropsicologia Cognitiva (10 horas) A neuropsicologia cognitiva Reconhecimento de objetos A atenção A memória A linguagem A memória O funcionamento executivo Cognição e emoção Módulo 4 - Neuropsicologia infantil e do adolescente (20 horas) Neurodesenvolvimento Modelos de desenvolvimento em neuropsicologia infantil e seus transtornos Perfis neuropsicológicos em crianças e adolescentes Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes Intervenção neuropsicológica em crianças e adolescentes Reabilitação neuropsicológica da criança e do adolescente Módulo 5 - Neuropsicologia do envelhecimento e demências (22 horas) Noções básicas da Neuropsicologia do Envelhecimento Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e Plasticidade Neuronal Demência(s) Défice cognitivo ligeiro Doença de Alzheimer Demência Frontotemporal Demência com Corpos de Levy e Demência da Doença de Parkinson Módulo 6 - Avaliação neuropsicológica (25 horas) O Exame Neuropsicológico Os Testes Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica As Etapas da Avaliação Neuropsicológica Avaliação Neuropsicológica Geral Avaliação da Eficiência Cognitiva Atual e a sua Avaliação Pré-Mórbida Atenção Exame Neuropsicológico da Memória A Memória Anterógrada A Memória Episódica do Passado: Os Acontecimentos A Memória Autobiográfica A Memória dos Acontecimentos Públicos A Memória Semântica do Passado: Os Factos A Memória Semântica: Conhecimentos Gerais A Semântica Pessoal A Memória Implícita Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Oral Linguagem Espontânea Eficiência Linguística Afasias Disartria Apraxia da Linguagem Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Escrita Alexia Pura Dislexia de Leitura Letra a Letra Dislexias Centrais Dislexia de Superfície Agrafias Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Cálculo Avaliação Neuropsicológica das Perturbações Sensoriais e Motoras Agnosias Visuais Agnosias Apercetivas Agnosias Associativas Prosopagnosia Acromatopsia Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoespaciais Desorientação Visual Análise do Espaço Desorientação Topográfica Negligência Unilateral Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoconstrutivas Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Gesto Voluntário Gestos Voluntários Apropriados Ataxia Cinestésica Apraxia Bucofacial Apraxia dos Gestos e de Utilização de Objetos Apraxia Calosa Módulo 7 - Reabilitação neuropsicológica (20 horas) Um Modelo de Reabilitação Expressões Usadas na Reabilitação Ocupações Sistemática da Reabilitação Encaminhamento Avaliação Identificação e Negociação dos Objetivos Seleção de Abordagens e Métodos de Intervenção Abordagem Remediativa - treino cognitivo Abordagem Adaptativa ou Compensatória Abordagem Mista Estabelecimento de um Cronograma Estabelecimento de um Plano de Ação Implementação das Intervenções de Reabilitação Avaliação dos Resultados Encaminhamento Módulo 8 - Neuropsicofarmacologia (10 horas) Grupos de Fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) Organização Funcional do SNC Transmissão Neuronal Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC Principais Transmissores Centrais Psicofármaco e Psicofarmacologia Doenças Mentais, segundo com a OMS Princípios Gerais da clínica do dia-a-dia Principais psicofármacos, nomeadamente as suas indicações, normas de utilização, efeitos secundários, contra-indicações, interações, sintomas de hiperdosagem Tratamento Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Neuropsicologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Cacia (Aveiro)
Transmite áudio e vídeo. A mala não é original, mas vai incluída. Só teve umas três utilizações. Está novo.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Avaliação clínica geriátrica (6 horas) Avaliação Multidimensional Geriátrica Avaliação Clínica Avaliação para obter o diagnóstico Avaliação Funcional Avaliação Cognitiva para a Demência Instrumentos de Avaliação Módulo 4 - Grandes síndromes geriátricos e demências (26 horas) Conceitos Básicos de Psicopatologia Delirium Sintomatologia Depressão Geriátrica Quadro Clínico e Diagnóstico Causas da Depressão Aspetos Neurobiológicos da Depressão Depressão e Doenças Clínicas Gerais Depressão e Funções Cognitivas Formas de Apresentação Clínica Como atuar Tratamento Tratamento Farmacológico Tratamento Não Farmacológico Síndromes Demenciais Conceitos Básicos de Neuroanatomia e Neurofisiologia Aspetos neuroanatómicos Aspetos Neurofisiológicos Demência: Conceito, Perfis Cognitivo e Comportamentais Défice Cognitivo Ligeiro Demência de Alzheimer Demência Frontotemporal Demência com Corpos de Lewy Demência Vascular Abordagem da Terapêutica Farmacológica Módulo 5 - Nutrição geriátrica (10 horas) Nutrição e Geriatria Avaliação Clínica e Nutricional de Idosos Alterações Fisiológicas do Envelhecimento relacionadas com a Alimentação Componentes essenciais da Avaliação Nutricional de Idosos Protocolos de Avaliação Nutricional do Idoso Planeamento da dieta: Componentes Dietéticos Módulo 6 - Enfermangem e fisiterapia geriátrica (18 horas) Suporte Básico de Vida (SBV) Posição Lateral de Segurança (PLS) Obstrução da Via Aérea Outras Particularidades Emergências Médicas Enfarte Agudo do Miocárdio Angina de Peito Insuficiência Cardíaca Congestiva Acidente Vascular Cerebral Hipertensão Arterial Fisioterapia Geriátrica Módulo 7 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 8 - Terapia ocupacional geriátrica (14 horas) Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Geriátrica Avaliação Terapêutica Ocupacional Avaliação Avaliação Funcional Avaliação Ambiental Intervenção Classificação de Áreas Ocupacionais Área de atividades de vida diária Banho e Duche Mobilidade Módulo 9 - Projeto Final (16 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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