Evitar a exposição das crianças a eletrónicos
Hoje em dia as tecnologias e os gadgets estão se a tornar demasiado comuns na vida de todos inclusive na vida das crianças, o que pode ser preocupante.
Segundo a Academia norte-amaericana de pediatras e da sociedade canadiana de pediatria as crianças entre 0 e os 2 não deviam ser expostas a equipamentos eletrónicos de nenhum tipo. Entre os 3 e os 5 anos apenas uma hora por dia entre os 6 e os 18 só devem ser permitidas duas horas máximo.
Estas duas instituições apresentam 10 razões:
Melhor crescimento do cérebro, uma vez que estudos já provaram que uma excessiva exposições a tecnologias pode gerar défice de atenção, atrasos cognitivos e a diminuição do auto-controlo.
Outras razões apresentadas são o atraso do desenvolvimento, aumento da tendência para a obesidade, dificuldade em dormir, agressividade e problemas mentais como a depressão e ansiedades.
Na realidade basta pensar um pouco para ver como tudo isto acontece, com o digital tudo é de certa maneira facilitado fazendo com que as crianças não pensem e não se mexam tanto.
Comportamentos que devem ser evitados, por mais que por vezes o mais fácil é pôr o iPod na mão das crianças para pararem um bocadinho.
Mas tente outras coisas como:
Andar de bicicleta, patins ou trotinette
Jogar jogos de tabuleiro ou fazer puzzles
Pintar e desenhar
Ou simplesmente passear e correr num jardim qualquer.
Notícias relacionadas